Os benefícios sociais

Categories: Trabalhos

0

Os Benefícios Sociais Conceito de benefícios sociais Benefícios são certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários ? totalidade ou parte de seus funcionários. Constituem geralmente um pacote de benefícios e serviços que faz parte integrante da remuneração do pessoal. Os benefícios e serviços sociais incluem uma variedade de facilidades e vantagens oferecidas pela organização, como assistência médico•hospitalar, seguro de vida, alimentação subsidiaria, transporte, pagamento de tempo não trabalhado, planos de pensão ou aposentadoria etc.

No caso de pessoal de nível mais elevado, chegam a incluir fornecimento de automóvel, casa, esc passagens e estadas pe ar 6 e planos especiais de to next*ge benefícios além do s para livrar os funcion ara toda a famllia, ões de credito . Na verdade, os financeiro servem anstornos, como a busca de meios de transporte at a companhia ou a procura de restaurantes onde se alimentar, ou fazer um lanche. Os benefícios sociais estão intimamente ligados com aspectos da responsabilidade social da organização. Definição de benefícios • Benefícios constituem pagamentos financeiros indiretos ferecidos aos funcionários.

Incluem saúde e segurança, feriais, pensões, planos de educação, descontos em produtos da companhia etc. • Benefícios sociais são as facilidades, conveniências, vantagens e serviços sociais que as empresas oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações. Constituem a chamada remuneração indireta concedida a todos os empregados, como uma condição de emprego, independente do cargo ocupado, em conjunto com a chamada remuneração direta que é o salário especifico para o cargo ocupado, em função da avaliação do cargo ou do desempenho do cupante. ?? Benefícios representam a compensação financeira indireta, através de recompensas e serviços proporcionados pela organização, além dos salários, como: pagamentos legalmente impostos pela previdência social, seguros, planos de aposentadoria, pagamento por tempo não trabalhado, pagamento de bônus baseado no desempenho, e os custos de serviços relacionados com alimentação, transporte etc. • Benefícios são recompensas não-financeiras, baseadas no fato de pertencer à urbanização e que são oferecidas para atrair e manter os funcionários. Origens dos benefícios

No passado, os benefícios estavam fortemente atrelados ao paternalismo existente nas organizações. Hoje, os benefícios fazem parte dos atrativos com que as organizações retêm seus talentos. As origens e o desenvolvimento dos planos de benefícios sociais se devem às seguintes causas. 1 . Competição entre as organizações na disputa de talentos humanos, seja para atrai-los como para mantê-los. 2. Uma nova atitude das pessoas quanto aos benefícios sociais. 3. Exigências dos sindicatos e dos contratos coletivos de trabalho. 4. Exigências da legislação trabalhista e previdenciária. Impostos atribuído às organizações, que passaram a representar meios lícitos de deduções de suas obrigações tributárias. 6. Necessidade de contribuir para o bem-estar dos funcionários e da comunidade. Os planos de benefícios sociais foram inicialmente orientados por uma perspectiva paternalista e unilateral justificada pela preocupação de reter pess por uma perspectiva paternalista e unilateral justificada pela preocupação de reter pessoal e reduzir a rotatividade, principalmente nas organizações cuja a atividade é desenvolvida em condições rudes e adversas.

Rapidamente, a iniciatlva se espalhou a quase todos os tipos de organizações. Hoje, os planos de benefícios são intensamente avançados e discutidos quanto aos seus propósitos, custos e valores, responsabilidade pela administração, critérios de avaliação etc. Tipos de benefícios sociais Há uma variedade de benefícios sociais, o que dificulta, até certo ponto, a sua classificação adequada. De um modo geral, os benefícios sociais podem ser classificados quanto à sua exigibilidade legal, quanto à sua natureza e quanto aos seus objetivos. Vejamos cada uma dessas classificações. . Quanto à sua exigibilidade legal Os planos de benefícios podem ser classificados em legais ou espontâneos, conforme a sua exigibilidade legal. Benefícios legais. São os benefícios exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciaria, ou ainda por convenção coletiva entre sindicatos. Os principais benefícios legais são: férias, 130 salário, aposentadoria, seguro de acidentes do trabalho, auxilio doença, salário famllia saláno maternidade, etc. Alguns desses benefícios são pagos pela organização, enquanto outros são pagos pelos órgãos previdenciários.

Benefícios espontâneos. São os benefícios concedidos por mera liberdade das empresas, já que não são exigidos por lei, nem por negociação coletiva. São também chamados benefícios marginais ou benefícios voluntários. Incluem: gratificações, refeições subsidiadas, transporte subsidiado, seguro de vida em grupo, empréstimos aos funcionários, assistência médico- hospitalar dlferenciada mediante conv PAGF3rl(F6 em grupo, empréstimos aos funcionários, assistência médico- hospitalar diferenciada mediante convênio, complementação de aposentadoria ou planos de seguridade social, etc. . Quanto à sua natureza Os planos de benefícios podem ser classificados em monetários ou não-monetários, conforme sua natureza. Benefícios monetários. São os benefícios concedidos em dinheiro, geralmente através da folha de pagamento e gerando encargos sociais deles decorrentes. Os principais beneficias financeiros são: férias, 130 salário, gratificações, complementação do salário nos afastamentos prolongados por doença, etc. C] Benefícios não-monetários.

