Pesquisa de empresas – iso9001 e iso 1400

Categories: Trabalhos

0

FULANO DE TAL SEMINÁRIO INTEGRADOR PESQUISA DE EMPRESAS – Isogool E ISSO 1400 Trabalho apresentado à Instituição X para a disciplina de Seminário Integrador Professor: Fulano de Tal CIDADE 2010 SUMÁRIO 1 INTRODUÇAO 4 org to view nut*ge 2 DESENVOLVIMENTO 5 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ou CONCLUSÃ07 4 REFERCNCIAS 8 1 INTRODUÇÃO Trata-se a presente pesquisa realizada em uma empresa de passo Fundo com base em coleta de dados para a efetivação análise de Gestão de Qualidade e de Gestão Ambiental pela utilização da Norma ISO, com base em auditorias de certificação e anutenção sendo com isso oportunizado o conhecimento de de 36 pessoas. Como ramo de atividade a empresa, criada em 1991, atua na prestação de serviços traduzida na venda de sistemas tecnológicos ao longo de mais de 18 anos de dedlcação ao desenvolvimento de soluções integradas de negócio a empresas de diversos setores de atividades foi concentrada e convertida num modelo de referência que dá resposta às preocupações das pequenas e médias empresas. Com uma seleção de soluções focadas em melhorar a competitividade de seus clientes, simplificam e apresentam as pções mais adequadas para oferecer aos seus clientes baseado no tipo e tamanho de soluções que o cliente deseja.

A atividade dessa empresa se resume em criação se Softwares para a Gestão de Empresas de Pequeno, médio e grande porte, traduzindo-se em crescimento sustentado com parceria de longo prazo, criação de intranets e extranets, E-commerce, hotsites promocionais, publicidade online, animações, multimídia, e todos os outros serviços de tecnologia exigidos no atual mercado de trabalho e consumerista. A empresa possui um sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 , que agora será abordado com ais aprofundamento. A ISO 9001 consiste em uma norma de sistema de gestão que permite as empresas em primeiro lugar verificar a consistência de seus processos, medir, monitorá-los com o objetivo de aumentar a sua competitividade e com isso assegurar a satisfação de seus clientes.

Convém ressaltar que a ISO também requer que a empresa invista na maior competência de seus funcionários assegurando assim o desenvolvimento profissional, aumentando as oportunidades e criando um ambiente de trabalho melhor, amplia as possibllidades de negócios com seus fornecedores incentiv PAGFarl(Fq mbiente de trabalho melhor, amplia as possibilidades de negócios com seus fornecedores Incentivando parcerias de qualidade e uma relação ganha-ganha, desse modo ajuda a sociedade como um todo, pois ao produzir riqueza e cnar nova tecnologia as empresas asseguram um desenvolvimento do país. A natureza também ganha, pois quem tem qualidade no produto e no processo produtivo naturalmente respeita o meio ambiente.

Basta insistir no fato de que os clientes estão cada vez mais conscientes da Qualidade e esperam que os fornecedores satisfaçam pró-ativamente as mais altas exigências de ualidade de produtos e serviços. Querem esta informação antecipadamente, de forma a assegurar que a sua Organização continuará a satisfazer as suas necessidades a curto e médio prazo. É um desafio, mas também uma oportunidade da qual as Organizações podem tirar proveito. Outrossim, a ISO 9001 está baseada em oito princípios de gestão da qualidade, quais sejam: Focalização nos Clientes; Liderança; Envolvimento das Pessoas; Abordagem por Processos; Abordagem a Gestão através de um Sistema (SGQ); Melhoria Continua; Abordagem a Tomada de Decisões Baseada em Fatos; Relações com Fornecedores com Benefícios Mútuos.

