Por ser politica e humana a educação popular á e.j.a,esbarra no poder.

Categories: Trabalhos

0

F. a. c CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ FACULDADE CEARENSE -F. A. C CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ROBERTO CESAR DE to view nut*ge POR SER POLITICA E HUMANA A EDUCAÇAO POPULAR A E. J. A,ESBARRA NO PODER. consciente,a e. j. a por me instigar e me infligir de forma tal que quis conhecer esse serio problema educacional,dar minha testemunha nesta falta de comprometimento contribuição social. Mas não cheguei neste ato sozinho.

Agradeço ao longo de minha vida educacional toda minha e minha queridíssima Irma especial que pensa de forma diferente as coisas do mundo,a minha irmã Samara. Agradeço também aquelas pessoas amigas que convivem ao meu lado dia a dia,falo de minhas sobrinhas e sobrinhos,como também daqueles inseparáveis e que ajudou- me de forma imprescindível nesta monografia. São todas essas essas pessoas convivem de forma humana,espontânea e prazerosa,mediano trocas emoções e sentimentos,que nós aperfeiçoa,para que possamos nós formar gente.

Agradeço também de forma especial o professor Jefferson Falcão Sales. PAGF 35 times until the present day, taking a critical view, tobetter understand how many people were and are marginal to thebasic rights which include education, so fundamental t lifehumana. Nossa theoretical line of thought converge to that thoughtand practiced by Paulo Freire. SUMARIO 1 . INTRODUÇÃO… 2. EDUCAÇÃO NA ÉPOCA CLÁSSICA O PENSAMENTO DE PLATÃO E ARISTOTELES…. 3.

ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E EDUCACIONAIS NO BRASIL COLÔNIA….. 12 4. EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS NA METADE DO SÉCULO XX NO BRASI 13 5. A PROPOSTA DE PAULO FREIRE E O GOLPE MILITAR DE 1964……. . … 15 5. ESTADO,SOCIEDADE CIVIL E IGREJA :AFINAÇAO SADIA PARA A EDUCAÇÃO DE — 16 7. ANOS 70,E A DÉCADA DO 18 8. ENSINO SUPLETIVO NO GOVERNO 20 9. OS PRGRAMAS RADIOEDUCATIVOS NO GOVERNO MILITAR…. 21 10. REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASI EA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS… 1 DÉCADA DE 1990 EDUCAÇÃO E OS GOVERNOS NEOLIBERAIS… 27 … 27 12. EDUCAÇAO BRASILEIRA E EJA HOJE. 13. 38 14. 31BLlOGRAFlA… 39 1 5. ANEXOS. — 41 1 . INTRODUÇÃO. A educação no Brasil traz uma enorme influencia do pensamento clássico grego de Platão, pois este tinha como pensamento político,que a elite que deveria dominar o poder do estado sendo assim dominar consequentemente a educação ou seja a educação ficaria restrito a alguns abastardos da sociedade,contrapondo-se a isso surgiu o pensamento de

Aristoteles que via o estado como uma democracia o qual todos tinha direitos e deveres inclusive educacional. Analisaremos a educação destinada aos necessitados do nosso país, reportando-nos ao período colonial,a educação era um bem super seletivo,pois era um privilegio daqueles que se encontravam no topo da pirâmide social. A educação destinada a plebe limitava-se tão somente aquela voltada a rellgiosidade ensinada pelos jesuítas,e que tinha como intuito expandir catolicismo entre os nativos.

Esse modelo educacional sofreu um processo político no Brasil império, onde surgiu a divergência ntre a companhia de Jesus e a corte representada esta por Marques de Pombal,de lin autoritarista,neeando PAGF 5 década de 1990, Felizmente este tipo de pensamento nunca foi unanimidade entre os grandes pensadores brasileiros, que tinha como um dos grandes opositores Paulo Freire c qual faremo. uma analise de forma simples e objetiva de seus trabalhos como pedagogo 2. EDUCAÇÃO NA ÉPOCA CLÁSSICA O PENSAMENTO DE PLATÃO E ARISTOTELES Começaremos este trabalho analisando os dois modos de ver da educação na época clássica primeiro veremos o que diz Platão depois analisaremos o pensamento de Aristóteles que foi um de eus grandes discípulos.. Platão (428 a. -348a teve como preocupação central de sua vida e de sua obra a critica a democracia ateniense e a procura de soluções políticas para o mundo grego,preconizou a idéia do homem como conseqüência do meio,e definiu o estado como a suprema figura da sociedade e,como tal,estabeleceu que o estado ideal seria governado por sábios e filósofos,Assim,a politica ,segundo Platao,era a afte de um pequeno grupo,de uma elite. PAGF s 5 sistema de capitanias gerais. A sociedade nessa época era bastante segregada.

