Projeto de pedagogia em ambiente não escolar

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA CURSO: PEDAGOGIA Projeto orlo Hiperdia e Diabete S to view nut*ge mana APARECIDA MOREIRA ALENCAR urbana quanto na zona rural. O Centro Municipal de Saúde de Miravênia, atuando mais especificamente com a equipe do Programa de Saúde da Família tem uma grande preocupação e responsabilidade com a situação de seus pacientes.

Em virtude de ser um problema que afeta muitas pessoas chequei à conclusão que poderia elaborar um projeto voltado para o público alvo em questão, executando diversas atividades que poderiam melhorar significativamente a qualidade de vida essas pessoas. A equipe de saúde utiliza um programa conhecido como HIPERDIA que é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos que é utilizada por todas as unidades de saúde ligadas ao SUS.

Além do cadastro, o Sitema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que, a médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o conseqüente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modlficação do quadro atual, a melhoria a qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social. com a distribuição de medicamentos e as orientações necessárias quanto ao uso dos mesmos. (Em: http://portal. saude. gov. r/portal/se/datasus larea. cfm? id acesso em 20 de novembro de 2011). Este projeto visa a implementação de ações educativas, informativas e a criação de grupos de diabéticos que estarão se reunindo periodicamente para discussão das atividades que virão a serem desenvolvidas. Com relação aos recursos a serem utilizados, será necessários material infor os audio visuais e um 0 realizadas. Pretende-se com a execução do projeto informar, orientar, controlar e executar ações de integração entre os pacientes acomentidos pelo diabetes.

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA ENTIDADE/ AMBIENTE NÃO ESCOLAR A Unidade de Saúde de Miravânia Centro Municipal de Miravânia: Antônio Canabrava da Mota inscrito no Cnes (cadastro nacionaldos estabelecimentos de saude) sob na – 2204452, esta situado na Rua Trancredo Neves ,s/n Centro, Miravânia – MG . a unidade esta vinculada a ESF (Equipe de Saúde da Família) Saúde Total , uma equipe de Saúde Bucal . A responsável pela unidade é a coordenadora Almerinda José da Silva Carneiro .

O centro Municipal de saúde de Miravânia Antonio Canabrava da Mota em sua estrutura possui 01 recepçao, 2 banheiros para usuários (f e m) , 01 Farmácia básica, 01 almoxarifado, 02 enfermarias com banheiro (m e f), consultório odontológico, consultório médico, consultório de enfermagem com banheiro, sala de ECG (eletrocardiograma), sala de vacina, sala da de curativo, sala de esterilização, cantina, vestiário para funcionários, sala da coordenação, sala de educação permanente. A Unidade funciona com atendimento em 24 horas, alem de ser referencia em atendimento para todo o Municipio e demais unidades de saúde rurais.

Mensalmente sao oferecidos atendimentos a população em procedimentos pequenas cirurgias em geral e ultra- som. Além de atendimento assistencial por procura espontânea, a unidade de saúde realiza atendimentos agendados através do PSF, visitas domiciliares, encaminhamentos de média e alta complexidade para cidades da re ião uando os problemas não são resolvidos em nível lo AMBIENTE/PROJETO O município de Miravânia, município localizado a 750 km da apital do estado possui em torno de 7000 habitantes, onde em sua maioria habitam na zona rural, em comunidades próximas ? sede.

A sua população é composta por trabalhadores rurais em sua maioria, onde utilizam a agricultura de subsistência, parte da população é composta por funcionários públicos estaduais e municipais, sendo essas duas instituições as maiores fontes de renda do município. O transporte geralmente é feito através de ônibus municipais, motos, carros para se chegar até a unidade de saúde da sede. As comunidades rurais maiores possuem também unidades ásicas de saúde menores com atendimento básico, atuando um técnico de enfermagem e cada unidade de saúde.

