Processo educativo no contexto histórico

Categories: Trabalhos

0

Unopar- Universidade do Norte do Paraná SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA Solange B. Souza PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Goiânia 2010-10-17 Solange 3. Souza PROCESSO EDUCATI or7 to view nut*ge RICO A HISTORIA DA EDUCAÇAO Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a Orientador: Prof. Sandra Rampazzo e Adriana Regina de Jesus. Goiânia, 2010-10-17 Processo Educativo no contexto histórico.

Ao longo do processo histórico da humanidade pode-se Brasil os Jesuítas, se dedicaram á propagação da fé católica e ao rabalho educativo. Os Jesuítas permaneceram como mentores da educação brasileira durante 210 anos. perceber que por meio da história da educação é possivel compreender a complexidade da evolução humana, isto é, temos a oportunidade de refletir sobre o que somos, o que pensamos , como agimos como sujeitos de uma nobre(negociante); Simplificar e abreviar os estudos fazendo com que um número maior de pessoas se interessasse pelos Cursos Superiores.

Propicionar o aprimoramento da língua portuguesa; Diversificar o contéudo, incluindo o de natureza científica e torná-los o mais rático possível; Instituir o ensino público financiado pelo Estado. O sistema Jesuítico foi desmantelado. A educação permaneceu estagnada; os professores eram leigos e mal preprados. A escola nesse per[odo era reservada aos filhos daqueles que detinham o poder ou de profissionais liberais que estudavam para se tornar como seus pais. Filhos dos operários e agricultores sem oportunidades e condenados ao analfabetismo.

Período Joanino: Ensino superior, organizações isoladas, volatadas ao ensino básico profissionalizante; Ensino Primário, enfoque na enstrumentação técnica, scola para a leitura e escrita’ E-nsino Secundário, permaneceu a organização AIGF3ÜF7 abraçaram os ideais do liberalismo burguês. Período Repúblicano; Inicia-se com a Proclamação da República, em 1889. No início do século xx começa uma lenta mudança do modelo econômico que leva ao surgimento de uma burguesia industrial urbana; Crise econômica mundial de 1929, quebra da bolsa de Nova York e crise no café.

A educação na 1 a República foi marcada por duas fases: 10 fase ; Entusiasmo pela educação: Estendeu-se até os meados dos anos 20 e foi marcada pela idéias que os roblemas do país só poderiam ser resolvidos com a extenção da escola elimentar ao povo . 20 Fase: Otimismo reorganização interna das escolas e com o redirecionamento dos padrões didáticos pedagóglcos, incentivados pelo ideário escolanovista, advindo da mudança econômica e cultural do país após a 1 a Guerra Mundial.

Estendeu- tendências ideológicas : intelectuais, militares, políticos, burguesia e segmentos da classe média. nos anos vinte aglutinou grupos de diferentes segmentos Em 1932, um grupo de 26 educadores lançou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Nesse documento foram propostas e defendida muitas soluções que, a partir de então, foram sendo aplicadas á educação brasileira. Esse é muito importante na história da porque representa a tomada de consciência da defasagem entre a educação e as exigências do desenvolvimento social e humano.

Estabeleceu pontos importantes, entre : educação como direito de todos, obrigatoriedade da escola primária integral, gratuidade do ensino primário, assistência aos estudantes das normas federais. Período do Estado Novo: Em função da instabilidade política desse eríodo,Getúlio Vargas, num OI e de estado, instala o Estado Novo e educando, alcançou repercussão nacional e internacional. Período da Ditadura iniciativas de revolucionar a educação brasileira, sob o pretexto de que as propostas eram comunizantes e subversivas.

Muitos foram perseguidos em função de posicionamento cristalizou na educação o caráter antidemocrático de sua proposta ideológicade governo. Nesse período deu-se a grande expansão das universidades no Brasil. E, para acabar com os excedentes (aqueles que Militar: em 1964, um golpe milltar aborta todas as iravam notas suficientes para passar, mas não consequir vaga para estudar), foi criado o vestibular classificatório.

Também foi criado o Movimento Brasileiro de Alfabetização(Mobral), que tinha como finalidade erradicar o analfabetismo no Brasil. Sua característica mais marcante era dar um cunho profissionalizante à formação educacional. PAGFsrl(F7 dialética e, fianalmente, pedagogia histórico-crltico. A Educação e Globalização no Terceiro Milênio, não é um fênomeno inétido e utópico. Com o advento da globalização na atualidade a educação é tida como maior recurso de que se dispõe para nfrentar essa nova estruturação do mundo.

DeIa depende a continuidade do atual processo de desenvolvimento econômico d social, também conhecido como era pos- industrial, em que notmos claramente um declínio do emprego industrial ea multiplicação das ocupações em serviços diferenciados: comunicação, saúde, turismo, lazer e informação. Conclusão: Levando em consideração os dados apontado até o momento, percebemos que a são diferenciados nesse processo, ou seja, atual conjutura social, política, econômica e cultural requer um novo perfil de professores com vista ? PAGFarl(F7

Pim ti

0

UNIVERSIDADE PAULISTA SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO Jessica karolyne Monteiro Barbosa ar 2 to view nut*ge Projeto Integrado

Read More

Estagio supervisionado

0

o to view nut*ge TRANSFORMAÇÃO / DIVISÃO: 18 IMPRESSÃO E REPRODUÇÃO DE GRAVAÇOES / GRUPO: 181 ATIVIDADE DE IMPRESSAO CLASSE:

Read More