Plano de negocios em prestação de serviços de medicina do trabalho

Categories: Trabalhos

0

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia CLINICA SAPIA LTDA Itatiba 2011 to view nut*ge Nome: Leonor Casetta Sapia RA: 1134773 Nome: Camila Rasmussen Angelon RA: 1126830 Nome: Rogério José Valentim RA: 1129711 Nome: Felipe Frare RA: 1 125998 Curso: Processos Gerenciais Semestre: 1a qualidade, definição e divulgação da missão e valorização do profissional. alavras-chave: Medicina, Resultados, profissional, Trabalho ABSTRACT The changes resulting from technological and organizational innovations in relation to working professionals and have enerated many concerns have been discussed world wide. Increasingly important sector ofthe health and safety at work becoming multidisciplinary subject, occupational medicine has as main objective the prevention of occupational risks.

The goal is to understand the activities and results of a clinical occupational medicine in accordance with the vision of local administrators in the study and identify the measures that contribute to this improvement for society. Relying on exploratory qualitative research, the interpretation of the collected material followed the methods used in the classroom. The results were beneficial, and we can see satisfaction in the financial and organizational structure and raising awareness of employers and employees within the partner companies.

Therefore, the suggested measures for the safety of work related to the implementation of a prevention program and quality, and dissemination of mission definition and enhancement of the professional. Sumário INTRODUÇAO……….. — 7 1. A EMPRESA8 2. CONTABILIDADE8 2. 1 Lançamentos Contábeis 8 2. 1. I Fatos contábeis de 01/0112009 a 3Wl 2/2009 9 2. 1. 2 Fatos Contábeis de 01/0112010 a 31/1 2/2010 10 2. 2 Razonetes12 15 13 . 3 Apuração do Resultado do Exercício 14 2. 3. 1 Resultado em 31/12/200914 2. 3. Resultado em 31112/201014 2. 4 Demonstrações Contábeis 14 2. 4. 1 Demonstrações Contábeis em 31 /12/2009 15 2. 4. 2 Demonstrações contábeis em 31/12/2010 17 2. 5 Análise das Demonstrações Contábeis 20 2. 5. 1 Análise Vertical e Horizontal 20 3. GESTÃO FINANCEIRA 21 3. 1 Contabilidade e Gestão Financeira 22 3. 2 Maximização do Lucro 22 3. 3 Retorno do Investimento e Controle do NegóC1022 3. 4 Planejamento 23 3. 5 Gestão de Riscos 24 4. CAPTAÇAO DE RECURSOS FINANCEIROS 25 5. ORÇAMENTO DE CAPITAL 25 6.

FINANCIAMENTO DO CAPITAL DE GIR026 7. ESTATÍSTICA 27 7. 1 conceitos 27 7. 2 Índices Estatísticos 29 7. 2. 1 Acidentes de Trabalho e Doenças 29 8. CONCLUSA033 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 34 INTRODUÇÃO Este trabalho tem por finalidade a importância que foi desenvolvida através de informação com base na Clínica Sapia LTDA, situada na cidade de Itatiba e demonstra todos os instrumentos utilizados para a gestão, administração e controle das operações no setor de medicina do trabalho.

Seu diagnóstico nos mostra que podem ser implantadas estratégias em seu segmento relatando o ambiente interno e xterno e os aspectos estraté icos na arte da contabilidade, gestão financeira e també mais e exigindo dos profissionais o uso de técnicas bem estruturadas para gerir um negócio e estando em contato com problemas e fazendo assim com que os gestores busquem soluções possíveis para soluclonar problemáticas reais l.

A EMPRESA A Clínica Sapia LTDA, registrada no CNPJ: 01. 357. 429/0001-21 é uma empresa de prestação de serviços de medicina do trabalho, estabelecida no município de Itatiba, sob a Rua Antônio Alves no 28, Centro – CEP 1 3250-030. O quadro societário é composto por Jose Antônio e Maria Caldas, sendo cada um proprietário de 50% (cinqüenta) das quotas totalmente integralizadas.

Atuante no mercado desde 2009, a Clínica Sapia trabalha exclusivamente no atendimento a empresas, ajudando-os no cumprimento das normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho no que tange a admissão e demissão dos funcionários bem como exames e pareceres médicos específicos que se fazem necessário para o desempenho de atividades profissionais dos funcionários contratados pelos seus clientes. Atua também na elaboração de programas de saúde ocupacional bem como na ssessoria e gestão de ambulatórios médicos e elaboração de laudos periciais nas áreas trabalhistas e previdenciárias.

