Preconceito

Categories: Trabalhos

0

Preconceito Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um “juízo” preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude “discriminatória” perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, “racial” e “sexual”. De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada “estereótipo”.

Exemplos: “todos os alemães são prepotentes”, “todos os norte- americanos são arrogantes”, “todos os ingleses são frios”. Observar característi preconceituosas qua agressividade ou da características sociais por si só não represe OF2 S. wp view nent page consideradas po da rana reparar em ordem física odem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.

Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer uestionamento fundamentado num argumento ou raciocínio. Os sentimentos negativos em relação a um grupo fundamentam a questão afetiva do preconceito, e as ações, o fator comportamental. Segundo Max Weber (186 Sv. ipe to View next page (1864-1920), o indivíduo é responsável pelas ações que toma. uma atitude hostil ou negativa em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito. Racismo é a convicção de que existe uma relação entre as características físicas hereditárias, como a cor da pele, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações ulturais. A base, mal definida, do racismo é o conceito de raça pura aplicada aos homens, sendo praticamente impossivel descobrir-lhe um objeto bem delimitado.

Não se trata de uma teoria científica, mas de um conjunto de opiniões, além de tudo pouco coerentes, cuja principal função é alcançar a valorização, generalizada e definida, de diferenças biológicas entre os homens, reais ou imaginarias. O preconceito social é uma forma de preconceito a determinadas classes sociais que provém da divisão da sociedade em classes. A discriminação consiste em acreditar que as classes mais pobres ão inferiores às que possuem mais bens.

Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “falta” para serem semelhantes ? grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que “transgredia” toda a lei e os costumes da época. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente das residências da classe média.

A arte da guerra

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR CURSO DE ADMINISTRAÇAO SCHEYLLA MONIQUE DOS PASSOS A ARTE DA GUERRA PARANAGUÁ 03/2012 –

Read More

Modelo

0

STA DE SUBSTITUIÇô€s GRUPO PÃO ie sopa (25g) :olheres de sopa (30g) unidade recheio – 4 unidades (20g) unidades (20g)

Read More