Projeto ensino da libras

Categories: Trabalhos

0

Projeto de ensino da Libras: Ensino da Libras ao público ouvinte. Instrutores: Luciana Pimentel e Darkson Saraiva. Campina Grande-PB Justificativa Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) no atendimento ao público surdo é extre tanto em inclusão, n projeto que realmen concerne capacitaçã linguagem traz em s PACE 1 ora ois se hoje falamos rio desenvolver um lusão no que Sv. ipe to mento .

Tal aptação para que os deficientes auditivos possam se integrar na sociedade, não sendo mais excluídos de alguns de grupos tais como: igrejas, instituições de ensino e áreas de lazer por possuírem uma deficiência e xistirem poucas pessoas capacitadas para lidarem com tal. As pessoas que não possuem este tipo de deficiência, mas estão ligadas á portadores da mesma, procuram libras para poderem atender e fazer parte deste universo tão lindo que é o da linguagem gestual.

LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. Como l[ngua, esta é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, s requisitos científicos para ser considerada instrumental foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de língua. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela lingüística.

Pesquisas com filhos surdos de pais surdos estabelecem que a aquisição precoce da Língua de Sinais dentro do lar é um benefício e que esta aquisição contribui para o aprendizado da língua oral como segunda língua para os surdos. lingüístico de poder e força. Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma lingua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua. Foi na década e 60 que as Ínguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de língua. ? uma língua viva e autónoma, reconhecida pela lingüística_ Pesquisas com filhos surdos de pais surdos estabelecem que a aquisição precoce da Língua de Sinais dentro do lar é um beneficio e que esta aquisição contribui para o aprendizado da língua oral como segunda I(ngua para os surdos. Os estudos em indivíduos surdos demonstram que a Língua de Sinais apresenta uma organização neural semelhante ? língua oral, ou seja, que esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.

A Língua de Sinais apresenta, por ser uma língua, um período crítico precoce para sua aquisição, considerando-se que a forma de comunicação natural é aquela para o qual o sujeito está mais bem preparado, levando-se em conta a noção de conforto estabelecido diante de qualquer tipo de aquisição na tenra idade, ou seja, esta linguagem pode ser ensinada e para os mais novos (crianças) trazendo em seu contexto as noções básicas. Tomar esta iniciativa de apresentar é muito gratificante PAGFarl(F7 em seu contexto as noções básicas.

Tomar esta iniciativa de apresentar é muito gratificante, fase de onstrução de identidade, possibilitando assim afastar desde o inicio parte dos preconceitos existentes em nossa sociedade no que concerne a cultura surda. Objetivo Geral A LIBRAS, desmistifica o paradigma da língua inglesa e espanhola e se infiltra como processo de inclusão na área da educação como forma de ensino aprendizagem permanente dentro de uma sociedade democrática.

O conteúdo abrangente é de suma importância para os profissionais da educação, pois o educando necessita de informações concretas e significantes para seu desenvolvimento durante o percurso. Este professor como segundo mediador terá ue diagnosticar individualmente os alunos para melhor cumprir a sua tarefa, de forma que os alunos venham somente acrescentar em sua aprendizagem. Objetivos Específicos Desenvolver a identidade surda do público ouvinte, a partir da codificação do alfabeto de LIBRAS, proporcionando aprendizagem de forma natural e lúdica.

Assim haverá um processo de construção do nome e até mesmo os principais cumprimentos utilizados dentro da sociedade, sendo a forma mais concreta de inclusão, através do diálogo e da interação entre os indivíduos. A partir dos sinais, realizar as representações atingindo o bjetivo que é fixar o s’gnificante para que a criança possa assimilar o significado. A LIBRAS proporciona desenvolver a expressão corporal e facial, trabalhando com o improviso, criatividade e com a mímica.

Conteúdos Atitudinais PAGF3rl(F7 Inclusão (Adequar ás diferenças) * Conscientização em relação aos preconceitos Conteúdos Conceituais 1 a fase do projeto * O que é LIBRAS (história da linguagem) * Conhecer o alfabeto * Construção da identidade (nome) * Sinais (símbolos, codificação dos significantes). fase do projeto Cumprimentos, apresentações * Família ‘k Números * Cores Calendário (dia, mês e ano). * Meios de transporte * Profissões * Animais Conteúdos procedimentais ‘k Utilizar a música para trabalhar o alfabeto e cumprimentos. Árvore genealógica para representação da família. * Calendário, para trabalhar os números, dia, mês e ano. * Mímica para representar as profissões * Ilustrações de animais Metodologia Para trabalhar com o ensino de LIBRAS, irei apresentar uma pequena introdução interativa, tentando criar uma situação em que os alunos possam se identificar comigo e com o proposto, a idéia é lançar perguntas sobre o assunto para ver até onde eles ompreendem o que é LIB rtirei para o pressuposto pessoas irão representar através dos gestos e com a mímica a ação dita ao ouvido.

