Projeto de engenharia de software

Categories: Trabalhos

0

O Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemasi O Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas ( SDLC – Systems Development Life Cycle), conhecido também com o “ciclo de vida do software” refere-se aos estágios de concepção, projeto, criação e implementação de um SI. Um desdobramento posslVel para SDLC é mostrado a seguir: Levantamento das Neessidades Manutenção Análise Alternativas Implementação de Projeto Desenvolvimento 1 orlo to view nut*ge O levantamento das necessidades também chamado de análise de requisitos , identifica as necessidades de informações da organização.

A análise de alternativas consiste na identificação e avaliação de sistemas alternativos. Projeto trata da construção das especificações detalhadas para o projeto selecionado. Essas especificações incluem o projeto das interfaces, banco de dados, características físicas do sistema, tais como número, tipos e localizações das resposta às novas demandas dos usuários…. Não há modelo de SDLC uniformemente aceito. Alguns modelos combinam desenvolvimento e implementação em uma única etapa. Outros combinam o levantamento e a análise das necessidades também em uma única etapa.

Alguns odelos dividem o projeto em projeto lógico e projeto físico. Desenvolvimento de Sistemas como um Processo Muitas organizações vêem cada iniciativa de desenvolvimento de sistemas como um projeto. As organizações mais sofisticadas, entretanto, tratam o do desenvolvimento de sistemas como um processo. Elas reconhecem que, embora os sistemas possam difenr substancialmente uns dos outros, seu desenvolvimento segue um roteiro previsível, bem definido e manejável. Estas organizações aprendem com seus sucessos e erros.

Elas criam manuais de instruções sobre temas que auxiliam os administradores e os desenvolvedores a repetir o ?xito obtido em atividades bem-sucedidas e a evitar as malsucedidas. Eles gradualmente acumulam um conjunto de ferramentas que auxiliam a institucionalizar, automatizar e auditar as atividades associadas com o desenvolvimento de sistemas. Eles podem medir o sucesso de suas iniciativas de desenvolvimento de sistemas usando métricas e indicadores, tais com tempo para conclusão, a mão-de-obra necessária e as falhas no produto final relacionadas com as características ou complexidade do novo sistema.

As organizações podem usar ferramentas de software de gestão de processos comerciais para auxiliá-las na adronização e melhoria dos seus processos de desenvolvimento de sistemas. A maioria dos produtos de software de gestão de processos enfatiza uma metodologia de desenvolvimento específica. Uma metodologia é um conjunto prescrito e documentado de práticas, ferramentas, 10 documentado de práticas, ferramentas, documentos, relatórios e, frequentemente, anotações. Os pacotes comerciais de software de gestão de processos fornecem suporte para várias metodologias populares, tais como o RUP (Rational Unified Process).

Este software normalmente inclui gabaritos ou modelos para guiar os desenvolvedores na criação de produtos ntermediários, tais como esboços, especificações e quaisquer outras saídas associadas com a metodologia que ele suporta. As organizações às vezes designam um administrador de processos ou bibliotecário de processos para customizar templates ou modelos e tutoriais conforme os padrões da organização e para reunir as métricas e as melhores práticas para customização da biblioteca de processos.

As organizações que tratam o desenvolvimento de sistemas como um processo frequentemente esforçam-se para aplicar aos seus métodos os princípios da gestão de qualidade total e da melhoria do processo. O Software Engineering Institute (SEI) desenvolveu e popularizou um modelo chamado CMM (Capability Maturity Model) que auxilia estas organizações a medir quão bem elas alcançam estes objetivos e as guia na melhoria de seus processos de desenvolvimento de sistemas.

O software de gestão de projetos complementa o software de gestão de processos com ferramentas que os líderes de projetos podem usar como auxilio na administração de um projeto de desenvolvimento de software complexo. O MS Project é um exemplo destas ferramentas. Caminhos no Desenvolvimento de Sistemas O SDI_C pode parecer sugerir que os novos sistemas sempre rogridem de modo regular e sequencial de um estágio para o seguinte. Na prática, os sistemas nem sempre seguem esta progressão. Os ad seqüencial de um estágio esta progressão.

