Plano de estágio supervisionado i

Categories: Trabalhos

0

PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sumário: 1 -Apresentação 2-Dados do estagiário……. 2. 1 -Dados do supervisor de campo e Supervisor Acadêmico 2. 1 . 1 -Dados do Superwsor de Campo… 2. 1. 2-Dados do Supervisor Acadêmico…………… — 3-Temática para Estudo… 4-problema………. 5-Suporte 6-MetodoIogia do 7-Histórico da Organização… 8-MetodoIogia do tr 9-Estrutura e funcio orfi 10-Atividades a dese to view 11-Cronograma……. Apresentação: Este é o plano de estágio da Acadêmica Elizabeth Fontes verdan, do serviço social, inserida no CRAS-FAZENDA- centro de Referencia em Assistência Social- Endereço: Rua 03, s/n.

Fragoso/ Fazenda, Magé – Rio de Janeiro e tem como finalidade a formação profissional que é entendida como um processo continuado que envolve estudos teóricos e práticos durante todo o curso, ela se dará de forma sequencial, partindo do mais amplo, para o mais especifico, desde a unidade educacional até chegar ao espaço so Swipe to nex: page social, primando antes pelo desenvolvimento de habilidades de observação. É um aprendizado teórico-metodológico. O Estágio Supervisionado consiste em atividade obrigatória que deve ser ealizada pelos alunos, como requisito indispensável à graduação.

A Supervisão de Estágio é feita pelo Supervisor Acadêmico e pelo Profissional Assistente Social Supervisor de Campo, através da reflexão, acompanhamento e sistematização com base neste plano de estágio elaborado em conjunto entre o aluno/estagiário e o supervisor acadêmico de estágio. Neste estágio a estagiária tem participação nas atividades do CRAS em acompanhamento a visitas domiciliares, acompanhamentos de grupos, cadastramentos, encaminhamentos, estudos de caso, palestras, entre outras ações. O CRAS-FAZENDA é uma Unidade pública

Municipal e está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica e Proteção Especial nas áreas de vulnerabilidade e risco social. 2-Dados do estagiário: Elizabeth Fontes Verdan Acadêmica do Curso Serviço Social da Fundação Universidade de Tocantins – Unitins, 70 período, EAD, Logln 289465, Residente e Domiciliada na Rua Carajés Lote 17 Quadra 22, em Jacuecanca-Angra dos Reis-RJ. 2-1 -Dados dos Supervisores de Campo e Supervisor Acadêmico: 2. 1. 1- Supervisores de campo: Mariléia Ferreira Azevedo- CRESS r região

Assistente Social (supervisora de campo) Patrícia Fátima de Abreu- Psicóloga Coordenadora do CRAS-FAZENDA 2. 1. 2-Supervisora Acadêmica: ISiS Silva souza Eccard CRESS r região 3- Temática para Estudo: Serviços de Proteção Social Básica: Recepção e acolhida; Reuniões; Acompanhamento de famíllas; Acompanhamento de indivíduos; Visitas Domiciliares; Busca ativa; Grupo/oficina de convivência e atividades sócias educativas; Palestras; Ações de capacitação e de inserção produtiva; Campanhas sócioeducativas; Encaminhamento de famílias ou indivíduos; Articulação e fortalecmento de grupos sociais locais;

Encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Inserção de famílias no Cadastro Único; Orientação/acompanhamento para inserção do BPC 4-problema: Unico; As situações identificadas em cada serviço constam de uma lista de vulnerabilidades e riscos contida nesse documento. Trata dos resultados e dos impactos esperados de cada serviço e do conjunto dos serviços conectados em rede socioassistencial. rojeta expectativas que vão além das aquisições dos sujeitos que utilizam os serviços e avançam na direção de mudanças positivas em relação a indicadores de vulnerabilidades e de riscos sociais. S-Suporte teórico: Estágio supervisionado – Marta Alice Freiten Buriolla Tipificação Nacional de Serviços Assistencialísticos Texto da Resolução no 1 09, de 1 1 de Novembro de 2009. -Metodologia do trabalho: A metodologia utilizada neste plano de estágio foi a qualitativa, cuja preocupação era resgatar concepções, significados, opiniões; um nível da realidade que não ode ser quantificável, mas pode ser sistematizado, c eeorizado, analisado e dentro da divisão social e técnica do trabalho” Pesquisa em campo, pesquisa bibliográfica, elaboração de Organograma, análises de documentos, atendimentos a usuários„ visitas omiciliares, atividades administrativas e preenchimento de documentos. -Histórico da Organização: O Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS) é uma instituição pública Federal, que com a descentralização das políticas sociais, a sua execução fica a cargo do município, no caso em questão, Magé, e fica localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. O CRAS é referência da proteção básica, que significa ações de prevenção de risco social e manutenção dos vínculos familiares e comunitários.

