Projeto de pesquisa

Categories: Trabalhos

0

Projeto de intervenção serviços social [PiC] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL RODRIGO FERREIRA ALVES or7 to view nut*ge Os impactos do trabalho com grupos de fam[lias no Caps de pirapora-mg demanda na perspectiva da mudança de paradigmas com relação ao usuário dos serviços. O atendimento multidisciplinar aos usuários revela essa mudança de paradigmas e a construção de uma abordagem mais sistêmica aos portadores de sofrimento mental.

Dentro dessa equipe multidisciplinar o assistente social exerce funções de extrema importância junto ao usuário, junto ? ede de atendimento, junto à comunidade e junto à família. Para a famíla, aprender a lidar com as questões de relacionamento, aceitação, adaptação, tratamento, cidadania e a inserção social do parente portador de sofrimento mental é uma tarefa que requer apoio, esclarecimentos e orientações técnicas quanto ao tipo de enfermidade, à garantia de direitos e da gignidade humana do paciente.

Para a família esse processo é, em muitos casos, desgastante, gerador de conflitos e de sofrimento durante o convívio diário com o portador de sofrimento mental e entre os próprios amiliares. Por isso, deve-se prever uma forma de abordagem e atenção a essas famílias como forma de amenizar sua fragilização diante desse contexto. Durante o periodo de estágio no CAPS – Centro de Atenção Psicosocial de Pirapora-MG presenciei a implantação do trabalho com Grupo de Famílias dos usuários daquele serwço, sendo este um dos principais instrumentos de intervenção do Assistente Social da instituição.

O trabalho desenvolvido pela assistente social com o ampoio da equipe médica (psicólogo e psiquiquiátra) reúne as famílias dos pacientes para compartilhar dúvidas, ngústias, aflições, expectativas e buscar, juntas, se fortalecer para o enfrentamento das questões individuais que representam uma luta coletiva para a transformação de preconceitos e quebra PAGFarl(F7 questões individuais que representam uma luta coletiva para a transformação de preconceitos e quebra de paradigmas sobre a Saúde Mental como um todo.

Nesses encontros mensais, onde os participantes expõem suas angústias e compartilham as dificuldades enfrentadas, cada um se fortalece e se espelha nos exemplos de outras pessoas que passam por situações diferentes da sua. Perceber ue há muitas formas diferentes de encarar essas dificuldades e que se tem um espaço para ouvir e falar sobre o assunto tem sido, pelo que pude observar, um alento para os familiares que compartilham com o Grupo de Famllias do CAPS.

Nesse momento de ‘desabafo’ e de escuta o assistente social que direciona os encontros tem a oportunidade de chegar mais próximo da famílla e do próprio paciente, compreendendo melhor seu dia a dia, sua individualidade e interagindo de maneira mais franca com os usuários dos serviços. Essa aproximação beneficia a família e potencializa a atuação profissional. . JUSTIFICATIVA A importância de se realizar essa pesquisa está na possibilidade de revelar os impactos e a efetividade do trabalho com o Grupo de Famílias para melhora na qualidade de vida das famílias na convivência com um parente portador de sofrimento mental.

Esse feedback é importante tanto para o grupo quanto para a equipe interdisciplinar envolvida na execução do trabalho com o Grupo de Famílias. Por isso é fundamental realizar essa investigação para subsidiar novas Iniciativas no sentido de contribuir com os familiares dos pacientes no enfrentamento de questões próprias os transtornos mentais dos quais sejam portadores, sejam essas questões de origem clínica, sócio-culturais ou particulares.

