Percepção

Categories: Trabalhos

0

PERCEPÇÃO – Psicologia da Percepção A Percepção define aquilo que os nossos sentidos nos apresentam e identificamos como algo vindo do ambiente externo Joseli Gomes da Silva Margarete Borges Michele Martlns Rafaela Oliveira Bono Rodrigo David Gonçalves Fabio Vida Jaqueline Silva 10 Semestre Administração sala 41 Professora Yara Sumário Prefacio Introdução Fatores que influenciam a percepção Percepção Visual to view nut*ge e 04 Percepção do M 04 Percepção no Contexto Escolar 04 Percepção no Contexto Familiar e 05 Percepção Social do Tempo ao em Bebes 03 04 05 percepção do Corpo 5 Efeito da Aprendizagem sobre Percepção 05 Efeito da Motivação Sobre Percepção Ilusões 06 Constâncias Perceptivas 06 Constancia de Forma 06 e 07 Constancia de Localização Percepção 07 Considerações Finais sobre 07 Prefacio A percepção diz respeito ao processo através do qual os objetos, pessoas, situações ou acontecimentos reais se tornam conscientes. É através da percepção que o ser humano conhece o mundo à sua volta de forma total e complexa. A percepção distingue-se da memória, porque diz respeito a acontecimentos presentes e também é diferente da inteligência e pensamento a medida em que se refere a situações concretas. A percepção é mais um conceito que possui diferentes considerações, a depender da abordagem teórica.

Ela pode ser entendida como produto de vários elementos sensitivos ligados a experiências que o individuo tem anteriormente. INTRODUÇÃO percepção Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos.

Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenc PAGF70F11 também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos. Fatores que Influenciam a percepção O processo de percepção em início com a atenção que não é mais do que um processo de observação seletiva, ou seja, das observações por nós efetuadas. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: a dos fatores externos (próprios do meio ambiente) e a dos fatores internos (próprios do nosso organismo).

Fatores externos Os fatores externos mais importantes da atenção são a intensidade (pois a nossa atenção é particularmente despertada por estímulos que se apresentam com grande intensidade e, ? por isso, que as sirenes das ambulâncias possuem um som insistente e alto); ou seja, prestamos muito mais atenção às coisas absurdas e bizarras do que ao que é normal . Fatores internos Os fatores internos que mais influenciam a atenção são a motivação (prestamos muito mais atenção a tudo que nos motiva e nos dá prazer do que às coisas que não nos interessam); em outras palavras, a força do hábito faz com que prestemos mais atenção ao que já conhecemos e entendemos; e o fenómeno social que explica que a nossa natureza social faz com que pessoas de contextos sociais diferentes não prestem igual tenção aos mesmos objetos. 2 PERCEPÇÃO VISUAL Percepção visual, no sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas aos sentidos. ? o produto final da visão consistindo na habilidade de detectar a luz e interpretar (ver) as consequências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético PAGF30F11 detectar a luz e interpretar (ver) as consequências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético e lógico. Tipos de percepção visual: Percepção de formas; Percepção de faces e emoções associadas. um tipo especlallzado de percepção de formas; Percepção de relações espaciais, que envolve profundidade, orientação e movimento; Percepção de cores; (ou visão em preto e branco) Percepção de intensidade luminosa. PERCEPÇÃO DO TEMPO A percepçao depende muto de fatores ambientais, sabemos que o tempo parece variar conforme o estado mental (percepção). Se uma pessoa está ocupada o tempo parece passar mais rápido do que quando ela está ociosa.

Atualmente as pessoas mais velhas sentem como se o tempo durasse menos do que em sua infância. Percepção de tempo refere-se a nossa experiência do tempo decorrido entre dois ventos ou entre o inicio e o termino de um evento. Por isso, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. É quando você se sente mais vivo. Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e “apagando” as experiências duplicadas. Se você entendeu estes dois pontos, já val compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os natais chegam cada vez mais rapidamente.

Enfim, as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo. Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década. O que faz o tempo parecer que acelera é a rotina. Não me entenda mal. PAGFd0F11 algumas pessoas, na década. O que faz o tempo parecer que acelera é a rotina. Não me entenda mal. A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Um exemplo de alteração da percepção relacionada ao tempo é no caso de ambientes fechados onde as pessoas dependem dessa variável para ter noção se é dia ou noite, se já está tarde, etc Em um shopping, se uma pessoa chegar ainda de dia e estiver desligada do fator tempo, ao sair do shopping terá um choque ao se deparar que um bom período se passou e já está noite. Ou seja, a realidade acaba tendo um impacto grande para ela, pois há um processo de nova percepção. PERCEPÇÃO DE MOVIMENTO A percepção de movimento é um tópico central do desenvolvimento da percepção em humanos, antecedendo surgimento de habilidades motoras (Kellman, 1995). Uma vez que o ambiente externo é fonte primária de aprendizado, é importante que os aspectos mutáveis e os imutáveis do ambiente (forma e plano espacial) sejam apreendidos quando, nos primeiros meses de vida, explora-se ativamente o ambiente com os olhos.