Para a execução do projeto será necessário agendamento prévio do público alvo e dia e horário melhor para todos, os agentes de saúde são incumbidos de levar os convites aos pacientes. Nas comunidades maiores, as reuniões deverão ser feitas na unidade de saúde de referência. JUSTIFICATIVA A estratégia do Centr PAGF 10 Saúde de Miravânia- de enfermagem, dentista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, nutricionista, farmacêutico, administração, recepção), do erviço.

A implantação do projeto trará aos pacientes atendidos um leque de ações que contribuirão de forma significativa para a melhoria da sua qualidade de vida. Percebi na observação das atividades do Centro de Saúde Miravânia, que as ações estavam sendo executadas, mas que isso poderia ser feito de forma diferente, com mais humanização e de uma forma que as pessoas atendidas se sentissem importantes, informadas e acima de tudo felizes. Neste projeto de intervenção, procedemos a um levantamento de alguns parâmetros que envolvem o Centro

Municipal de Saúde de Miravânia, na Rua Trancredo Neves, S/ N, no centro da cidade, onde com observações realizadas junto a pessoas da comunidade foram constatados números significativos de idosos com Diabetes . Foi observado ainda que no local os pacientes encontram- se uma vez por mês para realizar acompanhamento através do programa HIPERDIA. Porém não existia nenhuma outra atividade de integração das pessoas atendidas e foi daí que surgiu a idéia da criação de um projeto que aproximasse mais as pessoas com problemas parecidas, para troca de idéias, informações e diversão.

A Saúde da Família requer a construção de um projeto assistencial comum com complementaridade dos trabalhos especializados, em que os agentes envolvidos estabeleçam interação entre si e com os usuários. O trabalho em equipe pressupõe, portanto, uma relação recíproca de comunicação e interação. A comunicação em busca de consenso entre os profissionais traduz-se em qualidade na atenção integral às necessidades de saúde da clientela. A terapia de grupo tem sido conduzidos por, psicólogos e assistentes sociais. a clientela. A terapia de grupo tem sido conduzidos por, sicólogos e assistentes sociais. Assim o Psicólogo inserido no Centro Municipal de Saúde de Miravânia poderá contribuir para uma busca de identidade pessoal e grupal desse grupo de Diabéticos em especial as pessoas que freqüentam a Unidade Básica, respondendo às exigências de uma forma verdadeira e justa da comunidade, não somente com os pacientes, mas sim com toda a comunidade com esclarecimentos e informações para a fam[lia do doente.

OBJETIVOS Objetivo Geral Executar ações diversas aos pacientes diabetes no município de Miravânia melhorando a sua qualidade de vida. Objetivos Específicos • Proporcionar aos pacientes com diabetes informações que possibilitem uma melhor convivência com a doença. Execução de ações educativas e de soclalização entre as pessoas com a doença. • Acompanhar através do programa HIPERDIA o tratamento das pessoas. Criar grupo de diabéticos com ações diversas voltadas para uma alimentação saudável. • Organizar caminhadas regulares com os pacientes. ?? Promover atividades educativas e de diversão entre os participantes do grupo. Promover campanhas educativas para informação à população obre a doenças, atuando junto ás escolas. para diabetes tipo 2, ou seja: idade ou superior a 40 anos; vida sedentária; hipertensão; mulheres que tiveram filhos com mais de 4kg ao nascer e pessoas que tem pais, irmãos elou outros parentes diretos com diabetes. ‘Orientar a comunidade sobre a importância das mudanças nos hábitos de vida, ligadas à alimentação e à prática de atividade fisica rotineira. Verificar o comparecimento dos pacientes diabéticos e hipertensos e às consultas agendadas na unidade de saúde. Perguntar, sempre, ao paciente diabéticos se o mesmo stá tomando, com regularidade, os medicamentos e se está cumprindo as orientações de dieta, atividades físicas, controle de peso, cessação do hábito de fumar e da ingestão de bebida alcóolica. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS O projeto será desenvolvido inicialmente com o levantamento da situação da área de abrangência e do público que será alvo das ações para a partir daí traçar uma estratégia de trabalho.

