Pao plano de negocio

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CET – CENTRO DE EXCELÊNCIA EM TURISMO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇAO EM GASTRONOMIA COMO EMPREENDIMENTO “PLANO DE NEGOCIO” VILLA PAULICÉIA OFICINA DO PÃO ANA HELENA SAMPAIO MALUF BRASí IA – DF MARÇO / 2006 oro to view nut*ge ANA HELENA SAMPAI “PLANO DE NEGÓCIO” VILLA PAULICÉIA – OFICINA DO PÃO Trabalho apresentado cumprimento exigências O meu amado companheiro Fares por ter me ensinado coragem, auto-estima, perseverança, ousadia, tenacidade e acima de tudo ter paixão sempre.

E à memória de minha amada mãe Maria por ter me ensinado aridade, humildade, paciência, indulgência e acima de tudo ter amor sempre. piedade, AGRADECIMENTOS Para O nosso Pai Maior, por tornar tudo possível. José Maria, que mais uma vez veio em meu auxílio. Está enorme a minha lista de débito para com ele. Amaral, sem o qual tudo seria muito mais difícil, senão impossível. Grande coração. Juliana, minha querida amiguinha, obrigado por tudo.

Consoni, pelo importante apoio. Ricardo, Marivaldo, Madalena e Irlan, pela paciência e compreensão dos meus momentos atribulados no decorrer do curso. General Romeu, Nélio e José Aparecido, por tornarem ossível o meu curso. Lenildo, pela generosidade de me conceder tempo para a realização da monografia. Ademir gerti, o meu sempre amado irmão, pela ajuda. Andreinha e Patrícia, por e socorrerem.

PAGF teu nome, no louvor de todas as criaturas; Venha a nós o teu reino de amor e sabedoria; Seja feita a tua vontade, acma dos nossos desejos; Tanto na terra, quanto nos círculos espirituais; O pão nosso do corpo da mente dá-nos hoje; Perdoa as nossas dívidas, ensinando-nos a perdoar nossos devedores com esquecimento de todo mal; Não permitas que venhamos a cair sob os golpes a tentação de nossa própria inferioridade; Livrai-nos do mal que ainda reside em nós mesmos; Porque só em ti brilha a luz eterna do reino e do poder, da glória e da paz, da justiça e do amor para sempre!

Assim Seja! jesus Cristo (pelo espírito de Emmanuel) Psicografia Chico Xavier – Livro. Fonte Viva RESUMO Este estudo objetiva a realização de um plano de negócio para verificar a viabilidade de um empreendimento em panificação. Foram utilizados como fonte de dados estudos, empreendidos por entidades do setor, que traçaram um perfil do segmento. O plano de egócio foi eleito como instrumento por ser um documento que reflete a realidade, as perspectivas e a estratéga da empresa.

Nele fol desenvolvido um planejamento estratégico onde foi declarado todas as ações da organização o posicionamento diante do mercado, os caminhos a serem seguidos, os ob’etivos, as metas, os valores da empresa, a sua visão e su analisa a situação, o consumidor, o mercado, os aspectos legais e posicionamento e define o produto, o ponto, a promoção e o preço. É através deste estudo que decidiremos a forma como se apresentará no futuro. O plano operacional descreve a forma da mpresa operar, gerenciar, executar, distribuir e controlar produtos e serviços.

Como será a logística interna, a descrição física do empreendimento e o seu quadro funcional. Por fim, o planejamento financeiro faz uma análise de viabilidade econômica definindo os investmentos, o capital de giro, custos operacionais, os indicadores de vendas, a receita esperada e outros Índices orçamentários. Em suma o presente estudo conclui a exeqüibilidade do empreendimento proposto, demonstrando a chance de sucesso uma vez seguido todos os passos delineados neste trabalho. Palavras-chaves: 1. Padaria; 2. Plano Estratégico; 3. Plano de Marketing; 4. lano Operacional; 5. Plano Financeiro. ABS RACT This study has as goal to perform a business plan to verify the viability of a bakery enterprise. As data source, we have used studies carried out by instltutions of the bakery branch, that delineated a proflle for this kind of activities. The business plan was selected as a tool reflecting the reality, perspectives and strategies ofthe enterprise. In this busines beyond that an environmental analysis, that identifies oportunities and risks, strong and week aspects of the enterprise as a business activity.

The marketing plan was another important aspect in order to define the form as the enterprise Will act to bring the final goods to the costumers, to analyze the situation, the costumer, the market, the law aspects and positioning and to define the kind the product, the local, the advertisement costs and Price. It is throughout this study that we Will decide the way the enterprise Will be in the future. The operational plan describe the enterprise Way for working on, directing, distributing and controlling goods and services; the internal logistic, the area (physical room) description of the nterprise and its worker group.

Finally, the financial plan performs an analysis of the economical viability, defining investments, capital of-circulation, operational costs, selling indices, profts, among other budget indices. In short the present study concludes for the successfulness of the proposed enterprise, demonstrating the real possibility for such a success, once the steps indicated out in this work would be followed out. Key words: 1 . Bakery Enterprise; 2. Estrategic Plan; 3. Marketing Plan; 4. Operational Plan; 5. Finantial Plan. xi SUMÁRIO LISTA DE FLUXO, TABELAS PAGF s OF 12 . 5 ANÁ ISE AMBIENTAL-MATRIZ SWOT 13 3.

