Plano de aula: água

Categories: Trabalhos

0

Janaina Canuto Dias Plano de Aula: A água Swip page do à disciplina de Prática de Ensino sob orientação da Prof”. Dra. Cláudia Maria de Lima, do curso de Licenciatura em Pedagogia – turma 2006 São José do Rio Preto 2008 conteúdo inicial sobre a água – suas características químicas, seu ciclo e a sua importância para a humanidade, com destaque para as questões relativas ao desperdício e à poluição desta – a fim de que o aluno perceba-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente. ?? Específicos: 1) Perceber algumas propriedades da água; ) Testar a solubilidade da água e diferenciar alguns elementos que são solúveis de outros que não são; 3) Compreender o ciclo da água; 4) identificar para que usamos a água e os lugares onde nós a encontramos; 5) Conscientizar sobre a Importância da água, que é um recurso finito e, por isso, deve ser usada de modo racional. Procedimentos didáticos: Aula expositiva, experiências e figuras para facilitar a compreensão dos alunos, que participarão e desenvolverão um processo de reflexão quanto aos conceitos expostos.

Seqüência didática da aula: Em um primeiro momento, as crianças serão colocadas em irculo para uma discussão inicial sobre a água a fim de que o professor possa ativar o conhecimento prévio sobre o assunto. Dessa forma, serão feitas algumas questões, como por exemplo. • Qual a importância da água? Ela tem sabor? Tem cheiro? • A água pode dissolver todos os materiais que são jogados nela? Dê exemplos. • Para que serve a água? • De onde ela vem? ?? A quantidade de água no mundo é a mesma há milhares de anos, desde o surgimento da Terra? • Devemos economizar a á ua? De que forma? • Devemos economizar a água? De que forma? A partir dessa discussão, será desenvolvida, inicialmente, uma experiência que permitirá esclarecer as primeiras perguntas feitas para as crianças. Assim, os alunos serão divididos em grupos e a cada integrante do grupo será fornecido um copo de água pura.

Será pedido, primeiramente, para que digam a cor da água, o cheiro e o sabor (solicitar que as crianças bebam um gole d’água). Com base nisso, os alunos notarão que a água potável é incolor, inodora e insípida. Para dar continuidade à experiência, diversos materiais, como pó de suco, areia, pedra, sal e açúcar, serão entregues a cada rupo, juntamente com mais cinco copos e uma jarra de água. As crianças terão que encher cada copo e tentar dissolver as substâncias fornecidas em cada um deles.

Com isso, as crianças poderão entender que há substâncias solúveis, como o açúcar, sal e suco (formam misturas homogéneas) e substâncias insolúveis, como a pedra e a areia (formam misturas heterogêneas) e que essas substâncias acrescidas à água alteram suas propriedades, como no caso do suco, por exemplo, a água adquiriu cor, sabor e cheiro. O professor deverá alertar as crianças que o lixo jogado na ?gua a contamina, tornando-a imprópria para o consumo.

Após aprender as três propriedades básicas da água potável (incolor, insipida e inodora), o professor realizará uma nova experiência (aquecimento de uma pedra de gelo), com o intuito de que a criança observe os três estados físicos da água: sólido, l[quido e gasoso e 3 intuito de que a criança observe os três estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso e o processo de mudança de estado, para facilitar, posteriormente, o entendimento do ciclo da água.

Para este experimento, utilizar-se-ão: lamparina, tela de amianto para distribuir o calor), recipiente de vidro (Becker), tampa e gelo. Primeiramente, convém informar às crianças que quando água líquida é colocada no congelador após algum tempo se transforma em gelo, isto é, passa para o estado sólido. Essa mudança chama-se solidificação. No caso da experiência, com o aquecimento do gelo, esse se transforma em água líquida. Essa mudança chama-se fusão.

Quando a água líquida é aquecida lentamente, passa ao estado gasoso, ou seja, se transforma em vapor de água. Essa mudança é chamada de evaporação. Quando o vapor de água encontra uma superfície fria, no caso, a tampa, ste se transforma em água líquida, ocorrendo a condensação. Nesta experiência, o professor também explicará e mostrará que a água no estado sólido tem forma definida (no caso, o gelo), no estado líquido terá a forma do recipiente no qual se encontra (forma do vidro de Becker) e no estado gasoso, não apresenta forma própria.

