Preparo de solução de hcl 0,1m

Categories: Trabalhos

0

Solubilidade Introdução: A solubilidade é uma característica de cada substância em cada solvente em particular. A solubilidade de um dado soluto depende da natureza do solvente e da temperatura. Define-se o coeficiente de solubilidade (CS) como a máxima quantidade de um dado soluto que pode ser totalmente dissolvida numa quantidade pré-fixada de um determinado solvente, a uma dada temperatura. Por exemplo, o CS do cloreto de sódio em água é 35,7 g/ 100 mL de H20 a OOC. Como a solubilidade é característica de cad de pureza.

Uma solução satu de om excesso de solu soluto. A segunda pa ora ilizada como critério m equillbno e excesso de ica que, se o excesso de soluto não-dissolvido tor filtrado, a solução ainda será considerada como saturada. Por outro lado, uma solução insaturada é aquela que tem uma concentração de soluto menor do que a de uma solução saturada, ou seja, mais soluto pode ser adicionado à solução antes que esta venha a estar saturada. Uma solução supersaturada é definida como aquela em que a concentração do soluto é maior do que a da solução saturada.

Esta solução é instável e seu soluto tem tendência a Swipe to víew next page a se cristalizar. Alguns solutos são infinitamente solúveis em um dado solvente, ou seja, o soluto e o solvente se misturarão em qualquer proporção. Entretanto, outros solutos têm solubilidade tão baxa que não são mensuraveis por métodos diretos. Embora não haja nenhum soluto completamente insolúvel, este termo é usualmente utilizado para uma substância cuja solubilidade é extremamente baixa. A maioria dos sólidos exibe solubilidade em água que aumenta com a temperatura.

Devido a esta dependência, é possível preparar uma solução supersaturada na qual a concentração do soluto é maior que a exlstente em uma solução saturada. Nos caso em que a solubilidade aumenta com a temperatura, a solução supersaturada é obtida primeiro preparando uma solução saturada na mesma temperatura, depois removendo o excesso de soluto não-dissolvido por filtração ou por outro meio, e finalmente alterando as condições de maneira que a solubilidade seja diminuída, resfriando a solução.

Neste experimento serão estudados alguns aspectos undamentais da solubilidade de sólidos em água. Serão realizados alguns ensaios qualitativos envolvendo soluções insaturada, saturada e supersaturada. Procedimento: Reagentes: Tiossulfato de sódio pentaidratado OBSERVAÇÃO: • As soluções dos reagentes não devem ser descartadas ao final dos ensaios. pentaidratado dos ensaios. Devem ser colocadas nos frascos indicados, pois os sais serão recuperados posteriormente. PARTE A: Soluções insaturadas, saturadas e supersaturadas. Al: Soluções insaturadas 1 .

Colocar cerca de 1 ml_ de água destilada em um tubo de nsaio; 2. Adicionar ao tubo alguns cristais de tiossulfato de sódio pentaidratado; 3. Agitar até que o sal se dissolva totalmente; 4. Adicionar mais alguns cristais e agitar; 5. Os cristais se dissolveram? A solução, antes dessa última adição, estava saturada ou insaturada? O que você deve observar para poder afirmar que a solução está saturada? A2: Soluções saturadas 1 . Adicionar à mesma solução uma espátula de tiossulfato de sódio; 2. Agitar o tubo por alguns minutos; 3.

Observar se há variação na temperatura da mistura; 4. Se todos os cristais se dissolverem, adicionar mais sal, agitar o tubo durante um minuto, e repetir esse procedimento até que o sal adicionado não mais se dissolva; 5. Esperar a mistura decantar e transferir a solução sobrenadante para um tubo de ensaio seco; 5. Adicionar um cristal de tiossulfato de sódio a essa solução e agitar por um minuto; 7. O cristal adicionado se dissolveu ? Esta solução está saturada ? A3: Soluções supersaturad PAGF3ÜFd adicionado se dissolveu ? Esta solução está saturada ?

A3: Soluções supersaturadas 1 . Transfenr a solução de volta para o primeiro tubo de ensaio, onde ficaram os cristais de tiossulfato de sódio não dissolvidos; 2. Adicionar mais cinco espátulas do sal e aquecer o tubo de ensaio até que todos os cristais se dissolvam por completo; 3. Agitar o tubo suavemente durante o aquecimento, para que o conteúdo se misture bem. Não permitir que o líquido entre em ebulição; 4. Colocar o tubo de ensaio em um béquer com água ? temperatura ambiente, e deixar o sistema em repouso durante cerca de cinco minutos; 5.

Caso comece a haver cristalização na mistura, aquecer o tubo e ensaio novamente para dissolver os cristais, e colocar o tubo novamente na água fria; 6. Quando a solução houver esfriado até a temperatura ambiente, segurar o tubo na mão de modo a poder perceber uma eventual variação de temperatura no sistema, e adicionar um pequeno cristal (gérmen de cristalização) de tiossulfato de sódio; 7. Observar o que ocorre. Antes da colocação do gérmen, a solução estava saturada? Explicar. Apresentar o relatório na próxima aula!!! Conferir os arquivos sobre toxidez dos compostos utilizados (internet): Não esquecer o

Estabelecimento de preceitos

0

O estabelecimento de preceitos Vimos que no decorrer do estudo existe um propósito no que diz respeito a teoria da

Read More

Princípios do direito do trabalho

0

PRINCíPlOS DO DIREITO DO TRABALHO Princípios consistem em premissas básicas fundamentais, típicas, que condicionam todas as estruturas subsequentes da ciência.

Read More