No topo da sociedade, com multo poder stava os senhores de engenho, Abaixo aparecia uma camada media(feitores, capatazes, padres, militares, comerciantes e artesãos)Na base estava os escravos vindo da áfrica,esses eram responsáveis por quase todo trabalho desenvolvido na colônia. observando esses aspectos sociais constatamos a cruel realidade daquela época e vimos que o direito a educação nessa época, estava restritos a algumas pessoas abastardas da sociedade,e que se posicionava socialmente no topo da pirâmide.

Em relação aos aspectos educacionais precisamos nós remeter a alguns anos atrás,e fazer uma pequena explanação do apel dos jesuítas como pré cursores da educação na colônia portuguesa, A Educação brasileira, ou pelo menos, da Educação Brasileira pós-descobrimento, começa com a chegada dos primeiros jesuítas, em 1549. Estes religiosos da Companhia de Jesus chegam ao Brasil com o objetivo de converter os Índios ao cristianismo. São peças fundamentais no processo de aculturação imposto por Portugal na colonização do Brasll.

E, no ensejo de propagar a fé católica, de quebra, ensinavam aos nativos saberes básicos, como ler e contar. Devido a esse contexto, apresentou-se um grande interesse em difundir o catolicismo, e era mprescindível que todos aqueles nativos aprendessem o catecismo, assim seria melhor domina-los para que esses respeitassem os seus patrões. A partir do século XVIII encerra-se essa fase educacional com a expulsão dos jesuítas. 4. EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS NA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL. PAGF 6 35 três partes Primeira parte vai de 1946 a 1958.

Segunda parte de 1958 a 1964. terceira parte 1964 a 1985. Entre 1946 a 1 958, foram realizadas grandes campanhas nacionais de iniciativas oficiais,conhecidas como cruzadas para erradicar o analfabetismo. No ano de 1 946,foi estabelecido no país um sistema politico ais apropriado ao mundo urbano,pois com o estado nacional partindo para o desenvolvimento urbano,o modelo rural anterior foi colocado em segundo plano,pois o modelo adequado ao mundo urbano se encaixava melhor a situação de industrialização que o país estava se adequando.

Com essa transformação de uma sociedade mais urbana que rural,Seria necessário qualificar os trabalhadores para essa nova forma de produção de trabalho. Assim visou-se alfabetizar esses trabalhadores para tal função. Em 1947 ,0 MEC promove a campanha de educação de adolescentes e adultos (CEAA). com um plano de ação extensiva e ambém um plano de ação com mais profundidade(capacitaçao profissional) Essa campanha,atuou no meio rural e no meio urbano possuindo objetivos comuns e diretrizes diversas.

Essa campanha não teve um plano eficaz,que possuísse em seu processo uma linha libertaria,emancipativa e nem que atendesse as reais necessidades desses trabalhadores,havia uma intenção polltica, que visava,a satisfação da elite. “Apesar de,no fundo,ter o objetivo de aumentar a base eleitoral (o analfabeto nao tinha direito a voto )e elevar a produtividade da população,a CE-AA contribui para a diminuição dos [ndices de analfabetis

PAGF 7 5 com educação do proletariado,registrou-se importantes fatos educacionais como por exemplo:em 1947 ano que realizou-se 0 1 congresso nacional da educação de adultos um seminário interamencano de educação de adultos,em 1952,a campanha nacional de educação rural (CNER). Em 1958 para o bem da educação de adultos,foi realizado o segundo congresso naclonal de educação de adultos,nesse avaliaram as ações na área e proporão soluções corretivas para a questão.

Surgiram criticas fortíssimas a adequação do material didático,qualificação dos professores e também a precariedade os prédios escolares,propondo assim, um novo parecer ,que baseava-se e uma educação do dialogo ,sociocultural,consciente da realidade,ou seja *diferente daquela vigente,que passava e ensinava um método limitado reacionário. 5. A PROPOSTA DE PAULO FREIRE E o GOLPE MILITAR DE 1964. Paulo Freire,após uma experiência educacional,quis ir mas além ,e . com ele foi concretizado uma mudança de paradigma teórico filosófico.