Quaisquer empresas que queiram e preclsem melhorar os procedimentos internos e que precisam se manter competitivas com processos e produtos de alta qualidade, produzidos dentro de um sistema de gestão que atenda requisitos internacionalmente reconhecidos. Vários são os benefícios da ISO 9001, entre elas estão a melhoria de qualidade em produtos e serviços; Realização de objetivos e metas da empresa; Economia de tempo e custos; Transparência dos processos internos; Satisfação de cl PAGF3rl(Fq da empresa; Economia de tempo e custos; Transparência os processos internos, Satisfação de clientes, funcionários e acionistas; Qualquer organização gostaria de melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes.

Um sistema de gestão lhe dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse. A ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para istemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral. Merece destaque o fato de que, ela ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua. A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada, independentemente de tamanho ou setor.

Entretanto, os melhores retornos sobre o investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em ocalidades específicas, departamentos ou divisões. Adicionalmente, a ISO 9001 foi desenvolvida para ser compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão, tais como a OHSAS 18001 de Saúde Ocupacional e de Segurança e a ISO 14001 de Meio Ambiente. Elas podem ser integradas perfeitamente através de Gestão Integrada. Estas normas compartilham muitos princípios comuns, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode agregar um ex um sistema de gestão integrada pode agregar um excelente valor pelo investimento.

Já em relação a ISO 1400 convém lembrar que se trata de uma orma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos. Observa-se que na ISO 1400 ocorre a existência de requisitos gerais; Politica ambiental; Planejamento da implementação e operação; Verificação e ação corretiva; Análise crítlca pela administração. Isto significa que devem ser identificados os aspectos de seu negócio que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação.

O próximo passo é preparar objetivos para melhoria e um programa de gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua. A BSI pode periodicamente auditar o sistema e, caso conforme, certificar a sua companhia na ISO 1400. Ressalta-se que Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com pressão para minimizar esse impacto oriundo de uma série de fontes: autoridades overnamentais locais e nacionais, reguladores, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como consumidores, organizações ambientais e não governamentais de minorias (ONGs), universidades e vizinhos.

Então, a IS não governamentais de minorias (ONGs), universidades e vizinhos. Então, a ISO 14001 é relevante para todas as organizações, inclulndo Sltes únicos até grandes companhias multinacionais e ainda Companhias de alto risco até organizações de serviço de aixo risco, Indústrias de manufatura, de processo e de serviço; incluindo governos locais. Todos os setores da indústria incluindo setores públicos e privados; montadoras e seus fornecedores e Certificar o sistema de gestão ambiental de sua companhia na ISO 14001 significa que um organismo certificador, assim como a BSI, o avaliou e concluiu que está conforme com os requisitos definidos na norma.

A certificação na ISO 1400 lhe permite demonstrar, para reguladores e governo, um comprometimento em obter conformidade legal e regulatória, demonstrar seu comprometimento ambiental para os stakeholders, demonstrar ma abordagem inovadora e voltada para o futuro para clientes e futuros colaboradores, aumentar seu acesso a novos clientes e parceiros de negócios, gerenciar melhor seus riscos ambientais, agora e no futuro, reduzir potencialmente seus custos de seguros por responsabilidade pública e ainda melhorar a sua reputação. Convém lembrar que para certas indústrias, a pressão é agora exercida por muitas organizações grandes, como as montadoras (OEMs – Fabricantes de Equipamento Original) que esperam que seus fornecedores adotem práticas ambientalmente amigáveis, podem requerer a certificação na ISO 1400 como uma licença para operar.

A ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empre PAGFsrl(Fq Standardization (ISO) e que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais. No inicio da década de 90, a ISO viu a necessidade de se esenvolverem normas que falassem da questão ambiental e tivessem como intuito a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza elou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades. Ressalta-se a necessidade das empresas estabelecerem parâmetros para a área ambiental. Explicita-se sobre a estrutura e importâncla dos requisitos descritos nela. As auditorias e análises críticas ambientais, por si só, não oferecem evidência suficientes para garantir que a empresa está seguindo as determinações legais e sua própria política.