Os administradores e os profissionais de informática podem mover-se através do SDI_C usando o modelo em cascata, a abordagem em espiral, a prototipagem ou a programação ágil. O Modelo em Cascata O modelo em cascata segue o SDLC em sequência (como mostra a figura a seguir). Como a água que flui numa cascata, o desenvolvimento movimenta-se somente num sentido, de modo que as etapas não podem ser repetidas. Necessidades das A estrutura linear da abordagem em cascata e a ausência da revisão a tornam relativamente fácil de administrar.

O administrador do projeto pode determinar prazos finais e monitorar o progresso na direção destes prazos. Ao mesmo tempo este modelo é muito inflexível. Se, por exemplo, as necessidades dos usuários mudarem durante o projeto, não existe nenhum mecanismo formal para ajustar o processo de desenvolvimento. O uso deste modelo significa, também, que nenhum componente do sistema será entre ue até a proximidade final do a entrega conduz a projeto. Frequentemente ue pode ser adotada por algumas versões, e a manutenção que se aplica somente a última versão.

A “regra 80/20” dirige a abordagem em espiral: 80% das necessidades dos usuános podem ser satisfeitos por das funções que eles desejam. A primeira versão teta obter um sistema básico que satisfaça a maioria das necessidades do usuário. Os partidários da abordagem em espiral frequentemente usam um conceito de time-box (caixa de tempo) para regular o desenvolvimento. Um time-box é u m período determinado, frequentemente, de três meses, dentro do qual os desenvolvedores devem completar cada versão. Não há especificações de produtos, porque satlsfazer a estas especificações pode ser impossível dentro do tempo permitido.

Em vez disso, os desenvolvedores agregam características pela ordem de prioridade até que o tempo se esgote. Então eles liberam a nova versão. Uma alternativa para o time-box envolve o planejamento de cada versão, tanto quanto possivel, no começo do projeto. De fato, isto divide o projeto em subprojetos menores, cada um administrado mais facilmente do que o projeto principal e cada um fornecendo um produto em funcionamento e pronto para a entrega. Ao final de cada projeto, os ubprojetos restantes são redefinidos considerando o feedback do usuário.

A abordagem em espiral entrega o produto rapidamente. Não há documentação trabalhosa das especificações, porque os usuários podem revisar o produto em versões posteriores. Os usuários podem ver o progresso e julgar quanto tempo passará até que o sistema em desenvolvimento satisfaça suficientemente suas necessidades para que possa substituir o sistema existente. Prototipagem A prototipagem d escreve em que tenta satisfazer as prototipagem d escreve uma abordagem que tenta satisfazer as necessidades do usuário focalizando a interface do suário.

Os estágios do projeto e de desenvolvimento, no que concerne à interface de usuários, repetem-se até que o usuário esteja satisfeito. A figura abaixo ilustra isso: Levantamento das Necessidades Análise de Alternativas Desenvolvmento Uma variação de prototipagem chamada Desenvolvimento Conjunto de Aplicações OAD – Joint Application Development) funciona, basicamente com segue: Os usuários encontram-se com os desenvolvedores periodicamente, normalmente a cada dia, no início do projeto.

Os usuários descrevem suas necessidades durante as reuniões iniciais. Os desenvolvedores de software usam software de rototipagem para cria um protótipo de um sistema que pareça satisfazer estas necessidades antes da próxima reunião conjunta. O protótipo criado pode incluir telas de entrada de dados, relatórios, telas de consulta e outras partes de interface usuáno, mas raramente executa o processamento. Os desenvolvedores as vezes criam dados fictícios para dar a impressaao de um sistema em funcionamento.

A prototipagem oferece diversas vantagens sobre a abordagem em cascata: PAGF 10 relação ao modelo em cascata: Ela tende a elevar as expectativas dos usuários a níveis que os desenvolvedores não podem atender dentro de seu rçamento. Os programas de software que permitem aos desenvolvedores de sofMare desenvolver rapidamente a interface de um novo sistema e de customizá-la rapidamente em atendimento às solic taçbes do usuário, atualmente, custam caro Ela atrasa a demonstração da funcionalidade do sistema.

