Pré projeto tcc gestão ambiental empresarial

Categories: Trabalhos

0

[pic] org to view nut*ge Indivíduo: que deve tomar posturas que respeitem mais o meio ambiente a fim de limitar o consumo e economizar recursos naturais. Empresas: que devem funcionar reduzindo ao máximo seu impacto ambiental negativo. Poder Público: cuja função primordial é regulamentar o modelo final de funcionamento que respeite o meio ambiente.

Desta forma, as empresas não podem ignorar sua obrigações ambientais: a pressão dos consumidores e as imposições normativas, obrigam-nas a conceber produtos e sistemas de produção e distribuição que minimizem os impactos ambientais egativos. Até poucos anos atrás, as empresas consideravam estas questões como uma imposição dos sistemas de proteção ambiental, que implicavam aumento de custos. Mas hoje, os aspectos ambientais começam a ser considerados como fatores competitivos, que podem conceder à empresa uma vantagem no mercado.

De fato, uma politica ambiental bem concebida pode ajudar a reduzir custos, assim como gerar benefícios marginais pela comercialização dos resíduos, além de conduzir a segmentos de mercado especialmente rentáveis. A cada dia fica mais óbvio que, para uma atividade empresarial er mais eflciente, faz-se necessária a introdução de critérios ambientais no processo produtivo, e é por este motivo que o projeto de uma correta gestão ambiental na emprese desempenha um papel fundamental.

A adoção de gestão ambiental é im ortante para uma empresa por diversos motivos. Em r porque ela associa industriais podem interferir no meio ambiente através de diversas maneiras em seus processos como produção (utilização de matérias primas, energia e água e consequente emissão atmosféricas, efluentes, geração de resíduos sólidos, ruido e vibração), distribuição, comercialização, etc

Inúmeras medidas de proteção buscam minimizar os impactos produzidos pelos processos produtivos das empresas. No entanto, essas medidas visam o tratamento do resíduo após sua geração (medidas de caráter corretivo), onerando assim o processo produtivo devido o custo elevado da implantação de sistemas de tratamentos. Por isso, deve-se buscar formas que viabilizem a otimização desses processos. 3 REFERENCIAL TEORICO. 3. 1.

Gestão ambiental e responsabilidade social Britto (2007), baseando-se no vocabulário básico de meio ambiente, define Gestão Ambiental como “a tentativa de valiar valores e Imites das perturbações e alterações que, uma vez excedidos, resultam em recuperação demorada do meio ambiente, e de manter os ecossistemas em condições de absorver transformações e impactos, de modo a maximizar a recuperação de recursos do ecossistema natural para o homem, assegurando sua produtivi ada, em longo prazo”. ontrolar e diminuir os impactos ambientais de suas atividades, produtos elou serviços. Tem como suporte o cumprimento da legislação ambiental vigente e a melhoria contínua com análise critica.

A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em uma mpresa é um trabalho bastante complexo, já que se trata de mudanças de paradigmas não só quanto à administração, mas principalmente quanto a normatização da execução dos trabalhos, afetando diretamente todos os funcionários da empresa, assim como menciona Bogo (1998), para que uma empresa passe a realmente trabalhar com “gestão ambiental” ou com “gerenciamento ecológico” deve, inevitavelmente passar por uma mudança em sua cultura empresanal, por uma revisão de seus paradigmas.

Quebrar paradigmas passa a ser uma ação corriqueira do processo, principalmente numa empresa de cunho público, onde s funcionários estão habituados a desenvolver suas atividades há muitos anos, de uma mesma maneira, por isso, de acordo com Porto (2003), é fundamental que uma mudança cultural preceda o processo de implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental.

Mas as necessidades vão muito além, pois com a crescente preocupação da gestão ambiental por parte das organizações, busca-se o desenvolvimento de uma consciência ecológica que envolva todos os funcionários, integrando os setores e, principalmente, disseminando para a sociedade em que está inserida (DAL PIVA et ala, 2006).

De acordo com Berté (2006), quando se fala de gestão ambiental e responsabilidade social, examinando aspectos relevantes da problemática ambiental, sociedade-natureza, possibilitando analisar a questão ambiental a partir da interação entre os melos social e físico-natural, está se falando de decisões que influenciam fortemente a qualidade de vida da população humana. 3. 2.

Imagem empresarial Apesar da gestão ambient ista, por muitas dispensável, cujo resultado só é importante para as organizações interessadas em manter relações com o mercado externo (BRITO et ala, 2006). Percebe-se a inversão deste conceito em muitos estudos, pois de acordo com Brito et al. (2005), a implantação de um SGA não representa apenas uma preocupação ecológica, mas também uma estratégia de negócio, podendo significar vantagens competitivas e econômicas através da promoção da melhoria continua, minimizando impactos ambientais em sua atividade.

Dal Piva et al. (2006), verificou que “uma análise conjunta das ações individuais como a conscientização do meio ambiente, a utilização dos recursos da natureza e o destino dos resíduos, embasadas pelas entidades ambientalistas e ?rgãos governamentais, durante os processos produtivos das organizações, é vital para a sobrevivência das empresas.

Bem como, a percepção dos impactos gerados na natureza e da produção desenfreada dos resíduos poluidores, parece ser uma preocupação atual das empresas, refletida em seus produtos, visando sua permanência neste mercado globalizado e competitivo. ” Dias (2007), ressalta que uma das vantagens competitivas que uma empresa pode alcançar através da gestão ambiental é a de melhorar sua Imagem no mercado, o que está se tornando a cada dia mais concreto devido ao aumento da consciência ambiental os consumidores.