Os bebês são especialmente capturados pelo movimento, tendendo a preferir eventos que se movem às cenas estáticas, porque nestes eventos podem ser colhidas diversas informações a respeito do espaço e das coisas. PERCEPÇÃO EM BEBES Na infância é ainda mais pronunciado o papel do ovimento na percepção. A criança reage corporalmente aos estímulos exteriores, adotando posturas ou expressões, isto é, atitudes, de acordo com as sensações experimentadas em cada situação. É como se a excitação provocada se espelhasse pelo corpo, Imprimin em cada situação. É como se a excitação provocada se espelhasse pelo corpo, imprimindo-lhe determinada forma e consistência e resultando numa impregnação perceptiva. por meio da qual a criança vai tomando consciência das realidades externas. Isto quer dizer que a função do movimento se faz sensível na onstituição da percepção e, assim da consciência da criança com relação ao outro, ao mundo e a si mesma. PERCEPÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR A percepção escolar está vinculada na forma pelo qual a criança percebe e adquiri conhecimento no ambiente escolar que será utilizado posteriormente na vida adulta. No âmbito escolar, a criança se defronta com maiores exigências sobre o modo de se relacionar com os outros e passa a estabelecer relações tanto com adultos quanto com seus iguais e a se deparar com diferentes contextos e novas regras.

A maior parte das teorias psicológicas aborda as diversas formas e interações sociais como fatores determinantes na formação de crenças e valores do indivíduo, bem como na maneira deste reagir que envolva tais valores. PERCEPÇÃO NO CONTEXTO FAMILIAR A percepção no contexto familiar é o primeiro contato que a criança tem com outras pessoas, portanto é neste contato que ela desenvolverá, além da memória natural, a memória medlada, que futuramente será mais explorada no ambiente escolar. 4 PERCEPÇÃO SOCIAL Um último aspecto a ser considerado é o fato de que a percepção de certos aspectos relacionados a características humanas, ou mesmo a “construção da percepção’ e certas características humanas, também pode ser constituída socialmente.

Questões de gênero, raça, nacionalidade, sexualidade e outras, também podem ser interferidas por uma forma de percepção que é construída socialmente. sexualidade e outras, também podem ser interferidas por uma forma de percepção que é construída socialmente. Um dos estudos recentes mais significativos sobre estes aspectos foi desenvolvido pelo historiador brasileiro José D’Assunção Barros (1967) que examinou a construção social da percepção relativamente a certos aspectos como as diferenças de sexualidade ou as diferenças étnicas PERCEPÇÃO DO CORPO A interaç¿o dos sentidos para a percepção é a base do conhecimento intuitivo.

O autor nos faz ver que o corpo é a nossa principal referência espacial e que o espaço deve ser compreendido não só a partir dele, mas também como sua própria extensão, apoiada na experiência corporal e vivencial. Sendo o conhecimento do espaço cênico aspecto essencial para o ator de teatro bem projetar a sua voz, este artigo teve por objetivo avaliar o papel da percepção neste sentido, com o propósito de contribuir para a preparação vocal desses profissionais. Concluiu-se que a percepção do corpo, como rimeira via de acesso ao mundo e, portanto, como fulcro central para apreender a realidade, mostra-se como um valor para atores de teatro conhecer o espaço cênico e bem projetar a voz.

EFEITO DA APRENDIZAGEM SOBRE PERCEPÇAO A percepç¿o no contexto escolar é o modo pelo qual o aluno adquire conhecimento por meios sensoriais. A percepção está vinculada a um contexto social elou a um signo tem a propriedade de facilitar e mediar a absorção do conhecimento que se inicia desde o nascimento e acompanha o indivíduo até a morte. Partindo dessa premissa, percebemos que aprendemos a falar o idioma e os costumes e nossos pais ou responsáveis não só por causa de um mero processo de aprendizagem por imitação, mas também porque esses elem de um mero processo de aprendizagem por imitação, mas também porque esses elementos fazem parte do nosso contexto social.

Para que isso ocorra de um modo não traumatizante a escola procura trabalhar com o aluno com a finalidade de que ele se adapte ao no ambiente desde o seu ingresso na escola. No meio deste processo de adaptação, o educando troca informações com o ambiente escolar descobre coisas novas, assim como, tem novas experiências que farão parte da emória mediada como exemplo pode se citar o aluno relapso que não estuda não se dedica e nem presta atenção na aula após a primeira ou a segunda avaliação ele perceberá que se ele não se dedicar ele receberá uma nota baixa. Infelizmente, alguns profissionals na área da educação se utillzam da nota para chantagear o aluno e não para educá-lo tornando o seu trabalho como educador ineficaz.

