Projeto de banco de dados

Categories: Trabalhos

0

PROJETO DE BANCO DE DADOS Douglas W. Garcia, Valdemilson de A. A. Araujo RESUMO Um Projeto de Banco de Dados é criado no propósito de atender as necessidades de seus usuários ou de uma organização, armazenando dados de forma organizada e segura evitando danos à autenticidade das informações contidas, disponíveis quando solicitadas. Podemos armazenar esses dados em depósito de Arquivos e no (SGBD) Sistema Gerenciador de Swipet page Banco de Dados. O funcionamento Dados é muito idênti administrador do sist ar 8 ú-e ador de Banco de a Operacional.

Um Administrador de Banco de Dados para seu xito, deve estar qualificado ara gerenciar o banco para não causar danos aos dados e as organizações. A elaboração de um projeto de banco de dados é de extrema importância a utilização de diagramas, o mais utilizado em desenvolvimento de sistemas de banco de dados é o (DER) Diagrama Entidade-Relacionamento e no desenvolvimento orientado a objeto é o Diagrama de Classe servem para solucionar os problemas, mostrar como ele irá funcionar e melhoram a comunicação com toda equipe envolvida no projeto.

A segurança de um sistema de banco de dados é fundamento da autenticidade dos dados de todas as informações rmazenadas neste banco, pois uma falha de segurança ocorrerá quanto a classificação dos usuários e políticas de segurança das organizações. O (DBA) Administrador de Banco de Dados possui uma conta de DBA no (SGBD) de superusuário, onde possibilita o acesso aos usuários e contas comuns através de um novo numero de conta e senha concedendo ou não privilégios. PALAVRAS CHAVE Sistema de Banco de Dados, (SGBD) Sistema Gerenciador de Banco de Dados, (DBA) Administrador de Banco de Dados e Diagramas.

DESENVO VIMENTO “O sistema de banco de dados é basicamente um sistema de manutenção de registros por computador — ou seja, um istema cujo objetivo global é manter as informações e torná-las disponíveis quando solicitadas. Trata-se de qualquer informação considerada como significativa ao indivíduo ou à organização servida pelo sistema – em outras palavras, que seja necessária ao processo de tomada de decisão daquele indivíduo/organizaçào. (DATE, 1991 apud MONTEIRO, 2004, p. 167)”. “Segundo Ferreira (1 986 apud MONTEIRO, 2004, p. 67), Coleção abrangente, organizada e inter-relacionada de dados armazenados em um meio físico, com o objetivo de evitar ou minimizar duplicidade de informação, otimizar a eficácia de seu ratamento, permitindo o acesso, através de diversas formas, a uma grande variedade de informa ões” políticas de segurança e restrições de acesso aos seus usuários feitos por login e senha, seus administradores e usuários poderão utilizar ferramentas de consultas e gerar relatórios sobre o processo de negócios de uma organização.

Segundo Monteiro (2004), “podemos guardar dados em dois tipos de depósitos: um deles chamado de banco de dados em arquivos e o outro de sistemas gerenciadores de banco de dados”. Os dados armazenados em arquivos são considerados menores em porções lógicas do sistema onde seus criadores têm cesso às aplicações e manipulação dos dados. por exemplo: meus arquivos de texto criados em meu computador no editor de texto são um banco de dados.

No caso, dos (SGBD) Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados são softwares onde existe um arquivo que contém todas as visões, consultas, objetos dos sistemas, tabelas capazes de armazenar grande quantidade de dados de maneira rápida, segura e organizada. Exemplo de um (SGBD) que controla este arquivo é o Microsoft Access. Segundo Monteiro (2004), “Os SGBD (Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados) são muito parecidos com os (SO) Sistemas Operacionais”. Afirma Martin; McClure (1991) “existem problemas, razões para o fracasso do DBA (Administrador de banco de dados)”.

Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados e Sistemas Operacionais ambos suportam programação concorrente internamente ou em um nível supenor, segurança, criptografia, compactação, problemas de fragmentação, os dados são armazenados em gerenciadores de banco de dados e em arquivos que fazem ligação entre si e controle de 1/0 (Input/ Output em Inglês, ou em arquivos que fazem ligação entre si e controle de 1/0 (Input/ Output em Inglês, ou seja, Entrada/Sa(da) de busca e distribuição e dados e gerenciamento de memória.

E, um Administrador de banco de dados poderá sofrer problemas organizacionals, humanos, discordância na definição de dados, ferramentas não utilizadas, metodologias não compreendidas, modelos complexos para serem gerenciados e modelagem demorada, senão estiver qualificado para administrar este banco de dados. De acordo com Monteiro (2004), “Um dos objetivos das técnicas utilizadas no desenvolvimento de sistema é diagramar os problemas de forma clara, um determinado problema pode ser diagramado de vánas formas diferentes”.

No desenvolvimento de um sistema de banco de dados diagrama mais utilizado é o (DER) Diagrama Entidade- Relacionamento onde temos: entidades, atributos e relacionamentos. Atualmente, no desenvolvimento orientado a objeto é mais utilizado o Diagrama de Classes. Os diagramas melhoram a comunicação com o usuário e toda equipe relacionada em um projeto de desenvolvimento de um banco de dados, nos fazem compreender e revelam problemas do mundo Segundo Chen (1976), “a entidade é um conjunto de coisas da mesma espécie que são representadas por retângulos com o nome da entidade no singular no interior do mesmo”.

Segundo Chen (1977), “o relacionamento é a ligação associação) entre entidades”. As Entidades são representações de coisas do mundo real que podem ser concretas como a entidade (Cliente) ou abstratas como a entidade (deuses). Os Atributos são características próprias de uma entidade como Nome, próprias de uma entidade como Nome, Código, RG, CPF, Endereço e outros.

