Politicas publicas na educação

Categories: Trabalhos

0

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Trabalho de AV 1 2012. 1 CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO – UNIJORGE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GES AO PÚBLICA PRIMEIRA AVALIAÇÃO (AV 1) PERÍODO 2012. 1 1 TEMA Os alunos elaborarão em grupos uma resenha crítica das monografias constantes da publicação (disponível no portal da Unijorge): BRASIL Tribunal de Contas da União. Prêmio Serzedello Corrêa 20 para o Controle Socia pública. Brasília, TCCJ_ INSTRUÇÕES PARA E Critica é a apresenta or6 stt Sv. çx to oras: Perspectivas dministração rêa, 2002. 364p. 2 A CRÍTICA Resenha bra, acompanhada de uma avaliação crítica. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo da obra, o propósito da obra e o método que segue para posteriormente desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo, da disposição das partes, do método, de sua forma ou estilo e, se for o caso, da apresentação tipográfica, formulando um conceito do livro. A resenha crítica consiste na leitura, resumo e comentário critico de um livro ou texto. ara a elaboração do comentário crítico, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação as defendidas pelo utor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores. A resenha cr(tica apresenta as seguintes exigências: 1 Conhecimento completo da obra, não deve se limitar à le leitura do índice, prefácio e de um ou outro capítulo. 2. Competência na matéria exposta no livro, bem como a respeito do método empregado. 3. Capacidade de juízo crítico para distinguir claramente oessencial do supérfluo. . Independência de juízo; o que importa não é saber se as conclusões do autor coincidem com as nossas opiniões, mas se foram deduzidas orretamente. 5. Correção e urbanidade; respeitando sempre a pessoa do autor e suas intenções. 6. Fidelidade ao pensamento do autor, não falsificando suas opiniões, mas assimilando com exatidão suas idéias, para examinar cuidadosamente e com acerto sua posição. Evidentemente, uma resenha critica bem feita pode converter- se num pequeno artigo científico e até mesmo num trabalho monográfico, podendo ser publicada em revistas especializadas.

A resenha crítica compreende uma abordagem objetiva (onde se descreve o assunto ou algo que foi observado, sem emitir juízo e valor) e uma abordagem subjetiva (apreciação crítica onde se evidenciam os juízos de valor de quem está elaborando a resenha critica). O cientista tem uma capacidade de juízo crítico mais desenvolvida. O estudante esforça-se para o exercício de compreensão e critica inicial. A resenha facillta o trabalho do profissional ao trazer um breve comentário sobre a obra e uma avaliação desta.

Na introdução o acadêmico deve apresentar o assunto de forma genérica até chegar ao foco de interesse, ou ao ponto de vista o qual será focalizado. Uma vez apresentado o oco de interesse, o acadêmico procura mostrar a importância do mesmo, a fim de despertar o interesse interesse, o acadêmico procura mostrar a importância do mesmo, a fim de despertar o interesse do leitor. Por último, deixa-se claro, o caminho/método que orienta o trabalho. A descrição do assunto do livro, texto, artigo ou ensaio compreende a apresentação das idéias principais e das secundárias que sustentam o pensamento do autor. ara facilitar a descrição do assunto sugere-se a construção dos argumentos por progressão, que consiste no relacionamento dos diferentes elementos, mas ncadeados em sequência lógica, de modo a haver sempre uma relação evidente entre um elemento e o seu antecedente. A apreciação critica deve ser feita em termos de concordância ou discordância, levando em consideração a validade ou a aplicabilidade do que foi exposto pelo autor. para fundamentar a apreciação crítica, deve-se levar em conta a opinião de autores da comunidade cientifica, experiência profissional, a visão de mundo e a noção histórica do país.

Nas considerações finais, deve-se apresentar as principais reflexões e constatações decorrentes do desenvolvimento do trabalho. As referências bibliográficas seguem as normas da ABNT sobre referências bibliográficas. 3 METODOLOGIA Os grupos desenvolverão o trabalho de resenha definido para cada grupo, a saber: Grupo A: monografia eleita a prmeira colocada; grupo B: monografia eleita a segunda colocada; grupo C: monografia eleita a terceira colocada. Estruturação entrega do relatório – seguindo os padrões básicos da ABNT: Tipo de papel: Folha A4, usada de um só lado.

