Projeto

Categories: Trabalhos

0

A pobreza em resumo se caracteriza pela insuficiência de renda, ou seja, quando uma família ou indivíduo com a oma de seus rendimentos não possuem condições de satisfazer suas necessidades básicas, como moradia, saúde, alimentação, transporte, educação etc. A primeira ligação entre o ser humano, os direitos e a pobreza, são a discriminação a que os povos que vivem nesta situação estão sujeitados, pois não conseguem ter acesso as circunstancias que garantam uma existência digna.

Diante desses fatores são praticamente obrigados a conviverem com a exclusão social. Assim as classes mais favorecidas acreditam que pelo Swipe to view next page 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10 ato dos menos favorecidos viverem em condições menos favoráveis, podem ser um risco de segurança, sendo que nem sempre podemos generalizar, afinal muitos se encontram dessa forma, não por opção e sim por necessidade.

A exclusão social que além de englobar as condições de renda, se estende nas questões de raça, sexo, ocupação, condição socioeconômica, além de fatores culturais, institucionais e políticos, onde uma família ou individuo são julgados indiferente de seus méritos obtidos e esforços, impossibilitando há muito deles a inclusão social em busca da elhoria de qualidade de vida.

Quando Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 foi eleito presidente, implantou projetos para que os menos favorecidos pudessem ter uma qualidade de vida melhor, lançando a Bolsa Família, um programa onde o Estado distribui uma ajuda mensal às famílias com rendimentos mínimos para que com isso possam manter suas crianças na sala de aula, para que o beneficiado consiga manter visitas regulares às clínicas de saúde.

Para o IPEA, o Brasil possui condições grandes de diminui cada vez mais o indice de pobreza e desigualdade, inclusive azer com que estes dois fatores tenham quedas igualadas até 201 6, afirmando ainda sim, que o Brasil tem condições favoráveis para tal acontecimento.

Porém , terá de superar ao menos três desafios: manter a taxa de crescimento econômico em níveis elevados com ampliação do nível educacional, reduzir a cobrança de impostos sobre as classes mais baixas (proporcionalmente são as que pagam mais tributos) e melhorar a qualidade do gasto público com programas sociais. ( Relatório Ipea em 2008 sobre o crescimento economico do Brasil e a luta contra a pobreza e xclusão social). PAGE20F 14 sobre o crescimento economico do Brasil e a luta contra a pobreza e exclusão social).

No caso Projeto Campina grande, no qual o objetivo grandioso dele é tornar a sociedade e empresários cientes da importância dos Catadores e, que os mesmos são trabalhadores e merecem como qualquer um respeito, condições de trabalho adequada e o merecido reconhecimento, mesmo sabendo que muitos deles sofrem discriminação pelos mais favorecidos, somente por estarem na posição que estão e, por fazerem o que fazem, parecendo não ser levado em onsideração que o único objetivo destes trabalhadores é poderem sair da pobreza e dar uma qualidade de vida melhor a sua família, e ainda sim, serem tratados igualmente por todos.

Em simultâneo, assume-se como fundamental o reafirmar do papel da coesão social para o bom funcionamento das sociedades. Sem dúvida quando um individuo consegue um emprego digno , independente de qual seja, desde que tenha qualidade adequada para desempenhá-lo, é um dos fatores mais importante para o combate da exclusão social, proporcionando a ele, condições de poder fazer projetos de vida, dando-lhe a possibilidade de construção de uma dentidade social, o aumento da auto estima, integração social, adquirindo também direitos sociais e acima de tudo uma qualidade melhor de existência.

Segundo o Projeto Campina Grande, o mesmo proporciona a sociedade em um todo, a possibilidade de ser feita uma reflexão sobre a importância dos Catadores, fazendo com que observem o sentido ecológico de tal atividade, que procura selecionar, readequar e direcionar de forma conveniente os materiais encontrados nas lixeiras e nos lixões com naturezas diversas.