Esses atributos podem ser: Monovalorado que possuem valores simples, Multivalorado que possuem mais que um valor como: telefone residencial, telefone celular, Composto exemplo: endereço onde temos rua, cep, bairro, Derivado onde pode armazenar resultados de várias operações de outros tributos, Agregado são atributos gerados de operações e comparações com outros atributos de outras entidades.

E os Relacionamentos são representados por um losango entre as entidades fazendo uma ligação, com uma palavra interna (um verbo) significando uma regra de negócio que podem ser classificados quanto á sua natureza opcional ou obrigatória e sua cardinalidade que indica o número de ocorrências para cada entidade, representada com o número (1) para uma ocorrência em uma entidade e com a letra (N) para mais que uma ocorrência em uma entidade. Afirma Booch et. al. 2005) “Os diagramas de classes são os iagramas encontrados com maior frequência na modelagem de sistemas orientados a objeto, um diagrama de classes mostra um conjunto de classes, interfaces e colaborações e seus relacionamentos”. Segundo Booch et. al. (2005) “Os diagramas de classes são importantes não só para a visualização, a especificação e a documentação de modelos estruturais, mas também para a construção de sistemas executáveis por intermédio de engenharia de produção e reserva”.

A utllização de diagramas de classes suas caracteristicas e comportamentos são dependentes, pois elas se interagem, descrevemos todos requisitos fun aracterísticas e comportamentos são dependentes, pois elas se interagem, descrevemos todos requisitos funcionais e não funcionais e visualizamos aspectos estáticos e seus relacionamentos e especifica detalhes da construção de um sistema. A modelagem de um banco de dados físico defina uma tabela para cada classe, resuma as heranças em hierarquia e separe estados de classe mae e classe filha.

No caso, da modelagem de um banco de dados orientado a objeto identificar e criar classes existentes com o tempo de vida de suas aplicações, ampliar os detalhes estruturais dessas classes, procurar padrões omo associações um-para-um para complicar o projeto de banco de dados fisico, comportamento dessas classes onde regras ? manipulação desses objetos serão encapsuladas superiores a essas classes persistentes.

Segundo Elmasri (2005), “As ameaças aos bancos de dados resultam na perda ou na degradação de alguns ou de todos os seguintes objetivos de segurança: integridade, disponibilidade e confidencialidade” Segundo Elmasri (2005), “Um SGBD inclui um subsistema de segurança de banco de dados e de autorização que é responsável por garantir a segurança de partes de um banco de dados contra acesso não autorizado”.

A segurança de um banco de dados deverá existir proteção à integridade para não corromper os dados armazenados, pois a alteração destes dados seja intencionalmente ou acidentalmente ocorrerão danos nas informações contidas. Os dados deverão estar disponíveis ao usuário no acesso ao banco no momento solicitado. A confidencialidade do banco é um requisito obrigatório quanto à divulgação dos dados não confidencialidade do banco é um requisito obrigatório quanto à divulgação dos dados não autorizados.

O SGDB (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) utiliza dois mecanismos de egurança: mecanismo de acesso discricionário que concede privilégios aos usuários e permite a incluir, excluir, consultar e alterar os dados; Mecanismo de acesso obrigatório impõe segurança pela classificação dos dados e dos usuários e também pela politica de segurança de uma determinada organização.

De acordo com Elmasri (2005),”0 DBA (Administrador de Banco de Dados ) possui uma conta de DBA no SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), as vezes chamada conta de sistema ou de superusuário, que habilita capacldades que não estão disponíveis para as contas e usuários comuns do banco de Afirma Elmasri (2005), “O DRA criará um novo numero de conta e senha para o usuário se houver uma necessidade legitima de acessar o banco de dados”.

O Administrador de Banco de Dados é responsável pela segurança e pelo gerenciamento de todo sistema, na qual possui uma conta de administrador com comandos para conceder ou não privilégios para as outras contas de usuários comuns, permitindo as ações de criação de contas, concessão de privilégio, revogação de privilégio e atribuição de nível de segurança. Quando o usuário quiser acessar o sistema de um banco de ados deverá requisitar uma conta de usuário, onde o DBA criará uma nova conta e senha e o usuário deve fazer conexão no SGBD que verifica se a conta e senha são válidas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Escolhemos “Projeto de banco de dados” como tema deste artigo científico por FINAIS artigo científico porque fazemos parte de um projeto de sala de um ERP com situações semelhantes aos que aqui estão descritos. O tema nos proporcionou uma ideia geral do projeto sobre o funcionamento de um sistema de banco de dados, na qual somos integrantes. Este servirá de base e apoio à pesquisa e desenvolvimento o inicio de nosso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), onde daremos continuidade.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS BOOCH, Grady et. al. CJMI_ guia do usuário. 2a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. CHEN, Peter. Modelagem de dados – a abordagem entidade- relacionamento para projeto lógico, 1990. APUD MONTEIRO, Emiliano Soares. Projeto de sistemas e bancos de dados. Rio de Janeiro: Brasport, 2004. DATE, C. J. Introdução a sistemas gerenciadores de bancos de dados, 1991. APUD MONTEIRO, Emiliano Soares. p ojeto de sistemas e bancos de dados. Rio de Janeiro: Brasport, 2004. ELMASRI, Ramez; NAVATH pnGF 8 0F8 . Sistema s de banco de

Hábitos alimentares relacionando com possíveis patologias pela deficiência nutritiva ou excesso da região centro-oeste

0

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇAO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITARIO

Read More

Cidades-estado na antiguidade clássica – guarniello

0

O texto “Cidades-estado na Antiguidade Clássica” de Norberto Luiz Guarinello traz algumas questões essenciais que esclarecem a história da cidadania

Read More