Planejamento

Categories: Trabalhos

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ AREA DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO AD5MA Ednilson Sousa Narcisio Ribeiro Victor Cassiano Ygor Yann ATIVIDADE DE PESQUISA Belém 2012 OF6 p Trabalho acadêmico em formato de Pesquisa apresentado para obtenção de nota parcial relativa ao 1 a bimestre da disciplina de Planejamento Estrategico do 50 período do Curso de Bacharelado em Administração no Centro Universitário do Pará – CESUPA. Professor: Francisco Silva, Msc. btenção de nota parcial relativa ao 10 bimestre da disciplina de eu funcionamento integrado de forma generalizada, segundo Chiavenato (2003) “A estratégia define a estrutura organizacional e os processos internos no sentido de alcançar feitos altamente positivos sobre o desempenho organizacional”. 3. O planejamento é um instrumento administrativo que quando usado de forma estruturada e condizente com a realidade de uma organização, pode trazer resultado muito positivos.

Há experiências de alguns gestores que afirmam a existência de sucesso com a ausência de um planejamento formalizado. No entanto, Este fato pode ocasionar falhas e grandes perdas. Nesse caso segundo Oliveira (2007) “0 executivo deve identificar e proporcionar um tratamento aberto e franco para com o problema, procurando revitalizar o planeamento estratégico na empresa, por outro lado o executivo não deve consolidar uma situação em que o próprio sucesso da empresa incentive uma rejeição ao planejamento estratégico”. . Diante de um cenário marcado pela intensificação do processo de globalização, e aprimoramento dos sistemas de informação (SI) é imprescindível saber de onde sair até onde se chegar. Portanto segundo Oliveira (2007), “O planejamento é um rocesso administrativo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de fatores externos — não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada”.

Logo conjuntamente com planejamento vem a necessidade de se tomar decisões, contudo, não se pode fazê- lo sem nenhum tipo de informação, que de acordo com Zeman (1970) “a informação é a colocação de alguns elementos ou partes, materiais ou não, em alguma forma, em algum sistema classificado, ou seja, Informação é a classificação de alguma co lguma forma, em algum sistema classificado, ou seja, informação é a classificação de alguma coisa: símbolos e suas ligações em uma relação – seja organização de órgãos e funções de seres vivos, de um sistema social qualquer, de uma comunidade qualquer.

Para esse autor, “A expressão da informação de um sistema tem por base, como se sabe, a fórmula matemática da entropia negativa”, Adquirindo um sentido positivo para organização. 5. Conhecer o espaço em que se está inserido é fundamental para que se possa dominá-lo, bem como também a atuação em conjunto. Logo como exemplo representativo e singular tem-se, as tropas de guerras antigas como os espartanos que planejavam táticas de batalha pra vencer seus inimigos, através de uma exemplar liderança seguida de esforço, trabalho e espírito de equipe.

Deste modo Drucker (1999) considera que “O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”, ou seja, tomar decisão é importante, mas tomar a decisão acertada de maneira respaldada é imprescindível para o sucesso de uma 2a Questão: Que vantagens se apresentam ao ter a missão da rganização definida?

Resposta: A missão da organização tem como função principal a orientação e delimitação da estratégia organizacional um período de tempo consideravelmente longo, permanecendo comprometidos os valores, crenças, princípios, expectativas, conceitos e recursos organizacionais, a missão torna-se extremamente importante aja visto que descreve as habilidades essenciais da organização. egundo OLIVEIRA (1991, P372) missao e a determinaçao do motivo central do planejamento estratégico, ou seja, a determinação de “aonde a organização quer ir 3 otivo central do planejamento estratégico, ou seja, a determinação de “aonde a organização quer ir corresponde a um horizonte dentro do qual a organização atua ou poderá atuar. 3a Questão: Comente a afirmação: “A visão tem um efeito muito relevante sobre os esforços que as pessoas fazem. Ela incentiva e ajuda a suportar períodos sem resultados. Considerando que a visão deve retratar um estado futuro desejado e que ela deve ser à longo prazo no âmbito das organizações as pessoas que então inseridas nelas devem agir em conjunto para que os objetivos que a Visão ostenta sejam lcançados de maneira sistémica, ou seja, com os esforços de todos obedecendo ao parâmetro da ostentação da visão. E pelo fato desta ser à longo prazo em um determinado momento em que a organização encontra-se estagnada a Visão vem com uma doutrina de ação momentânea para a obtenção de futuros resultados, e isto gera motivação e o incentivo dentro das organizações.