Também ressalta que é a organização desses bravos agentes a lixões com naturezas diversas. Também ressalta que é a organização desses bravos agentes ambientais que irá lhes propiciar uma melhor renda no mercado de recicláveis e conseqüentemente o respeito, a dignidade e a cidadania. O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades humanas, porém , sem que essas necessidades comprometam a vivencia de nossos filhos netos etc.

Possibilita que as pessoas atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento proporcionando condições humanas, culturais, sociais, econômicos e ambientais, fazendo com que eja mais valorizado as espécies existentes e a conservação das mesmas, sem que para ter uma boa qualidade de vida seja preciso ser feito qualquer tipo de alteração nas formas naturais existentes. Porém essa mudança de hábito em uma sociedade capitalista em que vivemos seria difícil e surreal, pois tentarmos mudar de uma única a vez a forma de vida das pessoas é uma questão muito mais complexa do que imaginamos .

Antes de mais nada é preciso haver, entretanto a integração entre o setor empresarial (comércio e indústrias) e a comunidade, a fim de que os programas e melhorias sócio-ambientais, que se dê em um local ou região aconteça de maneira conjunta e harmoniosa. O papel do poder público é essencial, tanto no âmbito municipal, como estadual , para que aos poucos seja feita a conscientização dos povos e dos benefícios do desenvolvimento sustentável para o presente e para o futuro.

Considerando o Projeto Campina Grande , que além querer tornar os Catadores trabalhadores reconhecido pelo belo trabalho de limpeza urbana que fazem, ainda proporcionam através de suas coletas de materiais como latas de lumínio, latas de aço, vidros, papeis e papelão,plásticos, u suas coletas de materiais como latas de alumínio, latas de aço, vidros, papeis e papelão,plásticos, um bem significativo,fazendo com que estes produtos não fiquem expostos, ficando visível que a atividade deles tende a trazer benefícios à natureza, e no pensamento das pessoas quanto ao hábito de separar o que é reciclável do que é rejeito.

Com o tempo, certamente teremos este hábito no cotidiano das pessoas, ocasionando uma melhoria representativa em nosso ambiente. 2. VALORES MOTIVACIONAIS A Benevolência pode ser considerada como a energia positiva no relacionamento entre as pessoas, construindo um ambiente agradável e de colaboração espontânea , as quais se integram com os valores não materiais, identificados, tais como, amizade, amor, troca de conhecimento, respeito, interesse, proteção mútua e gratificação na relação de ajuda, a compreensão do relacionamento com as pessoas, de forma humanitária, independente e de harmonia entre interesses.

Preservar e fortalecer o bem-estar das pessoas próximas. Os personagens relatados no caso Campina Grande mostraram possuir um grande ato de benevolência. Personagens estes que, estão citados no texto como “Atores sociais e Institucionais” sendo estes: a comunidade empresarial produtora e fornecedores dos resíduos, alunos, técnicos e professores do laboratório de tecnologia agro ambiental e do núcleo de educação ambiental, grupo de entidades que apóiam as ações da cooperativa e doadores da comunidade.

Com esse projeto de extensão segundo o sumário do texto, permite “inventariar os resíduos produzidos e riar uma rede de mobilização em saneamento ambi rial com posterior destinação aos catadores da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Reci criar uma rede de mobilização em saneamento ambiental empresarial com posterior destinação aos catadores da empresarial com posterior destinação aos catadores da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis, o que se traduz em oportunidades de negócios e qualidade de vida para os catadores”.

O gesto de sabedoria destes “atores” é muito maior que pensamos, é uma forma de entender-mos que no mundo que ivemos existem pessoas que pensam no próximo, de forma humana e satisfatória, A Segurança consiste na Integridade pessoal e das pessoas íntimas, segurança no trabalho, harmonia e estabilidade da sociedade e organização em que trabalha. O individuo conforme o tempo procura encontrar circunstancias seguras que possam lhe trazer estabilidade e proteção.

