Politica de saúde – trajetória e perspectivas

Categories: Trabalhos

0

serviço social ana maria teou politica de saúde – trajetória e perspectivas Vitória-ES 2011 politica de saúde – tr ar 6 Trabalho apresentad o – Universidade Norte de Formação – Projet Politica de saúde – trajetória e perspectivas Premium Sy teou anpen$1 09, 2012 6 pages SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO Swipe to r. t page ciai da UNOPAR plinas de: Oficina idade regional e o Serviço Social, Políticas Sociais III e Cultura, Família e Sociedade.

Orientadores: Amanda goza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira e Sirlei Fortes de Jesus. Vitória-es SUMÁRIO l. INTRODUÇÃO…. 04 a Política de Saúde foi escolhida para ser objeto de trabalho do texto a seguir, o qual trará uma contextualização da implantação da Política de Saude no Brasil, dados estatísticos frente a realidade e análise reflexiva em torno dos conhecimentos teóricos e a realidade vivenciada na instituição na qual estamos inseridos.

Apesar dos avanços obtidos no decorrer da história, sabemos que a implementação da Política de Saúde no Brasil ainda não é eqüitativa e satisfatória. Este texto objetiva fazermos uma eflexão crítica acerca dos avanços e desafios desta politica, sua trajetória e perspectivas. Relataremos então nossas percepções a partir da pesquisa realizada e arcabouço legal que norteia a politica de Saúde. 2. DESENVOLVIMENTO 2. CONTEXTUALIZAÇAO HISTORICA DA POLITICA DA SAUDE NO BRASIL O direito pela saúde teve seu marco inicial em 1948, quando reconhecido internacional eclaraçáo Universal dos participação da sociedade civil organizada no processo de construção de um novo ideário para a saúde. Em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, a saúde assa a assegurada como direito de todos e dever do Estado, e compõe o tripé da Seguridade Social – previdência social, saúde e assistência social. Essa conquista é fruto da organização da sociedade civil através de sua participação e mobilizações.

Em Ig de setembro de 1990 com a Lei NO 8. 080/90 intitulada como Lei Orgânica da Saúde, foi instituído o SUS – Sistema único de Saúde que tem como princípios a universalidade e a equidade no acesso aos serviços e ações de saúde e a integralidade da atenção, operacionalizando-se pelas diretrizes de escentralização, reglonalização e hierarquização do cuidado e de participação da comunidade. A lei 8. 142/90 promove a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS, ou seja o controle social através da participação dos usuários na gestão dos serviços ofertados. . 2. INDICADORES SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE AIMORÉS – MG O município de Aimorés localiza-se no Vale do Rio Doce, leste do estado de Minas Gerais divisa-se com o norte do Espírito Santo. Fica a 484 km de Belo Horizonte, e 185 de Vitoria- ES, faz ivisa ao leste do Espírito Santo, Baixo-Guandu e Afonso Claudio, ao Norte de Minas Gerais com:ltueta e Santa Rita,ao oeste Pocrane e ao Sul com Mutum. Atualmente com uma população de 26. 005 habitantes (Siab2010). Está localizada na divisa com o Estado do Espírito Santo próximo a cidade de Baixo- Guandu sendo banhada pelas águas do Rio Doce.

O município já foi o mais importante de todo o leste mineiro, atraindo imigrantes de todas as partes, uma cidade que contou com um grande numero de serrarias e cerâmicas. Na década de 60 a c cidade que contou com um grande numero de serrarias e erâmicas. Na década de 60 a cidade tinha perto de 50 mil habitantes,e já declinava sua população. Atualmente é fácil encontrar Aimoreenses em várias cldades do estado de Minas: Governador Valadares,lpatinga, Juiz de Fora,Belo Horizonte, no Espí ito Santo: Colatina,Vila Velha, Vitoria,Serra, Guarapari entre outras.

