Planejamento e gestão estratégica de marketing

Categories: Trabalhos

0

6/12/2009 Alan Polini Beatriz Larini Juliana Buosi Juliana Alves Lucas Soares Luiz Eduardo Marianna Menten Marlon Luz Mayara Segatto Melise Sobue Planejamento e Gest Prof. Dr. Marcos Fava Agenda 2. 4. 6. 7. 10. 12. orag Est Ma ing por desafios 1. 3 Portfólio de produtos 4 5/12/2009 1. 4 Resumo do histórico e projetos em andamento 2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO 2. Rede da Empresa p EST Produtos, Serviços e Comunicação Hipermercados Fornecedores de Gordura Supermercados Fornecedores de Frutas e Polpas PAGF sobremesas; • De 1996 a 1998 houve aumento de 19% nas vendas de iogurte, de acordo com o Acnielsen; ?? Vantagens competitivas do Brasil: custo de produção do leite brasileiro, alto potencial de produção; • Pontos fracos: qualidade da matéria-prima, falta da cultura da exportação, protecionismo agrícola dos países ricos e pobres também, ausência de uma politica de apoio do governo. . 2 Dados do Setor • Os números atuais do mercado de PLF (Produtos Lácteos Frescos) no Brasil são animadores: os produtos estão presentes em 87,9% dos lares (fonte: Latinpanel 2008). • Segundo a AC Nielsen, a liderança em faturamento é da Danone, com 33,2% de todo o faturamento da categoria de PLF, sendo 14% de Activia. Quando se trata de funcionais, Activia é líder absoluto, com do faturamento do mercado. ?? Entre janeiro e junho de 2007, movimentou 1,2 bilhões de reais, os iogurtes funcionais representam quase 183 milhões de reais desse montante e já ultrapassaram os iogurtes da linha light em faturamento; • Em valor, os funcionais detêm 15% de participação, enquanto os light ficam com 13%; comércio exterior; Leis de reciclagem de embalagens; Políticas tributárias; pollticas de subsídios nacionals e em outros países; Certificação de produtos elou processos.

Mudança na estrutura familiar e participação da mulher no mercado de trabalho; Estilos de vida e padrão de comportamento, modificando o perfil de consumo para alimentos mais saudáveis, funcionais e menos calóricos; Níveis de educação, aumentando o nível de consciência e exigência do consumidor; Escassez de tempo; Envelhecimento da população; Ida da família às compras; Preocupação com seguranças dos alimentos.

Fatores Econômico-Naturais Fatores Tecnológicos Taxa de juros, câmbio e inflação; Desemprego; Fatores que possam influenciar a entrega e qualidade das matérias-primas (leite, frutas, ordura), como doenças no gado leiteiro e condições climáticas prejudiciais aos pomares; Tendências de crescimento (PIB).

Mudanças dos custos das tecnologias; Entidades de pesquisa, institutos e universidades que estão desenvolvendo pesquisas; Vida útil dos equipamentos utilizados; Integração tecnológica da cadeia de suprimentos; Evolução das tecnologias de consciência e exigência do consumidor (necessidade de maior divulgação dos beneficios e explicação do funcionamento e composição dos produtos); •Preocupação com seguranças dos alimentos . ??Parcerias com fornecedores para esenvolvimento de novas tecnologias de embalagens; •Parcerias com fornecedores de matériaprima e contratos; •Desenvolvimento de mais produtos funcionais essenciais para alimentação; •Divulgação dos benefícios e informações a respeito do funcionamento dos produtos no organlsmo.

