Projeto de pesquisa

Categories: Trabalhos

0

ARTIGO ORIGINAL Mastectomia e suas conseqüências na vida da mulher Mastectomy and its consequences in the woman’s life 2 Belisa Talhaferro ; Suyane S. Lemos ; Elmari de Oliveira Acadêmica de Enfer 2 S. wp w next page *Faculdade de Medicina de São José do RIO Preto Resumo Palavras-chave Abstract Keywords – FAMERP O estudo identificou os principais problemas da mulher mastectomizada. Foi feito uma entrevista gravada com 10 mulheres mastectomizadas, com idades de 34 a 66 anos, que participaram do grupo Mulher. Na análise de conteúdo foram identificadas algumas categorias, por exemplo, vivenciando problemas da mastectomia e 4 to 66 years.

Some of the categories that have been identified in the analysis of content, such as the experiencing effects on mastectomy and sexuality, were exemplified. The categories demonstrated that, after the mastectomy, the woman presented some limitations and dilemmas to deal with situations involving the exposure of her body and the social readjustment in order to perform her daily activities. The outcomes showed particular types of circumstances that change depending on the situation the woman is living on- That is why it is very important the nursing role in attempting to rescue the concept that the mastectomy woman as about herself.

The present study has contributed to sensitize the health professionals to the significance ofthis problem and the impact on health care allowing them to evaluate and to better support the woman. Mastectomy; Sexuality; Women; Nursing; Self Concept; Perception ntroduçao Os EUA classificam-se entre os países com maior incidência de cancer de mama no mundol . No Brasil, o câncer de mama representa a principal causa de mortalidade entre as mulheres. Segundo Ministério da Saúde, o número de casos novos para 2002, no país, foi 36. 090 e, em relação à mortalidade, foram estimados 9. 115 óbitos2

Entre as pacientes mastectomizadas (40%), de todas as mulheres com câncer de mama, apresentaram uma mortalidade anual de 25%, nesse grupo não se observa beneficio com a mastectomia. As pacientes restantes (60%) apresentaram uma mortalidade de aproximadamente 2,5% ao ano, ou seja, semelhante à das mulheres sem neoplasia de mama. Essa desigualdade reflete também nos beneficios obtidos nos programas de rastreamento, fazend 22 mama. Essa desigualdade reflete fazendo com que algumas pacientes necessitem de um intervalo Recebido em 31. 07. 2006 Aceito em 02. 03. 2007 Arq Ciênc Saúde 2007 menor entre os exames do que outras 3.

A incidência com relação à dade mostra que o diagnóstico de cancer de mama é raro antes dos 25 anos e começa aumentar depois desse tempo. Entre as idades de 20 e 44 anos, a taxa aumenta rapidamente, mais que dobrando a cada faixa etária sucessiva de cinco anos. Perto da Idade da menopausa, a taxa de incidência em faixas etárias sucessivas é mais lenta, quando comparada ao padrão em mulheres na pré-menopausa 4. Os melhores resultados no tratamento do câncer de mama são alcançados por melo de várias modalidades terapêuticas, como cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia.

A cirurgia é ainda o principal recurso terapêutico para desempenhar a função de controle locorregional da doença e, dessa maneira, evitar a sua disseminaçã05. Infelizmente a mastectomia tem em si um caráter agressivo e Não há conflito de interesse Apoio Financeiro: Bolsa de Iniciação Cientifica – FAMERP 17 traumatizante para a vida e saúde da mulher, já que prejudica sua dimensão biopsicossocioespiritual, proporcionando alterações na sua imagem corporal, identidade e auto-estima, podendo repercutir na expressão de sua sexualidade e também despertar sintomas de depressão e ansiedade6.

Vários estudos existentes na literatura mostram a relação entre câncer de mama, qualidade de vida depressão e aceitação da doença7. e aceitação da A sexualidade é mais do que a união de um pênis em ereção com uma vagina lubrificada8. A sexualidade feminina é um fenômeno abrangente, envolvendo o sexo, o prazer, o desejo, a autoimagem, a aceitação do corpo, a sensação de bem estar consigo mesma e com a segurança6.

A perda da mama faz a mulher sentir dificuldades em expressar sua intimidade e em selecionar roupas, evitando praticar esportes e atividades que envolvam roupas leve que evidenciam s formas do corp08. Como as mulheres mastectomizadas deparam-se com mudanças na sua imagem corporal, torna-se necessário questionar essas alterações e como as mulheres se adaptam à nova identidade6. No câncer de mama não existe um final feliz como nas doenças para as quais foram encontradas a causa e a cura. Entretanto, nota-se o progresso na humanização dos horrores que anteriormente devastavam o corpo e a mente9.

Mesmo que vários aspectos sobre os efeitos psicossociais do câncer sejam conhecidos, entendemos que a experiência é ampla, envolvendo momentos com significados diferentes e com mplicações no cotidiano e nas relações entre a mulher e as pessoas do seu contexto socia110. Tendo em vista que o câncer de mama a cada ano aumenta consideravelmente e que as mulheres mastectomizadas têm baixa auto-estima, conforme pesquisa e confirmação de vários autores, resolvemos realizar este estudo a fim de verificar por relatos as alterações no seu cotidiano e, a partir daí, proporcionar de alguma forma um melo de minorar essa problemática.