PLANO DE MARKETING 19 3. 1 OPORTUNIDADE 3. 1. 1 SITUAÇÃO 20 3. 2 MARKETING ESTRATÉGICO 21 3. 2. 1 CONSUMIDOR 22 3. 2. 2 MERCADO 23 3. 2. 2. 1 CONCORRENCIA 25 3. 2. 3 POSICIONAMENTO TABELA g COMPONENTES DO MODELO 4 ps 29 TABELA I O QUANTIDADE DE FARINHA DE TRIGO UTILIZADO POR DIA 33 TABELA 11 CARGOS X RESPONSABILIDADES 38 QUADRO 1 IDENTIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS QUADRO 2 MATRIZ SWOT 18 QUADRO 3 FICHA TECNICA 40 QUADRO 4 INVESTIMENTOS FIXOS QUADRO 5 MÃO DE OBRA DIRETA COM PRODUÇÃO 45 QUADRO 6 MÃO DE OBRA DIRETA COM ATENDIMEN O CÃO PAGF 7 empreendimento.

O plano de negócio é instrumento que tem se revelado indispensável e dos mais completos: estabelece as principais concepçoes e alternativas para uma análise correta da wabilidade do empreendimento pretendido e reduz as possibilidades de erros e consequentes fracassos, pois proporciona uma avaliação antes da nova idéia ser colocada em prática. a oportunidade de reflexão e consolidação, num único documento, de todas as questões pertinentes ao caminho que a empresa deve tomar para sua efetiva ação, posicionando-a corretamente frente aos seus bjetivos estratégicos.

A existência de um plano de negócio diminui a probabilidade de morte precoce da empresa, uma vez que previne riscos e situações operacionais adversas. Em suma, a feitura de um plano de negócio ajuda a traçar o melhor caminho para o futuro da empresa, pois enseja a aquisição de conhecimentos específicos para o tipo de negócio escolhido, define os objetivos perseguidos, os clientes potenciais, avalia o mercado, os preços, a concorrência, os recursos financeiros disponíveis, o ambiente externo e estabelece ações procedimentais dentro de uma stratégia que proporciona os melhores resultados.

Por fim, o plano de negócio reflete a personalidade e o espirito da empresa. (BIAGIO e BATOCCHIO, 2005; PAVANI DEUTSCHER e LÓPEZ, 2000). A Villa paulicéia pretende ser uma empresa do ramo de panificação e insumos gastronómicos. A sua fundação está prevista para final de 2006. A empresa terá como missão ser referência na sua área, oferecendo um serviço que alia arte e técnica, transmitindo atendimento personalizado. O empreendimento será localizado em Brasília, numa área onde se concentram pnncpalmente as classes A e B.

A empresa pretende manter estreita parceria com o Centro de Excelência em Turismo-UnB, o Sebrae e faculdades de nutrição e administração. A proposta é trazer um “pedaço de São Paulo” para Brasília. O estilo do empreendimento será paulistano dentro de um espírito aconchegante, charmoso e eficiente. Seus produtos serão expostos em vitrine e seu serviço será self- servlce, com todos os produtos ao alcance dos clientes, deixando-os à vontade para a montagem das suas cestas de compras.

O empreendimento sugerido terá como norte a assertiva do presidente da ABIP-2003, Edson 2 Gonçalves de Sales: “0 setor de panificação passa por grande transformação, sem perder a sua essencialidade, que é a tradição, aquele atendimento personalizado e aquele jeito de casa de família, um ponto de encontro dos vizinhos do bairro, que todos freqüentam diariamente” Pretende-se conseguir, com o plano de negócio, uma certidão de nascimento da empresa contendo a descrição do seu “DNA”.

Com uma análise detalhada de todas os passos a serem seguidos, estaremos assim solidificando o empreendimento, dando-lhe mais robustez, evitando surpresas e aumentando significativamente o seu ucesso. Para melhor compreensão, o lano de negócio aqui realizado foi dividido da seguinte alimento. Desde a era neolítica, passando pelas civilizações egípcia, grega, romana, judaica, no decorrer da Idade média, até os nossos dias, o pão tem um destaque surpreendente em nossas vldas.

O entendimento do passado nos dá melhor balizamento para projetarmos o futuro; no item 2 plano estratégico. Nesse item propomos a forma pela qual a empresa se posicionará diante do mercado. Analisamos as oportunidades e as ameaças, originadas tanto dos fatores internos como externos à organização. Descrevemos também os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos negócios. Esta análise nos permite direcionar a empresa na elaboração de metas e objetivos. ? no planejamento estratégico que estabelecemos a visão, a missão, à cadeia de valores e fazemos a análise ambiental; no item 3 plano de marketing. Nesse item definimos a forma pela qual a empresa levará seus produtos ao consumidor, descrevemos as ações para atingir o mercado, relacionamos as oportunidades, traçando o perfil do consumidor, analisamos o mercado e os aspectos legais do omércio e estabelecemos o posicionamento e os 4Ps (produto, ponto, promoção e preço). ? nesse capitulo que decidimos a estratégia para ganhar e ampliar o mercado, o método para enfrentar a concorrência. Aqui, consideramos que o marketing tem papel mais abrangente que a mera publicidade e é um importante estímulo para o incremento do consumo; no item 4 plano operacional. Nesse item descrevemos a forma de operação da empresa, desde o gerenciamento do negócio até sua execução, distribuição e controle da produção. Definimos as formas pela sa realizará o trabalho,

Greenbuilding

0

O evento que fortalece o desenvolvimento do setor da construção verde no país. Uma experiência recompensadora para palestrantes, participantes, patrocinadores

Read More

Caso fortuito e força maior nos acidentes de trânsito

0

Caso Fortuito e Força Maior nos Acidentes de Trânsito No ordenamento civil brasileiro caso fortuito e força maior podem funcionar

Read More