Plano de garantia da qualidade

Categories: Trabalhos

0

VANT-EC-SAME Estação de Controle – EC Plano de Garantia de Qualidade vers¿0 3. 0 ICSC – Estação de Controle -EC plano de Garantia de Qualidade SSC – VANT-EC-SAME versao: 3. 0 Data: 08/11/2006 Histórico de Revisões Data 19/08/2006 12/09/2006 08/11/2006 Versão 1. 0 2. 0 3. 0 Descrição Especificaç 1 a fase do RUP Atuali Fase de Construção. Menezes Colonese E Confidencial OVANT-EC-SAME, 2006 Página 2 PACE orlo tor ç, S”ipe to a – 2a iteração da 1a Iteração da Colonese Emília de Conteúdo … Organização… e Responsabilidades……………………. 4. Documentação….. 10 5. Métricas….. refas ….. 10 6. Plano de Reusao e Auditoria… .. 11 Atividades de Revisão e Auditoria……… Cronograma.. …… 11 Organização e Responsabilidad 11 Ferramentas, Técnicas e Metodologias……….. . 7. Testes e .. 12 8. Gerenciamento de Configuração.. Treinamento. . 12 . 10. Gerenciamento de Riscos…. 2 co 10 Riscos.. . . . . 12 Página 3 ICSC – Estação de Controle -EC Plano de Garantia de Qualidade Plano de Garantia de Qualidade 1 -Introdução Esse documento tem o propósito delinear um Plano de Garantia de Qualidade para o Protótipo de Sistema de Software de computador (SSC) VANT-EC-SAME. Este SSC se propoe a desenvolver um Protótipo de Sistema para um veículo aéreo não tripulado (VANT) para uma Estação de Controle (EC) e para um Satélite Artificial de Monitoramento Ecológico (SAME) para as disciplinas CE-230 e CE-30.

Este documento refere-se apenas ao Plano de Garantia de Qualidade para um Componente de Software de Computador (CSC) necessário para implementar as funcionalidades do Item de Configuração de Software de Computador de uma Estação de Controle (ICSC-EC As definições, acrônimos e abreviaturas encontram-se definidos no documento de Glossário. Para facilitar a leitura o significado de lguns acrônimos, definições, e abreviaturas importantes serão colocadas entre parênteses após sua primeira aparição neste documento.

As referências encontram-se na subseção 1-4 deste documento Propósito Esse plano de Garantia de Qualidade tem o propósito de garantir que o software gerado estará de acordo Escopo A Garantia de com as Normas e requisit PAGF 10 internos e externos: a) Garantia da qualidade interna: dentro de uma organização, a garantia da qualidade provê confiança ? administração; e b) Garantia da qualidade externa: em situações contratuais ou outras, a garantia da qualidade provê confiança os clientes ou a outros.

Algumas ações do controle da qualidade e da garantia da qualidade são inter-relacionadas. Definições, Acrônimos e Abreviações As definições de todos os termos, acrônimos e abreviações necessarias para a interpretação desse plano encontram-se no documento de Glossário. Referências Abaixo se encontra uma lista completa de todos os documentos referenciados ao longo desse documento. Cada documento está identificado pela referência, título, data e o local onde ele pode ser obtido. 1] EC — plano de Desenvolvimento de Software; [2] EC – Caso de Desenvolvimento; [3] EC – Visão; [4] EC – Solicitações os Principais Envolvidos; [5] EC – Solicitações dos principais envolvidos – Especificações Suplementares; [6] EC – Plano de Teste; [71 EC — Caso de IJsos de Teste; [8] Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – Norma: NBR ISO 8402:1 994, 3. 5; e [9] Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT — Norma: NBR ISO/IEC 12207. @VANT-EC-SAME, 2006 Página 4 Versão: 3. Data: 08/1112006 Visão Geral Essa subseção mostra como o restante desse documento está organizado. Após a Introdução acima a seção 2 apresenta os Objetivos de ualidade. A seguir, na seção 3, o Gerenciamento da Garanti e é descrito. As seções 4 cuida do Treinamento. Finalmente a seção 10 descreve como será feito o Gerenciamento de Riscos. 2. 0bjetivos de Qualidade De acordo com a certificação ISO 9001:2000 a Qualidade do Software deve atender: 1 Melhor planejamento e controle das rotinas de trabalho, eliminando passos desnecessários. 2.

