Problemas com o pc

Categories: Trabalhos

0

Vírus e outras ameaç 1821 23 DECO PROTESTE, Lda 1. 0 B. 1900-221 usg Problemas com o pc Premium gy necatone anpe,nR 23, 2012 19 pages problemas com o pc soluçóes rápidas e simples Independente • Credível • Perto de si índice Neste guia, examinamos alguns problemas habituais que surgem durante o uso do computador. Mostramos-lhe como lidar com eles e guiamo-lo, passo a passo, até à resolução. • • • • • • • Conheça o seu computador Problemas de hardware Problemas com software e ficheiros Problemas com a Internet to view nut*ge Iossár1047 12 16 orig veira, 13, 410 801 www. deco. roteste. t Editor respons vel Pedro Moreira Coordenação editorial João Mendes Projecto gráfico Manuel Estrada Design Ilustrações Javier Vázquez Paginação Alexandra Lemos Apoio técnico João Miguens Redacção Inês Lourinho Depósito cegai ISBN 978-989-8045-50-8 Impressao Esta publicação, no seu todo ou em parte, não pode ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma ou processo, electrónico, mecânico ou fotográfico, incluindo fotocópia, xerocópia ou gravação, sem autorização prévia e escrita da editora. 4 Depois, carregue sobre o resultado Winver que aparece em Programas.

Para versões mais antigas, clique em Iniciar e eleccione Executar. Escreva Winver no campo Abrir e prima OK. sibilidades de personalização e controlo para utilizadores avançados, assim como maior segurança e estabilidade. Características do computador Alguns periféricos e programas exigem certas características para funcionarem correctamente, pelo que é recomendável verificá-las antes da compra. Computador sem o Windows O PC pode trazer outro sistema operativo, como, por exemplo, o Linux, que tem várias versões. O Ubuntu é uma das mais populares.

Informação sobre as unidades Para obter informação mais detalhada, como o espaço no disco ígido, clique no botão Iniciar e seleccione Computador. Surgem os dados de cada unidade. 1 Se desejar mais informação, escolha a unidade, carregue no botão direito do rato e seleccione propriedades. É indicado o espaço ocupado e disponível, o tipo de sistema de ficheiros, etc. No separador Ferramentas, encontra opções para gerir a unidade de disco. Instalar o Linux Pode instalar o Linux. O inconveniente é não estar tao integrado nem ser tão simples de usar como o Windows, sobretudo para principiantes.

Mas oferece mais pos- Na PROTESTE e no nosso portal na Internet, wvm. deco. proteste. pt, pu dicamente guias de PAGF Ig a escolher o melhor aparelho para o seu perfil. Memória RAM para conhecer outros dados, como a memóna RAM ou o tipo de processador, carregue em Iniciar e, com o botão direito do rato, em Computador. Seleccione Propriedades para aparecer a informação básica do computador. Ao clicar em Gestor de dispositivos, surge uma lista com todos os componentes. Se carregar na seta à esquerda de cada categoria, acede aos dispositivos presentes.

Fica a conhecer as opções no caso de clicar com o botão direito do rato sobre cada componente. Painel de controlo do Windows O painel de controlo é o quadro de operações, pois permite ceder aos utilitários para personalizar o Windows. As ferramentas são agrupadas por categorias, bem descritas e com uso intuitivo. Pode visualizar todos os utilitários no mesmo ecrã carre gando em Ver por ou marcar ícones grandes ou ícones pequenos em vez de Categoria. 6 problemas com o PC O Windows 7 tem uma ferramenta para detectar e resolver alguns problemas comuns de hardware e software de modo automático.

Siga o percurso: Iniciar > Painel de controlo > Resolução de problemas. Se a situação não ficar resolvida, utilize os procedmentos manuais. Ajuda do Windows O sistema de ajuda em tempo real (on-line) do Windows 7 possui ma potente ferramenta de busca ar palavras-chave. Para consultar, siga o percurso e suporte. Aparecem • Começar a utilizar o computador. Introdução breve sobre as tarefas mais importantes: cópias de segurança, adicionar utilizadores, etc. 1 • Noções básicas do Windows. Conceitos principais do funcionamento deste sistema operativo. • Naveg a r nos tópicos d a Aju d a . Lista de capítulos de ajuda do Windows 7, dividida por temas. 3 • Consultar o website do Windows. Link da Microsoft para o Windows 7. 4 • Novidades do Windows 7. Caracteristicas principais do sistema operativo. 5 • Introdução ao Windows . Vídeos explicativos. 6 • procurar ajuda. pode pesqulsar informação adicional sobre qualquer termo ou expressão. 7 7 Problemas com o hardware Com computador e periféricos novos, raramente surgem problemas de hardware. Mas não é imposslVel. Vejamos o que pode fazer.