Durante muitos séculos, alfabetizar, utilizava- se um método pouco consistente,era conhecido como método silábico de aprendizagem,sendo este método inconsistente ,pois inta-se idéia de que se conhecendo a silabas e juntando -as poderia formar qualquer palavra. por essa concepção ,não se desenvolvia o pensamento critico,ou seja ,tudo isso era pré – determinado para favorecer o sistema político brasileiro. esquerda,foi torpediada por aqueles que simbolizava a tradição elitista,que defendiam apenas interesses próprios e de seus aliados internos e externos.

O pensamento de Paulo Freire e o apoio incondicional do governo Gourlart a educação popular era inaceitável por aqueles de linha política de direita,que valorizava a oligarquia. com a proposta de Paulo Freire,educar e educando everiam interagir,o alfabetizar trabalharia o conteúdo a ser ensinado,e a língua escrita com a preocupação de que seus alunos estariam compreendendo o sentido para o sistema da escrita,partindo-se de temas e palavras geradoras ,ligadas as suas experiências de vida. Nessa outra concepção alfabetizadora,a língua escrita vinha acompanhada por um processo de interação entre educador e educando.

Essa nova proposta levaria em conta as experiências,opiniões e historias de vida dos próprios educandos,esses dados deveriam ser organizados pela educador ,objetivando um fim educacional,experimentado uma etodologia compatível e adequado a realidade social. 6. ESTADO, SOCIEDADE CIVI E IGREJA AFINAÇÃO SADIA PARAA EDUCAÇAO DE ADULTOS. Na década de 60,transcorria-se uma união de objetivos a educação de adultos,tinha -se no poder João Gourlart e na área de projetos educacionais uma afinação entre igreja católica e sociedade.

Depois do golpe,pessoas como Paulo Freire foram vasculhados,foram reconhecidos como subversivos,inquéritos policiais militares contra estudantes,professores,católicos progressistas,comunistas,foram realizados. Enquanto isso. com apoio do estado militar e da USAID,religiosos rotestantes estadunidense incentivaram uma vigorosa reação ao legado político pedagógico progressista de esquerda,especial e especificamente contra a disseminação do sistema Paulo Freire de alfabetização de especificamente contra a disseminação do sistema Paulo Freire de alfabetização de jovens e adultos.

Assim o estado militar fez com que o pais reagisse de tal modo,que nunca houve tanto investimento em alfabetização,numa cruzada antesquerdista e antprogressita. poder-se afirmar que,assim como o sistema Paulo freire foi oficializado pelo estado populista nos últimos eses de 1963,após o movimento golpista a cruzada do ABC (1964-1969)projetou-se como o berço pedagogico do estado militar,tornando-se,posteriormente,uma das forças embrionárias da formação do MOBRAL.

Desaprovar o paradigma educacional que mantiam-se no topo do poder,pois a educação de qualidade,esta que Freire quis aplicar aos pobres,so era vista e aplicada para elite Segundo Paulo Freire ,a relação professor aluno deve ser um ato de conhecimento, o processo de alfabetização de adultos demanda entre educadores e educando,uma relação de autentico dialogo.

Os sujeitos do ato de conhecer (educador ducando,educando,educador ) se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido nesta pespectiva,portanto,os alfabetizados assumem,desde o começo o papel de sujeitos criadores Aprender a ler a escrever já não é a mesma coisa como antes,pois memorizar silabas,palavras ou frases tornava-se inútil, refletir criticamente sobre o próprio processo de ler escrever e sobre o profundo significado da linguagem que era realmente necessário. Contra pondo essa idéias frerianas,foi criado o intensivo educacional comunitário da cruzada ABC,o objetivo desse beto-marginalizado,a ser programa era capacitar o

Administração

0

ETAPA 3 Passo 3 Leia: a) Capítulo seis, “Definição de critérios de avaliação de ativo”; b) Capítulo sete, “Definição de

Read More

Sugundo organizador (flavell)

0

ANSIEDADE DOS OITO MESES Em torno do sexto e oitavo mês a criança já consegue distinguir um amigo de um

Read More