Pedagogia fundamentos da lingua portuguesa

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA ADMILSON BRITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇAO INFANTIL OF8 p c CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL Relatório final do Estágio Supervisionado – Educação 1 -Avaliação das atividades de orientação e discussão do Estágio 2-Apresentação na Unidade Escolar 3-Pesquisa no documento de registro do planejamento da escola 4-Entrevista com o Coordenador Pedagógico 5-Levantamento dos objetivos e da organização didática da Educação

Infantil 6-Apresentaçao do estagiário aos professores da Educação nfantil 7-Planejamento de aula, desenvolvimento, observação da prática Docente e avaliação da aula ministrada 8-0bservaçao de aula na Educação nfantil, com foco na rotina diária, Espaço/estrutura física e exposição de trabalhos. Desenhos, modelagem Músicas, atividades que envolvem cuidados com corpo 9-Desenvolvmento e avaliação de aula ministrada Considerações Finais9 Referências Bibliográficas….. … 10 Ficha de Frequência… 11 CRONOGRAMA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO ATIVIDADE DISCRIMINAÇÃO CARGA HORÁRIA

Tele aulas no Polo do Centro de educação a Universidade 5h UNIDERP I Tele aulas Distância da Anhanguera – Visita à Escola Leitura, língua portuguesa, ciências 5h. Visita à Escola Texto, leitura alfabetização Atividade ler e escrever – narrativa Visita à Escola 5h. I Horas Leitura e escrita das famílias silaba Atividade ler e escrever cruzadinhas Total: 40 FICHA DE IDENTIFICAÇAO DO ALUNO ESTAGIARIO Nome do Estagiário: Admilson Brito R. A: 218890 Curso Pedagogia Semestre: 40semestre nicio do estágio: 19/10/2011 Termino do Estágio: 28/10/2011 Instituição concedente do estágio Nome da Instituição: E.

M Francisco Ferreira Endereço: Rua Valência na 51 Telefone: 4703-3867 Responsável: Sônia Ribeiro Alcântara INTRODUÇAO Elaborar uma introdução de seu trabalho de Conclusão do Estágio Superdisionado Educação infantil, apresentam no mínimo os objetivos do estagio, o local onde as atividades foram desenvolvidas e de que forma o trabalho foi organizado. O estagio foi desenvolvido e realizado na rua Valência n051 – Pq Miguel Mirizola Cotia – SP. O estagiário acadêmico admilson brito acompanhado pela professora — Itamiria Silva Santos — Pedagoga u apresentado as criança ora, que ficaram curiosas 3 ensinar, ensinar e aprender.

O trabalho foi organizado através das letras do alfabeto colado na parede na sala de aula, fazendo a leitura repetindo o que a professora falava e mostrava e a cruzadinha e o labirinto vinham já elaboradas e mimeografadas pela professora e explicada, o meu papel de estagiário era ajudar os alunos nas suas atividades a serem realizadas na parte da pintura as carteiras eram forradas e entregadas a cada um uma folha dos alunos, mimeografadas com desenho e as tintas de guache, as massas de modelagem ram entregues aos alunos para eles realizarem as suas atividades, e com suas criatividades.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTAGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL 1 – Avaliação das atividades de orientação e discussão do estagio Avaliando as atividades do estagio do periodo da disciplina as datas e a entrega dos trabalhos são muito boas mas precisa ter mais comprometimento das partes dos tutores com os alunos acadêmicos, com mais orientações e explicações e ser mais explicitas sobre o nosso estagio e ter mais informações sobre o como elaborar um relatório do estagio, sobre a discussão o estagio eu acho muito pouco tempo para ser discutidas e elaboradas por não ter só essa disciplina. — Apresentação da unidade escolar Eu estagiário Admilson Brito na minha apresentação na escola municipal Francisco Ferreira Com os documentos necessários e a carta de apresentação se apresentei na diretória escolar explicando o meu propósito do estagio foi recebido com atenção da diretora Sônia junto com algum funcionário ela me direcionava a sala nos dias de estagio enquanto eu permanecia no recinto escolar, a minha apresentação era com muita postura simplicidade e vontade de dentrar na sala de aula já tera ratica docente. DF8 Na minha pesquisa o planejamento da escola são por etapas semestral e semanal organizadas para cada dia da semana, preenchendo o tempo das crianças de atividades seguindo as datas comemorativas privilegiando o nosso calendário com algumas datas consideradas importantes para criança e as suas culturas, e folclores com temas escolhidos pelo professor ou emergirem de algo significativo que o grupo vivenciou com aval da diretoria ou a coordenadora pedagógica e com tudo isso seguindo ainda o politico pedagógico da escola. ?? Entrevista com a coordenador pedagógico Eu perguntei ao coordenador pedagógico da escola Francisco Ferreira qual o papel que o coordenador pedagógico faz na escola? A coordenadora Glaucia me respondeu que o coordenador de uma escola é que da sustentação ao professor, escola e comunidade fazendo elaborando e acompanhando do projeto politico pedagógico da escola. Como é a sua atuação perante a comunidade? A minha atuação é no sentido de mobilizar todos os segmentos da comunidade e escola para alcançar as metas estabelecidas e para ter uma boa aprendizagem Qual a sua relação com os pais dos alunos?

A minha relação é mostrar o que a escola e os professores estamos juntos para ensinar e propor para os alunos e os pais soluções que estiver nos nossos alcances para ter um bom ensino de qualidade e aprendizagem 5 – Levantamentos dos objetivos e da organização didática da Educação Infantil Os objetivos é desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades percepção de suas Imitações que favoreça o processo de elaboração de descoberta de levantamento de hipótese, promover conscientiza ão e a definição de objetivos específicos sobre a criança aridades e com projetos S organização didática mais adequada ,as novas expectativas da sociedade atual.

