Pré-sal

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA org PRE-SAL to view nut*ge encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo chamam-se pré-sal, tendo sua origem estimada entre 300 e 400 milhões de anos atrás, devido ao soterramento de sais e microorganismos que ao longo dos anos se transformaram nesta energia. Com o surgimento e evolução na exploração deste recurso, será feita uma abordagem de como foram recebidos os avanços tecnológicos por este setor. 0 que é o pré-sal Pré-sal é um conjunto de rochas localizadas no fundo do ar, na grande parte do litoral brasileiro com potencial para a formação e acúmulo de petróleo. É chamado assim por se formar um intervalo de rochas abaixo de uma extensa camada de sal que chegam até 2000 metros de espessura. A dist¿ncla total da superfície do mar até os reservatórios de petróleo podem chegar a 7000 metros. No Brasil, as maiores reservas foram descobertas na camada pré-sal entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grande volume de óleo leve.

Na Bacia de Santos foi encontrado óleo de baixa acidez e baixo teor de enxofre, onsiderado petróleo de alta qualidade e alto valor de mercado. Após o anúncio das descobertas das reservas brasileiras, começaram no mundo processos de exploração em busca de petróleo abaixo das camadas de sal. Na África existem áreas em processo de exploração e mapeamento de outras reservas possíveis no Congo (Brazzaville) e no Gabão. Além dessas áreas existem camadas sendo PAGFarl(Fq reservas possíveis no Congo (Brazzaville) e no Gabão.

Além dessas áreas existem camadas sendo mapeadas no Golfo do México e no Mar Cáspio (Cazaquistão). A PETROBRAS, empresa pioneira na exploração de petróleo m grandes profundidades tem desenvolvido tecnologias cada vez mais eficientes, sendo copiadas e adaptadas por outras multinacionais para exploração de petróleo em camadas do tipo pré-sal no mundo. 2 A origem do pré-sal Antigamente África e América do sul formavam um único continente chamado Pangeia, que a subdividiu em Laurásia e Gondwana a aproximadamente 200 milhões de anos.

A cerca de 140 milhões de anos atrás as duas placas tectônicas que formavam o continente Gondwana iniciaram um processo de separação formando os continentes África e América do sul, o fastamento entre esses dois continentes formou-se o Atlântico sul, local onde hoje é encontrado o petróleo do pré-sal. No inicio formaram-se mares rasos e pantanosos de água salgada e salobra onde proliferaram algas e microorganismos que se depositavam no leito marinho junto com areia e sal formando camadas de rochas com materia orgânica.

Após milhões de anos e várias eras glaciais, ocorreram grandes oscilações no nível dos oceanos, com isso quando os oceanos estavam rasos, aconteciam a evaporação da água e ficavam acumulada uma grande camada de sal, que eram soterradas pelo oceano e por novas camad tos quando o gelo das soterradas pelo oceano e por novas camadas de sedimentos quando o gelo das calotas voltavam a derreter. Estes microorganismos que se depositaram no fundo dos oceanos, soterrados sob pressão e com pouco oxigênio, degradaram-se lentamente e com o passar do tempo transformaram-se em petróleo como o que é encontrado no litoral brasileiro. Os poços de petróleo e gás natural na camada pré-sal no Brasil No Brasil foram encontrados diversos poços de petróleo e gás natural na camada pré-sal como Tupi, Guará, Bem te vi, Carioca, Júpiter e Iara. O campo de Tupi está localizado na Bacia de Santos no bloco BM-S-II, a 250 quilômetros da costa do Rio de Janeiro e foi divulgado pela PETROBRAS em 8 de novembro de 2007, com reservas estimadas entre 5 e 8 milhões de barris de petróleo de leve, ou seja petróleo de alta qualidade, além de gás natural.

Os volumes recuperáveis estimados de óleo e gás para os reservatórios do pré-sal, se confirmados, elevarão significativamente a quantidade de óleo existente em bacias brasileiras, colocando o Brasil entre os países com grandes reservas de petróleo e gás do mundo, disse a empresa estatal. (2009, web). A PETROBRAS anunciou, em 22 de agosto de 2008, que o usto de extração por barril das reservas de petróleo do pré-sal será “extremamente econômico’i, de acordo com Antonio Carlos Pinto, gerente de concepção de projetos da PETROBRAS. De acordo com José Gabrielli Carlos Pinto, gerente de concepção de projetos da PETROBRAS.

