Programação de receptores em java

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA JOSIANE FERREIRA DA SILVA EU SOU OUTRA PESSOA A RE-SIGNIFICAÇAO DA IDENTIDADE EM HOMENS E MULHERES APOS A SEPARAÇAO CONJUGAL PALHOÇA (SC) 2008 JOSIANE FERREIRA DA SILVA IDENTIDADE EM HO Trabalho de Conclus- Psicologia da Univers requisito parcial à ob 5 Swipe nentp A SEPARAÇAO ao Curso de tarina como Ioga. Orientadora: prof. Deise Maria do Nascimento, Msc. PALHOÇA 2008 Um carinho exclusivo ao meu pai e a minha mãe, pelo apoio que sempre me deram, e em especial a minha mãe que sofreu e sorriu junto comigo durante a concretização deste trabalho.

Ao eu noivo, que a partir do momento que começou a fazer parte de minha vida, me tornei uma pessoa mais feliz. Amo vocês! AGRADECIMENTOS A Deus, que através da força do teu espírito, fez eu superar as dificuldades encontradas no caminho. E consegui mais uma sua delicadeza, paciência e inteligência, que soube orientar e valorizar esta pesquisa. Aos professores mestres e doutores que a mim repassaram seus conhecimentos, fazendo que meu desenvolvimento fosse o melhor possível. Aos voluntários que foram fundamentais para a realização desta pesquisa. Aos meus colegas de curso e disciplinas que compartilharam comigo eus conhecimentos.

A todos aqueles que de alguma forma contribuíram ou torceram pela concretização desta pesquisa. não pergunte o que realmente sou; qual o meu verdadeiro eu; o que de essencial existe em mim. Pergunte, como posso redescrever-me, de maneira a viver uma vida melhor ou mais bela. (RORTY, apud COSTA, 1994, p. 21). RESUMO Esta pesquisa apresenta como tema central o estudo da identidade dos casais que estão em processo de separação conjugal e tem como objetivo geral a caracterização do processo de re-significaçáo da identidade em homens e mulheres após a separação.

Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semi- estruturada, que de forma acidentalforam escolhidos 3 (três) homens e 3 (três) mulheres que estavam com a separação de corpos efetivada, que não formavam um casal entre si, e que utilizaram o serviço de atendimento de mediação familiar no Fórum do município da grande FlorianópolisSC.

No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: Gênero e Identidade e uma Possibilidade de Re-significação; Casamento e Separação Conjugal. A análise de dados foi realizada através de análise de conteúdo, nos quais os resultados preliminares apontam para a mudança na vida social, tanto para hom 2 OF zS conteúdo, nos quais os resultados preliminares apontam para a mudança na vida social, tanto para homens quanto para as mulheres. O diferencial relacionado ao gênero foi a constatação que houve uma melhora da auto-estima nas mulheres.

Esse resultado foi unânime para todas as entrevistadas. O sofrimento foi um sentimento presente, independente do gênero, ficando assim, evidente algumas justificativas quanto à superação desses entimentos, por parte dos participantes do sexo masculino. A possibilidade de uma nova conjugalidade foi considerada importante para a retomada da vida, com algumas ponderações, por dois dos participantes, no que se referiu a não conviver sob o mesmo teto. Essa última consideração foi apontada por um participante do sexo masculino e uma do sexo feminino.