A empresa adota como missão, o atendimento personalizado para cada empresa, em medicina do trabalho, que promova e preserva a saúde do trabalhador, visando a satisfação dos clientes. A Clinica Sapia procura ser referencia em seu ramo de atuação, promovendo serviços de qualidade e respeito com clientes e parceiros e tendo como valores a ética, comprometimento, seriedade e excelência de atendimento. 2. CONTABILIDADE Abaixo segue a contabiliza 30 dos fatos contábeis do ano de 2009 da empresa Clínica S PAGFd 15 a contabilização dos fatos contábeis do ano de 2009 da empresa Clínica sapja LTDA 3. Lançamentos Contábeis Os lançamentos contábeis são a forma com que a contabilidade registra os fatos que ocorreram durante o período e que afetam ou que podem afetar o patrimônio da empresa. Sua principal característica é a utilização do método de partidas dobradas onde todo débito deve estar sustentado por um crédito 3. 2. 1 Fatos Contábeis de 01/01/2009 a 31/12/2009 3. 2. 2 Fatos Contábeis de 01/0112010 a 31/12/2010 3. 2 Razonetes Os razonetes são formas didáticas de levantamento dos saldos as contas contábeis.

Utiliza-se esse método como forma de simplificação do levantamento de saldos e como maior compreensão do exercício em questão. 3. 3. 3 Razonetes de 01/0112009 a 31/1 2/2009 3. 3. 4 Razonetes de OI ‘OI 12010 a 31/1 2/201 0 3. 3 Apuração do Resultado do Exercício Contabilmente, ao final de cada exercício, é necessário apurar o resultado do período. Essa apuração se dá com o zeramento das contas de resultado (Despesas e Receitas) com lançamentos de contrapartidas em conta de apuração do resultado do exercício. . 4. 5 Resultado em 31/12/2009 3. 4. 6 Resultado em 31/12/2010 3. Demonstrações Contábeis As demonstrações contábeis têm como objetivo o fornecimento de informaçóes a respeito o da empresa bem PAGF 15 3. 5. 7 Demonstrações Contábeis em 31112/2009 3. 5. 8 Demonstrações Contábeis em 31/12/2010 3. 5 Análise das Demonstrações Contábeis As análises das demonstrações contábeis ou análise de balanço tem por objetivo a avaliação do desempenho da empresa para as tomadas de decisão. . 6. 9 Análise Vertical e Horizontal 3. GESTAO FINANCEIRA Abertura de uma empresa requer diversos investimentos, tais como a captação de recursos dos sócios, bem como na obtenção e recursos de terceiros (Bancos, financiadoras, fornecedores etc. ). A gestão financeira permite aos sócios ou acionistas, obter uma visão da saúde financeira da empresa bem como realizar diversas analises e comparativos entre os investimentos e os resultados da empresa 4. Contabilidade e Gestão Financeira A Contabilidade e a gestão financeira estão intimamente ligadas e possuem grande grau de dependência. Os administradores assim como os contadores precisam possuir todas as informações financeiras e contábeis que são essenciais para as Ambos os profissionais devem conhecer a gestão financeira ntes de tomar as decisões, pois a partir dela será possível maximizar os resultados. 4. 7 Maximização do Lucro Conforme iá abordado a a gestão financeira saídas.

Toda empresa tem como objetivo obter lucro ao final de suas operações e a busca desse lucro requer do profissional um perfi arrojado que lhe permita assumir os riscos da atividade exercida. O controle de negócios é de responsabilidade dos administradores e a maximização do lucro está voltada diretamente com a forma e aplicação da gestão financeira. Na empresa Clinica Sapia a principal ferramenta de Gestão Financeira utilizada é o Fluxo de Caixa que permite controlar as entradas e saídas e obter a visão geral da empresa. . 8 Retorno do Investimento e Controle do Negócio Os administradores além do retorno do capital investido retiram recompensas a titulo de salário sobre o trabalho exercido. Essa remuneração deve estar relacionada com o desempenho financeiro da empresa uma vez que tais retiradas podem descapitalizar a empresa. Como forma de remuneração do trabalho dos sócios, a Clínica Sapia distribui valores fixos e compatíveis com a quantidade de cotas de cada sócio.

O trabalho do administrador dentro das empresas é amplo e diversificado dentro dos setores que a empresa possui. A administração financeira é uma das grandes responsabilidades que o administrador possui e tem como objetivo gerenciar os recursos financeiros aplicando-os de forma adequada de acordo com a necessidade da empresa. Conclui-se assim que o administrador além de suas competências individuais requer uma rede de profissionais integrada e envolvida com a empresa objetivando seu desenvolvimento no mercado de atuação.

Abaixo segue organograma da empresa Clínica Sapia Ltda. 4. 9 Planejamento O planeiamento financei ortante papel dentro das tem um importante papel dentro das empresas uma vez que ele busca transformar e gerenciar os planos e estratégias da empresa. O planejamento traz para as empresas a maximização da lucratividade, controle e gerencia financeira e todas as informações necessárias para tomada de decisão no que tange as correções e desvios financeiros.