Para sistematizar esse conhecimento e informar às crianças que a quantidade de água que existe no planeta é a mesma desde a sua criação, pediremos para os alunos se sentarem em roda para dar inicio à leitura de uma pequena história, ntitulada “A viagem no Ciclo da Água” (anexo 1), que tem como personagem principal uma gota d’água. Após a leitu 4 no Ciclo da Água” (anexo 1), que tem como personagem principal uma gota d’água. Após a leitura, o professor mostrara aos alunos a figura abaixo que representa esse ciclo, explicando as etapas do processo. pic] 1. A água dos lagos, rios e mares está no estado liquido. 2 – O sol aquece a água, ela sobe para a atmosfera, transforma-se em gotas de água que se juntam e formam as nuvens. 3 – Quando as nuvens ficam muito pesadas, caem sobre a Terra em forma de chuva. A água da chuva vai ser aquecida pelo sol e assim o ciclo da água continua. Por meio desse ciclo, portanto, evidencia-se que a água está sempre se renovando, isto quer dizer que não existe “água nova”. A água que se bebe, já foi nuvem (vapor), por exemplo.

Essa renovação se repete desde o início da vida na Terra. Assim, a água que abastece os seres vivos hoje, é a mesma que os dinossauros bebiam! Por isso é tao importante evitar a poluição e o desperdício. Caso contrário, a água se esgotará e com ela toda a vida. Posteriormente, a fim de que o aluno perceba a importância da ?gua para a humanidade será solicitado para que pesquisem, em jornais e revistas, figuras que representem o uso da água, os lugares onde nós a encontramos e as respectivas práticas de conservação.

Com este material será feito um mural que ficará exposto na sala intitulado “Água, fonte da vida”. Para reforçar essa conscientização, o professor mostrará a gravura (anexo 2) a fim de sugerir algumas atitudes para usar a água de maneira racional. Como proposta final, o profes S sugerir algumas atitudes para usar a água de maneira racional. Como proposta final, o professor entregará a cada criança ma folha, contendo uma atividade em quadrinhos (anexo 3), em que deverão identificar os cinco erros na utilização da água, escrever o porquê e sugerir soluções para reduzir o desperdício.

Bibliografia: ARNONI, Maria Eliza Brefere. Ensino e Mediação Dialética: aula naconcepção filosófica da práxis. In: PAGNI, P (ORG. ). Perspectivas Contemporâneas da Filosofia da Educação – coletânea de textos do I Simpósio Internacional em “Educação e Filosofia’ . Marma: FFC/Unesp, 2006. CD-ROM. ISBN 85-86738-3-6. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros urriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 136p. GOOGLE IMAGENS. Dispo gua+ polu%C3 da squisar+imagens. t/ciclo_agua. htm. Acesso em: 24 de maio de 2008. ORIGEM DA ÁGUA. Disponível em: http://www. brasilescola . com/geografia/origem-agua. htm. Acesso em: 24 de maio de REVISTA NOVA ESCOLA. O ciclo da água. Disponível em: www. forumpcs. com. br/viewtopic. php? t=46004 – 57k. Acesso em: 24 de maio de 2008. viver lá com seus amigos peixinhos, mas quando o sol começava a esquentar a água, já sabiam que era hora de viajar, e essa iagem se chamava Ciclo da água.

As gotinhas viviam para cima e para baixo, e a gotinha pequenina não queria viajar com as outras, pois elas estavam indo para o céu, através da evaporação, formar a chuva. Ela gostava de ficar no rio e passear pelas cidades onde ele passava. As gotinhas insistiram para que a pequena gotinha fosse junto. Explicaram a ela que sua ajuda sena muito importante, pois a chuva só acontece a partir de uma grande concentração de gotas, onde todas ficam bem juntinhas formando uma nuvem bem pesada. A Terra estava precisando muito de água, os animais, as lantinhas as crianças e os adultos também.

Então, a gotinha percebeu que sua participação seria muito importante e lá se foi a pequenina, com as suas amigas, formar a grande nuvem. Quando encontraram o ar mais frio caíram em forma de chuva. uma parte da chuva infilttrou-se no solo, formando os depósitos subterrâneos de água. Outra parte caiu sobre os oceanos, rios, lagos, lagoas e sobre o solo, umedecendo- o. Mas como o Sol, não gostava de vê-las quetinhas em um lugar só, logo fez com que elas iniciassem uma nova viagem, recomeçando o ciclo da água. ANEXO 2 DICAS PARA USAR CONSCIENTEMENTE A ÁGUA [picl

A fabula do rato

0

A fábula do Rato Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.

Read More

Formulário de fitoterápicos farmacopeia brasileira

0

Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira 1a edição 201 1 Copyright C 201 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Todos os

Read More