Planos de aula

Categories: Trabalhos

0

Modelo de plano de aula para alunos da alfabetização. Disciplina: Português Duração: 2h. Objetivo: Desenvolver o conhecimento do assunto abordado de maneira lúdica e prazerosa. Conteúdo: Classificação quanto ao número de silabas. Recursos Didáticos: Barbante, cola, tesoura, papel, canetas, caderno, lápis, borracha, quadro de giz. Procedimentos Explicar para os alun segundo o número d or20 to view nut*ge r as palavras Usando as laterais de um canto da sala ou do próprio quadro-de giz colocar barbante (cordão) estirado nas suas extremidades.

Confeccionar na cartolina as silaba das palavras que deseje ormar e pendurar no barbante de modo embaralhado. Solicitar aos alunos que individualmente vá até o varal e tente descobrir qual palavra forma na seqüência correta e classificá la de acordo com o número de sílabas. Por exemplo, AS CA — CASA, possui 2 silabas, então ela é: dissílaba. Auxiliar os alunos que possuírem dificuldades. Após usar o recurso incentivador pedir para que falem outras história: Competências: A Compreender os resultados da junção das vogais, A Escrever os encontros vocálicos Al e OI, A Identificar os referidos encontros,

A Escrever os encontros, A Perceber o uso social dos encontros Ai e oi, Desenvolvimento: Primeiro momento: No quadro, grafar as letras A, E, l, O, U e ir perguntando para alguns alunos que eu julgar anda ter dificuldades com a identificação nas vogais. Juntar as vogais no quadro e perguntar o que forma, o que é quando usamos. Eu vou desenhar no quadro situações em que se usam os encontros citados para as crianças identificarem e grafar no ar. Entregar atividade onde as crianças colarão papéis picados ou pintaram com os dedos os encontros em molde vazado.

Desenharão ituações de uso dos encontros vocálicos e escreverão esses em balões disponíveis na própria atividade. Fazer pausa para higiene, lanche, recreação e higiene. Segundo momento: terminar atividade iniciada no primeiro momento. Dever de casa: ( ) Caderno ( X ) Livro: Os alunos do Jardim 2 levarão os livros didáticos para casa e resolver os exercícios propostos para esse conteúdo. Jardm 1: Colar papéis picados nos encontros Al, OI e Ul, desenhar e grafá-los.

Recursos: Atividades xerocadas, tesouras, cola, material de registro, papel criativo, cola colorida ou tinta. PAGF Recepção: Receber os alunos em sala e encaminhá-los ao pátio para oração e múslca, ir ao banheiro e bebedouro. Ir para a sala de aula e iniciar a rotina diária com calendário, quantos somos hoje? , música, alongamento e leitura compartilhada da O Associar símbolos à palavras, Perceber a construção de um texto, Conhecer a música escrita, Identificar letras.

Primeiro momento: Após recepção e rotina diária, colocar a musica Tem de ser você da dupla Victor e Léo e perguntar quem a conhece, comunicar às crianças que elas construirão junto à professora a confecção da letra igualmente aconteceu om a múslca do aniversário de Brasília. Entregar desenhos que substituam algumas palavras na música para eles pintarem. Segundo momento: Continuar a pintura dos desenhos e começar a montar o texto da letra da música explorando alguns fonemas. Ao final cantar com as crianças usando o texto feito.

Dever de casa: ( x ) caderno ( ) ivro: Atividade referente ao número 3 xerocada. A crianças deverá pintar o aquário que possuir a quantidade estudada. Recursos: Cola, desenhos, tesoura, I er, apontador, borracha, plano de aula. Tema: O calendário nosso de cada dia Objetivos: Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto especifico: o calendário; Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário, Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromlssos comuns ao grupo. ?reas de Conhecimento: Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem. Conteúdos: – Utilização dos números em diferentes contextos; – Início da medição social do tempo; – Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários. Procedimentos Metodológicos: . Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer a oração “Obrigado Senhor pelo dia”. Iniciar diálogo, perguntando: Que dia é hoje? A partir deste diálogo, apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar. m calendário parecido datas importantes, como aniversário.

Introduzo: Agora vocês vão assistir a um clipe da música da música de Lulu Santos – Seu Aniversáno, onde ele fala do calendário. 2. Hora do Vídeo: Assistir o clipe da música 3. Com um calendário do ano na parede ou no chão, pedir a cada aluno que marque a data do seu aniversário. Neste momento terei uma tabela em mãos com os aniversariantes, para eventuais consultas. 4. Intervalo: Cantar a música “É hora de lavar as mãos”. Fazer a fila em ordem crescente de tamanho do aluno, para lavar as mãos. Em seguida, todos organizam seu lanche na mesinha e cantam “Meu lanchinho”; 5.

Momento da Calmaria: Todos sentados nas almofadas e nos tapetes. Ouvir a História “Vivi quer crescer’. 5. Diálogo sobre a história 7. Atividade xerografada: marcar no calendário as datas solicitadas. 8. Despedida: Canção da Despedida; Arrumar todos, pentear cabelos, passar perfume. . Atividade para casa: Xerografada Calendários, vídeo, atividade xerografada, papel metro, lousa, piloto. PAGF s OF dentro, fora. 1 . Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer A oração da Criança. Fazer a chamada através das fichas.

Apresentar uma caixa (dentro dela estão os blocos lógicos) e iniciar uma conversa com perguntas como: alguém conhece esse objeto? Qual o nome dele? Qual é a forma da caixa? A caixa está CHEIA ou VAZIA? O que tem DENTRO da caixa? A caixa está pesada ou leve? Colocar outra caixa ao lado desta e pedir que comparem: maior ou menor? Grande ou pequena? Em seguida, esvaziar a caixa, colocando o conteúdo em uma caixa menor e ir questionando onde tem MAIS e onde tem MENOS blocos. Em seguida colocar os objetos de volta na caixa maior e perguntar novamente.

