Petróleo

Categories: Trabalhos

0

4 Logística da Indústria do Petróleo Este capítulo vai apresentar as características da logística do petróleo no Brasil, sua distribuição, transporte e localização geográfica das refinarias e bases de distribuição (primárias e secundárias) e os pnncpais fluxos de transferência de Gasolina e Diesel. 4. 1. Considerações Iniciais Segundo Cardoso (2004), não existe tratamento logístico diferenciado quando o produto a ser movimentado for petróleo e / ou seus derivados, a não ser no aspecto de segurança ambiental, cujo tema foge ao escopo desta dissertação.

Permanece então o conceito de Logística – visto em capítulo anterior. Trata-se PUC-Rio – Certificaçã or6 igualmente de uma c a Sv. ipe to view necessita chegar ao custo benefício e sati ponto de origem, do com menor esta caracterizada por baixo valor agregado e m nimo de risco de obsolescência devido à sua demanda estável e, por se tratar de uma demanda estável, pode-se adotar uma política de antecipação à demanda. No futuro próximo, a demanda de combustíveis, como Etanol e GNV, tende a aumentar devido à crescente utilização dos veículos do tipo flex-fuel ou combustível flexível.

Em se tratando de um pais de grande dimensão geográfica como o Brasil, faz- se necessária a aplicação intensiva das novas tecnologias de informação e de ferramentas logísticas mais eficientes, para que toda a Cadeia de Suprimentos possa estar total e definitivamente integrada. No caso do mercado de combustíveis, podem ser considerados componentes da Swlpe to vlew next page da Cadeia de Suprimentos: transportador (ferroviário, rodoviário ou lacustre), produtores de combustíveis (Petrobras, refinarias particulares e petroquímicas), distribuidoras (Shell, Texaco Esso,

Br, Ipiranga, etc) e consumidores (indústrias ou pessoas físicas). Para que as funções e atividades logísticas iniciem seu fluxo de forma mais precisa, é necessária a acuracidade nas etapas da obtenção da demanda que compreende a pesquisa de mercado, análise e desenvolvimento de produtos, aquisição de insumos, entre outras. No atendimento posterior a esta demanda está 28 o transporte, a distribulção, a armazenagem e o atendimento do pedido no prazo pré-determinado. Os estoques de produtos refinados são provenientes das refinarias.

Posteriormente, são transportados (através de dutos ou navios) para as Bases Primárias das diversas Empresas Distribuidoras atuantes no mercado brasileiro, que, por sua vez, distribuem para suas Bases Secundárias, tornando possível o abastecimento dos pontos mais remotos dos Brasil. Embora o modal dutoviário possua as menores tarifas de transporte – além de ser um dos mais seguros – o mesmo ainda é insuficiente no Brasll, possuindo poucos dutos em operação, cerca de 10. 000 Km — sendo que a maior extensão está concentrada na região Sul e Sudeste. m estudo recente da COPPEAD, intitulado “Planejamento Integrado do Sistema Logístico de Distribuição de Combustíveis”, mostra que no Brasil inda não existe escala de volume que viabilize a construção de novos dutos. Onde já existe volume, a infra-estrutura dutoviária já está PUC-Rio – Certificação Digital NO 0321305/CA instalada, como é o caso das regiões Sul e Sudeste, re – Certificação Digital NO 0321305/CA instalada, como é o caso das regiões Sul e Sudeste, responsáveis por do consumo de Gasolina e Diesel.

Nestes locais estão presentes 76% de toda a estrutura dutoviária do país”. O transporte entre as instalações de Refinaria e as Bases Primárias é feito geralmente por modal dutoviário (cujo proprietário das nstalações é a Petrobras Transportes S. A. ) ou por navegação de cabotagem através da atracação de naviostanques (NT’s) nos portos. Já as transferências entre as instalações das Bases Primárias e Secundárias são feitas por modal rodoviário (caminhões-tanque), e modal ferroviário (vagõestanque) – sendo este último modal tema central desta Dissertação.

A Flgura 3 mostra os principais fluxos de transferências de Diesel e Gasolina entre bases primárias e secundárias existentes no Brasil. O Gráfico 4 mostra o percentual destes modais nas transferências. 29 Betim Araucária Paulínia Fonte: COPPEAD – Centro de Estudos em Logística, 2005 Figura 3 – Principais Fluxos de Transferências de Diesel e Gasolina Fonte: COPPEAD, 2005 Gráfico 4 – Perfil de Utilização da Infra-Estrutura de Transportes nas Transferências de Combustíveis no Brasil Valores expressos em % Volume (m3) por mo empresas especializadas chamadas de Distribuidoras.