Assim esta pesquisa teve como objetivo identificar os problemas enfrentados pela mulher mastectomizada no seu contexto de vida. 4 22 problemas Materiais e Método Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo exploratório sobre problemas enfrentados pela mulher mastectomizada no seu cotidiano. A pesquisa qualitativa baseia-se no pressuposto de que o conhecimento sobre os indivíduos só é possivel com a descrição da experiência humana, tal como ela é vivida e definida pelos seus próprios “atores” 1 1 .

Objetiva o universo das significações, motivos, aspirações, atitudes, crenças e valores, tão importantes para a descrição e a compreensão das situações. Considerando que os instrumentos de investigação devem abranger a ealidade, ultrapassando os fenômenos percebidos pelos sentidosl 2. O estudo de natureza descritiva permite detalhar acontecimentos, situações e depoimentos enriquecendo a análise das informações e propiciando ao pesquisador maior conhecimento em torno de um determinado problema.

Os 18 estudos exploratórios nao elaboram hipóteses a serem testadas no trabalho, restringindo-se a definir obJetivos e buscar maiores informações sobre determinado assunto de estudol 2. Este estudo foi realizado no ambulatório do Hospital de Base, em São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo. Trata-se de um hospital geral, de grande porte, que presta atendimento em várias especialidades médicas, desenvolvendo áreas de assistência, ensino, pesquisa e extensão, é um complexo que atende tanto aos procedimentos do SUS como a conveniados e particulares 13.

Cobre uma região de 99 municípios onde se concentram cerca 22 e 500 mil habitantes. milhão e 500 mil habitantes. No ambulatório são realizadas 75 mil consultas por mês em mais de 44 especialidades médicas. A instituição possui ainda serviços de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência socia114. O estudo contou com 10 mulheres mastectomizadas, que fazem acompanhamento no ambulatório do Hospital de Base, participantes do Grupo Mulher.

Foram excluídas do estudo as mulheres que não tinham parceiros fixos. As entrevistas foram realizadas por meio de questionário semiestruturado e gravadas individualmente em local privativo. o roteiro foi baseado num questionário pré-estabelecido validado por um teste piloto, para posteriormente ser analisada a identificação da amostragem e as narrativas das experiências dessas mulheres, direcionando questões para o aspecto de sua sexualidade.

Antes de iniciar a pesquisa, o projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de sao José do Rio preto – CEP/FAMERP, com Vista à preservaçao dos aspectos éticos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanosl 5. Também asseguramos os pressupostos éticos, de acordo com as normas para a realização de pesquisa em seres humanos, quanto ao sigilo da identidade dos sujeitos envolvidos e ao conteúdo expresso dos depoimentos por denominação dos mesmos com nomes de flores.

Após esclarecermos os objetivos da pesquisa, as mulheres receberam assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. A análise dos dados desta pesquisa alicerçou-se em princípios e procedimentos da Análise de Conteúdo, modalidade Temática, buscando atingir os significados manifestos e latentes do mater 6 OF22 Conteúdo, modalidade Temática, material qual’tativo 12. É necessário buscar os núcleos de sentido presentes no conjunto das entrevistas e, assim, tentar descobrir o que está por trás dos conteúdos manifestos, indo além das aparências do que está sendo analisadol 2.

A análise temática desdobra-se em três etapas básicas, segundo a proposta de Minayo (1 993): a Etapa: Leitura flutuante: Consiste em tomar contato exaustivo com o material deixando-se impregnar pelo seu conteúdo. A organização do material deve ser feita de forma que se possa responder a algumas normas de validade: exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. Posteriormente formulamos hipóteses, realizamos levantamento bibliográfico, buscando experiências anteriores com o tema. a Etapa: Transcrevemos as entrevistas e organizamos os dados, por meio de leitura exaustiva. Em seguida, procuramos articular entre as falas, conteúdos convergentes e divergentes que se Arq Ciênc saúde 2007 epetiam, recortando os extratos das falas em cada um dos nucleos de sentidos identificados. 3a Etapa: Nessa fase ocorreu à análise dos dados propriamente dita. Realizamos o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação, permitindo validar as informações obtidas nas fases anteriores.

Também, nesse momento, procuramos estabelecer articulações entre os dados e os referenciais teóricos adotados, respondendo às questões da pesquisa com base no objetivo proposto. A escolha da abordagem qualitativa como opção metodológica para a realização deste estudo trouxe a compreensão da realidade cotidiana das etodológica cotidiana das mulheres mastectomizadas, além de mostrar os significados dados à experiência da sexualidade dentro do processo de adoecimento.

