Processos gerenciais

Categories: Trabalhos

0

Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM Disciplina: Processos Prof. Me. Luiz Manuel OF8 p Nome dos Acadêmicos e RA: isto é, daquele que reúne, coordena e dirige sob sua responsabilidade. lesses elementos O administrador e o executivo responsável por I Fayol foi o primeiro a definir as funções Administradores são profissionais que determinada área de atividades da empresas, como básicas do Administrador: planejar, organizar, [organizam, planejam e orientam o uso dos I I ADMINISTRADOR

I finanças, marketing, produção/ Icontrolar, coordenar e comandar . operação ou recursos financeiros, físicos, tecnológicos serviços, recursos humanos. le humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores Ida empresa, calculam despesas e garantem a produtividade.

IO ambiente e a própria sociedade que, por sua I “O ambiente de uma organização é composto por IO Ambiente Empresarial I vez, e constituída de outras empresas e forças e instituições externas a ela que pode IO ambiente mbiente externo à organização é o AMBIENTE EMPRESARIAL organizações , clientes, fornecedores, lafetar o seu desempenho” Robbins (2001, p. I conjunto de indivíduos, grupos e melo concorrentes, agencias reguladoras etc. rganizações que se encontram no IO ambiente normalmente inclui fornecedores, exterior da organização e que influenciam e I clientes, concorrente,sindicados, organismos Isao influenciados por ela. A nivel geral o I governamentais [ambiente à organização é regulamentares e grupos de composto pelas especiais. O ambiente de cada linteresses I seguintes componentes: I organização é diferente.

Em qualquer momento, IComponente Econômica , Componente Social, lo seu caráter preciso depende do “nicho” que al Componente Político, Componente Legal I empresa demarcou para si mesma em relação à I Componente Tecnológica . Cliente, Igama de produtos ou serviços que oferece e os Concorrência , Mão-de- obra , Fornecedor, I atende. Imercados a que I Internacional.

Estratégia Empresarial constitui o conjunto de I Estratégia Empresarial ode ser caracterizada Estratégia é a mobilização de todos os 3 objetivos e de politicas principais capazes de I pela conjugação produto/mercado, isto é, a I recursos da empresa no âmbito lobal, ESTRATEGIA EMPRESARIAL I guiar e orientar o comportamento global da especificação dos produtos com os visando atingir objetivos a longo prazo, quals a empresa no longo prazo, em relação ao seu empresa pretende atingir seus objetivos e dos I Estratégia Empresarial é o conjunto dos ambiente externo. ercados onde ela pretende operar para finalidades, metas, diretrizes I objetivos, I colocá-los ou vendê-los. esses I I fundamentais e os planos para atingir objetivos, postulados de forma a definir em que atividades se encontra a empresa l(negócio) que tipo de empresa ele é ou deseja ser (missão). . Desenvolvimento O Planejamento é a primeira função administrativa, que determina quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para alcançá-los.

Nenhuma empresa pode trabalhar na base do improviso. É essencial estabelecer os resultados futuros que se pretende a de um certo espaço de 4DF8 partir desses objetivos organizacionais que a empresa pode determinar metas a seus funcionários e estes possam dedicar seus esforços para alcançá-las. Os planos são parte do planejamento, e dizem respeito ao curso de ação predeterminado para o alcance dos objetivos. Os planos ornecem respostas do tipo o que deve ser feito, quando, como, onde, por quem e quanto custará.

Daí, quatro tipos de planos surgem: os procedimentos, relacionados ao método de trabalho; os orçamentos (budget), relacionados ao dinheiro a ser gasto/ investido; as programações ou cronogramas, relacionado as às atividades ao longo do tempo; as normas e regulamentos, relacionadas ao comportamento dos indivíduos. De maneira implícita ou explícita, toda empresa possui planos; a diferença é que se forem feitos de forma explícita, fica mais fácil a difusão, o acompanhamento de sua execuçao e o engajamento dos uncionarios.

A Organização é a função administrativa ligada ao ato de organizar, estruturar e integrar recursos e departamentos incumbidos de sua administração, estabelecendo suas atribuições e interrelações. Faz parte da Organização, por exemplo, determinar as atividades específicas necessárias às pessoas e seus cargos. Em outras palavras, estabelecer quem faz o que na empresa, evitando duplicidade de funções ou atividades que não ficam claramente destinadas a alguém, o que geraria uma enorme confusão. O papel da Direção é acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem e acontecerem.