Collins & Porras (1996) sugerem que a Visão contemple um horizonte de tempo de 10 a 30 anos. A visão de uma organização deve sobreviver aos seus líderes se for realmente inspiradora. a Questão: Identifique e justifique em que momento o processo de planejamento e a tomada de decisão se aproximam e se distanciam. As organizações são influenciadas pela variável ambiente, principalmente em tempos de incerteza ambiental. Os fenômenos que impactam as empresas podem corroborar tanto para o crescimento quanto para a falência da mesma.

Diante do exposto percebe-se que a tomada de decisão se distancia do planejamento em momentos de incerteza ambiental. Com a incerteza do futuro, o plan empresas se baseia em incerteza ambiental. Com a incerteza do futuro, o planejamento as empresas se baseia em expectativas, as quais são manejadas com diversos graus de confiança. Nesse contexto, a incerteza refere-se à falta de confiança do empresário em suas estimativas e expectativas em relação ao futuro, PENROSE (2001). Se aproximam nos momentos de estabilidade no ambiente.

Uma empresa que detém poder precisa mantê-lo ao longo do tempo. As estratégias de intercâmbio de informações, recomendação e pedido reduzem a incerteza e aproximam os elos, fortalecendo a cadeia ao longo prazo ANDERSON (2001). 5a Questão: Evidenciem e justifiquem pelo menos cinco stratégias, necessárias para que o planejamento seja fortalecido como ferramenta efetiva de gestão. Rebouças (2001 ) explic ta duas fases que as empresas, em seu processo de evolução, passam. A saber: a fase estruturada e a fase empreendedora.

Para ambas as fases a função gerencial planejamento é um fator de sobrevivência no mercado, especialmente quando se trata das estratégias que serão utilizadas pela empresa. 1. O acúmulo gradativo dos recursos necessita de um planejamento pessoal, principalmente quando os sócios almejam iniciar um empreendimento e deter capital de giro para suportar s incertezas ambientais. 2. Para poder usufruir uma oportunidade ambiental o executivo necessita possuir habilidade de planejamento para poder otimizar os resultados advindos de tal oportunidade. . A exploração de todo o segmento de mercado requer um planejamento de caráter proativo, vislumbrando a barreira imposta pelo esgotamento do mercado. 4. O planejamento é o primeiro passo para a exploração de determinado nicho de mercado, pois tal estratégia depe S é o primeiro passo para a exploração de determinado nicho de mercado, pois tal estratégia dependerá de metas pré- stabelecidas e ações que levarão ao alcance das mesmas. 5.

Outra estratégia que depende do planejamento são as estratégias de produção, visto que a logistica industrial, os custos industriais, a engenharia de produtos e o controle de qualidade são ações que devem ser preparadas, analisadas e otimizadas constantemente. REFERENCIAS ANDERSON, Erin; COUGHLAN, Anne T; STERN, W. ; EL- ANSARY, Adeli . Canais de marketing e distribuição. 6. ed. Porto alegre: Bookman, 2002. CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento Estratégico – Fundamentos e Aplicações, Rio de Janeiro, Campus, 2003 . COLLINS,J. C; PORRAS,J. I. BLIilding your companys vison.

Harvard Business Review, Boston, v. 74, n. 5, p. 65-77, sept. /oct. 1996. DRUCKER, P. , sociedade Pós-capitalista. P ed.. Pioneira: sao Paulo. 1999. OLIVEIRA, Djalma de P. R. de. Estratégia Empresarial: uma abordagem empreendedora. São Paulo: Atlas, 1991. OLIVEIRA, Djalma de p. R. de. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 5. ed. sao Paulo: Atlas,. 2007. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Estratégia empresarial & vantagem competitiva: como estabelecer, implementar e avaliar. 3. ed. sao Paulo: A p

Custos empresariais

0

Custos empresariais CUSTOS FMPRFSARIAIS AULA 1 oaJFnvos DA AULA Identificar OS principais itens e os Objetos de incorridos processo produtivo

Read More

Empreendedorismo

0

Dez conselhos para ser um empreendedor de sucesso Defina o seu futuro Onde você quer chegar com sua empresa? Parece

Read More