Outrossim, o sistema de gestão ambiental deve interagir com outros sistemas de gestão da empresa. A norma se aplica a qualquer tipo de empresa, independente de suas características, cultura, local, etc. Deve-se observar que a ISO 1400 tem como foco a proteção ao meio ambiente e a prevenção da poluição equllibrada com as necessidades sócio-econômicas do mundo atual. A norma tem vários princípios do sistema de gestão em comum com os princípios estabelecidos na série de normas ISO 9000. Os certificados de gestão ambiental da série ISO 14000 atestam a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das tividades de uma organização.

Para a obtenção e manutenção do certificado ISO 14000, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certif organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais. Há que se ressaltar que nas auditorias são verlficados o cumprimento de requisitos como o cumprimento da legislação ambiental; diagnóstico atualizado dos aspectos e impactos ambientais de cada atividade; procedimentos padrões e planos e ação para eliminar ou diminuir os impactos ambientais sobre os aspectos ambientais; pessoal devidamente treinado e qualificado. Entretanto, apesar do fato de que as empresas estejam procurando se adequarem, a degradação ao ambiente continua em rltmo crescente.

Apenas um número pequeno de empresas busca a sustentabilidade e as melhorias conseguidas são pequenas diante da demanda crescente por produtos e serviços, originadas do desenvolvimento econômico. 3 CONSIDERAÇOES FINAIS OU CONCLUSAO A ISO 14000 permite a empresa demonstrar que tem uma preocupação com o ambiente. Apesar da norma ser voluntária, o mercado passará a exiglr a sua utilização. A sua implantação também proporcionará economias para as empresas, através da redução do desperdício e do uso dos recursos naturais. A ISO 14000 dá ênfase ao melhoramento contínuo, o que proporcionará economias crescentes à medida que o sistema está em funcionamento. As empresas estão implantando sistemas de gerenciamento ambiental tendo como principais objetivos a redução de riscos com multas, indenizações, etc. Melhoria da imagem da empresa em relação a performance ambiental; Melhoria da imagem a empresa quanto ao cumprimento da legislação ambiental; Prevenção da poluição; Redução dos custos com a disposição d PAGF8rl(Fq cumprimento da legislação ambiental; Prevenção da poluição; Redução dos custos com a disposição de efluentes através do seu tratamento; Redução dos custos com seguro; Melhoria do sistema de gerenciamento da empresa. O presente estudo trouxe a baila o questionamento sobre a necessidade de obter a certificação ISO 14000 que se traduz por indicar que o Sistema de Gerenciamento Ambiental da Empresa foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um rganismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 14001.

Em suma, tendo como referência a pesquisa efetuada, pode-se concluir que além de um empresa se preocupar em Gestão da Qualidade em seu produto fornecldo ou somente na satisfação do seu consumidor direto, na atual conjuntura é necessário e imprescindível a preocupação com o meio ambiente, enquanto o primeiro modelo atende somente duas partes envolvidas no negócio, isto é fornecedor e consumidor, o modelo apresentado em segundo plano (ISO 1400), tem o condão de atender e atisfazer a mais pessoas, isto é, dar importância ao “bem comum”, ou seja, se importar mais com a “coletividade” e dessa forma também se beneficiando com a imagem de uma empresa preocupada não só com lucros diretos, mas na preseruação do meio ambiente. 4 REFERÊNCAS http://www. parcerianet. com. br/solucoes/ acessado em 29 de novembro de 2010. http://jasconsultoria. vilabol. uol. com. br/artigoConceitosIS014000 . htm, acessado em 30 de novembro de 2010 PROENÇA, Fábio Rogério. Custos formação de Preços: processos gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. PAGFgrl(Fq

Bases da administração

0

título: Bases históricas da Administração Em nossa web aula 1 da unidade, iremos conhecer mais alguns aspectos das teorias administrativas

Read More

Tcc anorexia e bulimia

0

E. E JOANNA SPOSITO ANOREXIA E BULIMIA 2 p EMBU DAS ARTES NOVEMBRO DE 2011 E. E JOANNA SPÓSITO CURSO:

Read More