População de santa catarina

Categories: Trabalhos

0

População de Santa Catarina Em 2009 a população estimada pelo IBGE para Santa Catarina divulgada é de 6,1 milhões de habitantes. A cidade mais populosa do Estado continua sendo Joinville, com 497 mil habitantes. São José, com estimativa de 200 mil habitantes. Segundo as estimativas, em 2009 0 Brasil tem 191,5 milhões de habitantes. Localizado na Região Sul do território nacional, o estado de Santa Catarina possui extensão territorial de 95. 703,487 quilômetros quadrados e população de 6. 248. 36 habitantes (3,2% da população brasileira), conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o menor e menos populoso dos estados que Inte A maioria da populaç (84%), sendo que a p 16% do total. A densi ora to view SII. éreas urbanas de aos outros 5,3 habitantes por quilômetro quadrado e o crescimento demográfico é de 1,6% ao ano. Santa Catarina apresenta grande diversidade étnica. Seus habitantes têm grande influência de migrantes portugueses, alemães, italianos, japoneses, austríacos e poloneses, fato que reflete diretamente na cultura local.

Outros grupos que também têm participação direta neste dado peculiar são os indígenas, rimeiros habitantes da região, além dos descendentes de africanos. Diante disso, a composição étnica estadual se apresenta da seguinte forma: Brancos: 88,1 partir do século WI, ocuparam as áreas litorâneas de Santa Catarina, estabelecendo povoados na região. Os alemães exercem forte influência nas cidades de Joinville, Blumenau, Brusque e Pomerode, fato comprovado por meio da arquitetura, culinária, sotaque e festas populares, como, por exemplo, a Oktoberfest.

A população imigrante de origem italiana, por sua vez, ocupou a orção sul do estado, exercendo influência na cultura das cidades de Criciúma, Urussanga e Nova Veneza, com destaque no cultivo da uva e na produção de vinho. Florianópolis, capital de Santa Catarina, possui população de 421 *240 habitantes, considerada a segunda cidade mais populosa do estado. Os municípios catarinenses que apresentam maior concentração populacional são: Joinville (515. 288), Blumenau (309. 011), sao José (209. 804), criciúma (192. 308), Chapecó (183. 530), Itajaí (183. 373) e Lages (156. 727).

O estado proporciona boa qualidade de vida à sua população. O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) catarinense, com média de 0,840, é o segundo maior no ranking nacional, inferior apenas ao do Distrito Federal (0,874). A taxa de alfabetização é de 95,1% – terceira mais alta do país. O analfabetismo atinge apenas 4,9% dos habitantes. Joinville, Florianópolis, Blumenau, Sáo José, Criciúma, Chapecó, Itajái, Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça são os municípios com maior número de habitantes. Santiago do Sul, no Oeste, com 1. 465 habltantes é o munlcípio com a menor população de Santa Catarina.

Não tenho

0

1. CONCEITOS QUE SUSTENTAM A TOMADA DE DECISAO Em toda Mesopotâmia, no Egito, na Grécia Antiga, no Império Romano e

Read More

Avaliação dos aspectos de higiene dos manipuladores de alimentos de uma uan

0

AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS DE HIGIENE DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS DE UMA UNIDADE DE ALIMEN AÇAO E NUTRIÇAO 9 p Belo

Read More