Margens: Superior: 3 Inferior: 2 cm Esquerda: 3 cm D PAGF3rl(F6 Tipo de papel: Folha A4, usada de um só lado. Margens: Superior: Inferior: 2 cm Esquerda: 3 cm Direita: 2 cm Tipo de letra: ‘Times New Roman” ou “Aria'” – tamanho 12. Para citações longas e notas de rodapé usar tamanho IO. Espaçamento: Espaço 1 (um e meio) entre linhas e 0,6 entre parágrafos. Notas de rodapé, legendas e referências bibliográficas devem ser digitadas em espaço simples. Paginação: A partir da folha de rosto, todas as paginas devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas.

A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual (introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A primeira folha de cada apítulo é contada, mas não numerada. 4 CRONOGRAMA Data 06/02/2012 26/03/201 2 26/03/2012 02/04/2012 Atividade a ser realizada Sorteio dos grupos Entrega do relatório ao professor. Apresentação do trabalho (grupos A a C). Apresentação do trabalho dos grupos remanescentes Os encontros previstos no cronograma acima ocorrerão no horário de aula da disciplina.

S AVALIAÇÃO O trabalho será dividido em duas partes. A primeira é composta de um relatório escrito. A segunda parte é a apresentação do Relatório. 6. 1 Pesos O relatório terá o valor de 10 pontos – peso 5 A apresentação erá o valor de 10 pontos – peso 4. O valor final (AVI) será obtido a partir da média ponderada entre as notas atribuídas ao relatório e a apresentação. 5. 2 Critérios de avaliação: 5. 2. 1 do relatório CRITÉRIOS FORMA Temática O texto apresenta temática adequada ao curso.

Estrutura O texto apresenta introdução/ desenvolvimento e conclusão. Clarez PAGF temática adequada ao curso. Estrutura O texto apresenta introdução/desenvolvimento e conclusão. Clareza As idéias são apresentadas de forma clara e coerente. PONTUAÇÃO 0 a 4,0 pontos o Correção gramatical O texto apresenta-se conforme a norma ulta: correção ortográfica e gramatical. Referencial bibliográfico O trabalho apresenta bibliografia. A bibliografia é compatível ao tema/área de formação. A bibliografia está atualizada.

Desenvolvimento do projeto O trabalho apresenta características acadêmicas. CONTEÚDO Coerência com as orientações O texto responde às questões propostas pelo tema; pela formulação da justificativa e raciocínio lógico/argumentativo. Embasamento no conteúdo A argumentação é sustentada por idéias presentes no conteudo do curso. Contextualização O texto apresenta coerência ntre o posicionamento dos autores citados e a argumentação dissertativa. FORMATAÇÃO Fonte Espaçamento Sumário Citações Apresentação dos elementos pré-textuais 5. . 2 da apresentação 0 a pontos 0 a pontos Objetividade e clareza – a linguagem deve ser direta e clara, evitando considerações irrelevantes. Neste item, será também avaliado o cumprimento do tempo máximo de 20 minutos para a apresentação; Coerência – as idéias devem ser apresentadas de maneira lógica e ordenada. Deve haver harmonia e correlação entre as informações apre municaçào verbal – serão oncordância, fluência e vocabulário adequado; Conteúdo – qualidade e relevância das informações apresentadas.

As informações devem ser fundamentadas com dados (Ex: citações, dados estat(sticos); Metodologia – a metodologia e os recursos utilizados devem ser criativos, favorecendo o aprendizado da turma acerca do conteúdo apresentado; Segurança – os integrantes da equipe deverão demonstrar segurança com relação aos conceitos apresentados, sinalizando um efetivo aprendizado do tema pesquisado. 5. 3 Regra para atraso na entrega do Relatório/apresentação Entrega no prazo correto Trabalho vale 10 pontos

Entrega com 1 dia de atraso Entrega com 2 dias de atraso Entrega com 3 dias de atraso Entrega com 4 dias de atraso Trabalho vale 8,0 pontos Trabalho vale 6,0 pontos Trabalho vale 4,0 pontos Não será aceito A contagem dos dias é sequencial. O grupo que deixar de apresentar seu trabalho na data definida no item 4 não terá avaliação nesta parte do trabalho. 7 ESTRUTURA DO RELATÓRIO/APRESENTAÇÃO O relatório deve seguir a seguinte estrutura (a da apresentação é de livre escolha do grupo): Capa (obrigatório) Folha de rosto obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos sumo (obrigatório)

Teoria de king

0

Teoria de Imogene King King desenvolveu sua teoria com base em conceitos a partir do foco central que й o

Read More

Criação

0

APRESENTAÇÃO Alguns estudos mostram que há pinturas paleolíticas em cavernas da França e Espanha indicando a existência de calçados já

Read More