A Direção, como uma das funções administrativas, está relacionada com colocar as pessoas em ação. É a atribuição gerencial ligada ao exercício da liderança, exercendo influência sobre os funcionários. A influência pode ser feita por diversas formas – persuadindo, recompensando, punindo ou coa indo —, mas é preferível o uso da persuasão e do conven so da autoridade como S fases: Estabelecimento de padrões; Obsen,’ação do desempenho; Comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; Ação corretiva.

O estabelecimento de padrões é essencial, pois definem os ritérios de desempenho que serão aceitáveis e inaceitáveis, sendo instrumentos essenciais para a tomada de decisão. Esses critérios podem ser: de quantidade (produção, clientes atendidos, níveis de estoque, horas trabalhadas etc), qualidade (especificações do produto, nível de defeitos, satisfação de clientes etc), tempo (de produção, de atendimento, prazos em geral etc) e custo (de produção, de armazenagem, de assistência técnica etc).

A observação do desempenho é feita através de medidas diretas do desempenho segundo os critérios estabelecidos, ou de seu monitoramento de modo qualitativo. O que importa é uma verificação do desempenho em busca de informação precisa do resultado que está sendo controlado. A comparação do desempenho com o padrão estabelecido consiste em verificar se os critérios estabelecidos estão sendo cumpridos, ou seja, se os limites de desempenho estabelecidos estão sendo respe tados. Nesse processo é bastante útil o uso de gráficos, relatórios, Índices e demais técnicas de comparação.

Vale também ficar atento a indicadores que permitam comparação com empresas do mesmo setor ou de concorrentes. Finalmente, a ação corretiva é a tomada de decisão para manter o sistema entro dos padrões estabelecidos para que os objetivos sejam alcançados, corrigindo-se erros ou desvios, ou ainda a reformulação dos objetivos segundo as novas contingências. O planejamento representa a primeira função administrativa,por ser exatamente a que serve de base para as demais funções como organização,dlreção e controle.

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. vários niveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis de planejamento: -Planejamento estratégico – é o mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são: I. É projetado para longo prazo; 2. Envolve a empresa como uma totalidade; 3. ? definido pela cúpula da organização; 4. à voltado para eficácia da organização. -Planejamento tático — elaborado em cada departamento no nível intermediário da organizaçáo. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Principais características são: LÉ projetado para o médio prazo; . Envolve cada departamento ou unidade da organização; 3. É definido no nlVel intermediário da organização; 4. É voltado para a coordenação e integração. Planeiamento operacional cada tarefa ou atividade necessidades, formando uma espécie de pirâmide. O comportamento humano pode ter mais de uma motivação. O modelo presume que existe uma “melhor maneira” de motivar que é válida para todas as pessoas e todas as situações. Liderança para fazer uma empresa ou um departamento produzir resultados, o administrador deve desempenhar funções ativadoras. Entre elas, a liderança e o uso adequado de incentivos ara obter motivação. É necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um dos departamentos.

Os líderes devem estar presentes não apenas no nível institucional, mas em todos os niveis da empresa e nos grupos informais de trabalho. A liderança pode ser estudada em termos de estilos de liderança em relação aos seus subordinados, isto é, maneiras pelas quais o lider orienta sua conduta. Estilos de liderança Liderança autocrática: Ênfase no líder. O líder é duro e impositivo. Liderança democrática: Ênfase no líder e subordinados. O líder é atuante, consultivo e orientador. Liderança liberal (Laissez feire): enfase nos subordinados.

O líder deixa todos à vontade. Estilos de direção Os estilos de direção dependem das suposições que os administradores têm a respeito do comportamento humano dentro da empresa. McGregor distingue duas concepções opostas de estilos de direção, baseadas em concepções antagônicas acerca da natureza humana, a Teoria X (ou tradicional) e a Teoria Y (ou moderna). Teoria X: O homem é indolente e preguiçoso por natureza. Evita o trabalho ou trabalha o mínimo possível em função do salar10. Falta-lhe ambição. Não assume responsabilid 8

Resenha

0

Achamento: como fazer e modelo Como já falei aqui no blog, um dia fui estudante do curso de Pedagogia e,

Read More

Jogos de empresa na engenharia de produção

0

JOGOS DE EMPRESA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – SQUEEZER CABRAL, Jones Miguell SAIBERT, Francisca Paulal SENS, Fernandal STAHNKE, Rafaell Resumo:

Read More