Parkour

Categories: Trabalhos

0

Relatório Observação da organização de uma célula eucarionte [PiC] Disciplina: Biologia e Geologia Data de realização: 0 Data de entrega: 15- or7 to view nut*ge Trabalho realizado por: Miguel Ângelo n018 Turma: 100 A Turno: 1 unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke. Existem dois tipos de células: as células eucarióticas e as células procarióticas.

As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo facto de possuírem o seu material genético organizado num ompartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática e por apresentarem estruturas membranares. As células eucarióticas dividem-se em duas categorias: as células eucarioticas animais e as células eucarióticas vegetais.

As células eucarióticas vegetais possuem organelos únicos como o vacuolo central, cloroplasto e parede celular, já as células eucaróticas animais possuem lisossoma e centríolo, que as células eucarióticas vegetais não possuem. Um dos tecidos animais mais simples de obter e de fácil observação é o tecido que reveste a mucosa bucal, designado or epitélio bucal. Este é formado por células arredondadas ou alongadas, por vezes apresentam os bordos dobrados devido ao facto de não possuírem uma parede celular rígida como as células vegetais.

Com a técnica utilizada foi possível observar a membrana plasmátlca, estrutura responsável pela separação física do meio intracelular em relação ao meio extracelular, o citoplasma, cuja substância fundamental é o hialoplasma, e o núcleo, que é responsável pelo controlo celular. O vermelho neutro é um corante que, usado em baixa concentração, penetra na célula sem a matar (corante vital), ealçando assim o vacúolo, corando-o de vermelho. Pelo contrário, o azul metileno é um corante básico que actua preferencialmente sobre o núcleo, corando-o de azul.

O soluto de Lugol por sua vez evidência a parede celular, no entanto, também evidência bastante bem o núcleo da célula. Os corantes por seu lado, possuem também técnicas de apl PAGFarl(F7 lado, possuem também técnicas de aplicação, sendo uma delas a técnica de irrigação. Esta técnica consiste na aplicação de uma gota de corante num dos bordos da lamela, e no lado oposto da lamela, colocando-se uma tira de papel de filtro, cujo efeito de ucção permite ao material biológico entrar em contacto com o corante. Outra técnica é a técnica de imersão.

Esta técnica consiste em colocar o corante na lâmina ou no vidro relógio e de seguida colocar a célula no material de montagem e o corante actua como meio de montagem. Através destes processos torna-se possível realçar as estruturas que não contrastam suficientemente de modo a tornarem-se distintas umas das outras, permitlndo que compreendamos melhor as diferenças entre os organitos que compõem a célula eucariótica vegetal e que não existem na célula eucariótica animal, tendo em conta importância dos processos de coloração na obsem•açáo dos mesmos.

Para a observação deste material biológico utiliza-se uma técnica, muito utilizada em microscopia óptica, designada por técnica do esfregaço: PAGF3rl(F7 Conta-gotas; – Vidro de relógio – Papel de limpeza; – Frasco de água; – Corante vermelho-neutro; – Soluto de Iugol; – Azul-de-metileno; Material biológico Tecido da epiderme da cebola; – Células do epitélio bucal. Procedimento 10 Experiência: Tecido não clorofilino da epiderme das túnicas da cebola: – Colocou-se 3 lâminas sobre o papel de limpeza.

Com o conta-gotas colocou-se sobre as 3 lâminas: – Uma gota de soluto de Iugol; – Uma gota de vermelh Célula animal Parede Celular Tem I Vacúolos Pequenos, mas muitos Núcleo Membrana Celular Citoplasma I Corantes Vermelho neutro e outras substâncias I Azul-de-metileno genético ‘Soluto de Iugol estrutura de suporte Célula Vegetal I Não tem Grandes, mas poucos I Tem I Estruturas/ Função IVacúolos – reserva de água I Núcleo – contém o material I parede celular – protecção, Núcleo — contém o material Interpretação dos resultados Através do trabalho prático realizado pôde-se observar com lguma clareza as diferentes estruturas das células em estudo.

Na 1 Oexperiência, realizada com as células do tecido não clorofilino da epiderme das túnicas do bolbo da cebola pôde- se, observar a parede celular devido ao uso do soluto de Iugol Foi poss[vel depois observ m a utilização do conseguiu-se identificar com mais clareza os vacúolos. Observou- se assim que o corante azul-de-metileno actua ao nível do núcleo corando-o de azul. Já o soluto de Iugol actua mais ao nível dos organelos citoplasmáticos e do citoplasma. por fim, o vermelho neutro actua mais ao nível dos vacúolos, corando-os de ermelho. Na 20experiência teve-se alguma dificuldade em observar as células do epitélio bucal devido a serem em número reduzido e de pequenas dimensões. Ao utilizar o corante azul-de-metileno, observou-se claramente o núcleo. Observou-se então que o corante azul-de-metileno actua ao nivel do núcleo corando-o de azul.

Teve-se então a oportunidade de verificar que se estava na presença de células vegetais e de células animais e que tinham estruturas celulares diferentes. Conclusão Conclui-se que alguns constituintes da célula não são facilmente observáveis ao rmcroscópio óptico, pelo que se recorre a écnicas que permitem evidenciá-los como, por exemplo, o uso de corantes e que cada corante actua de forma específica e divergente sobre a célula, logo deve-se ter em conta as estruturas que se desejam observar ea artir de tal escolher o corante a utilizar, de forma a tornar is simples e concreto. as células, é possível encontrar algumas diferenças entre células vegetais e animais. pensa-se que todos os objectivos do trabalho foram alcançados.

Conseguimos no final do trabalho prático distinguir as várias estruturas constituintes das células como os vacúolos, a parede celular a membrana celular e o núcleo e mais importante ainda onseguimos distinguir células eucarióticas animais das células eucarióticas vegetais. Para tal necessitamos dos corantes que nos permitiram identificar as estruturas. Por fim, pensa-se que este trabalho prático foi muito enriquecedor. Bibliografia http://pt. scribd. com/doc/13632155/Re latorio-de-Trabalho-Practico -de-BlologiaGeologiaObservacao-da-epiderme-do-caule-da -tradescantia-, consultado em 11-02-2012. http://pt. wikipedia. org/wiki/Cebola, consultado em 11-02-2012. SILVA, Amparo, e outros – Terra, Universo de Vida 100ano (Biologia – 2aparte) , 1a edição, Porto Editora, 2011

Densidade de sólidos e líquidos

0

VIVÊNCIA QES LQES Determinação da Densidade de Sólidos pelo Método de Arquimedes Métodos, Processos e Técnicas Italo Odone Mazali I

Read More

Linguistica

0

“A língua é um sistema cujas partes podem e devem ser consideradas em sua solidariedade sincrônica” (Saussure, 1975). Para Saussure

Read More