Pau brasil

Categories: Trabalhos

0

FORMAÇÃO OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO As terras americanas e especialmente as brasileiras sempre foram vistas pelos europeus como fonte de recursos de grande valor comercial, fato que explica os objetivos com a colonização e todo o processo de ocupação que aqui se estabeleceu. A América Tropical apresentava uma natureza considerada hostil para os colonizadores por apresentar características diferentes da de seu espaço de origem.

No entanto, esta hostilidade passou a ser considerada uma dádiva na medida em que proporcionava to page uma variedade de re As primeiras atividad Pau-Brasil – Como já tividade econômica primeiros navegante à exploração. cc org smo foi a primeira to next*ge descoberto pelos brasil era uma espécie de árvore abundante no territ rio brasileiro, que servia como matéria-prima para o tingimento de tecidos. Apresentava particular importância para a indústria têxtil européia, que passava por um período de crescimento.

O comércio dessa mercadoria tornou-se um empreendimento lucratlvo, que deu início à atividade econômica dos europeus no Brasil, bem como à efetiva ocupação da terra. Além do pau- de-tinta, papagaios e macacos também obtiveram grande valor omercial, devido aos seus aspectos exóticos e ornamentais. Indústria Açucareira – A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de cana.

Estes não possuíam recursos para montar um engenho para moer a sua cana e, para tal, usavam os dos senhores de engenho. O outro grupo era formado pelos escravos, numericamente muito maior, porém quase sem direito algum. Entre esses dois grupos existia uma faixa intermediária: pessoas que serviam aos nteresses dos senhores como os trabalhadores assalariados (feitores, mestres-de-açúcar, artesãos) e os agregados (moradores do engenho que prestavam serviços em troca de proteção e auxílio).

Ao lado desses colonos e colonizados situavam-se os colonizadores: religiosos, funcionários e comerciantes. A sociedade açucareira era patriarcal. A maior parte dos poderes se concentrava nas mãos do senhor de engenho. Com autoridade absoluta, submetia todos ao seu poder. mulher, filhos, agregados e qualquer um que habitasse seus dom[nios. Cabia-lhe dar proteção à família, recebendo, em troca, lealdade e deferência. Essa família podia incluir parentes distantes, de status social inferior, filhos adotivos e filhos ilegítimos reconhecidos.

Seu poder extrapolava os limites de suas terras, expandindo-se pelas vilas, dominando as Câmaras Municipais e a vida colonial. A casa grande foi o simbolo desse tipo de organização familiar implantado na sociedade colonial. Para o núcleo doméstico convergia a vida econômica, social e política da época. PAGFarl(Fq sociedade colonial. Para o núcleo doméstico convergia a vida econômica, social e politica da época. A posse de escravos e de terras determinava o lugar ocupado na sociedade do açúcar. Os senhores de engenho detinham posição mais vantajosa.

Possuíam, além de escravos e terras, o engenho. Abaixo deles situavam-se os agricultores que possuíam a terra em que trabalhavam, adquirida por concessão ou compra. Em termos sociais podiam ser identificados como senhores de engenho em potencial, possuindo terra, escravos, bois e outros bens, menos o engenho. Compartilhavam com eles as mesmas origens sociais e as mesmas aspiraçoes. O fato de serem proprietários independentes permitia-lhes considerável flexibilidade nas negociações da moagem da cana com os senhores de engenho.

Eram uma espécie de elite entre s agricultores, apesar de haver entre eles um grupo que tinha condições e recursos bem mais modestos. Esses dois grupos – senhores de engenho e agricultores unidos pelo interesse e pela dependência em relação ao mercado internacional, formaram o setor açucareiro. Os interesses comuns, porém, não asseguravam a ausência de conflitos no relacionamento. Os senhores de engenho consideravam os agricultores seus subalternos, que lhes deviam não só cana – de – açúcar, mas também respeito e lealdade.

As esposas dos senhores de engenho seguiam o exemplo, tratando como criadas as esposas dos agricultores. Com o tempo, esse grupo de plantadores independentes de cana foi desaparecendo, devido ? dependência em re PAGF3rl(Fq tempo, esse grupo de plantadores independentes de cana foi desaparecendo, devido à dependência em relação aos senhores de engenho e às dívidas acumuladas. Essa situação provocou a concentração da propriedade e a diminuição do número de agricultores.