Com esses dados, se percebeu a existência da re-significação nas identidades de homens e mulheres de acordo com as atitudes expressas. Palavras Chaves – Identidade. Separação Conjugal. Re- significação. Gênero. SUMARIO 123 3. 1 3. 24 5. 1 5. 2 5. 6 6. 1 6. 2 6. 3 6. 4 6. 5 6. 6 INTRODUÇAO „ 08 PROBLEMÁTICA .. 09 11 OBJETIVO GERAL . 11 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 11 JUST IFICATIVA……… 12 REFERENCIAL TEORI 3 OF zS JUSTIFICATIVA… 12 REFERENCIAL TEOR ICO — 16 UMA QUESTÃO DE GÊNERO . 16 IDENTIDADE E UMA POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO 19 CASAMENTO E SEPARAÇÃO CONJUGAL…… ?? . 24 32 TIPO DE PESQUISA… 32 PARTICIPANTES OU FONTES DE INFORMAÇÃO… 33 EQUIPAMENTOS E 33 SITUAÇAO DO AMBIENTE 33 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS — — 34 PROCEDIMEN 34 6. 6. 1 Da seleção dos Participantes ou Fontes de nformaçao Participantes . 34 6. 6. DO contato com os 34 6. 6. 3 Da Coleta e Registro dos Dados 35 6. 6. 4 Da Organização, Tratamento e Análise de 36 7 7. 1 ANÁLISE DOS Dados DADOS — . 38 IDENTIFICAR E COMPARAR OS SENTIMENTOS DE HOMENS E MULHERES APÓS A SEPARAÇÃO C DE HOMENS E MULHERES APOS A SEPARAÇAO CONJUGAL . 38 7. 1. Sentimentos que Produzem Sofrimentos — Contraditórios . 40 7. 1. 3 Sentimentos de Bem- Estar… 7. 2 38 7. 1. 2 sentimentos IDENTIFICAR QUE CATEGORIAS HOMENS E MULHERES ADOTAM PARA ESPECIFICAR UMA POSSIVEL IDENTIDADE, QUE SE CONSTITUI Após O PROCESSO DE SEPARAÇÃO CONJUGAL . 42 7. 2. 1 Nada 42 7. 2. 2 Mudança no Lazer . 44 7. 2. 3 Liberdade e Autonomia………… 45 7. 2. 4 Retomando a Auto-estima (Cuidado de 47 7. 3 INVESTIGAR AS PERSPECTIVAS QUANTO UMA POSSÍVEL CONJUGALIDADE DE HOMENS E MULHERES Após O PROCESSO DE SEPARAÇÃO 49 7. 3. 1 Retomada da Vida . 9 7. 3. 2 Manutenção da Liberdade 50 8 CONSIDERAÇOES FINAIS 52 REFEREN CIAS… . 55 Apêndice A – Questionário…. s OF zS 55 Apêndice A- Questionário. 57 Apêndice B — Carta Convite 59 Apêndice C – Termo de Consentimento…….. Categorização . 8 1 INTRODUÇÃO . 61 Apêndice D • 62 O tema do presente trabalho é: A Re-sgnificação da Identidade m Homens e Mulheres após a Separação Conjugal. A palavra re-significação é abordada nessa pesquisa com um sentido de reorganização interna e externa, a partir da experiência de separação.

O gênero foi desenvolvido nesta pesquisa, com o intuito de verificar as diferenças das pessoas que sofrem a separação conjugal e como se re-significam a partir dessa experiência. Os conceitos que foram desenvolvidos nesta pesquisa dizem respeito à Identidade, separação, ao gênero, ao casamento e à possibilidade de as pessoas que sofrem a separação conjugal se re-significarem a partir dessa experiência. O tempo que os participantes se encontram separados se constitui em Importante variável com o intuito de averiguar se há uma variação significativa quanto à percepção de mudança ao longo do tempo.

Buscou-se, também, identificar sentimentos existentes após a separação conjugal. E nas análises, foi verificado como homens e mulheres se reconhecem e se vêem após a separação, bem como as expectativas que possuem em relação a uma nova conjugalidade. No desenvolvimento teórico, serão abordadas temas como: Gênero, Identidade e a possibilidade de Re-significação, Casamento e Separação, a fim, de ponderar as arrativas encontradas nas entrevistas 6 OF zS narrativas encontradas nas entrevistas.

Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semi- estruturada que foram realizadas em usuários do serviço de mediação no Fórum do município da grande Florianópolis – SC 9 2 PROBLEMÁTICA Há um aumento significativo de separações conjugais na população em geral, essa afirmativa é feita por Carneiro (2003) em pesquisa sobre o processo de separação.

Na respectiva pesquisa, é constatado que na dissolução da conjugalidade não ouve diferenças relevantes entre os grupos etários. No entanto, a autora destaca que houve diferenças relevantes entre as vivências masculinas e as femininas em relação aos diferentes sentimentos: desejo de separação; decisão de separação; processo de separação e a construção de uma nova identidade.

A relevância do gênero possibilita verificar que sentimentos e atitudes em homens e mulheres divergem e exercem um significado importante para o processo de separação conjugal, bem como influenciam nas diferentes formas de re-signifcar a identidade, ou seja, homens constroem sua nova identidade a artir de sentimentos vivenciados, que conforme a autora são diferentes dos vivenciados pelas mulheres. Assim, as diferenças em relação à separação são mais “pautadas”, nas diferenças de gênero do que nas de faixa etária. CARNEIRO, 2003) Em pesquisa realizada por Trevisan (2007), foram identificadas as representações sociais da separação conjugal em homens e mulheres na meiaidade, com o objetivo de comparar as respostas com relação ao gênero dos entrevistados; descrever os motivos que lev zS objetivo de comparar as respostas com relação ao gênero dos ntrevistados; descrever os motivos que levaram à separação; identificar os sentimentos mais presentes em relação ? separação conjugal; e investigar as perspectivas de futuro dos entrevistados.