Automaticamente o mesmo se sente seguro também, em se inserir na sociedade, que é o caso que vemos no projeto Campina Grande, que na parte do Desenvolvimento do trabalho, no item intitulado como Social , diz laramente que ” o envolvimento dos catadores no programa coleta seletiva em empresas, possibilitou que: suas atividades de catação fossem realizadas em ambientes salubres, fora dos lixões”.

Dentro deste contexto, podemos visualizar a importância destes itens para que estes agentes da limpeza tenham segurança ao desempenharem seu trabalho de forma integra, já que sabemos que estes trabalhadores estão diariamente sujeitos a exposição de resíduos prejudiciais e que podem ocasionar sérios problemas de saúde. Além do reconhecimento na sociedade como um trabalho de suma importância.

Já para a comunidade, podemos identificar que com o programa de coleta seletiva, que dá uma orige que não possui mais utilização e muitas vezes ficam expostas, trazendo vários agravantes para o nosso m obtido um melhoramento diante a esta situ com o programa de coleta seletiva, que dá uma origem a matérias que não possui mais utilização e muitas vezes ficam expostas, trazendo vários agravantes para o nosso meio, para ser obtido um melhoramento diante a esta situ agravantes para o nosso meio, para ser obtido um melhoramento diante a esta situação, promovem programas de nvolvimento de todos os colaboradores da empresa conscientizando-os da importância de serem adeptos a proposta de separação dos resíduos, e a coleta destes pelos catadores que são capacitados para tal função , mostrando a estes que os ganhos serão não somente para a empresa, mais para o município em um todo. O Universalismo por sua vez, é a compreensão da igualdade, promover no ser humano a tolerância,e ainda procura o bem estar de todos na sociedade e na organização onde trabalha, e ainda a proteção e o respeito pela natureza.

Conseguimos identificar a aplicação do Universalismo, explicitamente no Projeto Campina Grande , nas legislações adotadas, havendo uma preocupação dos envolvidos no projeto, sobre a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente amenizando os diversos problemas que lixos expostos, podem ocasionar em nossa atmosfera e na vida de todos. O projeto foi norteados pelas leis e legislações existentes, que contempla a participação social, proteção a saúde publica e qualidade no meio ambiente, onde identificar as problemáticas sócio ambientais de nosso planeta, poderá ser eita uma tentativa de manter um bem estar sustentável aos seres vivos e a natureza. 3. ANTROPOCENTRISMO X ECOCENTRISMO O Antropocentrismo é o pensamento que faz do homem o centro do universo, onde ao seu redor existem os demais seres que para sobreviverem, precisam ser subordinados á ele.

Assim, sendo considerado o centro do universo, o homem automaticamente se distancia de que toma atitudes comportamentais de extrema superioridade, diante aos outros seres existentes pr plesment universo, o homem automaticamente se distancia de certo modo, que toma atitudes comportamentais de extrema uperioridade, diante aos outros seres existentes procurando simplesment comportamentais de extrema superioridade, diante aos outros seres existentes procurando simplesmente satisfazer uma necessidade pessoal ou melhorar seu bem estar. Os defensores de uma ética Econcentrista, partem da constatação dos danos que efetivamente nós seres vivos provocamos nos ecossistemas. A conseqüência destes danos juntamente com a exploração abusiva da natureza, é por si só uma indicação clara, para qualquer pessoa sensível, de que algo anda mal.

Existe uma intuição clara de os seres umanos estão a destruir entidades valiosas por si mesmas, independentemente do valor que possam ter para nós e o que isso poderá ser prejudicial no futuro. Na sociedade que vivemos nos dias de hoje, é cada vez mais comum utilizarmos diversos recursos para satisfazermos o nosso bem estar causando impactos restritamente prejudiciais ao nosso meio ambiente. É fato,que a terra vem mudando constantemente, terremotos erupções de vulcão,tsunami, o extenuar da camada de ozônio, o aumento de gás na atmosfera, a poluição em grande escala, sendo conseqüência das atividades humanas. Estes são alguns exemplos que podem ser considerados os causadores das mudanças que vem ocorrendo. Quanto mais evoluída a sociedade, maior as necessidades da civilidade.

