Projeto astecas

Categories: Trabalhos

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA CURSO DE RELAÇOES INTERNACIONAIS PROJETO DE PESQUISA A DERROTA DO povo ASTECA PERANTE OS ESPANHOIS CURITIBA 2011 PROJETO DE PESQUI A DERROTA DO pov ora to view nut*ge SPANHOIS Projeto de pesquisa apresentado para obtenção de avaliação parcial na disciplina de Metodologia Científica no 10 bimestre do 20 perrodo de 2011. 201 1 SUMÁRIO 1 TEMA • • • • • • • • • • 2 DELIMITAÇÃO DO 3 PROBLEMA 3 Asteca perante os espanhóis. DELIMITAÇÃO DO TEMA O povo Asteca, situado principalmente na península do atual México, na era da colonização espanhola da América do Norte, foi um dos maiores povos da época. Historiadores afirmam que havia cerca de aproximadamente 25 milhões de habitantes no Vale do México, na chegada dos espanhóis. Esse povo nativo tinha organização política, religiosa, econômica e militar. Porém apesar disso não resistiu por muito tempo à pressão dos colonizadores.

Apesar de toda a organização do povo Asteca e do número de seus habitantes, que era exponencialmente superior aos conquistadores, eles sofreram uma derrota teoricamente e urpreendentemente fácil, do ponto de vista espanhol. Porque o povo Asteca sofreu essa derrota tão facilmente? O que fez com que um povo organizado, com força de defesa muito grande, fosse derrotado assim tão facilmente? 4 HIPÓTESE DO ESTUDO Os Astecas quando da chegada dos espanhóis tinham uma população muito grande, sendo que a maioria dos homens eram treinados desde cedo para a guerra.

Eles podem ter simplesmente acreditado que os espanhóis vieram em paz e se entregaram sem muita resistência, apesar dela ter existido. Outra hipótese, pode ser as doenças que os europeus trouxeram ara a América as quais os Astecas não tinham conhecimento de cura. E ainda os recursos armamentistas dos Astecas que eram muito precários, tendo em vista que os espanhóis há muito já dominavam a pólvora, havia oucas o ções de batalha e entre essas opções, a Espanha ti res condições de lidar guerra. OBJETIVO O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar as características e o momento dos Astecas com a chegada dos espanhóis, a força que eles possuíam naquela região. Foi pesquisada a maneira que os Astecas e o seu rei Montezuma lidaram com a chegada dos spanhóis á nova terra. E por fim, mostrar como foi a derrota deste povo, que hoje está extinto, após as intensas batalhas ocorridas em principalmente em 1519 a 1521. 5. Objetivo Cientlfico 6 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para a realização deste projeto de pesquisa, a respeito dos motivos que levaram a civilização Asteca a ser derrotada pelos espanhóis, foi o desejo de mostrar para os colegas de classe um ponto específico da Colonização Espanhola da América do Norte. Esse estudo nos levou a pesquisar mais fundo os reais problemas enfrentados pelos indos astecas com a hegada do colonizadores, o que nos fez ter o interesse de relatar os conhecimentos adquiridos aos demais colegas. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Os autores Enrique Peregalli e Leslie Bethell em seus respectivos livros sempre destacaram a força dos astecas e a importância da organização de suas cidades para a América naquela época, mas ao mesmo tempo, foi mostrado o descontentamento de algumas das outras cidades por parte da autoridade do rei Montezuma. Foi relatado também por esses autores, a capacidade que Hernan Cortes detinha em conquistar novas terras e o seu poder de ersuasão, de convencer novos ovos a se aliarem com o seu exército e sua autonomia s seus homens.

PAGF3ÜFd pesquisados foram realizados principalmente em livros de História. Autores como: Enrique Peregalli, Jacques Soustelle, Leslie Bethell, Marc Ferro, Rubim Santos Leão de Aquino, Hernan Cortez e Roland Mousnier. 7 – BIBLIOGRAFIA: AQUINO, Rubim Santos Leão de, A Conquista e a Colonização Espanhola na América, Rubim Santos Leão de Aquino, História das sociedades americanas, 1 2′ Ed, Rio de Janeiro: Record, 2008, Cap. l, págs 89 a 121.

BETH ELO Leslie, A Europa e a América, Leslie Bethell, História da América latina, São Paulo: Editora da universidade de São Paulo; Brasília, DF: Fundação Alexandre Gusmão, 1997, Cap IV, págs 135 a 239. CORTEZ, Hernan, O fim de montezuma: relatos da conquista do México, Porto Alegre: 1996. FERRO, Marc, os conquistadores: cortés, pizzarro, valdivia, Marc Ferro, História das Colonizações: das conquistas às independências, século XIII a XX, São Paulo: Companhia das Letras, 1996, págs 49 a 57. MOI_JSNIER, Roland, Europeus e povos de Cor na Aménca, Roland

Mousnier, História geral das civilizações: os séculos WI e XVII, Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1995, Cap. II, págs 83 a 128. PEREGALLI, Enrique, México: os povos da confederação asteca, Enrique Peregalli, A América que os europeus encontraram, 25a Ed, sao Paulo: Atual, 1994, cap. II, págs 9 a 31. PORTILHA, Miguel León, A visão dos vencidos: a tragédia da conquista narrada pelos astecas, 1a Ed, Porte Alegre: L;PM, 1985. SOUSTELLE, Jacques, A queda do império asteca, Jacques Soustelle, A civilização asteca, 4a Ed, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987, Cap. VII, págs 99 a 106.

Estudo de caso walmart

0

[pic] ar 8 to view nut*ge SUMÁRIO Sumário……….. 2 l- Introdução. II – Centro de Distribuição Wal- cada vez maior

Read More

Depreciação, amortização e exautão

0

1 . O – INTRODUÇÃO A contabilidade governamental no Brasil passa por significativas mudanças, no sentido de implantar no pais

Read More