Planejamento para alfabetização

Categories: Trabalhos

0

PLANEAMENTO ANUAL PARA A ALFABETIZAÇÃO DEJOVENS ADULTOS Apresentação Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com a AJA, levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.

O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a gl sendo necessário à s ara ora to view nut*ge LÍNGUA PORTUGUES Objetivos Gerais conhecimento, não Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando-se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.

Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação. Objetivos Específicos * Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento. Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc. ) * Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para e diversos tipos de leitura. LEITURA E ESCRITA * Alfabeto maiúsculo e minúsculo Emprego adequado de letras * Montagem de palavras, sentenças e textos. Identificação de ideias básica do texto. Sílabas, fonemas e grafemos. * Produção de textos. * Interpretação de texto * Comparação e diferenciação de escritas diversas. * Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas, etc. LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NAO VERBAL. ‘k Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos ( informativos, publicitários e poéticos) * Relato de filmes e reportagens. * Mímica, dança e atividades lúdica. * Localização e identificação de rimas. * Leitura e análise de texto informativo e poético. * Verbalização de opiniões e comentários.

GRAMATICA * Ortografia ‘k Partição Silábica * Tonicidade * Ordem alfabética * Alfabeto móvel * Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou palavras etc. Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos). METODOLOGIA ‘k Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acróstico. O aluno deverá montar nomes ue tenham significado para ele (o seu nome, o das pessoas os colegas etc. ) outra ilustrar poemas e dramatizá-los. * Ensinar silabas e palavras através de: adivinha, trava-l(ngua, rimas etc. O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra. Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor. * Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação. Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal) * Distinção entre vogal e consoante. MATEMATICA * Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional. * Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades. * Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir. * Ler e registrar quantias.

Realizar troco em situações reais, usando o processo adltivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente. k Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro. * Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utilizá-las adequadamente. * Trabalhar dezenas, centenas e unidades. * Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui-los. * Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples. * Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal * Estabelecer relações entre as operações. ‘k Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas. Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro. PAGF3ÜFd problemas que envolvam as quatro operações * Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos. * Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo. * Usar jogos, revistas, fichas, atividades entre outras, para a fixação das aprendizagens. * Usar calendário para fixação de numerais, mês e ano. * Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria. * Utilizar o livro didático com suas atividades Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.

Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc. AVALIAÇAO “Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido” (PCN-p. 94) A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e ecidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.

A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Continua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica a enas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.

Caso cbc

0

Seu sistema organizacional é falho, pois as oportunidades e problemas futuros, como a doença de Claudio, que o obrigou a

Read More

Tge1

0

Exercícios de Ciência Política – Estácio/F AP – Prof. Pedro Nelito Jr. SOCIEDADE POLÍ a: ESTADO Aplicaçao prática eónca: caso

Read More