Pedras e rochas naturais

Categories: Trabalhos

0

PEDRAS (ROCHA NATURAIS) Em geologia, Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. O estudo cientifico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos. Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-qu(micos em ambientes geológicos.

Rochas são materiais provenientes da soli da consolidação de d transformações met ns r 3 to view da crosta terrestre, vas vulcânicas, ou Lendo ou não sofrido Da extração das rochas são obtidos blocos, agregados e pedras de construção. Nas pedras de construção estão as pedras de alvenaria, de cantaria, guias, paralelepípedos, lajotas e placas de revestimento. CLASSIFICAÇAO DAS ROCHAS DE ACORCO COM FATORES GEOLOGICOS Eruptivas, sedimentares e metamórficas Formadas pelo resfriamento do magma (material rochoso em fusão).

A) Intrusivas: Solidificam-se à grande profundidade do solo. Ex. : TIPOS DE ROCHAS SEDIMENTARES Clásticas ou detríticas: Oriundas da destruição de rochas pré- xistentes devido à ação de éguas, ventos e geleiras (deposição de detritos). Ex. : arenito. Precipitação química: Originária da transformação química sofrida por materiais em suspenso nas águas. Ex. : gipsita, calcário e dolomita. Origem Orgânica (organógenas): Provêm da ação direta ou indireta de organismos ou da acumulação de seus restos (acumulação matéria orgânica).

Ex. : calcário-fóssil, carvão-fóssil, turfa. São rochas magmáticas ou sedimentares que sofreram alteração na sua textura original, estrutura cristalina ou composição mineralógica, devido a condições químicas e físicas abaixo da uperffcie terrestre (calor, pressão e água). Os tipos de rochas mais comuns neste grupo são mármore (provém da metamorfização do calcário), gnaisse (provém da metamorfização do granito), quartzito (provém da metamorfização do arenito), xisto e filito.

Baseado no mineral simples predominante na constituição das rochas e determinante das suas caracteristicas. – Rochas Silicosas: predomínio quase total da sílica (Si02) sob a forma, normalmente, de quartzo puro. Ex. : granito, basalto, grés silicoso, etc. – Rochas Calcárias: Têm predomínio do cálcio, na forma de carbonato de cálcio (CaC03) ou de sulfato de cálcio. Ex. : calcário, mármore, dol hidratados de alumínio). Ex. : argila comum, margas e xistos argilosos. Considera-se as duas classificações anteriores e a aplicação na Engenharia.

Rochas Sílicosas: Eruptiva, Sedimentares e Silicosas Metamórficas; Rochas Calcárias: Sedimentares e Metamórficas; Rochas Argilosas: Sedimentares. PROPRIEDADES DAS PEDRAS Para que as pedras possam ser utilizadas na construção, estas devem ter algumas qualidades, resultando na necessidade de controle de certas propriedades. As propriedades fundamentais são as seguintes: Resistência Mecânica: É a capacidade de suportar a ação de argas aplicadas sem entrar em colapso. Devem ser consideradas propriedades como resistência à Compressão, Tração, Flexão, Cisalhamento, Desgaste e Choque.

Durabilidade: a capacidade de manter as suas propriedades f[sico-mecânicas com o decorrer do tempo e ação de elementos agressivos (meio ambiente ou intrínsecos, físico, químico e mecânico). Influenciam a durabilidade: a Compacidade, Porosidade, Permeabilidade, Higroscopicidade, Gelividade, Condutibilidade Térmica. Compacidade (C): É o volume de sólidos na unidade de volume da rocha natural. Está ligada à permeabilidade, à absorção, ? higroscopicidade e à gelividade.

Ensino do movimento

0

[picl SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA CINTIA CORTES DE MIRANDA FABIANA COSTALONGA DA SILVA RAVERA LETICIA COSTA DE LILIAN

Read More

Recipes

0

Créditos: Http://wwna. ‘. oceucho. com. br Conteúdo original: http://anonsource. org/p/content/content. php? content. 181. 1 http://anonsource. org/ Importante Por favor, não

Read More