Padronização das tarefas e definição de responsabilidades, para maior segurança e agilidade aos trabalhos. 3. Criação de um Sistema de Controle para identificação e tratamento das anomalias verificadas durante o processo, evitando re- trabalhos. 4. Realização dos trabalhos buscando melhorias na qualidade e aumento da satisfação dos clientes. Os objetivos de um Plano de Garantia da Qualidade é o reconhecimento da importância de: • Satisfação do cliente. Entendimento, avaliação, definição e gerenciamento de expectativas de forma a atender às necessidades do cliente.

Isso exige uma combinação de conformidade com os requisitos (o projeto deve produzir o que afirmou que produziria) e adaptação ao uso (o produto ou serviço deve satisfazer as necessidades reais). Prevenção sobre inspeção. O custo de prevenção de erros em geral é muito menor ue o custo de corrigi-los, conforme revelado pela inspeção. Responsabilidade da gerência. O sucesso exige a participação de todos os membros da equipe, mas é sempre responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários para que exista sucesso. Melhoria continua.

O ciclo PDCA (ver [1] seção 1. 3) é ? base da melhoria da qualidade (conforme definido por Shewhart e modificado por Deming, no ASQ Handbook, páginas 13 e 14, American Society for Quality, 1999). Além disso, as iniciativas de melhoria da qualidade realizadas pela organização executora, como GQT (ver [3] seção 1. 3) e Seis Sigma, podem melhorar a ualidade do gerenciamento do projeto e também a qualidade do produto do projeto. Os modelos de melhoria de processos incluem Malcolm Baldnge, CMMO e CMMiSM. melhoria de processos incluem Malcolm Baldrige, CMM@ e CMMiSM.

Na politica do Software são estabelecidos os seguintes objetivos: • • • • • • • • • • Garantir o comprometimento da Direção; Garantir um processo de comunicação interna adequado; Satisfazer as necessidades e expectativas do cliente; Investir na qualificação profissional dos servidores; Manter infra-estrutura adequada às atividades do escopo; Manter ambiente de trabalho adequado ? realização das atividades; Buscar a celeridade dos serviços e a eficácia da realização do produto; Manter fornecedores adequados; Realizar adequadamente os serviços associados; Assegurar a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.

Página 5 Para o desenvolvimento da EC os preceitos acima serão seguidos e os Requisitos do Usuário, descritos no documento Solicitações dos principais Envolvidos e no documento de Especificações Suplementares serão seguidos de forma a que as funcionalidades do software desenvolvido seja conforme os requisitos acima, garantindo assim a qualidade do software. 3. Gerenciamento requisitos. Realizar o controle da qualidade – monitoramento de resultados especificos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório. Abaixo, a Figural, de acordo com PM30K 2004, mostra as fases de gerenciamento da qualidade do software de um projeto típico. Na Figura 2 é apresentado um exemplo do Fluxograma do Processamento do Gerenciamento da Qualidade de um Projeto.

Figura 1- Visão Geral da Qualidade ICSC EC Página 6 Figura 2 – Fluxograma do Processamento do Gerenciamento da Qualidade do Projeto. Tarefas e Responsabilidades A garantia da qualidade pode utilizar os resultados de outros processos de apoio tais como: verificação, validação, revisões conjuntas, auditorias e resolução do problema. 0 processo consiste nas seguintes nas seguintes nas seguintes atividades: • • • • Implementação do processo; Garantia do produto; Garantia do processo; Sistema de Garantia e Qualidade. usuário Tamanho da equipe Responsabilidades Duração de um ciclo de tarefas Restrições ambientais Plataforma Aplicativos em uso USC ENAV Descrição Tipo de usuário Tamanho da equipe

Responsabilidades Duração de um ciclo de tarefas Restrições ambientais Plataforma Aplicativos em uso USC EMPM Descrição Tipo de usuário Tamanho da equipe Responsabilidades Base de dados georreferenciada do VANT-EC-SAME. Usuário experiente. Um integrante. Armazenar e recuperar informações georreferenciadas. Navegação do VANT. Usuário experiente. Um integrante. Definir, atribuir rotas para navegação do VANT. A duração depende de cada solicitação enviada a USC ENAV. Restrições meteorologias e de espaço aéreo. Plataforma artificial. ECNS. Transmissão de dados de vigilância. Usuário experiente. Um integrante. Disponibilizar datalink. A duração depende de cada solicitação atribuída às IJSCs EVIG e ENAV. Interferências causadas por fatores climáticos. Plataforma artificial. ECNS.

