Pim iv unip

Categories: Trabalhos

0

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV projeto WEB 3. 0 Experience. polo Cachoeirinha/ RS 2011 Cursos Superiores de 1 6 PROJETO INTEGRADO Swipe to r. t page projeto WEB 3. 0 Expe Nome: Luis Claudio Paulo Silveira RA: 1130515 Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Semestre: 10 Semestre Polo Cachoeirinha/ RS 201 1 RESUMO O presente projeto realizado pela empresa WEB3. PlM para a Universidade UniPIM, trata de desenvolver um sistema que fornecerá conteúdo baseado no conceito Web 3. , esse sistema icará confinado na intranet da UniPIM que tem um campi por estado da União Federativa do Brasil mais o Distrito Federal e em project conducted by company WEB3. PlM for the University UniPIM, comes to developing a system that Will provide content based on the concept Web 3. 0, this system Will be restricted intranet l_JniPlM which has a campus in State of the Union Republic of Brazil and the District Federal and each campus Will be a roam called WEB 3. 0 Experience room, where they happen to interact with Web 3. 0 content, is a system of academic research in semantic form, called “Web 3. 0 Experience. ‘ The project covers the implementation of the computer network LAN and WAN (intranet) that allow the interconnection of all campuses and access to dedicated servers that provide content and Will be installed in the Data Center in Sao Paulo. The project Web 3. 0 Experience has initial experimental character, but eventually want to make it an essential tool for the institution. Keywords: Semantics, interaction, design, tool and Web 3. 0. LISTA DE FIGURAS Figura 1: Diagrama Interação dos atores envolvidos 15 Dlagrama de desenvolvimento da aplicação – UML 16 Figura 2: Figura 3: Exemplo de XML, dados de um TCC 17

Figura 4: Exemplo de XSD para a Figura 3, dados de um TCC 18 • Evolução das Linguagens Web 19 Figura 5. Figura 6: Estrutura RDP vCard, cartão de visitas em RDF 20 Representação de uma rede de computadores23 Figura 7: Figura 8: Esquema de uma Rede Privada Virtual. Fonte: Wikipedia. Disponível em: ;http://pt. wikipedia. org/wkiNirtual_Private_Network; 25 LISTA DE TABELAS Tabela 1: Esquema de endereçamento IP classe C 27 Tabela 2 76 work;25 Tabela 2: Planilha de custos projeto 28 SUMÁRIO l. INTRODUÇAO 7 2.

CONCEITO ‘WEB SEMÂNTICA (WEB 3. 0) 8 2. 1 . Web Sintática e Web Semântica IO 2. . Utilidade e funcionamento 10 2. 3. Metadadosl 1 3. O PROJETO 12 3. 1 Requisitos do projeto 13 3. 2. Objetivos do projeto 13 3. 3. Viabilidade do projeto 14 4. DESENVOLVIMENTO 15 4. 1. Gerenciamento do Projeto 15 4. 2. Desenvolvimento da ferramenta “WEB 3. 0 Experience” 42. 1. Linguagens utilizadas16 4. 3. Infraestrutura de redes 23 4. 3. 1 Rede WAN (Wide Area Network)23 4. 32 Rede LAN (Local Area Network) 25 4. 3. 3 Segurança da rede 26 4. 3. Topologia lógica 26 4. 3. 5 -ropologa física 28 4. 3. 6 Recursos de Hardware 28 5. CUSTOS 29 5. 1 . Planilha de custos 29 16 5. CONCLUSA030 REFERÊNCIAS 31 1. INTRODUÇÃO Um ambiente heterogêne PAGF3 76 o visando a comunicação informações dispersas nesse ambiente e é necessário fazer com que isso seja independente de interações humanas. Hierarquizar todas essas informações de forma eficiente, de forma a compreender o conteúdo e estabelecer a relação entre essas informações é a base fundamental para esse desafio.

Estudos da W3C (World Wide Web Consortium) sobre web semântica iniciados em dezembro de 2004, desenvolvido pelo próprio criador da world wide web (Tim Bernes Lee) nos mostram que isso já é uma realidade mais próxima do que imaginamos, egundo Tim Berners Lee: “se propriamente planejada, a Web Semântica poderá apoiar a evolução do conhecimento humano como um todo” (BERNERS-LEE apud MARCONDES; SILVA, 2008, p. 114). 2. CONCEITO WEB SEMÂNTICA (WEB 3. 0) Para poder realizar este projeto, antes foi necessário realizar uma pesquisa científica para entender o que é Web 3. e os conceitos envolvidos nessa nova tecnologia, para então poder desenvolvê- lo. A Web desde seu princípio foi criada de modo que seus dados fossem apresentáveis aos humanos. Uma forma de que humanos viessem a se comunicar com outros humanos de modo fácil rápido. Da mesma forma sua arquitetura foi desenvolvida, baseada em sistemas abertos mantendo uma enorme integração abrangendo diversos níveis da sociedade. Isso faz com que a Web esteja em constante evolução, para que venha atender todo esse público. Com a sociabilização das formas de acesso a Internet também houve um aumento da criação de conteúdo na Web.