Eles permitem trabalhar com grandes diversidades de conteúdos de varias áreas, privilegiando o estabelecimento de relações e a comparação entre o conhecimento trazido pelas crianças, a partir de experiências pessoais de conhecimento formal, de competência da escola, que são organizados em torno de algo que se deseja descobrir resultando dele um produto final. 6 – Apresentações do estagiário aos professores da educaçao infantil Eu Admilson Brito na minha apresentação aos professores na ala de aula foi com muita satisfação e ansiedade, da pratica docente, levado por um funcionário da escola Francisco Ferreira na minha apresentação, sempre eu explicando que era meu primeiro estagio do 40 semestre de pedagogia e os professores me deixando bem à vontade. 7 – Planejamentos de aula, desenvolvimento, observação da pratica docente e avaliação da aula ministrada.

O planejamento de aula muita vezes, já tinha sido elaborado com antecedência pelo professor, com definição para ser desenvolvidas aos alunos com alguns materiais já trazido pelo professor de casa já montado e pesquisado, na hora da ratica eu observei que o professor explicava e conversava sobre o tema proposto, muitas vezes tinha que mudar algumas coisas dependendo a necessidades de espaços físicos para o desenvolvimento das atividades avaliando as aulas ministradas percebia que o professor tem que te muito conhecimento de mundo, jogo de cintura, dedicação e interação e com muitas conversas com os alunos para ter um bom ensino e um bom desempenho na sala de aula, com qualidade de obter uma boa qualidade de aprendizagem, com o desenvolvimento dos alunos. Desenho, modelagem, musica atividades que envolvem cuidados com o corpo.

Observei que as aulas e as atividades que o professor passa aos alunos tem que ter muita explicação e percepção quando o aluno tiver dificuldades, muitas vezes passar improviso de brincadeiras, e dar carinho, pela falta em suas casas das crianças, que eles fica muito dependente dependendo da idade, com as necessidades de sempre o professor ensinando sobre o sobre a higiene, e outras coisas mais, procurando conversar para tentar suprir a necessidade naquele momento do aluno. O desenvolvimento da criança vai aparecendo gradativamente, com incentivo do professor, das atividades, que estão passando ara as crianças, o professor vê dia a dia o desenvolvimento da criança, através também das brincadeiras, dos jogos, e dos temas que são propostos para criança.

A rotina diária, sempre é muito constante as atividades e algumas são incentivadoras que são aproximadamente de 45 minutos cada atividade, jogos com espaço fisico reduzido na sala de aula, com carteiras cadeirinhas de criança, armário uma televisão, um vídeo, com os brinquedos também na sala de aula guardados para quando tiver a necessidade de brincar, a estrutura fisica da sala não compõe a quantidade de alunos e da escola são de oito salas, ois banheiros, uma cantina, a diretoria e a sala do coordenador pedagógico, aproximadamente 400 alunos por cada período d manhã, de tarde, com horário de cinco horas, eo intervalo de vinte minutos, com pátio das crianças realizar as brincadeiras não muito grande, a exposição de trabalhos realizado dos alunos como desenhos, pinturas, fica na sala de aula para quando os pais virem, nos dias específicos avistarem, e os alunos sempre avistaram os trabalhos realizados, ficam pendurados, alguns colados . Os trabalhos de modelagem geralmente fica no interesse da criança brincarem, ouvindo sempre uma musica eterminadas da criança e cantando já ensaiad criança brincarem, ouvindo sempre uma musica determinadas da criança e cantando já ensaiadas com a professora, as atividades que envolvem o corpo, geralmente são as interações , os jogos , brincadeiras, as queimadas os pula-pula, o pega-pega. Sempre para desenvolver o corpo e a mente juntos. Par ter uma melhor saúde. – Desenvolvimento e avaliação da aula ministrada O desenvolvimento e psicomotor, psicolinguistica, psicossocial, com interação para ter uma boa qualidade de ensino e aprendizagem, a avaliação da aula ministrada foi muito boa, por ue eu estava vendo o quanto tem de aprender com as crianças e melhorar, eu avalio que precisa ter mais sustentabilidade partes politicas, por isso que tem algumas dificuldades da aula, e do conviver do aluno ou da criança. Considerações Finais O estagio me deu oportunidade de estar efetivamente, ? frente da sala de aula, oportunidade de estar na pele do professor, imaginando como será a minha pratica e o meu dia a dia em uma escola como educador.

Analisando a pratica pedagógica de qualquer professor vimos que, a um conjunto de ideias que anos orienta na minha atuação na escola tentei er sempre participativo, consegui montar um mural com os desenhos e os nomes dos alunos, no dia da paz ajudando a professora, a desenvolver algumas atividades sobre esse dia, ajudando as crianças na sala de aula junto com o professor com as suas dificuldades das atividades esta foi a minha contribuição a escola, eu Admilson Brito para mim pessoal foi uma grande aprendizagem e satisfação de ensinar e aprender e profissionalmente, falo como um futuro docente a satisfação de dar aula, e contribuir com a educação e o ensino nesse nosso pais. Referências Bibliográficas Educação Infantil fundame 8 8

Produção de textos – para quem escrever: o interlocutor em questão

0

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS _ FACE L Pós-Graduaçao em eoria da Literatura e Produção de Texto Área

Read More

Segurança do trabalho

0

TIPOS DE PERIGOS NOS ALIMENTOS: ALIMENTOS SEGUROS “Alimentos seguros são aqueles que não oferecem perigos ? saúde e a integridade

Read More