Paladar

Categories: Trabalhos

0

CURSO ÉCNICO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA p Paladar das sensações gustativas primárias particular. Sabe-se agora que todas as papilas gustativas possuem alguns graus de sensibilidade para cada uma das sensações gustativas primárias. Entretanto, cada papila normalmente tem maior grau de sensibilidade para uma ou duas das sensações gustativas. O cérebro detecta o tipo de gosto pela relação (razão)de estimulação entre as diferentes papilas gustativas. 2- Objetivo Conhecer os alimentos através dos órgãos dos sentidos, em destaque o Paladar.

Aprendendo seu funcionamento e estrutura. – O Sistema Nervoso O SNC recebe, analisa e integra as informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. O SNP carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema neruoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas 3. 1 -Anatomia Sensorial: A todo o momento nosso sistema nervoso recebe milhares de informações oriundas de receptores espalhados por todo nosso corpo, dos mais variados tipos e adaptados a excitarem aos mais variados tipos de estímulos.

Dessa forma, informações como visão, audição, olfato, tato, gustação onstantemente atingem o nosso cérebro informando-o do que se passa com o nosso corpo. 3. 3-Divisão do Sistema Nervoso A) Sistema Sensorial B) Sistema Motor Somático C) Sistema Homeostático D) Sistemas Neuropsicológicos Complexos 3. 4-Sistema Sensorial: Partes do sistema nervoso que recebe informações externas e internas. Um dos sistemas sensorial mais importante é ao visual. Os sistemas sensoriais são bastante complexos, entre eles também está o sistema auditivo e olfativo… o sistema somestésico, o qual engloba todos os sentidos do ser humano. 3. 5 Neurônios Sensoriais O sistema nervoso tem vários tipos de neurônios sensoriais. As terminações nervosas de uma extremidade de cada neurônio são envolvidas por uma estrutura especial para perceber um estimulo especifico. São elas: Quimiorreceptores Mecanoreceptores Fotorreceptores Termoreceptores Nociceptores Receptores auditivos Quimiorreceptores: Percebem as substâncias químicas. O bulbo olfatório, que monitora o sentido do olfato, tem quimiorreceptores que percebem odores (químicos no ar).

As papilas gustativas têm quimiorrece tores para detectar químicos dissolvidos em líquidos. Q es no cérebro também sangue e no liquido cefalorraquidiano para ajudar a controlar a frequência de respiração. 4-Anatomia 4. 1 Boca: A boca é a primeira porção do tubo digestivo, comunicando-se anteriormente com o exterior de uma fenda Imitada pelos lábios, a rima bucal, e posteriormente com a parte bucal da faringe. A cavidade bucal está limitada lateralmente pelas bochechas, superiormente pelo palato e inferiormente por músculos que constituem o assoalho da boca. esta cavidade fazem saliência as gengivas, os dentes e a língua. A cavidade bucal é dividida em duas porções: ) Vestíbulos da boca que é um pedaço limitado por um lado pelos lábios e bochechas e por outro lado pelas gengivas e dentes. b) cavidade bucal propriamente dita que é constituída pelo restante. esbranquiçadas, 4. 2 Dentes: sao est exerce importantes na mastigação, na deglutição e na articulação da palavra. Sua face superior é denominada dorso da língua.

A observação da mucosa que reveste o dorso da língua permite identificar uma série de projeções denominadas de papilas linguais que são de vários tipos; a) Filiformes: ocupam todo o dorso da língua tendo a unção de tato; b) Fungiformes: em torno de 1 50 a 200 com função gustativa; c) Valadas: em torno de 7 a 12 com função gustativa; A língua é capaz de movimentar-se em praticamente qualquer direção, esticar-se e apresentar um excelente grau de articulação. Tal controle muscular nos permite manipular os alimentos e falar. PiC] Localização dos 4 sabores primários: [pic] 4. 4 Glândulas Salivares: As glândulas salivares são consideradas anexos do sistema digestivo sendo responsáveis pela secreção da saliva e apesar de numerosas só nos interessam s três pares mais Importantes: Parótidas, submandibulares e Sublinguais. a) Glândula parótida: Está situada lateralmente na face e anteriormente ao pavilhão auditivo (ouvido externo). Seu canal excretor, o ducto parotídeo ou ducto do steno, abre-se no vestíbulo da boca ao nível do 20 molar superior.

O processo infeccioso que atinge a parótida é denominado parodite ou mais conhecido como caxumba. b) Glândula submandibular: Localiza-se anteriormente a parte mais inferior da paródita, protegida pelo corpo da mandíbula. O ducto submandibular abre-se no assoalho da boca, abaixa da língua, geralmen freio lingual. inferiormente à língua, sob a mucosa que reveste o assoalho da boca. Sua secreção é lançada na cavidade bucal, sob a porção mais anterior da língua por canais que desembocam independentemente por ama série de orifícios no assoalho da cavidade da boca. – Fisiologia As vias de transmissão dos estímulos gustativos ao tronco cerebral e daí ao córtex cerebral. Os estímulos passam das papilas gustativas na boca ao tracto solitário, localizado na medula oblonga (bulho). Em seguida, os estímulos são transmitidos ao tálamo; do tálamo passam ao córtex gustativo rimário e, subsequentemente, às áreas associativas gustativas circundantes e á região integrativa comum que é responsável pela integração de todas as sensações. 6- Percepção O paladar começa com a sensação na forma de impulsos elétricos.

No entanto, o Sentido resposta a estímulos como pressão, luz ou composição química torna percepções, como toque, visão ou paladar, somente quando chegam ao cérebro. Estímulos diferentes receptores sensoriais. Os estímulos químicos ativam os quimiorreceptores responsáveis pelas percepções gustativas e olfativas. Como o paladar e o olfato são reações à formação química das soluções, aos dois sentidos está ligada alguma sensibilidade. Os aromas da comida passam pela faringe, onde podem ser detectados pelos receptores olfativos. – Interações dos Sentidos Dá-se com a participação do sentido olfato no sentido do paladar. Sem o olfato teremos dificuldades para distinguir os sabores. Neste sentido, os sabores são formados pelo odor (olfato), pela gustação (pal xtura (tato, também lingua) daquilo que ingerimos, 7. 1-A língua e o Paladar Embora os músculos da língua orientem o alimento entre s dentes e o moldem de modo que seja de fácil digestão, o órgão de sentido periférico talvez seja mais conhecido por seu papel na percepção do paladar.

A língua não apenas detecta as sensações gustativas (gosto), como também ajuda a sentir os est[mulos táteis e até, térmicos e até doloridos que dão ao alimento seu sabor. 7. 2-Alteração Existem pessoas que sofrem com a perda do paladar. A augesia é caracterizada pela ausência ou enfraquecimento do paladar. Esse problema é causado por condições que comprometem a língua como é o caso de um fumante, rincipalmente de cachimbo, ou de alguém que esteja tomando algum tipo de medicação.

Outro problema que pode acontecer é a distorção do paladar que é chamada de disgeusia que também são conseqüências das mesmas causas da perda. Queimaduras na língua também podem causar temporariamente esse problema. Existem casos em que simplesmente o problema desaparece depois de algumas semanas. Ou então, é preciso procurar um médico para testar o paladar e verificar a causa dessa perda. 8-Conclusão Pode se concluir que o paladar é um conjunto de fatores que contribuem para analisar a qualidade sensorial do alimento.

Aula tema 6 – ética

0

Leia atentamente o texto a seguir: “Conhecer ou mesmo treinar habilidades não basta para que o ser humano se disponha

Read More

Introdução ao direito

0

O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para

Read More