De posse das informações, estaremos realizando uma reunião com a presença dos profissionais da saúde que serão envolvidos no projeto para traçar as ações a serem mplementadas bem como o cronograma de execução do mesmo. Após a reunião e com o rol de ações e o cronograma, estaremos marcando num primeiro momento através dos agentes de saúde uma reunião com os diabéticos já diagnósticados para apresenta ão do rojeto. Paralelamente estar o nas escolas palestras sistemáticas e as reuniões mensais no mesmo dia de controle do HIPERDIA cada dia com um assunto diferente a ser tratado com os envolvidos.

Estaremos marcando também neste dia a comemoração do dia do diabético onde todos os pacientes estarão se confraternizando e se socializando. ara a festa de confraternização estaremos contando com a colaboração de cada paciente e a prefeitura estará custeando a bebida e a comida, preparada com a supervisão da nutricionaista do município. Durante a festa haverá apresentações musicais e depoimentos dos pacientes com opiniões sobre o projeto executado.

EQUIPES E PARCERIAS As pessoas envolvidas no processo são eu, a estagiária ? frente do projeto em parceria com os profissionais da saúde e a prefeitura municipal de Miravânia, que estará também fornecendo o transporte para a realização das visitas aos iabéticos das comunidades rurais. Estaremos trazendo também um cantor para alegrar a festa dos diabéticos com o patrocínio do vereador local. Recursos humanos Médicos; Enfermeiros; psicologo; dentista; agentes comunitarios; Auxiliar de Enfermagem, Terapia Ocupacional, Assistente Social e Nutricionista.

Através de nossa est tro Municipal de Secretaria de Saúde e Assistência Social. CRONOGRAMA 1a ETAPA — 07 dias — levantamento dos dados e cadastro dos pacientes que serão beneficiados com o projeto. 2a ETAPA – 14 dias – realização de reunião com profissionais de saúde e diabéticos. a ETAPA – 60 dias – realização das palestras com os diabéticos e nas escolas com profissionais da saúde. 4a ETAPA- 60 dias a partir da finalização da etapa 1 e 2 e concomitante com parte da 3 etapa estaremos promovendo as caminhadas com os diabéticos. 6a ETAPA – Algum item desta etapa já funciona para um público restrito.

Especialmente no caso do grupo de atividades físicas deve iniciar-se após com a sistematização dos primeiros resultados. A intenção é que seja uma etapa permanente e que funcione mesmo após o fim do projeto. 7a ETAPA – Culminância do Projeto com a festa do diabético. AVALIAÇAO A avaliação do projeto, foi satisfatória, atendendo os objetivos propostos no estudo em questão, apesar de alguns fatos identificados serem de muita relevância, e necessitam de maior atenção dos gesto sangue realizados conseguimos detectar mais casos de diabetes e iniciar as orientações e tratamento com os pacientes.

A busca correta dos medicamentos e o devido acompanhamento tornam a qualidade de vida e tratamento dos pacientes melhor e mais eficaz, e os resultados mostram que a maioria das pessoas buscam seus medicamentos nas datas corretas, passando pelo acompanhamento da equipe que pode ssim, monitorar e analisar a eficácia do tratamento.

Enfim o projeto deu um novo ânimo e uma nova cara para os grupos atendidos, tendo sido tomado como exemplo para outros grupos atendidos como os hipertensos onde a equipe de saúde percebeu que a forma como os grupos são tratados podem dar resultados melhores que o atendmento puro e simples. Fiquei muito feliz com os resultados, pois sentia nos pacientes a satisfação com o projeto executado. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Hipertensão arterial e Diabetes Mellitus. – Brasíli 002.

Definições e acepções da palavra direito

0

DEFINIÇÕES ACEPÇÕES DA PALAVRA DIREITO Considerações Prévias: Kant, século XVIII: os “juristas ainda estão à procura de uma definição para

Read More

Técnicas de negociação etapa 2 passo 2

0

ntroduçao Hoje em dia é cada vez mais importante a habilidade de negociar tanto na nossa vida pessoal diária quanto

Read More