Existiam também os lavradores, que não possuíam terras, somente escravos. Recorriam a alguma forma de arrendamento de terras dos engenhos para plantar a cana. Esse contrato impunha-lhes um pesado ônus, pois em cada safra cabia- hes, apenas, uma pequena parcela do açúcar produzido. Esses homens tornaram-se fundamentais à produção do açúcar. O senhor de engenho deixava em suas mãos toda a responsabilidade pelo cultivo da cana, assumindo somente a parte do beneficiamento do açúcar, muito mais lucrativa.

Mineração O interesse pela mineração, que era considerada nova fonte de lucros, começou quando a cana- de- açúcar estava em queda. Assim começa a chamada “corrida contra o ouro”, que foi provocada em algumas regiões por desempregados, que partiram atrás da ideologia de se tornarem ricos, assim procuravam trabalho. Foi uma fase em que economia tlnha se voltado para a extração mineral. Minas Gerais, Mato grosso e Goiás foram as principais regiões. Após a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de Portugal tratou de organizar sua extração.

A mineração também foi desenvolvida através do ouro aluvião, que era conhecido por suas características, um baixo nível técnico e um baixo esgotamento das jazidas. A exploração dos diamantes: No sécu baixo nível técnico e um baixo esgotamento das jazidas. No século WIII, o Brasil se tornou um grande produtor de diamantes pedra, tendo o monopólio de sua produção. Em 1729 oi quando encontraram as primeiras pedras de diamante. O governo português acabou se tornando ainda mais exigente, começou a demarcar cuidadosamente o território da atividade, esse território que hoje rodeia Diamantina.

Antes da descoberta do diamante, não vivia muita gente eram cerca de 5 00 habitantes, mas em 1733, estima-se que cerca de 40 000 pessoas já garimpavam em Distrito Diamantino, como era chamado na época. Mas em 1832 fol decretada a liberdade de exploração. As conseqüências da mineração: A mineração foi muito importante para o desenvolvimento do país, e teve com ela muitas conseqüências, como por exemplo a colônia, que conseguíamos ver na vida pol(tica, econômica e administrativa. No século WIII ouve uma exploração populacional onde conseguiram ultrapassar a margem de mais de um milhão de habitantes.

Em 1763 foi transferida a capta’ de Salvador para o Rio de Janeiro, com ordens do Marquês de pombal. A mineração regularizou o desenvolvimento do comércio, juntamente com a urbanização. O que ajudou com a anulação da demarcação feita pelo Tratado de Tordesilhas, foi a corrida do ouro, quando no interior do Brasil começou a haver povoamento. Indústria Cafeeira – O café foi o produto que impulsionou a conomia brasileira desde o início do século XX até a década de 1930. produto que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XX até a década de 1930.

Concentrado a princípio no Vale do Paraíba (entre Rio de Janeiro e São Paulo) e depois nas zonas de terra roxa do interior de São Paulo e do paraná, o grão foi o principal produto de exportação do país durante quase 100 anos. Foi introduzida por Francisco de Melo Palheta ainda no século XVIII, a partir de sementes contrabandeadas da Guiana Francesa. O maior problema deste sistema econômico era que, sendo o Brasil um país abundante em terras disponíveis para a agricultura e em mão-de-obra sub empregada, os lucros obtidos incentivavam novas inversões de capitais no setor, elevando gradualmente a oferta de café a ser exportado.

Por outro lado, a demanda mundial de cafe tinha a caracteristica de ser inelástica em relação ao preço e à renda dos consumidores, isto é, o seu crescimento dependia fundamentalmente do crescimento populacional dos países consumidores. Assim, tinha-se uma situação de crescimento da oferta de café muito superior ao crescimento de sua demanda, indicando uma tendência strutural de baixa de preços no longo prazo.

A partir da segunda década do século XX, essa ocupação espontânea começa a desaparecer devido aos projetos de colonização implantados pelo próprio Estado e também ao estímulo à participação ativa da iniciativa privada neste processo. Tratado de Tordesilhas Na época das grandes navegações, os europeus acreditavam que os povos não cristãos e não civllizados pod PAGFsrl(Fq grandes navegações, os europeus acreditavam que os povos não cristãos e não civilizados poderiam ser dominados e por esta razão achavam que podiam ocupar todas as terras que iam escobrindo mesmo se essas terras já tivessem dono.

