Plantão social, encaminhamento e triagem

Categories: Trabalhos

0

A prática do encaminhamento e a exclusão social: estudo de caso no plantão social Descripción: o objetivo desta dissertação é rediscutir o encaminhamento como prática do assistente social na sua dimensão sócio-política e institucional. Esta rediscussáo foi construída a partir de um referencial teórico metodológico que permitiu a recuperação de categorias ontológicas que determinavam essencialmente a realidade pesquisada, quais sejam: exclusão, burocracla, informação, Instltuição e a rede.

Na seqüência, o trabalho discute, as determinações estruturais da xclusão, sua particularização na Amazônia e no estado do Pará mais especificament rebatimento destas ora na prática de encami amen identificando no obje objetividade ncial, rearticula o ição pesquisada e, social. Finalizamos e lhes dão Apae: A famllia procura a Apae quando encaminhada pelo médico, por iniciativa própria, através da escola de ensino regular ou quando não há desenvolvmento satisfatório. ?? Triagem: A triagem é iniciada pelo serviço social através de inscriçao (acolhimento) da pessoa com suspeita elou deficiência mental já iagnosticada, como também através da família ou responsável para avaliação e encaminhamento aos diversos programas oferecidos. Participam do processo de triagem: A equipe de diagnóstico e avaliação, com os seguintes profissionais: assistente social, psicológa, pedagoga, fonoaudlóloga, fisioterapeuta, neurologista e ainda estaremos inserindo a terapeuta ocupacional.

O serviço social é responsável pela fase da anamnese e as avaliações para o devido diagnóstico e encaminhamento são feitas pelos demais profissionais. Ações realizadas pelo Serviço Social: Apoio familiar na entidade: ?? atendimento individualizado ou grupal; • orientações e informações quanto a direitos e deveres; • encaminhamentos em geral; • ações direcionadas para uma melhor qualidade de vida. • Apoio familiar em visita domiciliar elou hospitalar: acompanhamento do caso, visando o conhecimento da realidade fam[liar do aluno, suas necessidades, limitações e privaçdes, orientando sempre que necessário. ?? Reuniões de equipe (reuniões do conselho do trabalho e coordenadoras): partlcipação efetiva nas reuniões programadas com pautas pré estabelecidas, buscando soluções e consenso ara situações prob reuniões programadas com pautas pré estabelecidas, buscando soluções e consenso para situações problemas e atividades a serem realizadas, contemplando todos os aspectos da comunidade escolar. • Participação efetiva no COMPOD: membro suplente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficência, representando o segmento da deficiência mental. ?? Serviço Social e a Triagem Unificada da Casa da Cidadania • O Serviço Social na Casa da Cidadania de Tubarão/SC tem suas ações voltadas à operacionalização no setor de triagem. ?? A triagem unificada para concessão do benefício da assistência judlclária gratuita no município de Tubarão é serviço prestado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina em parceria com a CJNISCJL – Universidade do Sul de Santa Catarina, Ministério Público e OA3. ?? O serviço é desenvolvido por intermédio do plantão sócio- jurídico patrocinado pelo EMA – Escritório Modelo de Advocacia do Curso de Direito de Tubarão e realizado com apoio interdisciplinar, mediante atuação direta do Curso de Serviço Social, que visa avaliar a situação sócio-econômica dos candidatos o beneficio. ?? A população para ter acesso ao atendimento jurídico gratuito, primeiramente passa pelo setor de triagem para uma avaliação sócio-econômica, que é efetuada pelo Serviço Social, que viabiliza o acesso através da acolhida e orientação dos usuários sobre os serviços disponibilizados como garantia de acesso à Justiça, realizando encaminhamento dos casos, de forma alternada, ao PAGF3ÜFd como garantia de acesso à Justiça, realizando encaminhamento dos casos, de forma alternada, ao Escritório Modelo de Advocacia da UNISUL , e aos profissionais inscritos na Ordem dos advogados o Brasil, que se habilltam a prestar o Serviço de Assistência Judiciária Gratuita na comarca de Tubarão. • Além desses encaminhamentos a triagem pode direcionar o usuário para a rede de assistência social do município e aos demais órgãos de defesa da cidadania, tais como: Adocon, Conselho Tutelar, Serviço de Psicologia, Centro Interdisciplinar de Mediação, entre outros.

Este setor é resultado de uma ação interdisciplinar do Curso de Direito com o de Curso de Serviço Social, que através do estágio curricular obrigatório, possibilita aos académicos, de ambos os cursos, relaclonar a teoria com a prática. ?? O Assistente Social, além de coordenar o trabalho da Triagem, também dá suporte aos processos judiciais em trâmite no foro da Unisul. Tal atuação consiste no acompanhamento junto aos diversos órgãos privados e públicos para efetivação do atendimento ao cidadão, bem como realização de estudos sociais, relatos e visitas domiciliares. • Em 2008 foram realizadas 3. 266 triagens, 49 estudos sociais e particlpação em 1. 085 audiências de conciliação. Atualmente esses serviços são oferecidos de forma substancial, contudo merecem um controle efetivo, para subsidiar projetos e futuras pesquisas científicas.

Membrana plasmatica

0

A Membrana Plasmática A membrana plasmática e a estrutura que delimita todas as células vivas, ela estabelece fronteira entre o

Read More

PIM IV MARKETING 1

0

UNIVERSIDADE PAULISTA NSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇAO CURSOS DE GESTÃO TECNOLÓGICA PIM – IV Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores

Read More