Metade da funcionalidade pode não aparecer até que se atinjam os 1 finais do cronograma de desenvolvimento Programação Ágl Programação ágil é um nome dados às diversas metodologias que se concentram na reação rápida às mudanças nos requisitos do usuário e que visam a pequenos grupos de esenvolvimento e projetos que requeiram um mínimo de documentação. um exemplo de programação ágil que recentemente tornou-se popular é a programação extrema ( XP – eXtreme Programming), uma metodologia que junta dois programadores com um dos clientes para o qual o software está sendo desenvolvido.

Apesar de contradizer antigas crenças sobre o desenvolvimento de software, a experiência mostra que a XP pode reduzir o tempo de desenvolvimento e os defeitos de software, ao mesmo tempo que aumenta a satisfação entre desenvolvedores e usuários. A Seleção de um Caminho que têm uma cultura formal e uma estrutura hierárquica. A abordagem em espiral e a programação ágil funcionam bem nas organizações dinâmicas, que podem tolerar a ambiguidade e necessitam obter resultados rapidamente.

O caminho em espiral pode apresentar melhores resultados quando adotado para projetos que se dividem facilmente em subprojetos e para projetos mais simples, em especial o desenvolvimento de sistemas de usuário único ou que afetam um pequeno departamento. A programação ágil é bem-sucedida em ambiente onde as necessidades do usuário são dificeis de especificar ou mudam rapidamente. A prototipagem funciona melhor para projetos de pequeno e médio portes. Ela funciona bem onde a cultura suporta equipes funcionalmente mistas.

A prototipagem pode ser combinada com a abordagem em espiral e ser usada para um ou mais dos subprojetos em um desenvolvimento em espiral. Modelagem de Sistemas Os desenvolvedores de sistemas usam dados, processos e modelos de objeto para compreender os sistemas existentes e projetar os novos. Estes modelos fornecem uma linguagem que os analistas, os projetistas e os desenvolvedores podem usar para comunicar-se eficientemente. Os administradores de equipes de desenvolvimento de sistemas se beneficiarão da compreensão destes modelos de modo que ossam melhor comunicar suas necessidades.

Os produtos de software que geram programas de computador diretamente dos modelos de sistemas podem acelerar, de maneira acentuada, o desenvolvimento de software. Os softwares que geram modelos de sistemas a partir dos programas existentes podem auxiliar os desenvolvedores a compreender e manter estes programas. Muitos produtos suportam, também, a tradução entre modelos do mesmo tipo, por exemplo, de um modelo de dados para o suportam, também, modelo de dados para outro. Modelos de Dados Os modelos de dados descrevem os relacionamentos entre os lementos de dados que uma organização usa.

O modelo E-R (Entidade – Relacionamento) é um dos modelos de dados mais extensamente usados. A figura abaixo ilustra um modelo de dados E-R: Nome Telefone Repres. de Vendas Região ID_rep representa ID cli Clientes Celular Endereço Modelos de Processos Os modelos de processos dividem um processo em suas partes, mostram como estas partes se relacionam entre si e indicam quais saídas de um processo são entradas para outros processos. Os modelos de processos mais populares incluem diagramas de estrutura e dia ramas de fluxos de dados. Os diagramas de estrutur elacionamento entre os luxo de dados entre processos.

Eles não modela a ordem em que as tarefas são executadas. A figura abaixo ilustra um sistema simplificado de folha de pagamento, modelado com DFD. As setas indicam o fluxo dos dados; os retângulos abertos lateralmente representam dados armazenados (repositório de dados); os círculos indicam processos e os retângulos fechados representam as fontes das entrada ou os usuários das saídas. Pagamento Bruto Cartão ponto Empregado Calcular Pagam. Bruto Deduções Empregados Contra-cheque Emitir Contracheque Pgt l[quido Histórico de pagamentos Pagamento e Deduções Pagamento

Civil

0

caso 1 Em plena Copa do Mundo de Futebol, Augusto é torcedor fanático da seleção da Argentina. No setor que

Read More

Diversificaçao da vida

0

1-PROCESSO EVOLUTIVO E DIVERSIFICAÇAO DA VIDA A evolução biológica é a mudança das características hereditárias de uma população de uma

Read More