Portfolio – disciplina trabalho interdisciplinar individual

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO nome do curso:PEDAGOGlA JOSEANE DA SILVA PORTFÓLIO INDIVIDUAL Pedra Azul/MG 201 1 joseane da silva PORTFÓLIO INDIVID Trabalho apresentad – Universidade Norte Interdisciplinar Individual. ors to view nut*ge da UNOPAR lina Trabalho Prof. Bernadete Strang, Carlos Eduardo Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Battini Tutor Eletrônico: Eloâne Bianchin 2011 INTRODUÇÃO O presente portfólio visa mostrar a função social da escola e a função do professor no processo ensino-aprendizagem e de desenvolvimento do aluno. scola como uma função complexa, ampliada e diversificada, com necessidade voltada exclusivamente ao professor, que sente a necessidade de acompanhar as mudanças ocorridas no mundo moderno, assim cabe ao professor aprmorar seu conhecimento atualizada sua práxis a cada instante. Para dar sustentação às contínuas evoluções, a escola precisa ressaltar um ensino que crie conexão entre o que o aluno aprende nela e o que ele faz fora dela; conexão entre o ensino formal e o mundo do trabalho, entre o conhecimento e a vida prática do aluno.

Vincula a educação escolar com o mundo do trabalho. Os conteúdos curriculares devem estabelecer a elação entre teoria e prática, através de situações próximas da realidade do aluno, permitindo que os conhecimentos adquiridos melhorem sua atuação na vida cotidiana. A metodologia aplicada deve ensejar ao aluno fazer ligações entre o que aprende em sala de aula e o que exercita na prática diária. GRlSPlNO, 2006) A educação exige que a escola esteja contextualizada com o currículo, diante disso ela possa ministrar um conhecimento significativo a vida do aluno, ou seja, um trabalho voltado para a experiência do aluno, facilitando entende e conhecer o meio em ue vive, criando uma relação entre o conhecimento e as ações do dia-a-dia. Nesta perspectiva nota-se na sala de aula, os alunos são caminhos a serem traçados e o professor, o agente condutor dessa ação, sempre na mira de papel auto-regulador dos mercados.

Neste atualidade, o pr agente condutor dessa ação, sempre na mira de papel auto- regulador dos mercados. Neste atualidade, o professor desenvolve competências para a vida, levando o aluno a interagi com o meio em que vive. Compreende-se uma escola na função social deve estar constantemente voltado à sociedade, conectando seu saber om a prática cotidiana do aluno, preparando-o para o exercício profissional. A experiência de vivenciar as situações de aprendizagem ensina o convívio em grupo, indispensável para a vida e o trabalho.

Diante desta modernidade e transformaçoes que vem ocorrendo no mundo, os professores devem ser preparados para a arte do ensinar, para isto não basta ser um bom pesquisador, torna-se necessário que este se faz na sua atuação, se tornando um bom transmissor de conhecimentos. O professor necessita superar a visao restrita do mundo e compreender a complexa realidade, ao mesmo tempo, resgatar centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo tempo, uma melhor compreensao da realidade e do homem como um ser determinante e determinado (LUCK, 1995, p. 0) Encontra-se a existência de profissionais extremamente habilitados para militar em suas respectivas áreas e ainda munidos de profundo conhecimento, entretanto limitados quando o assunto é transmitir seus conhecimentos ou seja só sabem ditar regras. Segundo Vygotsky (REGO, 1999, p. 41 . ), o ser humano transforma o seu meio para atender suas necessidades básicas tr PAGF3rl(FS 1999, p. 1 a), o ser humano transforma o seu meio para atender suas necessidades básicas transformando a si mesmo. Um educador não poderá se valer apenas da do uso automático das técnicas pedagógicas.

Tem que haver uma integração da técnica na cultura, criando uma aprendizagem significativa. O bom professor não é aquele que dita regras, expõe autoridade, mas sim aquele que torna suas aulas atraentes e estimula a participação do aluno; explica o conteúdo de forma clara, utilizando técnicas e assuntos relacionados à vida do aluno. Sendo este o meio pelo qual se realiza o processo ensino- prendizagem. Enfim, o professor deve ser um aliado na construção do indivíduo – aluno- e não, simplesmente, um transmissor de disciplinas.

O professor deve ainda estar apto as contínuas mudanças de nosso dia a dia. CONCLUSÃO Conclui-se que a função social da escola está voltada a aproximar a comunidade do convívio escolar numa tentativa de reestruturar a familia e o interesse dos pais pelo futuro de seu filho, de oferecer oportunidades de acesso à cultura, à tecnologla, ? informação, de oportunizar a reflexão de questões relativas ao espeito ao próximo, suas culturas, etnias e orientação sexual, ? preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável, entre vários outros temas.

Diante disso vejo que a função social da escola é prover a formação de conceitos e valores da sociedade através dos relacionamentos entre as pessoas que fazém parte da própria escola. Nesta fo PAGF sociedade através dos relacionamentos entre as pessoas que fazém parte da própria escola. Nesta formação, incluie-se preparar o cidadão para a vida em sociedade e deixá-lo apto a produzir de acordo com a conjuntura atual. Mas infelizmente, nem sempre os valores obtidos na escola são os melhores, e nem sempre a escola é eficaz a ponta de deixar o aluno preparado para atuar fora dela.

O professor deve se reconstruir, criando no aluno um ser crítico, auxiliando na formação de sua personalidade. Valorizando a luta pelo seu espaço na sociedade, derrubando barreiras e vencendo obstáculos que a vida possa lhe proporcionar. O docente tem o dever de estar preparado e ciente de sua pnncpal função e responsabilidade, que é a de auxlliar na construção do aluno e não apenas um transmissor de conteúdos o currículo escolar. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ALVES, Rubem.

O poeta, o Guerreiro, O profeta. Petrópolis:Ed. Vozes, 1995 FREITAS, Ione Campos. Democracia na escola. Natal/Rio Grande do Norte. Maio/2009 GRISPINO, Izabel sadalla. O papel DO professor NO processo Ensino – Aprendizagem Face Das Continuas E Rápidas Mudanças Advindas No Decorrer Do Séc. XXI. Artigonal acessado em 30/09/2011. JESUS, Adriana Regina de. Processo educativo no contexto histórico. Curso de pedagogia – Unopar. São paulo:2009 – p. 109-120 SILVA, Degmar Augusta. A função social da escola. Fev/2006

Common law e civil law

0

Common Law 1 – Origem O Common Law, mais conhecido como direito não escrito, possui origem anglo-saxônica e tem por

Read More

Negros e indios terapeutas

0

NEGROS ÍNDIOS TERAPEUTAS in “Ciência Espírita” de J. Herculano Pires As manifestações espiritas de negros e Índios são comuns, não

Read More