Página 8 SSC – VANT-EC-SAME Duraçao de um ciclo de tarefas Restn«es ambientais Plataforma Aplicativos em uso A duração depende de cada solicitação enviada a USC EMPM. Sem restrições. plataforma artificial. ECNS. USC EVIS Descrição Tipo Tamanho da equipe Responsabilidades Duração de um ciclo de tarefas Restrições ambientais Plataforma Aplicativos em uso Visualiza -o dados georreferenciados e status dos sensores do VANT. Us te. Um integrante. PAGF 8 0 Tráfego no Solo. Usuário experiente. Um integrante. Gerenciamento informações de Tráfego no Solo do VANT. A duração depende de cada solicitação feita pela USC EGTS. Sem restrições. lataforma artificial. E-GFT. USC EGTT Descrição Tipo Tamanho da equipe Gerenciamento de Tráfego de Terminal. Usuário experiente. Um integrante. Página 9 SSC – VANT-EC-SAME Responsabilidades Duraçao de um CiC10 de tarefas Restrições ambientais Plataforma Aplicativos em uso Gerenciamento informações de Tráfego no Terminal. A duração depende de cada solicitação feita pela USC EGTT. Sem restrições. Plataforma artificial. E-GFT. USC EGTR Descrição Tipo Tamanho da equipe Responsabilidades Aplicativos em uso Gerenciamento de Tráfego em Rota/Terminal. Usuário experiente. Um integrante. Gerenciamento informações de Tráfego durante a Rota/TerminaI.

A duração depende de cada solicitação feta pela USC EGTR. Sem restrições. Plataforma artificial. E-GFT. 4. Documentação Está seção lista a documentação mínima que servirá de base para este plano. O conjunto mínimo de artefatos neste caso são os citados abaixo: • • • senvolvimento de 6. Plano de Revisão e Auditoria Atividades de Revisão e Auditoria Descreve sucintamente cada tipo de revisão e auditoria a serem realizadas no projeto. para cada tipo, devem ser identificados os artefatos que serão auditados ou revistos. Cronograma O Cronograma da ICSC EC está na Figura 3, mostrada a seguir. A auditoria será realizada em cada fase durante a tarefa de Avaliação.

Figura 3 – Cronograma do ICSC EC Organização e Responsabilidade Cada equipe de desenvolvedores ficará responsável pela organização e responsabilidades do seus CSCs, bem como a resolução e o gerenciamento dos eventuais problemas identificados e as ações corretivas que façam ecessárias. Ferramentas, Técnicas e Metodologias Dentre as ferramentas, técnicas e metodologias a serem utilizadas no desenvolvimento do ICSC EC, poderão serem utilizadas as listadas abaixo. • • • • Diagramas de Causa e Efeito; Gráficos de controle; Inspeção; Revisão de Reparo de Defeito. O desenvolvimento do Software será efetuado de acordo com a metodologia RUP (Rational Unified Process) que envolve a confecção dos artefatos abalxo e sugere um conjunto mínimo de revisões: • • Revisão de Requisitos; Revisão da Arquitetura; Página 11 SSC – VANT-EC-SAME • ReviSã0 do projeto. 7. Testes e Validação

Estudo e analises

0

I [picl Posto de Saúde da Família DIÁRIO DE CAMPO I Campo de estágio: PSF – Tutora/Orientadora pedagógica: Cleissiane Vasconcelos

Read More

Comportamento organizacional

0

Questão (01 ) Funcionária bem antiga da empresa, Maria recebeu certa quantia como premiação pela dedicação ao trabalho. Tal quantia

Read More