A pesquisa qualitativa em saúde possibilita ao pesquisador trabalhar com a percepção do vivido, com os significados das motivações, atitudes e valores16. A transcrição e a leitura exaustiva dos conteúdos das entrevistas e notas de campo permitiram, num primeiro momento, caracterizar as pessoas envolvidas na pesquisa e, por conseguinte, organizar as unidades temáticas para análise. Assim, foi realizada a seleção das categorias que apareceram como as mais destacadas nas alas das informantes, ou seja, aquilo que estava sendo mais importante e problematizado e que era pertinente aos objetivos da pesquisa.

O levantamento das categorias proporcionou uma aproximação da realidade vivenciada pelas mulheres mastectomizadas, desde as afetações produzidas pela perda da mama até suas implicações na sexualidade. Nessa perspectiva, surgiram as categorias: vivenciando problemas de ser mastectomizada e evidenciando a sexualidade. Descreveremos, a seguir, a apresentação e a discussão dos dados em duas etapas, sendo que a primeira delas contemplará as informações referentes à caracterização dos sujeitos da esquisa, e a segunda, a análise temática dos depoimentos desses sujeitos.

Resultados e Discussão Caracterização dos sujeitos da pesquisa Com base nos indicadores referentes ao sexo, todas entrevistadas são mulheres, na faixa etária de 34 a 66 anos, tendo como média 51,1 anos. A maioria das mulheres (7) é natural de cidades da região de São J cidades da região de São José do Rio Preto. Apenas uma mulher é do estado da Bahia, e duas, de São José do Rio Preto. Em relação ao nivel de instrução, uma das mulheres é analfabeta, a metade (5) não concluiu o ensino fundamental, uma tem o nsino fundamental completo, duas concluíram o ensino médio e uma delas tem ensino superior incompleto.

Do total das mulheres, sete são do lar, uma cabeleireira, uma visitadora sanitária e uma auxiliar de enfermagem. Algumas mulheres (4) deixaram de trabalhar por causa da cirurgia. A religião mais citada foi a católica (5), seguida da espírita (2) e da evangélica (2) e, uma das participantes relatou ser espirita e católica. A maioria das mulheres (9) é casada e uma tem união consensual, respe tando o critério de exclusão da pesquisa. Arq Ciênc Saúde 2007 jan-mar;14(1):17-22

Metade das mulheres (5), quando foram entrevistadas, estava com um mês de cirurgia, duas estavam com menos de um mês, duas com dois meses e uma com três meses. O tempo de relacionamento conjugal variou de 4 a 49 anos. Todas as mulheres têm filhos, e o número varia de um a sete filhos. A idade da primeira relação sexual variou de 16 a 39 anos e a maioria (8) das mulheres teve sua primeira relaçao sexual com o atual marido, e duas com o namorado. Analisando as categorias abstraídas Vivenciando ser mastectomizada.

Esta categoria está relacionada à auto-avaliação das entrevistadas depois da mastectomia. Um acontecimento como o câncer de mama é considerado uma experiência única e inesquecível na vida da mulher. Os relatos de algumas entrevistadas demonstram claramente inesquecivel na vida da mulher. Os relatos de algumas entrevistadas demonstram claramente que a doença provocou uma série de mudanças em suas vidas, interferindo sobremaneira no modo como se sentem em relação a si mesmas e no modo como percebem a vida17.

A fala das mulheres no que se refere à alteração na percepção do próprio corpo revela a insatisfação e a não aceitação da perda da mama. A percepção que têm de seu corpo atual, alterado e estranho, gera entimentos de autodepreciação e impotência, como demonstram os seguintes relatos: “Olha, 50% eu era uma pessoa mais otimista, mais pra cima, depois da cirurgia parece que eu perdi meu eixo… u perdi totalmente meu equilíbrio emocional… mexeu um pouco com a auto-estima, ficou assim… ” Girassol “Me vejo com uma metade de um seio e sem cabelo… ” Dália O que a mulher aprendeu durante toda vida sobre a estética corporal é que o corpo feminino constitui-se por alguns caracteres secundários, e um deles é representado pelas mamas. Ao se submeter à mastectomia, acaba por perceber com estranheza o seu corp018.

Em situação de doença, como o câncer de mama, e de ser submetida à cirurgia, além de ficarem impossibilitadas de cuidarem de suas famílias, passam a viver, na maioria das vezes, numa relação de dependência de outros para o cuidado consigo mesmas, o que, para multas das mulheres estudadas, foi motivo suficiente para gerar sentimentos de impotência em suas vidas 18, que estão ilustrados nos trechos abaixo: “Ah, você se sente meio impotente… ” Jasmim “Não poder fazer as coisas, trabalhar, pegar peso. Queria que ele (o braço) voltasse ao normal”. Margarida “Pra trabalhar é difícil o movimento dos 0 DF 22

Uma reflexão política

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ar 18 to view nut*ge obra, no ato simbólico de cortar a fita. DESENVOLVIMENTO

Read More

Oo que é psicologia

0

UNIVERSIDA ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA CURSO DE GRADUAÇAO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA DISCIPLINA – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFESSORA:

Read More