Hoje em dia, parece ser fundamental o uso da tecnologia como, telefones celulares cada vez mais sofisticados, televisores com altíssimas definições, computadores, outras, que são encaixados profundamente em nossas cultura e consciência, como se para termos u de vida melhor precisamos utilizar de recursos televisores com altíssimas definições, computadores, carros entre outras, que são encaixados profundamente em ossas cultura e consciência, como se para termos uma qualidade de vida melhor precisamos utilizar de recursos tecnológicos, esquecendo o que esse descaso com o nosso ecossistema pode ocasionar daqui a algum tempo. o nosso ecossistema pode ocasionar daqui a algum tempo. O crescimento das cidades também tem provocado a diminuição das áreas verdes. O aumento populacional, e o desenvolvimento das indústrias demandam áreas amplas nas cidades e arredores. Áreas enormes de matas são derrubadas para a construção de condomínios residenciais e pólos industriais. ? esperado que as pessoas respeitem o meio ambiente. Mas fazê-las mudarem de hábitos de uma hora para outra, mudando seus estilos de vida não é uma situação tão fácil assim.

Sabemos que, muitas pessoas detém do conhecimento de que os carros por exemplo, contribuem muito no aquecimento global, podendo muitas delas até quererem andar menos de carro, porém suas rotinas diárias não permite que isso possa acontecer, sendo o carro um instrumento fundamental em seu dia a dia. Com os impactos ambientais ocasionados por diversos fatores, sendo um deles a produção e comercialização de rodutos tecnológicos, automaticamente ocorre o consumo destes e quando não há mais utilidade para os mesmos, ou ficam defasados, são trocados e muitas vezes não existe uma finalidade para eles, sendo preocupante os impactos que podem ocasionar para o meio ambiente, diante a uma sociedade extremamente consumista em sua maioria.

Ao mesmo tempo que é preocupante, permite também , de um lado, ter-se uma sociedade mais homogênea, portanto mais receptiva às políticas públicas de reciclagem, procurando educar a sociedade no hábito de que é importante a efesa do meio ambiente e consciência coletiva em s •xos procurando amenizar os problemas que já PAGEgOF14 estamos vivenciando, para poder deixar para as futu condições de vida com qualidade. defesa do meio ambiente e consciência coletiva em separar seus lixos procurando amenizar os problemas que já estamos vivenciando, para poder deixar para as futuras gerações condições de vida com qualidade. as futuras gerações condições de vida com qualidade. No item Objetivo, no Projeto Campina Grande, podemos identificar a responsabilidade e conscientização que é tribuído a população de que, separar seus lixos devidamente, para que possam ser coletados e ser dado uma origem adequada que não ameace tanto nosso meio ambiente.

Já no item Resultados, podemos identificar uma ação inteligente para começarmos a entender e pensar no sucesso para melhoria ambiental na região trabalhada e em outras regiões também. “Para compreendermos o crescimento consumo e diversidade na produção de lixo no mundo, necessitamos também compreender a dependência do desenvolvimento econômico e tecnológico dos mecanismos de mercado”. Diante a essas compreensões entramos no onto de vista da degradação ambiental, o que esse desenvolvimento pode ocasionar, identificando que os resíduos produzidos representam muito mais que poluição, ” ele significa também muito desperdício de recursos naturais e energéticos”.

Desalfatação do petróleo

0

ACIDENTE OCORRIDO EM 15/09/2008 LOCAL: LABORATORIO DE DESASFALTAÇAO DE PETROLEO LADEQ, UFRJ, RIO DE JANEIRO. MOTIVO: DESCONTROLE DA BOMBA DE

Read More

A economia cafeeira no brasil

0

A ECONOMIA CAFEEIRA A economia brasileira não teve grandes problemas com a falta de mão de obra, pois a imigração

Read More