Ligar O computador não arranca quando carrego no botão para ligar • Veja se os cabos estão bem ligados e a tomada recebe corrente. • Assegure-se de que o ecrã está aceso e bem conectado aos cabos. • Certifique-se de que não há discos na unidade áptica antes de ligar o PC. • Examine o teclado e veja se alguma tecla está bloqueada. ?? Verifique se todos os periféricos estão ligados de forma correcta. os documentos que vão sendo criados, os programas instalados e os controladores que estabelecem ligações entre hardware e periféricos. Muitas vezes, os problemas estão relacionados com o disco rígido.

Aplicações ou arquivos qu uncionar aplicações podem sofrer danos. Use a ferramenta de teste de erros do Windows. Siga o percurso: Iniciar > Computador. Clique com o botão direito do rato sobre a unidade de disco rígido desejada, seleccione propriedades e aceda ao separador Ferramentas. Carregue no botão Verificar agora e em Iniciar. O Windows examina a superfície do disco, verifica se existem erros relacionados com ficheiros ou sectores defeituosos e tenta repará-los automaticamente. Disco rígido O disco rígido é o armazém do computador, pois é aqui que se guardam 8 Atalhos não são programas.

Se eliminar o ícone do ambiente de trabalho, a aplicação continua intacta. Computador cada vez mais lento Ao Instalar aplicações, mover ou apagar arquivos, os dados ficam dispersos no disco e tornam o computador mais lento. Com o processo de Desfragmentação, pode redistribuir os arquivos para serem lidos de forma mais rápida. Antes de desfragmentar, analise o disco. Aceda ao separador Ferramentas como indicado, clique em Desfragmentar agora e seleccione Analisar disco. O programa analisa a unidade e determina se é necessário desfragmentar.

Surgem erros quando tento guardar ficheiros A situação pode dever-se a falta de espaço no disco. De modo a saber se é o caso, antes de eliminar um ficheiro ou aplicação, use a ferramenta do Windows Limpeza do disco e recupere algum espaço. Para lá chegar seleccione o separador Geral da janela Propriedades. O CC cleaner. com), programa gratuito, eficaz e simples de usar, é outra opção e melhora os resultados. por um modelo com maior capacldade. No último caso, precisa de conhecimentos técnicos. Outra alternativa é recorrer a um gravador de DVD ou a um disco rígido externo para fazer cópias.

Estou a ficar sem espaço no disco Te mv á r ia sop e s: compra ru ma segunda unidade ou substituir a actual Vídeo e som Anda que pouco frequentes, podem aparecer problemas relacionados com a imagem e o som. está ligada à corrente ou se as pilhas se encontram carregadas. O computador está ligado e não vejo nada no ecrã Verifique se o monitor se encontra ligado no interruptor e se os cabos de alimentação e ligação ao computador estão a fazer bom contacto. Se todas as ligações estiverem correctas, tente ajustar o brilho e o contraste com os botões de controlo do monitor. ?? Verifique se o volume do som é adequado. • Certifique-se de que os cabos estão correctamente ligados. Consulte as instruções da placa de som e dos altifalantes. • Tente ligar os altifalantes a um reprodutor de ficheiros MP3 para ver se estão a funcionar bem. Os altifalantes estão ligados ao computador e não ouço nada • Alguns altifalantes possuem interru tor e controlo do volume. Verifique se estão ligados de que o volume não como predefinidos. • Os altifalantes autoamplificados dispõem de onte de alimentação.

Veja se periféricos passo a passo Vejamos alguns problemas que podem surgir com os periféricos. Má qualidade de impressão • Verifique a quantidade de tinta nos cartuchos ou tonner. • Use a função de limpeza automática presente em alguns modelos. Para tal, recorra ao software do fabricante. • Pode escolher entre várias qualidades de impressão. Por exemplo, com o modo 10 de rascunho, o resultado não é o melhor, mas a poupança de tinta revela-se considerável. Para seleccionar a qualidade de impressão, coloque o cursor sobre o ícone referente ? impressora, carregue no botão direito do rato e escolha

Preferências de impressão. Em seguida, prima Avançadas e configure as opções que desejar. • Algumas impressoras de jacto de tinta, quando o cartucho de uma cor chega ao fim, passam a imprimir em baixa qualidade ou deixam mesmo de funcionar. Tem, por isso, de substituir o cartucho esgotado. Teclado Neste caso, quando surgem, as dificuldades são fáceis de resolver. Problemas ao escrever Se, ao modificar um texto, o que digita substitui o que estava escrito, carregou sem querer na tecla Insert (ou Ins) 1 . para resolver, volte a premir esta tecla.