EFEITO DA MOTIVAÇÃO SOBRE PERCEPÇÃO Hoje em dia, a relaçao entre aprendizagem e motivação se acha bem estabelecida, embora a natureza dessa relação ainda seja motivo de controvérsia. O individuo motivado prende diferentemente do individuo não motivado. Os efeitos da motivação sobre percepção têm sido estudados em relação a três grupos de motivos: impulsos primários, com fome e sede, motivos aprendidos e adquiridos, como necessidade de prestígio social e de realização, emotivos derivados do medo e da ansiedade. ILUSÕES As ilusões podem surgir naturalmente ou serem criadas por astúcias visuais especificas que demonstram certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano. Imagens que causam ilusão são largamente utilizados nas artes, por exemplo nas obras gráficas.

O que vemos é sempre, em certa medida, uma ilusão. A nossa imagem mental do mundo só vagam gráficas. O que vemos é sempre, em certa medida, uma ilusão. A nossa imagem mental do mundo só vagamente tem por base a realidade. Porque a visão é um processo em que a informação que vem dos nossos olhos converge com a que vem das nossas memórias. Os nomes, as cores, as formas usuais e a outra informação sobre as coisas que nós vemos surgem instantaneamente nos nossos circuitos neuronais e influenciam a representação da cena. As propriedades percebidas dos objectos, tais como o brilho, tamanho angular, e cor, são determinadas” inconscientemente e não são propriedades fisicas reais.

As ilusões surgem quando os “julgamentos” implicitos na análise inconsciente da cena entram em conflito com a análise consciente e raciocinada sobre ela. CONSTANCIAS PERCEPTIVAS Quando percebemos objetos ou pessoas, nós os percebemos como coisas estaveis e permanentes apesar das modificações em sua iluminação posição e distancias. A percepção visual é desencadeada quando a luz refletida de um objeto atinge a retina projetando sobre ela uma imagem deste objeto. Estas imagens sofrem modificações correspondentes àquelas havidas no mbiente como, por exemplo, quando é modificada a aluminação do local em que o objeto se encontra, ou quando este se movimenta.

Todas as constâncias culminam com a constância de objeto, que se refere á nossa capacidade de reconhecê-lo, apesar das numerosas modificações na luz, sombra, cor, orientação, tamanho e posição ocorrida na imagem que este objeto projeta sobre a retina. CONSTANCIA DE COR LUMINOSIDADE (BRILHO) Denomina-se constância de cor e luminosidade (ou brilho)a tendência de perceber um objeto com possuindo a mesma cor e brilho, apesar das modificações na iluminação. Exemplo: Uma amambaia nos PAGF40F11 possuindo a mesma cor e brilho, apesar das modificações na iluminação. Exemplo: Uma samambaia nos parece verde, não importa em que ambiente esteja a nossa percepção da cor verde de uma samambaia permanece constante.

O mesmo se aplica ao carvão que colocamos na churrasqueira; ele nos parece preto, não importando se está no sol vou ao pé da churrasqueira ou dentro de uma caixa em um canto escuro da garagem a percepção que temos do seu brilho permanece constante . Este dois exemplos de constâncias perceptivas semelhantes a numerosos outros do nosso dia a dia ;o primeiro é um exemplo e consistência de cor , e o segundo exemplo de consistência de luminosidade (brilho). CONSTANCIA DE TAMANHO É conhecida como constância de tamanho a tendência de perceber os objetos como tendo sempre o mesmo tamanho apesar da diminuição ou do aumento ocorridos na imagem retiniana,decorrentes do afastamento ou aproximação dos objetos.

Exemplo: Você vê uma pessoa de longe e ela está pequenina quando você se aproxima ela fica maior e pela constância perceptiva de tamanho você sabe que ela não aumentou nem diminuiu. 6 CONSTANCIA DE FORMA Denominamos constância de forma fato de percebemos que a placa como sendo ainda um círculo, embora o ângulo de visão que parece distorcer a forma. EXEMPLO: Tanto faz a porta estar aberta ou fechada porque apesar de serem apresentadas como sendo estímulos diferentes, eu a percebo como porta. CONSTANCIA DE LOCALIZAÇÃO Denominamos constância de localização o fato de percebemos os objetos como estando sempre no mesmo local do espaço, quando nós nos movimentamos pelo ambiente, ocasionando a projeção das imagens em diferentes lugares da retina. Considerações e Conclusões sobre percepção: A percepção

Internet ameaçada

0

COM-538 Sistemas de Informaçao Gerenciais Estudo de Caso – Capitulo 5 O CARNIVORE DO FBI DEVORARÁ NOSSA PRIVACIDADE? Na década

Read More

Cultura

0

A Cultura Existe uma natureza humana universal, composta por grupos humanos: homens, mulheres, negros, brancos, índios, pobres ou ricos. Algo

Read More