Pré-historia

Categories: Trabalhos

0

SUMARIO INTRODUÇÃO PALEOLITICO NEOLITICO MESOPOTÂMIA CONCLUSÃO OF9 -4 12 15 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 16 animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletiva.

O paleolítico tem duas subdivisões: o paleolítico inferior (até proximadamente em 300 mil anos), e o paleolítico superior (até 10 mil a. C. ) Foi no paleolítico inferior que ocorreram os primeiros relatos de espécies hominídeas, provavelmente na África, com a temperatura muito baixa, os homens e outros animais viviam em cavernas. Os hominídeos surgidos nessa época são os Australopithecus, Homo habilis e Homo erectus. As tecnologias empregadas pelos hominídeos desse período foram a olduvaiense, a acheuliana e a clactoniese. picl Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade e sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava idéias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas. No paleolítico superior, foi onde os humanos passaram a habitar as cavernas por mais tempo, devido à quarta glaciação, que resultou no esfriamento da Terra, ocasionando o congelamento do norte da Europa.

Neste período desenvolveu-se o homem Cro- Magnon, que iá possuía as do norte da Europa. Neste período desenvolveu-se o homem Cro-Magnon, que já possuía as características mais semelhantes com a de um humano. Essa evolução humana, fez com que o Cro-Magnon passasse a caçar animais de grande porte com armadilhas presas ao chão. [pic] Apesar de constatarem que a consolidação da religião ocorre no período neolítico, à arqueologia traz registros que comprovam a existência de uma religião primitiva no paleolítico. Essa associação era feita com a mulher, essa que tinha o poder de dar a vida.

Foram descobertas estatuetas que evidenciavam a função da mulher, úteros grandes que indicavam a procriação, e seios grandes que evidenciavam a amamentação. Com o fim do paleolítico, alguns acreditam na existência do esol[tico, mas apenas em algumas regiões do mundo onde nao houve transição direta entre os dois períodos citados. As regiões que sofreram maiores efeitos das glaciações tiveram mesolíticos mais evidentes. NEOLÍTICO Neolítico é o nome do periodo que vai de aproximadamente do décimo milênio a. C. , com o início da sedentarizarão e surgimento da agricultura, ao terceiro milênio a.

C. As primeiras aldeias surgiram próximas aos rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para homens e animais. Começa nesse período também, a domesticação ivisão do trabalho 3 populações um aumento do tempo de lazer e a necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo leva à criação de peças de cerâmica, que vão gradualmente ganhando fins decorativos. Surge também o comércio, o dinheiro, que facilita a troca de materiais, e que era, na época, representado por sementes.

Estas sementes, diferenciadas umas das outras, representam cada tipo, cada valor. Uma aldeia, ao produzir mais do que o necessário e, para não perder grande parte da produção que não iria ser utilizada, troca o excesso por peças de artesanato, roupas e utras utensílios com outras aldeias. Neste momento deixam de usar peles de animais como vestimenta, que dificultam a caça e muitas outras atividades pelo seu peso, e passam a usar roupas de tecido de la, linho e algodão, mais confortáveis e leves.

A revolução Neolítica foi um fator decisivo para a sobrevivência dos povos nesse período. A Revolução Neolítica durou por volta de 10. 000 anos, e seus principais pontos são: • A crosta terrestre aquece, aumentando o nível dos mares e resultando em alterações climáticas. • Formam-se grandes rios e desertos, além de florestas temperadas e tropicais. ?? Animais de grande porte desaparecem e dão origem à fauna que conhecemos hoje. • A vida vegetal modifica-se, favorecendo a sobrevivência humana. ?? Dão-se grandes conquistas técnicas do homem que, aliadas às transformações do ambie ao ser humano controlar 4DF9 plantas, domesticar animais e estocar alimentos. • A agricultura e a domesticação de animais favorecem um sensível aumento populacional em algumas regiões. • Ampliam-se as conquistas técnicas, como a produção de cerâmica. • Os povos aprendem aos poucos como se organizar e trabalhar em sistemas cooperativos. Os estudiosos acreditam que como o homem da Idade da Pedra não conhecia a escrita, ele gravava desenhos nas paredes das cavernas, que utilizava como meio de comunicação. PiC] O Neolítico, pelo fato de ter sido o último período pré-histórico, terminou com o surgimento da escrita. A transição do Neolítico para a Idade dos Metais (Idade do Bronze e Idade do Ferro) caracterizou a transição da Pré-História para a História A arqueologia registra que nos períodos Paleolitico e do Neolítico houve a primeira manifestação humana de uma religião a qual se baseou no culto à mulher, ao feminino e a associação desta ? Natureza, ao poder de dar a vida.

Foram descobertas, no abrigo de rochas Cro-Magnon em Les Eyzies, conchas cauris, descritas como “o portal por onde uma criança vem ao mundo” e cobertas por um pigmento de cor ocre vermelho, que simbolizava o sangue, e que estavam intimamente ligados ao ritual de adoração às estatuetas femininas; escavações apresentaram que estas estatuetas eram encontradas muitas vezes numa posição central, em oposição aos símbolos masculinos localizados em posições perféricas ou ladeando as estatuetas femininas.

Nas casas redondas, a fam e em bancos de pedra, S 9 e posição social. Os materiais de construção eram sólidos, como a argila seca ou madeira, os alicerces eram em pedra ou pilares de madeira, e cobertos por terraços ou telhados feitos de colmo. As camas normalmente eram feitas do mesmo material que as paredes. As casas tinham apenas uma divisão com uma lareira para aquecê-la. Os homens usavam saias de la negra ou de tecidos de pele de cabra, que caiam sobre bragas, uma espécie de calças curtas e largas.