Explorar outros objetos para estabelecer as comparações. Deixar que as crianças manipulem os blocos, brincando livremente com eles, comparando-os. 2. Atividade no livro 3. Intervalo: Cantar a música “‘É hora de lavar as mãos”. Fazer a fila separando meninos de meninas, chamando pelo nome. Em seguida, fazer o lanche na uadra. Adivinhação de figuras geométricas Envie por email Imprima Objetivo Distinguir figuras geométricas, explorando e reconhecendo suas características. Ano 20 e 30 Tempo estimado Seis aulas.

Material necessário Um cartaz com várias figuras desenhadas (veja sugestão na imagem). Desenvolvimento 1a etapa Apresente à turma uma coleção com no mínimo cinco figuras. Escolha uma delas e desafie os alunos a descobri-la. para isso, eles farão perguntas que devem ser respondidas apenas com sim ou não. Provavelmente eles descreverão as características de cada uma com as próprias palavras. Isso exigirá ma análise coletiva mais precisa das propriedades. Anote em um caderno as questões formuladas para retomá-las na próxima etapa. Realize várias rodadas.

Em cada uma, reúna uma coleção de figuras para trabalhar determinado tema (se deseja que a garotada identifique os tipos de triângulos em função dos ângulos, mostre a eles vários triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos). 2a etapa Depois de três rodadas, retome as perguntas dos alunos e sistematize os conhecimentos que surgiram. Organize a turma em duplas para a discussão edindo que identifiquem s indagações que não po ndidas com sim ou não PAGF 7 descartar elementos do quadro e em que momento do jogo seria mais conveniente formulá-las?

A negativa diante da pergunta “É um círculo? ” elimina apenas duas figuras. Mas, se o enunciado for mais abrangente (“Tem lados cuwos? “), provavelmente mais unidades seriam descartadas. O registro coletivo e individual das conclusões é necessário, assim como a anotação das questões que ajudam a descobrir rapidamente a figura. Com isso, os novos conhecimentos serão aprofundados nas partidas seguintes e odos avançarão na conceitualização. 3a etapa Depois de algumas aulas, limite o número de perguntas.

Para isso, solicite que os alunos contem quantas foram formuladas ate o acerto da figura e compare com as jogadas anteriores. O objetivo é fazer com que a garotada elabore questões mais precisas, com vocabulário especifico e considerando características que permitam excluir mais figuras. Avaliação Proponha atividades individuais semelhantes para que os conhecimentos aprendidos nas etapas anteriores sejam utilizados. Fonte: Atividade adaptada de situação proposta por Claudia Broitman e Horacio Itzcovich no livroEnsenãr matemática en el nível inicial y en el primer ciclo de la egb (Ed.

Paidós) Planos de aula de Educação Infantil Rimas sobre as Formas Geométricas fev 2, 2009Author: Raquel Martins I Filed under: Estimulação ? leitura e à escrita, Iniciação à matemática Estas rimas são para trabalhar as formas geométricas e para ajudar a Alexandra e as outras colegas que pediram ajuda para este tema. Podem explorá-las de diferentes formas, nomeadamente fazer um placard na sala com estas rimas e o desenho das figuras geométricas feitas pelas c r um livrinh PAGF 8 OF sala com estas rimas e o desenho das figuras geométricas feitas pelas crianças.

Ou fazer um livrinho, em que cada folha tem a rima de uma forma geométrica e eles desenham a respectiva figura geométrica. Eu sou o Quadrado Bonito demais Tenho quatro lados E todos iguais E eu sou o Círculo Sou igual à lua Sou o mais bonito Lá da minha rua Eu sou o Triângulo Tenho três biquinhos De chapéu eu sirvo Para os palhacinhos Eu sou o Rectângulo Cresci mais de um lado Para fazer inveja Ao senhor quadrado PLANO DE AULA Conteúdo: ‘k Socialização e registro do nome. Objetivo Geral: * Estabelecer as regras da boa convivência.

Objetivos Específicos: * Identificar e registrar o nome; * Incentivar o desenvolvimento da coordenação motora ampla; * Explorar a expressão corporal e noção espacial; Recursos Motivadores: * Crachá, Som/CD; * Folha de jornal; * Espelho; * Massa de modelar. participação e a compreensão do tema por toda a turma. * Órgãos dos Sentidos – PALADAR * Induzir o educando a percepção dos sabores (amargo, azedo, doce e salgado). ‘k Levar os alunos a reconhecerem os diferentes tipos de sabores das substâncias; Identificar as regiões sensoriais do sabor dispostas na língua. Cartaz com gravuras; * Degustação de alimentos amargos, doces, salgados e azedos; Confecção de uma boca e de uma lingua; * Atividade recreativa com recorte e colagem. Metodologia de Ensino: * Conversa informal com os educandos sobre o assunto a ser trabalhado em sala de aula; * Aula dialogada e visualizaçaõ de cartazes; * Degustação dos alimentos; * Atividade criativa; * Confecção da boca e da lingua para os alunos brincarem e levarem para casa. Avaliação: * Resolução das atividades ro ostas; * Compreensão do assu

Emissao de gases do efeito estufa

0

Tabela 1 – Composição nutricional das carnes bovina, suína e de aves Componente Peito de Frango ENERGIA, kcal 1155 I

Read More

Revolução industrial

0

Planejando atividade com hipertexto UNIDADE: Ensino Fundamental I ( ) Ensino Fundamental II (x) Ensino Médio ( ) TEMA: Revolução

Read More