O planejamento financeiro para empresa Clínica Sapia tem como base principal os instrumentos financeiros (fluxo de caixa) e suas análises periódicas. O processo de tomadas de decisão é integralmente baseado na analise financeira das entradas e Para as empresas de prestação de serviços os custos e despesas em comparação a empresas comerciais são pouco representativo uma vez que os serviços dependem quase exclusivamente do conhecimento do profissional que executa a atividade.

Conceitualmente, os custos fixos de empresa de clínica de Medicina do Trabalho são: * Folha de Pagamento; * Despesas administrativas; * Alugueis, etc. Os custos variáveis são aqueles diretamente ligados a prestação de serviços sendo quase exclusivamente nas clínicas de Medicina do Trabalho, os impostos sobre o faturamento mensal. Tendo em vista a determinação dos custos da empresa Clinica Sapia podemos efetuar o calculo e analise do ponto de equilíbrio da empresa.

O ponto de equilíbrio procura determinar o momento exato em que a empresa atinge seu equilíbrio entre o pagamento dos custos e a obtenção do lucro 4. 10 Gestão de Riscos As empresas no exercício de suas atividades se deparam com diversos riscos das quais ministra e gerir para não inviabilizem o negócio. Abaixo segue os riscos econômicos da empresa Clinica Sapia. Tecnológico: a falta de um sistema Integrado de informação. * Concorrência: O mercado dentro da região é muito concorrido e a empresa perde porcentagem competitiva sem a gestão em dministração dos fatores de risco. Qualidade do serviço: Falta de melhoria periódica e de análise quantitativa dos serviços prestados; * Sazonalidade: Para os serviços de medicina do Trabalho a sazonalidade se dá entre os meses de Janeiro, Fevereiro e segunda quinzena do Mês de Dezembro, onde existe uma baixa demanda do serviço em questão. * Risco Financeiro: Dentro deste mercado de atuação os riscos financeiros são baixos, pois pode se observar que o índice de inadimplência nao tem representatividade dependendo assim da gestão financeira do administrador do negócio 4.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS As empresas podem captar recursos de diversas formas sendo as mals comuns com acionistas ou terceiros. A captação dos recursos deve ser analisada com critério e devem ser baseadas nas políticas financeiras da empresa. Atualmente, com as facilidades da captação de recursos em instituições financeiras devem ser analisadas com muito cuidado e os administradores devem evitar assumir obrigações junto a essas instituições uma vez que os custos efetivos e as taxas de juros elevadas inviabilizam a captação do recurso.

Uma ferramenta importante para mensurar os efeitos no olume de lucratividade é o calculo do grau de alavancagem operacional. É fato que as empresas necessitam assumir grau de risco financeiro moderado com intuito de aumentar o lucro da empresa. Nesse sentido as formas de captação de recurso devem ser f lucro da empresa. Nesse sentido as formas de captação de recurso devem ser feitos com cautela uma vez que eles podem influenciar diretamente o lucro da empresa pra fazer o grau da alavancagem operacional. 5.

ORÇAMENTO DE CAPITAL O orçamento de capital são técnicas de comparação, avaliação e seleção de projetos que objetivam riqueza e retorno aos sócios. Taxa media de retorno: uma das técnicas utilizadas na analise de orçamentos de capital não podendo ser considerada na analise financeira, pois não consldera algum fato relevante necessário para a visão da gestão financeira. * Recuperação do investimento: historicamente um dos primeiros métodos de avaliação de projetos, o índice de recuperação do investimento determina o prazo necessário no retorno do valor investido inicialmente. Índice de lucratividade: compara o valor presente das entradas de caixa futura com um investmento inicial ‘k Taxa interna de retorno: Medida de taxa rentabilidade que guala o valor presente do caixa ao investimento inicial É importante o empresário no momento de sua analise financeira decidir quais métodos são melhores para sua empresa tendo em vista que cada uma das taxas apresenta resultados variados e podem interferir negativamente nas tomadas de declsão da empresa.

O índice que melhor interpreta o retorno do capital da empresa clinica SAPIA é o do período de recuperação do investimento tendo em vista que ele analisa e considera de forma completa os lucros das operações da em resa em comparativo ao capital investido e traz ao admini do tempo necessário

Caso natura

0

MODELO DE FICHA CATALOGRÁFICA Cutter OF2 p CDU A ficha catalográfica traz as informações fundamentais do documento, tais como: autor,

Read More

O papel da ética na valorização do profissional

0

1 INTRODUÇÃO A ética vem sendo pesquisada desde o início das civilizações, grandes pensadores chamavam a atenção para os motivos

Read More