A pesquisa citada verificou, ainda, que os entrevistados acreditam que a sociedade não entende por qual motivo as pessoas resolvem se separar depois de tanto tempo casadas e, ainda mais, na idade em que se encontram, ou seja, a sociedade percebe a separação na meia-idade como algo negativo, pejorativo. Todos os participantes do sexo masculino demonstraram acreditar que a separação conjugal é vivenciada gualmente em todas as idades, quer dizer, para eles tanto faz se separar na meia-idade ou em qualquer outro momento da vida.

Este estudo comprovou que mesmo a separação sendo vista como algo cotidiano, não deixa de ser parte de um processo doloroso, implicando, assim em sofrimento psicológico para todos os envolvidos. A mesma pesqu sa divulga que as mulheres pontuam alguns motivos considerados relevantes para haver separação conjugal, 10 são eles: violência psicológica; ausência de carinho; baixa tolerância em relação ao comportamento do parceiro e ausência de relação sexual. Com esse resultado, pôde-se perceber, então, a exigência da mulher quanto ao funcionamento da relação amorosa.

Já na fala masculina apareceu a culpabilização da mulher, na qual homens atribuiram, exclusivamente, à mulher a responsabilidade da separação conjugal. Esse estudo possibilita que haja continuação na exploração de mais dados relacionados aos gêneros, para melhor entender de que maneira a separação conjugal interfere na re-significação da identidade de h 8 OF zS entender de que maneira a separação conjugal interfere na re-significação da identidade de homens e mulheres após a eparação. Segundo o autor (SILVA T. 2000), é possível relacionar identidade e diferença: Aquilo que é e aquilo que não é, por exemplo: A afirmação “sou brasileiro” na verdade, é parte de uma extensa cadeia de “negações”, de expressões negativas de identidade, de diferenças [… ] Por trás da afirmação “sou brasileiro”, deve-se ler: “não sou argentino”, “não sou chinês” Percebe-se através da concepção do autor (SILVA T. , 2000), a compreensão que ele faz entre identidade e diferença, ora se “sou brasileiro”, logo “não sou argentino”.

Então, cabe, assim, azer uma relação de interdependência com a idéia do autor, ora se “sou casado” “não sou separado”, onde se pode, então, diante desse panorama teórico, tornar relevante e refletir sobre o processo de transformação da identidade de sujeitos em separação conjugal. Analisando o fenômeno da re-significação da identidade após esse processo, cabe assim a seguinte problemática: Que categorias homens e mulheres adotam para explicar essa “nova” identidade, após o processo de separação conjugal?

Diante desse questionamento, o presente estudo tem como objetivo responder a problemática citada acima, pois pode er verificado em estudos pesquisados, como é importante o tema proposto desta pesquisa. Através da análise de dados relacionados aos sentimentos e significados que homens e mulheres dão a si próprios após o processo de separação, poder- se-á investigar como homens e mulheres re-significam suas identidades.

O resultado desse estudo vai possibilitar, através dos depoimentos averiguados, conhecimento sobre sentimentos e significa possibilitar, através dos depoimentos averiguados, conhecimento sobre sentimentos e significados que devem ser compreendidos e estudados por pesquisadores com o intuito de colaborar com a omunidade social e científica. 11 3 OBJETIVOS 3. 1 OBJETIVO GERAL • Investigar o processo de re-significaçáo da identidade em homens e mulheres após separação conjugal. . 2 OBJETIVOS ESPEC[FICOS Identificar e comparar os sentimentos de homens e mulheres após a separação conjugal; dentificar, quais categorias os homens e as mulheres adotam para especificar uma possivel identidade, que se constitui após o processo de separação conjugal; Caracterizar as perspectivas quanto uma possível conjugalidade de homens e mulheres após o processo de separação conjugal. 12 4 JUSTIFICATIVA 0 DF

Resumo: alice no pais da gramatica

0

Resumo: Alice no pais da gramatica – Quem é essa garota? – Perguntou apontando para uma linda menina que se

Read More

Trabalho de estrutura organizacional

0

FACULDADE DECISÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇAO I 0521 Swipe to page ADMINISTRAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS mercado desde 2008, no

Read More