Perguntas e respostas sobre o período colonial

Categories: Trabalhos

0

Quando foi criado e qual foi o primeiro núcleo de povoamento do Brasil? Em 1532 foi criado a Vila de São Vicente por Martim Afonso de Souza. Como eram administradas as vilas? Eram administradas por Câmaras Municipals com base nas leis portuguesas. Só podiam votar os “homens bons” – grandes proprietários de terras e de escravos e pelos comerciantes. ora to view nut*ge Como eram compost 1 juiz ordinário, 1 pr ou 5 vereadores e 1 ou 2 almotacés (responsável pelo abastecimento) Quais a função das câmaras municipais? Zelar pela administração urbana e rural, arrecadar impostos, ealizar benfeitorias e cuidar d o abastecimento.

Onde a cana-de-açúcar se desenvolveu? No início foi tentado plantar em São Vicente, porém o solo e o clima não era bons. No nordeste mais precisamente na Zona da Mata foi onde mais se desenvolveu. engenhos? Os Índios e depois os negros sempre escravizados. O que eram as capitanias hereditárias? Em 1534, o Brasil foi dividido em 15 lotes e entregue a 12 donatários Porque foram criadas? para evitar despesas reais com a colonização; ampliar o povoamento; intensificar a produção e a exploração de riquezas; roteger o litoral contra invasões.

O que era a Carta de Doação? Documento entregue pelo Rei aos donatários da terra para a posse da capitania. O que era a Carta Foral? Estabelecia os direitos e deveres dos donatários. O Rei podia monopolizar as riquezas das colônias e arrecadar impostos. O donatário podia escravizar índios, legislar na sua capitania e doar sesmarias (pedaços de terras). Tinham que proteger a terra, realizar benfeitorias e produzir riquezas, além de trazer colonos de Portugal. Quais as capitanias que pros eraram? São Vicente e Pernambuc racasso total das capitanias hereditárias.

Consistia em um governo central para coordenar e supervisionar o desenvolvimento das captanias. Salvador tornou-se 1 a capitania do Brasil. Quantos Governadores Gerais teve o Brasil? Dezenas Quais os três primeiros? Tomé de souza (1549-1553), Duarte da costa (1553-1558) e Mem de O que fez Tomé de Souza? Fundou Salvador com a ajuda do “caramuru” – Diogo Alvarez Correia. Trouxe os primeiros jesuítas para catequizar os índios, criando o primeiro blspado do Brasil o de Salvador, chefiado por Padre Manuel da Nóbrega. O que fez Duarte da Costa?

Vindo do jesuíta José de Anchieta que em 1554 juntamente com Padre Manuel da Nóbrega fundaram a cidade de São Paulo; ocorreram as invasões francesas no Rio de Janeiro em 1955; a morte do bispo Dom pero Fernandes Sardlnha, vítma dos índios Caetis. O que fez Mem de Sá? PAGF3ÜFd em 2 governos gerais? Em 1572, com a morte de Mem de Sá. Como era dividido? Governo do norte com sede no Salvador e o Governo do sul com sede no Rio de Janeiro Quando acabou a divisão em 2 governos? Em 1578, a administração passou a ser feita por Dom Luis de Brito e Almeida e em seguida pó Lourenço Veiga.

O que foi a União Ibérica? Com a morte do Rei D. Sebastião, de Portugal que não tinha herdeiros,o trono ficou para o seu primo o rei Felipe II da Espanha. Neste período Portugal e suas colônias fiaram sob o comanda da Espanha entre 1 580 e 1540 O que aconteceu neste período? Anulação do Tratado de Tordesilhas; início significativo da expansão territorial; ampliação dos quilombos; invasão holandesa no nordeste. Quais os países que invadiram o Brasil no período colonial? A França invadiu o R] em 1955 e a Holanda invadiu a Bahia (1624-1625) e Pernambuco (1630-1654).

Computador

0

Faculdade Alvorada to view nut*ge COMPUTADOR Prof: Plataformas (Sistema operacional) 6. 1 Harware 6. 2. Software 1. Computador [pic] A

Read More

Os aspectos interdisclinares das históricas ações de estado no atendimento à população

0

[pic] or7 to view nut*ge evolução, em Seus primeiros anos de existência, está ligado ao agravamento da “questão social” na

Read More