Pedagogia

Categories: Trabalhos

0

BONITATIBUS, Suely Grant. Educação comparada, conceito, evoluçao, métodos. sao Paulo: EPU, 1989. A educação comparada é uma área interdisciplinar que busca investigar sistemas educacionais de regiões distintas fazendo comparações entre eles, ou seja, examinando tais regiões ao mesmo tempo e buscando semelhanças e diferenças entre as mesmas. A comparação no desenvolvimento do trabalho científico provém do século passado e até hoje se mostra um método eficiente para o estudo e investigação no campo das ciências.

Para fazer estudos comparados, o analista deve bedecer às dimensões do processo de investigação: De acordo com a dimensão tem histórico fixo ou em ar 2 para executar uma c pa, to view elementos. Os limite variação, desde o nív rre num tempo espacial prega que e, no mínimo, dois mparativa têm escolar até um estudo universalizado. Se a analise tor de uma unidade escolar, deve-se considerar que a mesma possui fronteiras mais restritas. Segundo a dimensão metódica, os estudos comparados têm a função de analisar e entender os sistemas educacionais de maneira global.

Apreender o sistema educacional só é possível uando se analisa historicamente as forças exteriores à escola. Tais forças expõem historicamente a sociedade, atribuindo-lhe características próprias. Assim, o sistema educacional é tido como um reflexo do caráter nacional. Atualmente, os estu Swipe to nex: page estudos comparados analisam, prioritariamente, os aspectos mais restritos do sistema educacional, mas não desprezam a relação existente entre educação e sociedade.

A fim de exemplificar as análises educaclonais, pode-se citar a especialização do estudo na pré-escola, investigada em vários países; ou o estudo da scola elementar, escola média, superior, educação de adultos e a permanente. A Educação Comparada nao pode limitar-se apenas à investigação dos aspectos pedagógicos dos sistemas educacionais. A referência à sociedade deve sempre ser feita, por isso, os comparatistas definem educação Comparada como uma disciplina que abrange as ciências e as humanidades.

Existem limitações e dificuldades que impedem o melhor desempenho da pesquisa em Educação Comparada, tais como a amplitude da disciplina, as condições de trabalho dos profissionais da área em nosso pais. Tais dificuldades existem pelo fato de a Educação Comparada ser uma disciplina relativamente nova, o que faz com que inexista uma multiplicidade de banco de dados que possam guiar os pesquisadores.

Apesar de recente, a educação comparada é de extrema importância para a formação do pedagogo. Ela é um meio de formação cultural pedagógica geral, sendo, consequentemente, proporcionadora de um melhor conhecmento acerca da realidade educativa naclonal. Tais aspectos, unidos, propiciam uma dimensão pragmática que, compreendida de maneira significativa, tem muito valor para o desenvolvimento da sociedade.

Educaçao

0

CURSO DE HISTÓRIA – LICENCIATURA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS ABREU, Martha (Org. ); SOIHET, Rachel (Org. ). Ensino de

Read More

Modalidades de obrigaзхes iv

0

Plano de Aula: 6 – MODALIDADES DE OBRIGAЗХES IV DIREITO CIVIL II CASO CONCRETO 1 Quatro amigos (Bernardo, Cesar, David

Read More