Começou assim uma verdadeira disputa entre Portugal e Espanha pela ocupação de terras. Para evitar que Portugal e Espanha brigassem pela disputa de terras, os governos desses dois países resolveram pedir ao papa que fizesse uma divisão das terras descobertas e das terras ainda por descobrir. Em 1493, o papa Alexandre VI criou um documento chamado Bula. Nesse documento, ficava estabelecido que as terras sltuadas até 100 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde senam de Portugal e as que ficassem além dessa linha seriam da Espanha.

O medo que Portugal tinha de perder o domínio de suas conquistas foi tão grande que, por meio de forte pressão, o governo português convenceu a Espanha a aceitar a revisão dos termos da bula e assinar o Tratado de Tordesilhas (1494). Então os limites foram alterados de 100 para 370 léguas. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, as terras situadas até 370 léguas a oeste de Cabo Verde pertenciam a Portugal, e as terras a oeste dessa linha pertenciam a Espanha.

O Brasil ainda não havia sido descoberto e Portugal não tinha idéia das terras que possuía. Hoje sabemos onde passava a inha de Tordesilhas: de Belém (Pará) à cidade de Laguna (Santa Catarina). De acordo com o Tratado, boa parte do território brasileiro pertencia a Portugal, mesmo s pertencia a Portugal, mesmo se fosse descoberto por espanhóis. Portugueses e brasileiros não respeitaram o tratado e ocuparam as terras que seriam dos espanhóis.

Foi assim que o nosso território ganhou a forma atual. Apesar dessa invasão, os espanhóis não se defenderam, pois estavam ocupados demais com as terras que descobriram no resto da América, ao norte, a oeste e ao sul do Brasil. Mesmo após 250 anos de descobrimento, os brasileiros ontinuavam avançando para o interior, não respeitando a linha de Tordesilhas. A maioria nem sabia que ela existia. E assim, terras que seriam da Espanha, foram habitadas por brasileiros.

Tratado de Madri O Tratado de Tordesilhas – oficialmente demarcador das fronteiras entre Espanha e Portugal – nunca conseguiu ser totalmente respeitado, sendo portanto substituído pelo Tratado de Madrid, assinado na capital espanhola a 13 de janeiro de 1750, entre os reis de Portugal e da Espanha. Este tratado tornou-se responsável por determinar os limites entre as duas colônias sul-americanas, acabando definitivamente com as contendas. O Tratado de Madrid foi preparado cudadosamente a partlr do Mapa das Cortes, favorecendo as colônias portuguesas em prejuízo aos direitos dos espanhóis.

Os diplomatas portugueses eram muito espertos e basearam-se no princípio do Uti Possidetis – direito de posse — para definir como se daria a divisão territorial, trabalhando também para a vitória portuguesa. Pelo Uti Possidetis a PAGF8rl(Fq daria a divisão territorial, trabalhando também para a vitória portuguesa. Pelo Uti Possidetis a terra deveria ser ocupada por aqueles já se encontravam estabelecidos nela, com residência fixa e trabalho nas redondezas. Desta forma os portugueses se firmaram no grande território que hoje forma o Brasil.

O Tratado de Madrid estabeleceu que o limite da fronteira entre os domínios espanhóis e portugueses se daria a partir do ponto mediano entre a embocadura do Rio Madeira e a foz do Rio Mamoré, sempre seguindo em linha reta até visualizar a margem do Rio Javari. Surgia uma linha imaginária que futuramente geraria muitas discórdias. Por este tratado Portugal foi obrigado a ceder a Colônia do Sacramento ao estuário da prata, mas em compensação recebeu os atuais estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o atual

Mato Grosso do Sul, a gigantesca área que ficava no alto Paraguai e mais algumas extensões de terras abandonadas, também adquiridas através de negociações. O tratado estabeleceu que a paz sempre reinaria entre as colônias, até quando as capitais das províncias se encontrassem em guerra; a Capital brasileira foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro; a posse da Amazônia foi cedida para Portugal e o Rio Uruguai fol escolhido como fronteira entre o Brasll e a Argentina. O Tratado de Madrid foi importante para o Brasil porque definiu aproximadamente o contorno geográfico do Brasil hoje. PAGFgrl(Fq

Plano de ação

0

PLANO DE AÇAO Objetivo: tornar a sorveteria a mais popular do bairro em dois anos. SORVETERIA SABOR DAS FRUTAS /

Read More

Trabalho de direito humanos (carta magna e pebliscito)

0

Etimologia De magna, feminino de “grande” em latim, e carta, ae, termo latino que se refere à folha de papiro

Read More