Há também em São Paulo,Rio de Janeiro, Bahia, Além das emigrações para Estados Itália. Com a construção da Hidrelétrica de Aimorés fica a expectativa da cidade ter um maior destaque no cenário econômico, político e social do Estado de Minas Gerais. A Hidrelétrica da cidade inaugurada recentemente, poderá trazer grandes benefícios para a região, além de tornar Aimorés conhecida no cenário nacional, pois até o momento só trouxe prejuízos econômicos, sociais e principalmente ambientais. . 3. ANÁLISE REFLEXIVA – ARCABOUÇO LEGAL E REALIDADE INSTITUCIONAL Análise Reflexiva Observando o desenvolvimento os desafios e a reafirmação dos princípios e diretrizes do SUS, Sistema Único de Saúde, atendendo a legislação Federal, Estadual e municipal. O CAPS de Aimorés executa um tratamento diferenciado e umanizado, sendo um referencial da saúde mental, e também exemplo para as demais unidades da rede municipal.

A demanda de serviços, e de usuários ainda está fragilizada, pois o breve tempo que a instituição funciona são questões que desafiam a equipe interdisciplinar, buscando estratégia para a abrangência de serviços aos usuários, uma entrada estratégica, planejada, socializada, analisando os indicadores sociais do município, a realidade, o território, a cultura local, objetivando discussão ampla a interdisciplinaridade desenvolve e viabiliza a interação com o diferente, bjetivando discussão ampla a interdisciplinaridade desenvolve e viabiliza a interação com o diferente, sobre os assuntos em pauta à luz de um referencial teórico e cada um colabora com o seu saber especifico.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Aimorés dentro de suas atribuições atende um público de Saude Mental, e outros transtornos mais severos, acolhendo os pacientes e seus familiares, respeitando as limitações e desenvolvendo as potencialidades através das oficinas terapêuticas, inseridos em grupos de terapia ocupacional, atendimento individualizado, pelo Serviço Social dentro das especificidades que norteia essas ações; integradas e compartilhadas com o poder judiciário, o ministério público e demais órgãos públicos visando a defesa e a garantia de direito desses usuários tão excluído da sociedade. Atendimento psicológico, psiquiátrico, e demais serviços ofertados pelas políticas públicas do município.

Os usuários do CAPS são indivíduos que moram numa maioria em áreas de difícil acesso, os familiares com baixa escolaridade, sem renda fixa, sem perspectiva de avanço, estima sempre baixa, na maioria das vezes tendo dificuldade de chegar o CAPS por vários fatores: Passagens, dificuldade de locomoção, dependem de acompanhantes e os familiares colocam obstáculos, classificam o CAPS como casa de doido, desconhecem o serviço prestado, muitas vezes vem umas vezes depois não voltam, devido horário, regras, recusam medicação diária, dificuldade de socialização, sendo estes e outros os desafios encontrados pela equipe, que incansavelmente, trabalha e busca alternativas para resolver tais condicionantes, tornando todos sujeito de direitos dentro dos principios do Sistema Unico de Saúde, vigente no país. 3. CONCLUSÃO Unico de Saúde, vigente no país. Apesar dos avanços já conquistados na trajetória histórica da Política de Saúde no Brasil, ainda temos muitos desafios que permanecem e precisam ser superados, mas não podemos minimizar as grandes realizações que ocorreram, o que só vem a comprovar a força da sociedade civil organizada.

O SUS – Sistema Únlco de Saúde precisa estar em constante processo de construção e aperfeiçoamento, é necessário que através dos espaços participativos façamos valer o nosso direito de assegurar a efetivação e implantação da política de saúde. Enquanto futuros profissionais de serviço social precisamos garantir que seja cumprida a legislação vigente que prevê a saúde como direito de todos e dever do estado e empoderar os usuários para que estes exerçam sua cidadania, participando, sugerindo, fiscalizando e avaliando, sendo assim protagonista de suas próprias história. 4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA GONÇALVES, Amanada Boza; MALVEZZI, Rosane Aparecida Belieiro & CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes. Oficina de Formação: Projeto de Intervenção, Pearson Education, publicado em 2009. BRAUN, Edna & KERN da Luz. A Realida

Frei luís de sousa

0

Funcionamento do tempo na obra “Frei Luís de Sousa” Tempo dramático: Existem referências temporais em toda a obra, dadas através

Read More

Pode-se falar que as monarquias atuais ainda possuem

0

Pode-se falar que as monarquias atuais ainda possuem a característica de irresponsabilidade? MONARQUIA – Durante muitos séculos foi a forma

Read More