De acordo com José Gabnelli, presidente da PETROBRAS (2009,web) , “o Brasil está hoje ocupando 0 170 lugar no ranking de países com maiores reservas de petróleo. Com a nova descoberta podemos subir para um lugar entre 80 ou 90”, podemos ir para um patamar onde estão Arábia Saudita e O Campo Guará, do bloco BM-S-g também está localizado a Bacia de Santos, próximo à área de Tupi com um volume de estimado de 1,1 a 2 bilhões de barris de petróleo e gás natural em uma profundidade de água de 2141 metros e a mais de 6000 metros de profundidade total, a cerca de 310 km da costa do Estado de São Paulo.

No Campo Bem-Te-Vi, do bloco BM-S-8, foi encontrado petróleo a uma profundidade de 6773 metros, a 250 km do O Campo Carioca Faz parte do bloco BM-S-8 localizado na Bacia de Santos, com uma estimativa entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo explorável e é considerado o maior já descoberto no Brasil. De acordo com Aroldo Lima, diretor geral da ANP (2009, eb) “Seria a maior descoberta feita nos últimos trinta anos, e atualmente o terceiro maior campo de petróleo do mundo”. No campo de Júpiter, localizado na Bacia de Santos foi encontrado apenas Gás natural e condensado, sem ocorrência de óleo associado.

A região pode contribuir para a auto-suficiência do país no gás,mas dizer que sozinho Júpiter vai garantir esta auto suficiência auto-suficiência do país no gás,mas dizer que sozinho Júpiter vai garantir esta auto suficiência é um exagero, pois hoje temos um consumo muito alto no Sudeste, afirmou Guilherme Estrela, diretor de exploração da PETROBRAS. No campo Iara, na Bacia de Campos, é considerado o segundo maior do país foi encontrado reservas de petróleo e gás natural a uma profundidade de 6000 metros, como pode ser visualizado pela Figura 1, com capacidade de produção entre 3 e 4 bilhões de barris de petróleo. pic] Figura 1 – Posição e histórico em profundidade de lâmina d’água das reservas brasileiras de petróleo. Fonte: QUIUMENTO, 2009 4 0 início da exploração de petróleo no Brasil O Brasll começou a dar os primeiros passos na exploração de petróleo na década de 30, quando foi encontrado petróleo em Lobato, na Bahia. Em 1938 foi criado a CNP- Conselho nacional de Petróleo, para cuidar do uso e exploração dos recursos do subsolo. Com o surgimento de novos campos de petróleo foi criada em 1953, a empresa estatal Petróleo Brasileiro S.

A. PETROBRAS. Com o aumento do grau de atuação da PETROBRAS na economia brasileira, em 1968 a empresa começou a desenvolver um projeto para exploração de petróleo em águas profundas. As primeiras descobertas aconteceram em Guaricema, na Bahia, e aumentaram significativamente a produção de petróleo no Brasil, mas foi em 1974, na Bacia de Campos, que foi encontrada a maior eserva de petróleo do país. PAGFsrl(Fq na Bacia de Campos, que foi encontrada a maior reserva de petróleo do pais.

O poço que chegaria a produzir um milhão de barris de petróleo por dia, foi encontrado devido a experiência e insistência do geólogo Carlos Walter Marinho Campos, que continuou as perfurações mesmo após os trabalhos serem suspensos. Com o aumento das atividades e os avanços no setor petrolifero, o Brasil se tornou uma das únicas nações a dominar a tecnologia de exploração petrolíferas em águas profundas. Apesar dos investimentos, até 1997 0 país produzia menos e 60% do petróleo consumido internamente.