Como atividades principais, tem-se a aquisição de produtos a granel e sua revenda por atacado para sua rede varejista ou para grandes consumidores. Tais atividades abrangem não somente a comercialização, como também a aquisição, armazenamento, ransporte e o controle de combustlVeis líquidos de derivados de petróleo, álcoois combustíveis (anidro ou hidratado), gás líquido envasado, lubrificantes e outros combustíveis automotivos. 4. 3. Bases de Distribuição Das refinarias, os produtos seguem para as Bases Primárias das Distribuidoras – segundo a melhor logística.

Atualmente este envio é feito por modal dutoviário – nos casos das Bases do Sul e Sudeste — e por navegação de PUC-Rio – certificação Digital NO 0321305/CA cabotagem – no caso das Bases localizadas no litoral do Nordeste brasileiro. De acordo com a ANP, o Brasil possui 322 bases, entre ases primárias e secundárias, das quais 131 (40,7%) situam- se na Região sudeste, 56 na Região sul, 47 na Região Nordeste, 46 (14,3%) na Região Norte e 42 (13,0%) na Região Centro-oeste.

O grande desafio logistico que as Distribuidoras enfrentam atualmente é o de disponibilizar seus produtos nos pontos mais remotos do Brasll, com qualidade e preços competitivos. De acordo com o estudo da COPPEAD, no que tange ao modal Ferroviário, indica que o atendimento das transferências por este modal atinge somente a 56% dos usuários atuais e mercado potencial, ou seja, 44% representam gargalos peracionais que geram custos anuais de R$ 50 milhões12.

Estes gargalos impactam diretamente nas margens financeiras dos elos da cadeia de suprimentos de co PAGF Estes gargalos impactam diretamente nas margens financeiras dos elos da cadeia de suprimentos de combust(veis: Revendedores e Distribuidoras. Para vencer as dimensões brasileiras, as principais Distribuidoras mantêm Bases em diversas regiões. Estas instalações possuem toda a infra-estrutura necessária para receber, armazenar, misturar, embalar e distribuir os derivados de petróleo. 2 Esse total inclui todas as rotas ferroviárias existentes no Brasil. 1 por conveniências financeiras e de investimento, as Bases podem ser próprias (todos os ativos pertencentes a uma determinada Distribuidora), pools (cada empresa Distribuidora participa com um percentual de investimento) e Bases operadas por terceiros, na qual a empresa Distribuidora não possui ativo algum além do produto a ser movimentado, e depende de terceiros para viabilizar a movimentação de seus produtos.

O Gráfico 5 ilustra o mercado brasilelro de distribulção de combustívels. OUTROS 24% TEXACO AGIP+WAL4% ESSO 8% SHELL IPIRANGA 19% funções das bases primárias e secundárias na logística de istribuição de petróleo do Brasil. 13 O SINDICOM é uma entidade representativa, a nível nacional, das companhias distribuidoras de combustlVeis, álcool e lubrificantes.

Fundado em 1 941, o SINDICOM tornou-se o fórum apropriado para discussões de assuntos jurídicos, fiscais, operacionais, de suprimentos e transportes, e de segurança industrial, saúde ocupacional e proteção ao meio-ambiente que sejam comuns às empresas associadas e de representação junto ao governo. 32 Atualmente, por questões de investimento e análise de custo benefício, as Bases da Petrobras que estão localizadas em egiões mais remotas servem a diversas outras empresas que não dispõem da estrutura logística para conduzir os produtos até aquela região.

A Figura 5 representa a localização geográfica de todas as Bases de Distribuição de Combustíveis e seus modais de recebimento e distribuição de produtos. Logística do Petróleo no Brasil (foco downstream) Fluxo Primário (Refinarias – Bases Primárias) Transporte: dutos ou nt’s Bases Primárias Fluxo Transferência (Base – Base) Transporte: ct• s, vrs, balsas Modais Utilizados PUC-Ri0 – certificaçao Digital NO 0321305/CA Entrega (Bases – Clientes) Transporte: ct’s Bases Secundárias

Substrato ideologico

0

COMPONENTES: Darliana Ramos Elainne Marcia Francisca das Chagas Jamilly Almeida Renata Vanessa Lustosa COELHO NETO – MA MARÇO/2011 Substrato ideologico

Read More

Questões – introdução à organização de computadores

0

1- Descreva os componentes básicos de um sistema de processamento de dados. O componente do computador que é capaz de

Read More