Procedimentos metodológicos

Categories: Trabalhos

0

Sanz, Luis Alberto. Procedimentos metodológicos : fazendo caminhos. Rio de Janeiro : Senac Nacional, 2006. 152 p. (Didática para educação Profissional). O livro Procedimentos Metodológicos – Fazendo caminhos o foco se amplia sendo aluno e professor dois protagonistas com papéis diferentes orientando e orientador, entretanto a interação entre eles resultará na construção de conhecimentos e competências que lhes a assegura a excelência de seus serviços. Processos metodológicos não se consistem sem metodologia, quantas forem necessárias e adequadas às circunstâncias do aprendizado.

A valorização dos conhecimentos prévios dos alunos exige certa atenção e cuidados, pois cada indivíduo traz suas próprias dificuldades, que pod alunos têm vida cultu Existem impediment museus. Mas faltam começo de conversa; ora to view next*ge eres e origens. Os mpliam horizontes. as, teatros e dos educando. Para IJma das tarefas mais importantes do professor desfazer n s e desenredar os transportadores da comunicação no procedimento de construção de informação. Atualmente, mesclam-se e enredam-se culturas na educação, como conseqüências são criadas ocasiões em que o nsino e a aprendizagem se distanciam.

Swipe to view next page Em todos os profissionais é preciso talento e vocação em que a disciplina é básica para o aprendizado. Os detentores de talento para a educação e dirigido por uma vocação de docentes seremos capazes de viver em um espaço educacional. Mas tudo isso é impossível sem diálogo. Somo iguais, mas não idênticos, o diálogo é posslVel num conjunto de opiniões, informações, experiências. Existem boatos estranhos em nossa cultura, mesmo tendo caráter ideológico são séculos de maus costumes que se perpetuam no ju[zo comum, embora haja ontradição a muitos sábios.

Duas acepções que nos afetam diretamente, teorias aplicadas à educação profissional, devem não conter apenas regras leis e princípios científicos, mas também jurídicos. Queremos que a educação seja capaz de mudar uma vida. O método como estratégia e a técnica como tática formam parceiros ativos. O método sendo o caminho parar se buscar resultados e a técnica uma metodologia para alcançar o objetivo estratégico que o método busca. O reconhecimento e identificação o professor representa o ato de ensinar e o aluno o ato de aprender, a influência entre aluno e rofessor desempenham uma equipe para construir estratégias.

As características da metodologia de projetos exploram os desafios, obstáculos, idéias de planejamento. A reelaboração de conhecimentos, de autonomia da criação dos métodos, técnicas para resolução de problemas dese reelaboração de conhecimentos, de autonomia da criação dos métodos, técnicas para resolução de problemas desenvolve um papel na humanidade e na construção de competências. O papel de estudo por pesquisa são caminhos e técnicas de estudo no desenvolvimento de pensamentos coma utilização os resultados.

Com referência às idéias de Martin Buber a interação entre aluno e professor utiliza-se de diálogo e do dialógico. O estudo de caso permite que haja desenvolvimento a partir da aplicação de técnicas de pesquisa que possam melhorar os resultados. A dramatização permite que o aluno compreenda o outro pela troca de papéis em simulações para o aluno aperfeiçoar-se, e demonstrar praticamente as teorias e ensinamentos que fortalecem as ações da dramatização. para melhor conhecer suas produções se faz necessário experimentá- las parar examinar suas características.

A realização de seminários são os resultados dos estudos por pesquisas, tendo em vista o desenvolvimento de competências comunicativas. O simpósio tem como caracter[stica um estilo de aula que segue um formato abertamente discursivo e não o formato tradicional de uma palestra ou perguntas e respostas. A mesa-redonda tem o objetivo de desenvolver expressões do aluno, analisar argumentações de um mesmo assunto relaclonado à ética. A tempestade de idéias visa sustentar a criatividade, facilitar a auto- avaliação e e PAGF3ÜFd avaliação e exercitar a memória.

O objetivo do painel integrado ? desenvolver a capacidade de analisar estudo simultâneo de diferentes aspectos e temas. A metodologia de grupos de verbalização e de observação trabalha com expressões, e discussões sobre o tema, analisar os problemas e listar procedimentos de técnicas de trabalho. A formação escolar inclui estágios obrigatórios, onde os alunos desenvolvem habilidades, aplicam seus conhecimentos e adquirem experiências no ambiente escolar coma realidade do mercado. O autor engrandece a conversa final do livro escrevendo seus conceitos sobre a ética, o professor e o ato de ensinar.

Nesse livro, o rofessor Luiz Alberto Sanz, apresenta um painel de estratéglas metodológicas que propiciam o pleno desenvolvimento das competências necessárias à formação profissional, fazem parte das metodologias apresentadas – estudo por projetos, resolução de problemas, estudo por pesquisa, exposição dialogada, estudos de caso, dramatização, demonstração, experimentação, seminários, simpósio, mesa-redonda, tempestade de idéias, painel integrado, grupos de realização e de observação e estágio. Informando o professor de como e quando usar essas metodologias na sua prática de sala de aula.

Generos literбrios

0

DьFaзa visitas monit PREPARANDO OS A escola й uma instit precisa ser um lugar Generos literбrios Premium By Tarianemon MnpTa

Read More

Reino protista e reino fungi

0

to view nut*ge República da Nicarágua Reino Protista Reino Fungi Guilherme L. Moreira sao paulo 2012 Introdução Protista Executa todas

Read More