Assim estarei, trabalhando com a expressão corporal e facial, que são imprescindíveis para se ensinar libras. Ao final farei com que os ouvintes reflitam sobre as duas atividades, concluindo que em uma você se expressa desenhando e na outra você se expressa corporalmente, porém nas duas você consegue se comunicar sem utilizar a fala. Orientando então, que antes de praticar LIBRAS é necessário e importante, fazer exercícios adequados para as mãos e dedos, exercitando as rticulações para um bom desempenho na representação dos sinais. go após iniciarei com o alfabeto. Os alunos irão conhecer as letras e seu sinal. Aprenderão a codificar cada uma. Onde poderão construir sozinhos seu próprio nome. Quando os alunos estiverem assimilando bem o alfabeto trarei elementos que ajudarão a se expressarem de forma lúdica, tais como objetos e a música que nos auxiliará a desenvolver mais rápido o proposto. Trarei para que cantem a música: “Abecedário da Xuxa” e “Amigos do Peito. ” Que nos apresenta as letras e os substantivos, o que ajudará a memorizar uma letra do alfabeto ssociando-a ao substantivo.

Também apresentarei um alfabeto todo misturado e pedirei que construam algumas palavras, ou até mesmo pequenas frases. Desta forma, estarei fixando o conteúdo, fazendo com que possamos juntos atingir o objetivo que aprender o nome, desenvolvendo a identidade de cada um. Após atingir este objetivo, começarei a introduzir a parte secundária do projeto que é trabalhar com as cores, família, meios de transporte entre outras abordagens que estão presentes em nosso cotidiano.

Ao fim como método avaliativo, u entre outras abordagens que estão presentes em nosso cotidiano. Ao fim como método avaliativo, utilizarei aspectos como a particlpação de cada aluno, realização das atividades feitas em casa, o portifólio e o grau de desenvolvimento motor observando como os alunos estão gesticulando LIBRAS, se estão trabalhando com todas as expressões como a faciais e corporais que são as principais.

Cronograma 10 Bimestre projeto: 16/02 á 30/03 1a dia 1 20 dia 30 dia 4a dia I Duração do *Apresentação da professora e conteúdo* Dinâmica*Alfabeto de sinais (A – l) * Continuação do alfabeto O – (identidade)*cumprimentos (saudações) I * Família *Construção e frases* Números I *Música (Abecedário da Xuxa)*Amigos do peito – Balão Mágico I 50 dia 1 60 dia 70 dia 80 dia * Cores* Alimentos I * Meios de transporte * Animais* Exercícios para soletrar * Calendário (Dia, semana, mês, ano) I Número de aulas semanais: 2 _16_ Total de aulas no bimestre * Este cronograma foi desenvolvido voltado apenas para 0 1 bimestre.

Este bimestre será trabalhado com muita introdução, tendo como ênfase apenas a codificação das letras para que se possa atingir o objetivo que é trabalhar com a identidade através do nome. Portanto este projeto tem duração de proximadamente 2 meses. para desenvolver LIBRAS é necessário que aja pelo menos três aulas por semana durante 6 meses, ou seja, pelo menos 2 bimestres.

No entanto como apresentado no cronograma acima na segunda parte do projeto pode-se notar que serão abordados aspectos contidos em nosso cotidiano, tais aspectos trazem em seu contexto (canto semâ abordados aspectos contidos em nosso cotidiano, tais aspectos trazem em seu contexto (canto semântico) palavras que despertam a curiosidade do aluno, fazendo com que o professor antecipe as aulas futuras. Não se pode esquecer que como se rata de alunos da educação infantil devemos apresentar os diferentes tipos de linguagem aos poucos.

Recursos (Materiais utilizados): 1-ApareIho de Data Show. 2-Xérox para as cópias da apostila; 3-Quadro branco e pincel atômico; Avaliação * Participação em sala de aula Será observado o comportamento do aluno em relação aos colegas de sala e o grau de interesse diante do proposto. * Atividades realizadas em casa Verificação das atividades feitas em casa. Analisando se os mesmos estão estudando e dando o seu feedback, o que será um aspecto positivo, pois os alunos estarão expandindo o onhecimento ao praticarem com outros indivíduos não necessariamente da escola. Trabalho em grupo Cooperatividade dos alunos, criatividade do grupo, interação e auxílio de uns aos outros quanto á aprendizagem de LIBRAS. * Nível de conversação (sinais) Diagnosticar o nível de absorção do aluno com o ensino de LIBRAS, observar a gesticulação, a expressão facial e corporal e ainda a arte de lidar com o improviso, contida na mimica. * Portifólio Registro dlário de acontecimentos da aula através de vídeos, fotografia, etc. Referências Bibliográficas FERREIRA Brito, L por uma s línguas de sinais. Tempo

Relatório final de estágio

0

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM HAB. EM GESTÃO DE N EGOCIOS 1 or12 to view nut*ge RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO Nome:

Read More

Quimica do amor

0

Testosterona Testosterona é uma hormona que causa certos efeitos tanto nos homens quanto nas mulheres. É produzida nos homens pelos

Read More