Neste ano o presidente Fernando Henrique Cardoso criou a Agência Nacional de petróleo – ANP, para mediar conflitos entre empresas, governo e consumidores. No ano de 2003, em Santos, a Petrobrás descobriu uma gigantesca reserva de gás natural. Em 2007 com a descoberta de petróleo e gás natural de boa qualidade em um poço na área de Tupi, conforme Figura 2, com reserva de 5a 8 bilhões de barris, o Brasil conseguiu a tão sonhada auto-suficiência nesta fonte de energia. Figura 2 – Reserva Tupi e a auto-suficiência de petróleo.

Fonte: JUNIOR, 2008 Tecnologia e eficiência na exploração de petróleo O progresso na utilização de novas fontes de energia renováveis como energia solar e eolica, não exclui as preocupações com os combustíveis fósseis, ou seja, o setor petrolífero tem de descobrir, produzir e gerenciar os recursos existentes com mais eficiência. setor petrolífero tem de descobrir, produzir e gerenciar os recursos existentes com mais eficiência. A tecnologia tem um importante papel para otimizar e ampliar a quantidade de petróleo e gás natural, como a implementação de sensores avançados e a integração dos dados operacionais.

A supercomputação, permite localizar, mapear e analisar reservas que anteriormente eram inacessíveis. Essa eficiência obtida impactam diretamente no custo do combustível para o consumidor final. O aumento da instrumentação tecnológica ajuda a reduzir os riscos para as pessoas e para o meio ambiente ao fornecer a capacidade de visualizar os problemas antes que eles ocorram. O setor de tecnologia tem de estar pronto para ajudar a criar meios mais inteligentes, ecológicos e seguros de atender às necessidades de exploração de combustíveis fósseis no mundo. CONCLUSÃO

A descobertas de novos campos de petróleo na camada pré-sal, com os da área de Tupi, em que a profundldade média chega a 6000 metros, se tornaram cada vez mais difíceis de serem explorados. Porém isso trouxe novos desafios para serem alcançados, como o desenvolvimento de novas tecnologias para otimizar os processos e os métodos atuais. O Brasil é um dos poucos países que possuem tecnologia para exploração deste tipo de energia em águas profundas, por isso é uma referência mundial neste assunto. REFERÊNCIAS BRASIL Escola. Camada de pré-sal. Disponível em:< http://www. brasilescola. m/ br PAGF8rl(Fq BRASIL Escola. Camada de pré-sal. Disponível http://www. brasilescola. com/ Acesso em 23 out. 2009. HENNINGTON, Bruno. Exploraçao De petróleo NO Brasil começa Na Década De 30. 29 de Setembro de 2009. Disponível em Acesso em 03 de Novembro de 2009. JUNIOR Cirilo. Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo na bacia de Santos. 25 de Maio de 2008. Disponível em Acesso em 05 de Novembro de 2009. PETROBRAS, Petróleo Brasileiro S. A. Desafios do pré-sal. Disponível em: < httpW www2. petrobras. com. bMpresal/ perguntas-respostas/>. Acesso em 23 out. 2009. PINHEIRO, Vinícius.

Petrobras constata alta produtividade no poço de Guará. 08 de Setembro de 2009. Disponível em Acesso em 06 de Novembro de 2009 QUIUMENTO, Francisco. Petróleo Pré-Sal: Um panorama rápido para se entender esta nova riqueza brasileira. 24 de Maio de 2009. Disponível em Acesso em 07 de Novembro de 2009. SUPER, Interessante. Por dentro da tecnologia. São Paulo: Abril, n. 270, out. 2009. 32-33 p. Mensal. VESTIBULAR, Mundo. Pré-sal. Disponível em: . Acesso em 27 out. 2009. WIKIPÉDIA, A enciclopédia livre. Pré-sal. Disponível em: < http p. t. Wikipedia. org. wiki/pr em 23 out. 2009. . Campo Petrolífe sponível em:

Cultura organazacional

0

[pll$] c/’ Cultura organazacional SOCIAL: FMPRFFNDFOORA PARA A PEQUENA FMPRFSA Gilson Karkotlil pedra carlos schenini2 Fernando ventura de Oliveira3 RFSl_J’vlO

Read More

Sigmund freud

0

Breuer rejeita a teoria da sexualidade na infância e como amigo e pai substituto o proibe de ler a tese,

Read More