Consumidores mais exigentes, empresas comprometidas com valores éticos universais, como o respeito aos direitos humanos, compõem uma combinação que vem transformado sociedades e colocando em questão padrões de produção e consumo que inviabilizam a vida no planeta (CAPRA 2002). Assim como destaca Bogo (1 998), que devido a mudança de comportamento dos consumidores, e seu poder de escolha em relação ao produto que deseja escolher, o desempenho industrial passou a ter um significado ainda mais importante.

Não basta somente produzir com qualidade, o conceito de ualidade Ambiental torna-se gualmente relevante. Qualidade Ambiental torna-se igualmente relevante. De acordo com a análise feta por Zielinski (2000), com a crescente preocupação com o meio ambiente, é no mínimo incoerente para empresas de determinados setores de atuação, cujas atividades geram impactos ambientais, pensar em gestão pela qualidade sem a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, até porque, muitos critérios e requisitos para certificação são coincidentes para ambos.

O futuro das organizações em um mundo preocupado com o meio ambiente vai basear-se em dois pressupostos essenciais: m incremento das pressões e restrições ambientais em todas as decisões organizacionais, e uma maior conscientização por parte dos consumidores que também irão adquirir multo mais funcionalidade, alerta Bogo (1998). 3. 0 sistema de gestão ambiental segundo a ISO 14001 Conforme Brito (2008), em 1996 foram lançadas internacionalmente uma série de normas ISO 14000, cujo objetivo é a criação de um Sistema de Gestão Ambiental que auxilie as organizações a cumprirem os compromissos assumidos com o ambiente natural, buscando o equilíbrio da proteção ambiental e da prevenção da poluição com as necessidades socioeconômicas.

A NBR ISO 14001 é um conjunto de requisitos normativos que garante o desenvolvimento dos processos de maneira ambientalmente responsável. A norma foi desenvolvida pela International Organization for Standardization – ISO, com sede na Suíça, tendo sido homologada em 1996 e reestruturada em 2004, para a atual versão (Brito, 2006). Como meios para que as empresas cumpram sua responsabilidade com a proteção do meio ambiente e como um caminho para alcançar as vantagens por esta proporcionada existe as regulamentações ambientais.

Muitas destas são voluntárias, e a norma com maior destaque nesta área é a ISO 4000 (BOGO, 1998). planejamento estratégico de todas as empresas que desejam ser competitivas, tendo no meio ambiente um diferencial (Brito, 2006). A Norma ISO 14001/2004 especlfica requisitos relativos a um Sistema de Gestão Ambiental, de forma a uma organização formular uma política e objetivos que levem em conta os aspectos legais e as informações referentes aos impactos significativos.

Ela se aplica aos aspectos ambientais que possam ser controlados pela organização e sobre os quais se presume que ela tenha influência. Em si, ela não prescreve critérios especificos de desempenho ambiental (NBR ISO 4001, 2004). De acordo com Bogo (1998), a certificação pelas normas de sistemas de gerenciamento ambiental viria a atestar a competência ambiental da organização, além de espelhar a diminuição de riscos e acidentes e o cumprimento da legislação relacionada à atividade.

Não só o SGA da ISO 14001 pode impulsionar uma mudança cultural como também aumentar a competitividade da empresa no mercado, dando início a uma série de mudanças na “maneira como as colsas são feitas’ na organização e, na grande maioria dos casos, levando a uma maior participação e efetividade frente a concorrência (BOGO, 1998). . OBJETIVOS: Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, o objetivo visa o uso de práticas e métod tivos que reduzir ao empresa fazer uso da reciclagem, e ainda usufruir do custo beneficio. ?? Treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração, pois ter funcionários que compreendam a importância do projeto torna mais fácil a execução do mesmo. 5 MATERIAL E METODOS 5. 1. Área de Estudo. O projeto será desenvolvido e acompanhado na empresa MEND’S LTDA ME, CASA GOSPEL situada na Av. Presidente Kennedy – 678 Centro, Pimenta Bueno-Ro, sendo os proprietários, Quennia Dalila da Silva Mendes, Sóstenes da Silva Mendes e Epécio da Silva Mendes. 5. 2.

Coleta de Dados. Será identificado os aspectos ambientais das atividades, produtos e serviços da organização que possam ser controlados e influenciados, sendo que para sua determinação leva-se em consideração todas as atividades e tarefas do processo produtivo, avaliando-se seus respectivos impactos ambientais. Uma organização identificará os impactos ambientais ignificativos, reais e potenciais, que possam estar relacionados com suas atividades, produtos e serviços, para que possam controlar da melhor maneira os aspectos sob sua responsabilidade.

PAGF8rl(Fq Atividade 4 Entrega do relatório de TCC Publicação do artigo científico IX REFERENCIAS x BERTÉ, R. Gestão Socioambiental no Brasil. Curitiba: Ibpex; São Paulo: Ed. Saraiva,2009. 299p. BRITTO, ER. Auditoria Ambiental e em Saneamento. Rio de Janeiro . ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007. 193P BOGO, J. M. O sistema de gerenciamento ambiental segundo a ISO 14001 com AIGFgrl(Fq

Fresadora horizontal

0

Trabalho de fresadora horizontal Fresando com o divisor universal Aparelho divisor – acessório utilizado na máquina fresadora para fazer divisões

Read More

Libras

0

ORALISMO COMUNICAÇAO TO AL BILINGUISMO De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa à integração da criança

Read More