São os benefícios não-financeiros oferecidos na forma de serviços, vantagens ou facilidades para os usuários, como: refeitório, assistência médico-hospitalar, ssistência odontológica, serviço social e aconselhamento, clube ou grêmio, transporte de casa para a empresa ou vice-versa, horário móvel ou flexível, etc. 3. Quanto aos seus objetivos Os planos de benefícios podem ser classificados em assistenciais, recreativos e supletivos, quanto aos seus objetivos. Benefícios assistenciais.

São os benefícios que visam a prover o funcionário e sua famllia de certas condições de segurança e previdência em casos de imprevistos ou emergências, muitas vezes, fora de seu controle ou de sua vontade. Incluem: assistência médico-hospitalar, assistência odontológica, ssistência financeira atraves de empréstimos, serviço social, complementação da aposentadoria ou planos de previdência social, complementação do salário, em afastamentos prolongados por doenças, seguro de vida em grupo ou acidentes pessoais, creche para filhos de funcionários, etc. Benefícios recreativos.

São os serviços e benefícios que visam a propo PAGF filhos de funcionários, etc. proporcionar ao funcionário condições físicas e psicológicas de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer. Em alguns casos, esses benefícios se estendem também a família do funcionário. Incluem: grêmio ou clube, áreas de lazer nos intervalos de trabalho, musica ambiente, atividades esportivas e comunitárias, passeios e excursões programadas, etc. Planos supletivos. São serviços e benefícios que visam proporcionar aos funcionários certas facilidades, conveniências e utilidades para melhorar sua qualidade de vida.

Incluem: transporte, restaurante no local de trabalho, estacionamento pnvativo, horário móvel de trabalho cooperativa de gêneros alimentícios ou convênios com supermercados, agência bancária no local de trabalho, etc. Objetivos dos planos de benefícios Cada organização define o seu plano de benefícios para atender às necessidades dos seus funcionários. Geralmente, os planos de benefícios é composto de um pacote de benefícios adequados ao perfil dos funcionários e das suas atividades.

Os benefícios e servlços e serviços oferecidos aos funcionános visam a satisfazer vários objetivos individuais, econômicos e sociais, a saber: 1 Objetivos individuais Os benefícios procuram atender às necessidades individuais das pessoas, proporcionando uma vida pessoal, familiar e de trabalho mais tranqüila e produtiva. Visam proporcionar condições ara que cada pessoa possa desligar-se das preocupações cotidianas e concentra-se nas atividades do trabalho para satisfazer necessidades mais elevadas.

Nesse sentido, o plano de benefícios é oferecido para atender a um leque diferenciado de necessidades dos funcionários. Dentro benefícios é oferecido para atender a um leque diferenciado de necessidades dos funcionários. Dentro dessa concepção de atendimento das necessidades humanas, os serviços e benefícios sociais deveriam constituir um esquema integrado capaz de satisfazer os fatores higiênicos e alguns dos fatores motivacionais. 2. Objetivos econômicos Os benefícios devem funcionar como um elemento de tração e de retenção de pessoal.

Neste sentido, os benefícios visam a: • Reduzir a fadiga física e psicológica das pessoas. • Apoiar o recrutamento de pessoal e atrair candidatos. • Reduzir a rotatividade do pessoal e fixar as pessoas na empresa. • Reduzir o absenteísmo. • Melhorar a qualidade de vida das pessoas. • Minimizar o custo das horas trabalhadas. 3. Objetivos sociais Os benefícios procuraram preencher deficiências, lacunas ou carências da previdência social, do sistema educacional e dos demais serviços prestados pelo governo ou pela comunidade, omo transporte, segurança etc.

Para atender a um ou mais desses objetivos, cada organização desenha e planeja o seu plano especifico de benefícios. De um modo geral, os planos de benefícios sociais são planejados e desenhados para ajudar o funcionário em três diferentes áreas de sua vida: • No cargo. Envolvendo gratificações, prêmios de produção, seguro de vida etc. • Fora do cargo, mas dentro da organização. Envolvendo refeitório, cantina, lazer, transporte etc. • Fora da organização, na comunidade. Envolvendo recreação, atividades esportivas e comunitárias etc.

Relatorio a mafra

0

Na quarta-feira, 11 de abril de 2012, foi realizada no âmbito da disciplina de Português uma visita de estudo ao

Read More

Inovação & desafio com. ltda

0

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 3a Série Contabilidade Geral atividade prática supervisionada (ATPS) OF6 p método de ensino- aprendizagem desenvolvido por

Read More