Planos cartesianos

Categories: Trabalhos

0

I. INTRODUÇÃO O plano cartesiano conforme Marcos Noé (1999, 2001) diz que os efeitos através da junção de dois eixos, perpendiculares entre si que se cruzam no ponto 0, o qual é a origem de ambos os eixos. O eixo horizontal é chamado de eixo das abscissas ou x. O eixo vertical é chamado de eixo das ordenadas ou y. Os eixos são divididos em quatro ângulos retos chamados quadrantes enumerados no sentido anti-horário. Cada ponto do plano cartesiano é identificado por um par de Swipe to page números chamados basta traçar as perpe Para dizer que P poss — (a;b) ou p = (a;b).

S ter um ponto P, ar 3 as b, escrevemos: P plano cartesiano em conjuntos, o primeiro numero sempre a abscissa e o segundo é sempre a ordenada. Ex. Produto Cartesiano Se tiver dois conjuntos não vazios A e B, chamamos de produto carteslano de A por B o conjunto de todos os pares ordenados de modo que x pertença ao conjunto A ey ao con Swipe to view next oage conjunto g. AXB= B}. EX. A = {1 e B = { 4,5} temos: Representação do Produto Cartesiano Há duas maneiras de representar o produto cartesiano. Por iagrama de flechas ou por diagrama cartesiano.

Considerando A = B = (4,5), temos: Relação Chama-se relação de A em B qualquer subconjunto de A x g. Ex. Domínio, Imagem e Gráficos Chama-se domínio o conjunto de todos os elementos de A que está assoclado à pelo menos um elemento de B. Chama-se imagem o conjunto de todos os elementos de B que são imagens de pelo menos um elemento de A. Ex. A {(-2;4), D { e Im {0,1 A}. Os gráficos constituem uma forma clara e objetiva na apresentação de dados estatísticos, a intenção é de proporcionar os leitores em geral a compreensão e veracidade dos fatos.

De acordo com a característica da informação precisamos escolher o gráfico c veracidade dos fatos. De acordo com a característica da informação precisamos escolher o gráfico correto, os mais usuais são: gráfico de segmentos, gráfico de barras e gráfico de setores. Gráfico de Segmento ou gráfico de linhas Objetivos: simplicidade, clareza e veracidade. Uma locadora de filmes em DVD registrou o número de locações no 1 n semestre do ano de 2008. Os dados foram expressos em um gráfico de segmentos. Fonte: SILVA, Marcos Noé Pedro, DEMO, D.

Localizando pontos no plano Cartesiano e Metodologla Cientlfica em Ciências Sociais São Paulo: Atlas, 2001. Gráfico de Barras horizontal e vertical Objetivo: representar os dados através de retângulos, com o intuito de analisar as projeções no periodo determinado. O exemplo abaixo mostra o consumo de energia elétrica no decorrer do ano de 2005 de uma família. Fonte: SILVA, Marcos Noé Pedro, DEMO, D. Localizando pontos no Plano Cartesiano e Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2001.

Test

0

Scribd Carregar um documento Pesquisar Documentos Explorar Douglas Martins You’re looking at our new document page format. Have any ±amViewer

Read More

Mercado

0

MERCADO Daiane Bochi Felipe Daniel Teixeira Fernando Luiz Vieira Jessica Riffel HISTORICO CALÇADOS O processo de desenvolvimento econômico da indústria

Read More