O CRAS exerce a função de referência quando se trata das bases do SUAS. As demandas oriundas das situações de vulnerabilidade e risco social são detectadas no território a fim garantir ao usuário o acesso a renda, serviços, programas e projetos, de acordo com a complexidade da demanda apresentada. Em relação à legitimação legal na qual o CRAS está inserido, destacamos a Constituição Federal de 1988 como a precursora da responsabilização pública em relação à Assistência Social.

Em relação a políticas Socials, destaca-se como a principal delas a Lei Orgânica de Assistência Social, Lei no. 8. 742 de 1 993, uma vez que os objetivos principais o COS se dá pelas formas de promoção social que garantem as necessidades fundamentais através de meios de subsistência frente à pobreza extrema e negação de direitos. Baseando- se nessas premissas, destaca-se o Art. 0 quando afirma: “A assistência social é direito do cidadão e dever do Estado, é politica de seguridade social não contributiva, que prevê os mínimos sociais, reallzados at PAGF é política de seguridade social não contributiva, que prevê os minimos sociais, realizados através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o tendimento às necessidades básicas”. -MISSÃO/OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO: Trata dos compromissos a serem cumpridos pelos gestores em todos os níveis, para que os serviços prestados produzam seguranças sociais aos seus usuários, conforme suas necessidades e a situação de vulnerabilidade e risco em que se encontram. Podem resultar em medidas da resolutividade e efetividade dos serviços, a serem aferidas pelos níveis de particlpação e satisfação dos usuários e pelas mudanças efetivas e duradouras em sua condição de vida, na perspectiva do fortalecimento de sua autonomia e cidadania.

As aquisições específicas de cada serviço estão organizadas segundo as seguranças sociais que devem garantir. 9-ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO: Todos os serviços da proteção social básica, desenvolvidos no território de abrangência do CRAS, em especial os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, devem ser a ele referenciados e manter articulação com o PAIF. É a partir do trabalho com famílias no serviço PAIF que se organizam os serviços referenciados ao CRAS.

O referenciamento dos serviços socioassistenciais da proteção social básica ao CRAS possibilita a organização e hierarquização da rede socioassistencial no território, cumprindo a diretriz de descentralização da política de assistência social. FUNCIONAMENTO: período mínimo de 5 dias por semana, 8 horas diárias, sendo que a unidade deverá necessariamente funcionar no período d dias por semana, 8 horas diárias, sendo que a unidade deverá necessariamente funcionar no periodo diurno podendo eventualmente executar atividades complementares a noite, com possibilidade de funcionar em feriados e finais de semana. -ATIVIDADES A DESENVOLVER As atividades direcionadas aos estagiários são elaboradas no sentido de compartilhar com os mesmos os procedimentos e funções do assistente social no CRAS, por isso, o estagiário tem como função: Realizar leitura de textos e livros; Elaborar de diário de campo e relatórios de atividades mensais; Acompanhar as Visitas Dormciliares; Participar dos grupos de convivência; Acompanhamento no atendimento à famllia (acolhimento, entrevistas, orientação, visitas domiciliares); Participar das atividades de identificação e articulação da rede prestadora de serviços e demais atividades coletivas;

Elaborar relatórios e participação em reuniões para discussão e avaliação do trabalho. A supervisão será realizada ao longo das atividades a fim de compreender a dinâmica do estagiário, suas tendências e comportamentos na execução das atividades estabelecidas acima. Desse modo, serão utilizados critérios de avaliação que compreendam esse fazer: Relatórios: Análise de casos: Diário de campo: Observação: 1 1 -CRONOGRAMA: Meu estágio se dará as segunda e terça feira de 9:00 as 17 horas, e encerrara quando perfizer 440 horas exigidas no meu Curso. Podendo se estender de acordo com a necessidade que se houver.

Explosão de caldeira

0

Explosão de caldeira em BH BELO HORIZONTE – sete operários morreram e outros 3 foram internados em estado grave, todos

Read More

Projeção ortogonal

0

Projeção Ortogonal e Perspectiva Teoria e Exercícios Desenho Técnico – 2012 Ilustrações : ps. 2 a 6 e 11 a

Read More