Plano de contas

Categories: Trabalhos

0

CARNAVAL O carnaval chegou ao Brasil em meados do século WII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando. Certos personagens têm origem europeia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina. A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram Swipe nut criados, mas só se po

As pessoas decorava ar 6 desfilavam pelas rua as – Swipe to page carros alegóricos. O c nz•’-l do século XX e teve u do século XX. am-se e, em grupos, em assim aos popular no decorrer avel que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas (musicas que faziam o carnaval ficar mais animado). A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram surgindo novas escolas de samba.

Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região no nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé. Veja a seguir os Estados que mais celebram o carnaval: Rio de Janeiro A folia carnavalesca carioca começa antes dos dias oficiais do carnaval.

Já no mês de setembro começam os ensaios nas quadras das diversas escolas de samba da cidade. No mês de dezembro a cidade já se agita com os denominados ensaios de rua” e a mais nova criação: “ensaios técnicos”, que levam milhares de pessoas ao Sambódromo todo final de semana. Os desfiles oficiais são realizados durante a data oficial do carnaval. Pernambuco Milhares de pessoas saem pelas ruas de Olinda e Recife, a maioria fantasiada e ao som do frevo (ritmo marcante do Estado). O carnaval de Pernambuco conta com dezenas de bonecos gigantes, os foliões são extremamente animados.

Uma das grandes atrações é o bloco carnavalesco “Galo da Madrugada” Bahia O carnaval baiano é, sem dúvida, um dos mais calorosos e animados do Brasil e do mundo. Em especlal na cidade de Salvador, onde se localiza os três principais circuitos carnavalescos: Dodô, Osmar e Batatinha. Por esses circuitos passam mais de 1 SO blocos organizados, cerca de 2 milhões de pessoas d s de festa. Normalmente esses blocos se apresentam com os trios elétricos e com cantores famosos. São Paulo O carnaval paulista é similar ao carnaval carioca. Acontece um grande desfile das escolas de samba da cidade.

O desfile ocorre em uma passarela projetada por Oscar Niemeyer. Há o desfile do Grupo Especial e do Grupo de Acesso, que acontecem na sexta-feira e no sábado, para não haver oncorrência com o desfile do Rio de Janeiro. Itura 7 maneiras de pular o Carnaval no Brasil Conhecer manifestações culturais de todo Brasil se torna uma O Frevo é um dos ritmos que pode ser trabalhado na escola durante o Carnaval Conheça algumas manifestações culturais brasileiras que, na época do Carnaval, encontram uma brecha para entrar no conteúdo escolar de maneira natural e curiosa.

Mutos dos ritmos citados, bem como o próprio Carnaval, têm vínculos com religiões, principalmente as de matriz africana. Essas manifestações populares podem ser trabalhadas com os alunos partir de um enfoque cultural e histórico. Saiba um pouco mais sobre elas e sobre os diversos “Brasis” que envolvem essas culturas. entrudo É basicamente o primeiro formato do carnaval popular brasileiro, e surgiu durante o Império (século 19). O nome da manifestação significava “entrada”. Tratava-se de celebrações populares realizadas pelos escravos ne ros nas ruas das cidades.

Para a folia, eram usados artifício perfumada e batuques folia, eram usados artifícios como água perfumada e batuques animados por bumbos e tambores. Foi depois desse tipo de festa nas ruas que surgiram os primeiros clubes carnavalescos recursores das atuais escolas de samba. Marchinhas Esse gênero musical tem origem nas marchas populares portuguesas e foi o principal ritmo do Carnaval brasileiro da década de 1920 à década del 960. Também chamada de marcha de Carnaval, as marchinhas tiveram a pianista Chiquinha Gonzaga como mãe de composição.

As marchinhas atingiram seu auge com as interpretações de nomes consagrados da música popular brasileira, entre eles Carmen Miranda, Dalva de Oliveira, João de Barro, o Braguinha, Noel Rosa, Ary Barroso e Lamartine gab Samba Esse ritmo teve sua origem musical e cultural no samba de roda ealizado em Estados nordestinos do Brasil. O gênero musical ganhou uma conotação urbana no Rio de Janeiro, onde se misturou com outros ritmos como a polca, o maxixe e o xote. A partir daí, o samba urbano e carnavalesco tomou as ruas de muitas cidades do Brasil.

Maracatu Existem dois tipos de maracatu, o de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação, e o de Baque Solto, também chamado de Maracatu Rural. O registro mais antigo que se tem sobre o Maracatu de Baque Virado data de 1711, mas sua origem é incerta. O que se sabe é que ele surgiu em Pernambuco e vem se transformando desde então. A manifestação tem relação com o candomblé (religião de matriz africana transformando desde então. A manifestação tem relação com o candomblé (religião de matriz africana) e com a coroação de escravos negros, antiga estratégia de dominação desse povo pelos colonizadores.

O ritmo é marcado por instrumentos de percussão e a dança se desenvolve num cortejo que conta com rei, rainha e toda uma corte simbólica. Já o Maracatu Rural não tem vínculo religioso e se associa ao folclore pernambucano. As personagens principais dessa manifestação são os caboclos e lança, representados por trabalhadores rurais que com as mesmas mãos que cortam cana, lavram a terra e carregam peso, bordam suas fantasias e tocam o ritmo acelerado da música. Afoxé É manifestação afro-brasileira também chamada de candomblé de rua.

O termo afoxé provém da língua africana iorubá. O ritmo se mostra nas ruas misturando dança, cantos religiosos e batucadas feitas com instrumentos de percussão. Samba de roda É a origem do samba brasileiro. Esse ritmo nasceu na Bahia, mais precisamente no Recôncavo Baiano, e está associado à cultura afro-brasileira. A música se compõe principalmente na junção dos sons do pandeiro, do atabaque, das palmas e dos cantos dos dançantes reunidos em roda Frevo Esse ritmo típico do Nordeste brasileiro nasceu em Pernambuco, no fim do século 19.

Extremamente acelerado, o frevo é um ritmo criado por compositores de música ligeira, fe ta para o carnaval. A dança é marcada pelos inconfundíveis passos soltos e acrobáticos. feita para o carnaval. A dança é marcada pelos inconfundíveis passos soltos e acrobáticos. Letras de marchlnhas ALLAH-LÁ-Ô Haroldo Lobo-Néssara, 1 940 Allah-lá-ô, ôôôôôô Mas que calor, ô ô ô ô ô ô Atravessamos o deserto do Saara O sol estava quente Queimou a nossa cara Viemos do Egito E muitas vezes Nós tivemos que rezar Allah! llah! allah, meu bom allah! Mande água pra ioiô Mande água pra iaiá Allah! meu bom allah CACHAÇA Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953 Você pensa que cachaça é água Cachaça não é água não Cachaça vem do alambique E água vem do ribeirão Pode me faltar tudo na vida Arroz feijão e pão Pode me faltar manteiga E tudo mais não faz falta não Pode me faltar o amor Há, há, há, há! Isto até acho graça

Contabilidade governamental

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS, SAUDE E TECNOLOGIA – CCSST CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL DANIELA

Read More

Pesquisa administrador

0

Administrador 1 – Gestor da Empresa a mais de 1 ano e meio. 2 – Recém formado em Administração de

Read More