Plano de estágio

Categories: Trabalhos

0

SETOR DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO l. IDENTIFICAÇAO: Nome da instituição: Associação Fluminense de Reabilitação Endereço: Rua Lopes Trovão, 301, Icaraí, Niterói – RJ Assistente Social responsável pela supervisão: Sildésia Cardoso – CRES 8011 Estagiário: Thailane Lopes Góes Supervisor acadêmic Período previsto par 30/09/2012 PACE 1 ora to view nut*ge 8/03/2012 a Dias e horários do estágio: 3a, 4a e 5a — 08:00 às 12:00 Dias e horários da supervisão: 3′, 4a e 5a – 08:00 às 12:00 2.

CONTEXTO INSTITUCIONAL: Área de atuação: Reabilitação e readaptação de pessoas com eficiência — mental, motora, funcional. Tempo de existência da instituição: 55 anos (fundação em junho de 1958) atendida: São 2. 000 pacientes, com aproximadamente 25. 000 atendimentos mensais. 3. SOBRE O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO: Breve contextualização: O Serviço Social atua na integração e inclusão social do indiv[duo. O setor tem a finalidade de esclarecer os direitos sociais das pessoas com deficiência e promover o acompanhamento e orientação permanente junto às famílias.

Coordena as modalidades Multi e Interdisciplinares de tratamento desenvolvidas pela AFR, onde a troca de dados sobre ada paciente agrega elementos fundamentais para o sucesso dos programas de reabilitação. Principais atividades realizadas: O setor de Serviço Social é o primeiro contato do usuário com a instituição, cabendo aos profissionais fornecer informações sobre o funcionamento da instituição e esclarecer os procedimentos para ingresso no tratamento de reabilitação.

Essa atividade é a maior demanda, seguida da triagem dos pacientes (qual médico irá avallá-lo) e avaliação dos mesmos (se são elegíveis ou não para iniciar o tratamento na instituição). O setor também é responsável ela orientação escolar (momento em que a coordenação pedagógica da escola do paciente se reúne com os responsáveis de cada setor envolvido no tratamento), emissão de declaração de comparecimento, arquivamento de atestados e outros documentos comprobatórios em caso de falta do paciente.

Número de profissionais de Serviço Social: 5 profissionais: Fernanda Guida (CRESS 16416), Gisele Mendes (CRESS 17231), Lúcia Re Social: 5 profissionais: Fernanda Guida (CRESS 16416), Gisele Mendes (CRESS 17231 Lúcia Regina dos santos Machado (CRES 6137), Rita de Cássia dos Santos (CRESS 1 59251) e Sildésia Cardoso (CRES 8011). perfil geral da população usuária: Em suma a população com maior número de atendimento são os de nível socioeconômico baixo e regular, e a maioria é vinculada aos SUS, embora também atenda convênios com planos de saúde e contribuições à instituição.

Além disso, por ser uma instituição filantrópica, atende 20 pacientes gratuitamente. 4. JUSTIFICATIVA: O plano de estágio tem por objetivo planejar quais serão as diretrizes da ação do estagláno, bem como expô-las com clareza. É um instrumento fundamental para direcionar e orientar todo o rocesso do estágio. De acordo com Gandin (1995) “ele consiste exatamente no processo de explicar a realidade desejada e construir (transformar) a realidade desejada.

O planejamento é, justamente, a inteligência que dá eficácia a esse processo”. 5. OBJETIVOS DO ESTÁGIO: Objetivo geral: O estágio tem a finalidade de capacitar o estudante de Sen,’iço Socia ento à pessoa com PAGF3ÜFd contribuir para o planejamento e execução de trabalhos em grupo com pacientes e cuidadores, com a finalidade de promover de forma concisa e consciente a cidadania desta população. Objetivos pedagógicos:

Compreender a história dos deficientes físicos, bem como informar aos mesmos sobre todos os seus direitos e esclarecer suas dúvidas; Interpretar os diferentes tipos de deficiência; Reallzar trabalhos em equipe, utillzando interação de respostas obtidas pela avaliação da equipe multidisciplinar (Programa Reintegrar): programa da AFR que atende pacientes que recebem alta do tratamento por objetivo alcançado. A equipe do Reintegrar realiza trabalhos em grupo para desenvolver e estimular a máxima independência possível, de acordo com as condições de cada paciente, nas realizações de suas atividades da vida diária;

Instruir à escuta atenta e investigativa, para que assim o estagiário venha a perceber as demandas dos usuános que podem transpassar o oferecido pela reabilitação; Observação da postura do usuário e procurar deixa-lo à vontade, lembrando que ele não é obrigado a falar nada que não queira; Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo, através do acompanhamento das orientações escolares – momento em que a equipe multidisciplinar da AFR, junto ? coordenação pedagógica da escola do paciente se reúnem para discutir sobre o quadro de evolução do mesmo.

História “uniformes de enfermagem”

0

Unip – Universidade Paulista Santos – Campus Rangel Fundamentos da História da Enfermagem. Professora: Elizete R. Antonio 10 Semestre/2012 Componentes:

Read More

Trignometria

0

Astronomia. No séc. III a. C. , Arqui trabalho que desenv círculo dado o respec grande número de c trigonométricas.

Read More