Isso vem ocorrendo com as imensas comunidades sociais, e vem ocorrendo com os blogs (páginas pessoals, um tipo de diário virtual aber sociais, e vem ocorrendo com os blogs (páginas pessoais, um tipo de diário virtual aberto ao público). Esse grande volume de dados está disposto de forma de difícil acesso e localização. O fato é que, mais cedo ou mais tarde, seremos vitimas das próprias barreiras. Desta forma é evidente a realização de esforças para evitar as barreiras. Todos os serviços e a sociedade sairão ganhando com isso.

Em 1998 Tim Berners-Lee, precursor da Internet, líder da World Wide Web Consortium (W3C), escreveu o que ele mesmo descreveu como An attempt to give a high-level plan of the architecture of the Semantic WWW, “Uma tentativa de dar um plano de alto nível da arquitetura da WWW”. Ele buscou squematlzar um plano desde então para fazer com que a Web seja entendida por si própria, de modo que os computadores pudessem entender e formatar o sentido dos seus dados. Semântica é uma palavra que vem do grego semantiké, e pode ser traduzida por “arte da significação”. Através da semântica buscamos a implantação da Web Semântica.

Uma Web com toda sua informação organizada de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente máquinas. Os próprios computadores serão a base dessa nova Web, elas farão a parte de cnação desse conteúdo, e ainda fará seu acesso, las nos ajudarão, de fato, em tarefas que hoje, invariavelmente temos que fazer manualmente. A máquina fará o papel do homem e não o homem o da máquina. Em geral a Web Semântica ajudará a separar o sentido dos dados do conteúdo de documentos, ou código de aplicação, utilizando tecnologias baseadas em padrões abertos.

Se um computador compree código de aplicação, utilizando tecnologias baseadas em padrões abertos. Se um computador compreender a semântica de um documento, não interpretará apenas a série dos caracteres que compõem esse documento, compreenderá o sentido deste documento. Interpretação e contextualização de dados, esses serão os objetivos. A Web Semântica também será constituída de uma grande base inteligente, onde dados descreverão dados de maneira organizada e de fácil acesso.

Através dessa base os sistemas conseguirão não só apresentar o dado ou informação das pesquisas, mas dar contexto a esse dados a serem localizados. Uma vez que a base de informações semântica existe, pode fornecer a habilidade de etiquetar todo o indlce neste banco de dados, descrevendo o que cada parte de informação dando- lhe o sentido semântico ao artigo. Assim, os motores de busca ornam-se mais eficazes do que são agora, e os usuários podem encontrar a informação que precisam na busca.

As organizações que fornecem vários serviços podem etiquetar aqueles serviços com o sentido; usando agentes baseados em software, podendo encontrar dinamicamente estes serviços e utilizá-los a próprio beneficio ou na colaboração com outros serviços. 2. 1. Web Sintática e Web Semântica A Web Semântica é um percurso natural que a evolução da Web estará dando. Assim como a Web 1 -O foi a dos grandes portais, onde todo o dado era criado e disponibilizado por grandes empresas, a Web 2. é uma Web participativa com a integração e utilização de novas técnicas no desenvolvimento, a Web 3. pode ser interpretada com a Web Semântica que irá permitir com que todos os dad desenvolvimento, a Web 3. 0 pode ser interpretada com a Web Semântica que irá permitir com que todos os dados sejam acessíveis a todas as pessoas de maneira inteligente, uma convergência de várias tecnologias já existentes e que serão usadas ao mesmo tempo. 2. 2. Utilidade e funcionamento Podemos formalizar a Web Semântica como uma Web onde haverá a interligação de conteúdo minerando um formato a xemplo da inteligência humana, um determinado nivel de inteligência artificial. ?reas específicas como sites de viagens e cnticas de restaurantes e produtos são candidatas óbvias para construção de sistemas semânticos, fazendo com que estes fossem os precursores da chamada Web 3. 0. “Imagine que o Google respondesse, precisamente, a seguinte questão: ‘preciso da configuração de um computador para jogos e edição de imagens? ‘ Para isso, seria necessário que o Google, ou qualquer outro sistema, além de conhecer as configurações possíveis para micros, soubesse para que serve e qual a melhor plicação de cada uma delas. ara essa situação acontecer, é fundamental a criação de um segundo nível de informação, ou seja, a criação de dados que descrevem dados. ” (MONTEIRO, 2006) “Os primeiros exemplos são serviços como Del. icio. us e Flickr, os sistemas de compartilhamento de bookmarks (sites favoritos) e fotos adquiridos pelo Yahoo, e Digg, um serviço de notícias que emprega a agregação de opiniões de leitores para encontrar artigos de interesse. No Flickr, por exemplo, os usuários ‘rotulam’ fotos, facilitando a identificação de imagens de formas que scapavam aos cientistas no passado. Com o Flickr identificação de imagens de formas que escapavam aos cientistas no passado. .Com o Flickr, você pode encontrar imagens que um computador nunca conseguiria’, disse Prabhakar Raghavan, chefe de pesquisa da Yahoo. ‘Algo que nos desafiou por 50 anos repentinamente se tornou trivial. Não teria se tornado trivial sem a World Wide Web. ” (MARKOFF, 2006) Tudo isso será feito através de uma prévia descrição dos dados, uma leitura informatizada de todo conteúdo já existente visando formar uma base de dados aonde haveria a descrição inteligente e todo esse conteúdo.