Oportunidades •Mudança na estrutura familiar e participação da mulher no mercado de trabalho; •Estilos de vida e padrão de comportamento, modificando o perfil de consumo para alimentos mais saudáveis, funcionais e menos calóricos; •Escassez de tempo; •Envelhecimento da população; ??lda da família às compras; •Mudanças dos custos das tecnologias, com possível redução dos custos; •Entidades de pesquisa, institutos e unlversidades que estão desenvolvendo pesquisas; •lntegração tecnológica da cadeia de suprimentos; •Evoluçao das tecnologias disponíveis. ??oferecimento de produt forte (Nestlé) 2. Marcas regionais Investir em tecnologia e diferenciação para combater a concorrência e ganhar participação no mercado. Aquisição de pequenas empresas regionais de sucesso local. Investir em comunicação para mostrar o valor superor o produto (justificando o alto preço) e continua buscando o diferencial em relação à concorrência. 1. Mercado de iogurtes médico-nutritivos pouco explorado 2. Mercado em crescimento Aproveitar a marca e investir em pesquisa e desenvolvimento para continuar dominando o mercado e dificultar a possibilidade de novos entrantes.

Procurar cortar custos desnecessários e estender o acesso ao produto a um PAGF 6 compra ETAPA DO PROCESSO COMO SE DA A ETAPA QUE IDÉIAS PODEM SER UTILIZADAS QUAIS PERGUNTAS DEVEM SER FEITAS Reconhecimento da Necessidade de Compra Falta dos produtos no domicílio. Realizar campanhas divulgando os benefícios do consumo dos produtos para a saúde das familias. •Quais necessidades são sanadas ao consumir o produto? •Os benefícios são valorizados pelo cliente? Busca de Informações Busca de informações por fontes internas (memória, hábitos) e externas (mercado e contatos).

Aumentar a quantidade de propagandas (fontes exter PAGF 7 Quais necessidades pós venda existem? O cliente faz propaganda boca-aboca? 2. 5 Processo de decisão de compra ETAPA DO PROCESSO DE COMPRA COMO É O PROCESSO OPORTUNIDADES PARA A EMPRESA Reconhecimento da Necessidade de Compra O consumidor identifica a falta dos produtos lácteos em sua residência. Ou o cliente sente vontade de consumir o produto. Desenvolver produtos para todas as faixas etárias, mais alimentos funcionais, com benefícios novos e sabores diversificados.

Normalmente, são utilizadas memórias de compras anteriores e indlcaçbes de conhecldos. Ou o consumidor sentiu vontade por ver alguma propaganda de um produto novo. Fortalecer experiências de Parcerias com fornecedores de leite para campanhas incentivando consumo de leite e derivados. Realizar promoções em parceria com outros produtos de marcas onhecidas. Firmar contratos de disponibilidade de crédito com bancos para oferecer melhores condições aos seus compradores.

Realizar campanhas de incentivo ao consumo de produtos lácteos. Estabelecer parcerias com fornecedores de embalagens para desenvolvimento de novas tecnologias. Realizar degustação dos produtos nos pontos de venda. Firmar parcerias com transportadoras para garantir transporte adequado dos Buscam de maneira proativa os melhores fornecedores, ao invés escolher apenas dentre aqueles que as procuram. Reduzem custos de transacao buscando relacionamentos de longa uracao com um numero menor de fornecedores confiaveis e de alta qualidade.

Nao fazem concessoes a qualidade para economizar no preco. Convidam os clientes para visitar e conhecer sua fabrica. Buscam continuamente produzir bens mais depressa elou a um custo menor. Melhoram, continuamente, a qualidade do produto, tentando atingir um indice zero de defeitos. Satisfazem as exigencias do cliente de “personalizacao”, quando Isso puder ser feito de maneira lucrativa. Nota de 10 7 9 2 O = Nao desenvolve nada em relacao a esta atividade. 10 = Emprega muitos esforcos nesta atividade. 16 3. 1 Orientação ao Cliente

Gravidéz precoce

0

RESUMO O presente trabalho visa fazer uma análise de um tema bastante polêmico nos ultimos anos, que tanto no meio

Read More

Drogadição

0

DROGADIÇAO Resumo: Este têm como objetivo principal abordar alguns pontos chaves a respeito da intervenção do profissional de serviço social

Read More