Teclado numérico não funciona Veja se está activado: carregue em Num Lock2 . No geral, acende um indicador luminoso. fazer alguns ajustes de configuração. Configurar o rato Carregue em Iniciar > Panel de controlo e depois em Rato, para aceder ? janela Propriedades de rato. Pode mudar o funcionamento dos botões esquerdo e direito, ajustar a velocidade do cursor, definir a velocidade do duplo clique, configurar tarefas específicas para a roda, etc. Movo o rato e o cursor não se desloca sobre o ecrã • Por vezes, as portas para rato e teclado têm o mesmo aspecto (ligações PS2).

Cer tifique-se de que ligou o rato na entrada certa, vendo se o respec tivo símbolo está presente. Depois, reinicie o sistema. • No caso de possuir rato e teclado USB, assegure-se de que os cabos estão bem ligados. • Se usa rato ou teclado sem fios, veja o estado das baterias e, se necessário, repita o processo de sincronização entre os dispositivos e o transmssor, de acordo com as instruções do fabricante. Monitor Preste muita atenção à correcta configuração dos parâmetros do monitor, para evitar cansaço visual durante o uso do equipamento.

Mudar os ajustes do monitor Pode recorrer aos botões do monitor para configurar brilho, contraste, posicionamento e tamanho vertical e horizontal da imagem. Mas xistem outras características que podem ser configuradas com software. Carregue em Iniciar > Painel de controlo > Visualização para aceder às opções de configuração. Melhorar as prestações do monitor Só é possível se comprar outro. No caso de fazê-lo, guarde o antigo como reserva: pode ser útil para construir um segundo equipamento. 12 Problemas com software e ficheiros Todos os pro equipamento.

Todos os programas interagem com o sistema operativo, outros programas e o hardware, mas, em certas circunstâncias, alguns podem bloquear. Indicamos os problemas mais comuns e possiveis soluções. Situações frequentes Programa bloqueado Se um programa não responde, vá ao Gestor de tarefas para ver as aplicações abertas. Basta premir em simultâneo Ctrl+Alt+Del. Outra opção é carregar com o botão direito do rato sobre um espaço livre dentro da barra de tarefas e seleccionar Iniciar gestor de tarefas. No separador Aplicações, aparece a lista dos programas em execução.

Se uma aplicação estiver bloqueada, surge a indicação “Não responde” na coluna Estado. 1 Ao seleccionar o programa em causa e carregar em Terminar tarefa 2 , a aplicação bloqueada fecha e o sistema recupera a estabilidade. Se um programa bloquear com frequência, o melhor ? desinstalar e voltar a instalar. Também pode procurar uma alternativa, gratuita ou paga, para substituí-lo. 1 2 Problemas com o Windows Há uma infinidade de problemas associados, directa ou indlrectamente, ao Windows, pelo que a Microsoft reuniu todas as soluções numa página na Net: 13 resposta a muitos contratempos que surgem no uso diário.

Tem acesso a informação “certificada” pelo criador do sistema, assim como a conselhos uteis de milhares de blogues e Sitios especializados. Recuperar um ficheiro apagado Quando elimina um ficheiro, este vai para a reciclagem. É possível recuperá-lo, desde que não tenha esvaziado aquela. Seleccione o ficheiro e arraste-o para a pasta desejada ou carregue em Restaurar, para retornar à localização original. A melhor forma de não perder ficheiros é fazer cópias de segurança.

Além de poder apagá-los acidentalmente, por vezes, acontecem outros problemas, como uma falha de funcionamento na unidade de disco rígido ou o roubo ou perda do próprio aparelho. Guardar os ficheiros numa unidade de disco externa ou em DVD é uma das melhores soluções. Ficheiros que não abrem Todos os ficheiros têm associada uma aplicação que os abre. Se, ao fazer duplo clique sobre o arquivo, este não abrir, é porque o istema está a tentar abri-lo com um programa não compatível e, por isso, deve modificá-lo.

Coloque o cursor sobre o ficheiro, carregue no botão direito do rato e seleccione Propriedades. Clique sobre Alterar, no separador Abrir com, e escolha um programa da lista ou carregue em Procurar para encontrar o executável da aplicação desejada. Cópia automática dos documentos Para não ter de passar diariamente a biblioteca de Documentos para um disco externo, pode usar a ferramenta de cópia de segurança integrada no Windows 7. Siga o percurso: painel de controlo > > Cópia de segurança e restauro. Carregue em Configurar cópia de

Radar ddb

0

MONITORING TOOLS FREE • howsociable. com – Social visibility score • knowem. com — Profile building tool • Social Media

Read More

O segredo de luisa

0

RESENHA O SEGREDO DE LUSA Regina Cordeiro da Conceição Lucas (FACULDADE UNIP) Fernando Dolabela. Mineiro e pai de três filhos,

Read More