Ponto de equilíbrio

Categories: Trabalhos

0

2. PONTO DE EQUILÍBRIO O ponto de equilíbrio é uma das informações mais importantes de toda a empresa, pois possibilita: determinar o nível de operações que precisa manter para cobrir todos os custos e despesas operacionais; avaliar a lucratividade associada a vários níveis de vendas, ou seja, uma avaliação de como anda o controle da organização. PerezJr. (1 gg9, p. 91) comenta que a expressão ponto de equilíbrio, tradução do termo em inglês, break-even-point, refere- se ao nível de vendas em que não há lucro nem prejuízo, isto ?, no qual os gastos t spesas totais) são iguais às receitas tot OF2 p o de equilíbrio De acordo com W nk Swipe view nent page representa o nível de esa opera sem lucro ou prejuízo. Ou seja, endidas no ponto de equilíbrio é o suficiente para a empresa pagar seus custos fixos e variáveis sem gerar lucro. Atkinson et al. (2000, p. 92) menciona que o ponto de equilbrio representa o nível de produção no qual os custos dos recursos comprometidos é coberto pelos lucros ganhos da produção e vendas de bens e serviços. O autor comenta ainda m outras palavras que Ponto de equilibrio é o nível em que o volume de vendas cobre os custos fixos comprometidos. Horngren et al. (2004, p. 41) define o ponto de equilibno como sendo o nível de vendas no qu Swige to víew next page qual a receita se Iguala às despesas e o lucro é igual a zero.

O ponto de equilíbrio, segundo Vanderbeck (2003, p. 415) pode ser definido como o ponto no qual a receita de vendas é adequada para cobrir todos os custos de manufatura e vender o produto, mas sem obter lucro. Padoveze (1994, p. 81) relata em sua obra que o Ponto de Equilíbrio é o momento em que o total da margem de contribuição da quantidade vendida/produzida se iguala aos custos e despesas fixas.

Dessa forma, o ponto de equilíbrio demonstra a capacidade mínima em que a empresa deve operar para não ter prejuízo. Segundo Dutra (1995, p. 170), no ponto de equilbrio, a empresa está produzindo o suficiente para gerar receita que se iguala ao custo, ou seja, a empresa não está tendo nem lucro nem prejuízo quando está operando em um nível de produção gual ao seu ponto de equilbrio, porque ela está gerando recursos suficientes para remunerar os seus fatores de produção.

Este ponto indica o mínimo de receita gerada pela produção para que a empresa não sofra prejuízo que também é chamado de ponto de ruptura, ponto de nivelamento, ponto crítico ou ponto de quebra. Após analisarmos cada definição dos diversos autores, percebemos que ambas as partes falam do mesmo assunto (nivel de vendas em que não há lucro (receitas) nem prejuízo (custos/ despesas)), porém com palavras diversas.

A história da armazenagem

0

Universidade Paulista UNIP Prof. Francisco – Movimentação e Armazenagem A História da Armazenagem Curso: Logística sao paulo 2012 Os diferentes

Read More

The effect of environment on happiness

0

Environment and Happiness: The Effect of Environment on Happiness HAVE you so far overlooked the effect environment has on your

Read More