De certo modo essa base de dados estaria composta por dados interpretando outros dados, ou seja, metadados. A prenuncia da forma aonde os computadores agirlam de forma quase humana, um nivel de inteligência artificial. 2. 3. Metadados A maioria dos documentos acessados na Web são páginas em HTML (HyperText Markup Language), entretanto, para a viabilidade na Web Semântica o HTML geralmente não dispõe de nenhuma informação extra capaz de otimizar o processo de localização de cada página, limitando-se a indexar em forma de hipertexto de maneira não ordenada textos, animações, som, ormulário dentre outras informações.

No contexto da viabilidade semântica pode-se dizer que metadados são “dados sobre dados”, uma documentação onde estaria à descrição sobre as informações e suas respectivas ligações, em constante ampliação, de forma estruturada minimizada visando facilitar o acesso a manutenção desses dados. Esses metadados poderiam adquirir variados fins, utilizados em quaisquer sistemas onde os dados primários necessitarem de maiores necessitarem de maiores recursos, descrição provenientes de seus relacionamentos.

A manipulação de metadados devem ser focalizados em três atores: A obtenção desses metadados, que deve ser feita de forma continua e segura manter a consistência dessa base. A atualização constante, para facilitar o acesso a esses metadados e a definição desses dados. a forma de acessibilidade a esses dados. A interoperabilidade entre metadados é realizada através da adoção de arquiteturas padronizadas, viabilizando uma maior eficiência na descoberta de novos recursos para essas informações. . O PROJETO A empresa WEB3. PlM desenvolverá um projeto para a Universidade IJniPlM, o qual fornecerá conteúdo baseado no conceito Web 3. ou Web Semântica, esse sistema ficará confinado na intranet da UniPlM que tem um campi por estado da União Federativa do Brasil mais o Distrito Federal e em cada campi haverá uma sala chamada WEB 3. Experience Room, aonde acontecerá a interação com o conteúdo Web 3. 0. Consiste num sistema de pesquisas acadêmicas, de forma semântica, chamado: “WEB 3. 0 Experience”, que será disponibilizado num ambiente específico (sala WEB 3. 0 Experience Room), criado exclusivamente para isto, que terá caráter inicial experimental, mas futuramente pretende torna-lo uma ferramenta essencial para instituição.

Imagine uma ferramenta de pesquisas acadêmicas capaz de facilitar ao máximo o trabalho de consulta, que ao entrar com os dados de seu interesse ela seja capaz de identificar o material exato que você vai precisar e disponibilizar bibliograf seja capaz de identificar o material exato que você vai precisar e disponibilizar bibliografias, artigos e pesquisas recentes sobre o tema que esteja disponível na rede, além da colaboração mútua do usuário, podendo editar artigos ou fornecer resenhas a artigos existentes e o mais interessante é que o sistema é autoalimentado com as informações do usuário tornado o istema cada vez mais inteligente. 3. 1. Requisitos do projeto * Desenvolvimento da aplicação no formato Web 3. 0; * Descrever suas funcionalidades, tecnologias aplicadas, ferramentas etc. ; * Modelagem do processo; Desenvolver e montar a rede WAN (Intranet), para comunicação entre os campis dos estados; * Desenvolver e montar a rede LAN (local), para comunicação entre os computadores da sala WEB 3. Experience Room, em cada estado; * Quatro equipamentos e um switch nível 2 por campi; * Dois servidores (Aplicação e Banco de Dados), instalados no Data Center da l_JniPlM em São Paulo – SP; Plano de endereçamentos IP classe C para rede CAN, protocolo IP versão 4 ou IPv4; * Para rede WAN, endereçamento de rede privada; * O projeto é confidencial, sob custódia da WEB3. PlM e o Reitor da UniPlM o dono da informação; * Planilha detalhada de custos do projeto; * Time-line com as fases e atividades. 3. 2. Objetivos do projeto A empresa WEB3. PlM será responsável pela implantação do sistema ‘”WEB 3. 0 Experience” que pretende fornecer aos usuários (Alunos e Professores) conteúdo de forma semântica baseado nos conceitos da web 3. 0. xperimental, com intuito PAGF

A imprtancia da gestao de custos

0

Estratégia x COMPETITIVIDADE O ambiente esta em constantes mudanças, as empresas precisam acompanhar essas modernizações para garantir a vantagem competitiva

Read More

Crescimento muscular

0

mentoCrescimento muscular com velocidade das Repetições Você sem dúvida tentou diferentes estratégias para crescer mais ou secar melhor. Você tentou

Read More