As mulheres usavam roupas coloridas e cobriam a cabeça com véus que caíam até aos olhos, escondendo os cabelos entrançados. No pescoço, braços e orelhas usavam pesados adornos e ouro, prata ou cobre. O cultivo da terra deu origem a cultos agrários, já que os homens acreditavam que havia fenômenos naturais e forças sobrenaturais que influenciavam as colheitas. Surgiram assim as primeiras estátuas, que mostram uma deusa, ligando a fertilidade da mulher à fertilidade da terra. Outras manifestações de arte foram a criação dos monumentos megalíticos, para o culto funerário.

Os mais simples são os menires e os dolmens. O agrupamento de vários menires em linha ou círculo dá-se o nome de cromeleques. Essa civilização também conhecida como suméria, começou a er povoada por volta de 1 0,000 a. C. Essa sociedade era dividida sistematicamente em duas: A alta mesopotâmia e a baixa mesopotâmia. A alta mesopotâmia conhecida como assíria era uma região montanhosa e menos férteis, já a baixa mesopotâmia conhecida como caldéia era constituída por planícies altamente regadas, sendo assim extremamente férteis.

Uma importante observação é em relação à posição geográfica dessa civilização, devido a sua disponibilidade de água, essas terras eram frequentemente invadidas por nômades hostis, usando grande parte de sua mão de obra no setor bélico para efesa. Com o passar do tempo, a civilização mesopotâmica foi obrigada a desenvolver obras de irrigação mais sofisticadas, pois as enchentes eram comum, essas obras, são consideradas o principal fator de desenvolvimento dessa civilização.

O sistema econômico da civilização mesopotâmica, não era muito diferente da civilização egípcia, a economia girava em torno da agricultura, entretanto a violência e a irregularidade do sistema de irrigação exigiam um esforço maior para que a exploração agrícola fosse viabilizada. O governo organizava a implantação de um sistema de servidão oletiva responsável pela administração das atividades agrícolas. Além disso, o Estado era o responsável direto pela condução de obras públicas desenvolvidas com o objetivo primordial de ampliar as atividades agrícolas.

Ao contrário dos egípcios, os mesopotâmicos não abdicavam da ropriedade das terras em beneficio do Estado. Toda adores agrícolas eram trabalhadores agrícolas eram obrigados a ceder parte de sua produção. Geralmente, os campos férteis eram utilizados na plantação de trigo, cevada, centeios e para a criação de animais domesticados. Com desenvolvimento das atividades agro-pastoris, os povos esopotâmicos foram capazes de acumular excedentes responsáveis pela articulação das primeiras atividades comerciais.

A facilidade de deslocamento no território mesopotâmico e a carência de produtos em certas regiões também contribuíram enormemente para a consolidação de uma classe de mercadores. Nessa civilização, era comum a formação de caravanas em busca de matéria prima. Os comerciantes nômades percorriam extensas áreas para vender suas mercadorias ou comprar matérias-primas que não eram encontradas na Mesopotâmia. Os contatos comerciais eram feitos, principalmente, com sociedades o Oriente Médio e índia.

Na mesopotâmia não havia moeda então a troca era feita a partir de barras de ouro e prata. Os povos mesopotâmicos dedicavam-se principalmente ao comercio e a agricultura, porém exerciam atividades complementares como o artesanato, confecção de roupas, metalurgia e fabricação de jóias. CONCLUSAO Em suma dos fatos abordados neste trabalho, compreende-se a evolução do homem ao longo da história. Os temas abordados no trabalho foram: o período Paleolítico, o Neolítico e a sociedade Mesopotâmica.

Resumindo de uma forma 8 9 lho mostra as primeiras rimeiro o Paleolítico, o período da pedra lascada, onde os homens ainda viviam do nomadismo, ou seja, habitavam um determinado local até o ponto em que este os garantia a sobrevivência. Logo após abordamos o período a qual nos denominamos Neolítico, ou idade da pedra polida, pois foi a partir desse, que o homem começou a utilizar de sua inteligência, como por exemplo, a domesticação de animais, agricultura, e técnicas mais avançadas para a caça, que era feita com objetos ponte agudos. Finalmente chegamos ao Mesopotâmico, nesta época o homem já vivia em sociedade.

Direcionando a essa sociedade, observa- e que ela vivia principalmente da agricultura, por estar localizado entre dois rios, o Eufrates e o rio Tigres. Havia também um governo, no qual todos pertencentes aquela sociedade seguiam as regras, ao contrario dos períodos antecedentes a esses, onde não havia uma forma certa de liderança. Diante do que foi dito, conclui-se que a História e uma ferramenta importante para o conhecimento, pois e por ela que os fatos são preservados, dando a todos a oportunidade do conhecimento. REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS http://pt. shvoong. com/humanities/histoo,’/1731606-meso pot%C3 %A2mia/ 20:30 29/02/2012 g

Etica na atualidade

0

1) QUAIS OS SÍMBOLOS E OS SIGNIFICADOS UTILIZADOS NA ENFERMAGEM? Lâmpada: caminho, ambiente Cobra: magia, alquimia Cobra + cruz: ciência

Read More

Ammamam

0

71 CAPITULO 3 COMPONENTES SIMЙTRICOS 3. 1 – Anбlise por componentes simйtricos Em 1918, o Dr. Fortescue apresentou а “American

Read More