Pedagogia

Categories: Trabalhos

0

Projeto:lniciando a leitura Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros Introdução A finalidade deste projeto é de entender como se dá aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de ler desde a educação infantil. O tema aqui indicado , embora já tenha sido amplamente discutido pelos educadores, ainda é cercado por duvidas. Convive-se hoje num mundo com variadas culturas, variados veículos de informação, bem como, grande divulgação de informações de todo necessidade cada ve ors lugar para outro.

Tod es_,:_ – tc view next;gge a compreensão de di com o que está ao n bém uma sitarem de um a cotidiana exigem grande interação a propciar aos alunos os conhecimentos necess rios para compreender, se adaptar e construir opiniões, em seus contatos com diversos ambientes e pessoas. Diante disso, surgiu-me o interesse em desenvolver um trabalho de prática e analisar o ensino da leitura com o intuito de detectar como ocorre a aprendizagem da mesma.

CUNHA defende que, A idéia de que a leitura vai fazer um bem à criança ou ao jovem leva-nos a obrigá-los a ler, como lhes impomos à colher de remédio, à injeção, à escova de dentes, à escola. Assim, é comum o menino sentir-se coagido, tendo de submeter-se a uma avaliação, e sendo punido se não cumprir as regras do jogo que Swlpe to vlew next page que ele não definiu, nem entendeu. ? a tortura sutil e sem mar “observáveis a olho nu”, de que não nos damos conta (1997, pág: para a autora, a prática da leitura vem sendo tratada, quase sempre, com um caráter utilitarista, pouco ou nada contribuindo com a formação de alunos leitores. Justificativa: A educação infantil é uma modalidade de ensino que tem sido muito estudada nos últimos anos, nos dias atuais é fundamental a acessibilidade aos alunos para que estes frequentem desde cedo à escola para que o quanto antes ele tenha o seu desenvolvimento social, intelectual e fisico desenvolvido.

O ponto principal desse trabalho é desenvolver uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento da leitura da criança da pré-escola, o trabalho do papel do professor é o auxilio da família para que este desenvolvimento ocorra de forma significativa -Pretende-se que os educadores da educação infantil tenham conhecimentos sobre as teorias educacionais e relacione na prática, e o leve a perceber a importância do papel o professor da educação infantil no processo educacional.

O presente trabalho foi elaborado pensando em contribuir com uma educação infantil das escolas públicas e professores leitores que se interessam pelo tema abordado para KLEIMAN, a leitura é um ato social, entre dois sujeitos – leitor e autor que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados. Essa dimensão interacional, que para nós é a mais objetivos e necessidades socialmente determinados.

Essa dimensão interacional, que para nós é a mais importante do ato e ler, é explicitada toda vez que a base textual sobre a qual o leitor se apoia precisa ser elaborada, pois essa base textual é entendida como a materialização de significados e intenções de um dos interagentes à distância via texto escrito (1997; pág. 10). “Para a compreensão do texto é necessário também poder relacioná-lo a um todo maior, dando-lhe coerência” (KLEIMAN; 1997; pág. 10).

Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante desperte a curiosidade das crianças. Objetivo Geral:fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Objetivos específicos: -Incentivar a leitura e o contato com os livros• desde cedo. Tornar a leitura um ato prazeroso. • -Possibilitar a• integração -Estimular os alunos a participar ativamente do processo da leitura de livros. Conteúdos: Leitura de livros e de fichas. Desenvolvimento: Através da leitura de livros e fichas feita com s alunos da sala, será montada uma roda de conversa e os mesmos procurar interpretá-la sugerindo que ao retornar para casa repasse para a família o entendimento da leitura. o retornar para casa repasse para a família o entendimento da leitura. Procedimentos Metodológicos: baseando em conhecimentos obtidos da interação professora e alunos levar para a sala de aula diversas obras de livros para que os alunos manuseia-os e em seguida solicitar o qual seria mais apropriado para a leitura, além de confeccionar fichas para que eles possam estar relacionando a figura com a inicial do nome,

Recursos: Livros de interesse para as crianças. papel cartão, folha de sulfite , xerox, lápis de cor, tesura, cola etc. Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem. ATIVIDADES E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e interacional.

Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas: Sugestões de atividades: • Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos rojetos em execução; • Solicitar que as crianças deem um novo final ou início à história lida; • Conhecer vida e obra do autor; • Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas; • Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros; • Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra; • Fazer releituras conjugando a linguagem . om recitais, sínteses) e a arte . com pinturas e esc PAGF • Fazer releituras conjugando a linguagem . com recitais, sinteses) e a arte . om pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendlzagem. Registro dos Nomes das Crianças Escrevem-se os nomes juntamente com as crianças na folha de papel que será utilizada para a produção e, em seguida, ela é entregue para o seu dono.

Num momento posterior, antes da entrega das folhas, aproveita-se para estimular os alunos a fazerem o reconhecimento e identificação dos nomes dos colegas. com as pastas, objetos pessoais, etc… posteriormente pode-se pedir às crianças que, além de identificarem, escrevam tanto o seu nome como os dos amigos. Quando Calendário Todos os dias tiras de cartolina com os nomes dos alunos são colocados na lousa, dividida em quem veio e quem faltou ? escola.

Cada criança sorteia um nome, identifica de quem é, e o entrega ao colega que deve colar a tira com seu nome na lousa. Esta atividade tem vanaçóes, como colar a tira, mesmo que seja o nome do colega, após identificá-lo. O professor vai fazendo perguntas, como: “quem veio ou faltou na escola hoje? ‘ e as crianças ou falam o nome, ou o procuram em meio às tiras de papel e, após o localizarem, colam a tira na lousa. Avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela

Grupos sanguineos

0

GRUPOS SANGUÍNEOS – Parte 1 Respostas 1 . Quantos e quais são os genótipos do sistema sanguíneo ABO? Foi constatado

Read More

Desenvolvimento de pessoas

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO RECURSOS HUMANOS JANAÍNA APARECIDA FERREIRA DA SILVA CAMILLOZZI JOAQUIM APARECIDO OLIVEIRA DE FREITAS PAULO

Read More