PAGF3rl(F7 portadores, sejam essas questões de origem clínica, sócio- culturais ou particulares. Para o profissional do Serviço Social, essa pesquisa pode representar um instrumento de avalização da prática do trabalho com o grupo e revelar novos rumos ou perspectivas a serem traçados, permitindo o redimensionamento de metas e o aprimoramento da técnica. 3. OBJETIVO Mensurar a contribuição do Grupo de Famílias para o atendmento dos usuários dos serviços do CAPS Pirapora. Objetivos Específicos • Identificar a importância do Serviço Social dentro do trabalho interdisciplinar do CAPS; • Identificar o papel e as contribuçbes do Assistente Soclal dentro desse projeto; • Conhecer os fundamentos e metodologias do trabalho com o Grupo de Famílias; • Avaliar a relação entre os objetivos propostos pelos profissionais do CAPS para o trabalho com o Grupo de Famílias e os resultados alcançados; • Registrar as análises dos participantes do grupo sobre a influência desse trabalho na convivência e relacionamento com o paciente e com a instituição; ?? Promover a reflexão sobre os impactos do trabalho com grupo de famílias no CAPS Pirapora. amiliares além de analisar o papel do Assistente Social como condutor do trabalho em grupo (os métodos, técnica e intrumentos utilizados); • a coleta de dados através de pesquisa documental – realizarei a pesquisa documental analizando os registros da instituição para quantificar o número de usuários atendidos pela instituição e, destes, quantos familiares participam do grupo de fam[lias, mensurando qual o percentual dessa participação entre total de famílias dos pacientes atendidos; ?? entrevista semi-estruturada – utilizando como instrumento um roteiro semi-estruturado. Dentre essas famllias será destacada a população a ser entrevistada: aquelas participantes do Grupo de Famílias do CAPS – Pirapora desde o início das reuniões em junho de 2011 até o mês de agosto de 2012.

A amostra será composta de 10 participantes do grupo. 5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Como referência para a fundamentação da pesquisa serão utilizados os Guias do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, relacionados à saúde mental, entre eles o guia Atenção em Saúde Mental da coleção Saúde em Casa (2005, Belo Honzonte) que aborda a questão da atençab ? família como um “recurso valioso do projeto terapêutico. Vários motivos podem justificar a necessidade e o grau de intensidade desta atenção”, e contitnua: “A parceria com a família é uma meta essencial num projeto terapêutico” Outras fontes serão uti MELMAN, J. Família trabalho terapêutico com os grupos dizendo que “Ao problematizar suas questões, os membros dos grupos podem se lançar à procura de uma estratégia [… ] para permitir aos integrantes da experiência explorar suas possibilidades”. Dessa forma a ampliação das possibilidades de lidar com a tenção psicosocial por parte de fam[lias e equipes profissionais multidisciplinares serão abordadas com base em altores diversos visando o enfoque terapêutico e de inserção social. 5. CRONOGRAMA DE EXECUÇAO I Etapa Computador I Internet Impressao papel Caneta I Gravador -rotai mai Ijun 30 130 | 900,00 60,00 9,00 0,80 2,00 130,00 11001 7.

RESULTADOS ESPERADOS Com a conclusão dessa pesquisa espero poder contribuir com a instituição para a avaliação dos resultados obtidos com o grupo de famílias. Além disso, tenho a espectativa de evidenclar a importância do fortalecimento de vínculos entre as famílias entre estas e a instituição para o tratamento dos pacientes e para a melhora da qualidade de vida dessas famílias. E, por fim, evidenciar a contribuição do assistente social enquanto técnico no uso de métodos e técni os necessários à execução a família percebe a situação do parente portador de sofrimento mental? (aceta, rejeita, Ignora, se omite, é indiferente, normal, é um fardo) b) A rotina da família é afetada pela convivência com um portador de sofrimento mental? ) A família se sente preparada para lidar com as questões (sociais, de saúde, culturais, econômicas) relacionadas a nfermidade do paciente? d) Como era a relação entre a família e o CAPS antes dos encontros do grupo de famílias? e) O que mudou nesta relação? f) De que modo o contato com outras famílas que vivenciam as mesmas situações pode influenciar na Vlda dos participantes do grupo de famílias? g) Como é o convívio e o relacionamento com o familiar portador de sofrimento mental hoje? h) De que maneira a aproximação entre o CAPS e as famílias pode influir no tratamento do paciente? i) Qual é a contribuição do assistente social para o grupo de familias? j) E para sua família em particular?

Outsourcing de ti (terceirização)

0

Outsourcing de TI (terceirização) Conceito de Outsourcing (Terceirização) É a entrega de uma função do negócio da empresa para execução

Read More

Plano de negócios

0

Plano de negócios 2 — do negócio Defina de maneira precisa qual é o Seu negócio, respondendo as Seguintes questües

Read More